Porque Estou Orando E Desejando Esclarecer Contra O Perigo Do Calvinismo

(Há Um Calvinismo Que Tende A Ser Muito Perseguidor).

Causar Divisões Dentro De Denominações e Igrejas Batistas

(e dizem que até, recentemente, em denominações Pentecostais, quem imaginaria isso?)



Hélio de Menezes Silva, janeiro.2017.





Durante os anos, tenho recebido em casa ou visitado, hospedado e sido hospedado, trabalhado junto e tido bastante comunhão com pelo menos 9 pastores muito calvinistas: Calvin Gardner, Miguel Maciel, etc.
 
Mas, recentemente, para minha surpresa e tristeza, calvinistas começaram a me atacar. Você imagina minha tristeza em ver:

- HM seguidamente se recusando me receber em sua casa e, sem aviso, removendo de suas redes sociais todos os seus irmãos e amigos de muitos anos, mas que não são calvinistas;
- BW e J(SB) grosseiramente ofenderem (e muito) o pastor de minha igreja (Anízio Gomes) através de-mail e grupos da internet;
- AJ me chamar de "inimigo da cruz de Cristo" (isso é o Diabo!) e "maior inimigo nosso";
- RL me chamar de "aprendiz dos Testemunhas de Jeová";
- RR me chamar de "herege a ser expulso";
- Professores e alunos de um seminário cearense me chamarem de "*O* herege da internet"
- muitos outros começarem a com desaforos sair dos meus grupos e me expulsar dos seus;
- outros começarem campanhas a me distorcer e caluniar (começando por "jurarem" que sou "extremado, repugnante arminiano a ser expulso e evitado"),
- e outros começarem a me telefonar com injúrias e insultos? (Uma senhora de origem presbiteriana chegou ao ponto de telefonar para insultar e dizer que tem coragem para me matar e que só começaria a pensar em me perdoar depois de se passarem 10.000 anos no céu. Coitada.)
- Em 01.06.2017, em resposta à minha estarrecida divulgação, documentada, do Massacre de Cunhaú e do Engenho Uruçú, onde calvinistas chacinaram indefesas famílias de católicos dentro de capelas no Rio Grande Norte, C.A. deu toda razão aos calvinistas (!) e me chamou de "louco ... tua mancha recaia sobre ti e sobre todos os teus ... réprobo [não sei se ele quis usar a terminologia calvinista, onde isso significa "predestinado ao inferno?"] ... sobre ti repousa o espírito do erro e o endurecimento do teu coração ... o teu ódio foi colocado pelo próprio Deus, pois quem pode resistir à Sua vontade? Adeus, nos vemos no juízo [Juízo Final? Ele quer implicar que não sou salvo? Ou que AMBOS seremos julgados quanto irmos ou não para o Lago de Fogo?].


Veja outro exemplo: em um grupo Yahoo de que sou membro há uns 15 anos, N sempre me ofendeu pesadamente se lá posto qualquer coisa em que não sigo a IPB, particularmente nas áreas TULIP, depois dipensacionalismo, milenarismo e sacramentos. Eu nem mais leio seus e-mails, mas ontem, para ilustrar o que escrevo agora, pedi a alguém para checar seus insultos, limitando-se apenas aos de 2015 até hoje, e veja o resumo:

- 10.05.2017 descaradamente mentiroso... ele, que ninguém é ... está desafiado ao debate, algo do qual foge como o Diabo corre da cruz ...
- 09.05.2017 ... a militância [de Hélio] não passa de uma vaidade, um encantamento, uma fantasia ... caba negando doutrinas centrais da fé incorrendo em erro, apostasia e heresia... Hélio Menezes é tão nocivo à fé que não encontra nem sequer espaço para o novo nascimento [não entendo se está achando impossível que eu tenha nascido de novo, ou que nego o novo nascimento nos meus escritos]. ... não compreende a complexidade da teologia do reformador francês que, sem dúvidas, não é para qualquer um. ... detrator e cavilador que claudica por costume e adula sua alma em meio a suas vaidades...

- 24.04.2017  criando assim uma heresia PIOR do que aquela declarada pelos discípulos de James Herrman [Armínio] há séculos atrás.

- 13.04.2017 [Ó Hélio,] pare de pensar com a cabeça dos outros ... pare de mandar sua esposa ficar traduzindo textos mirabolantes e dê férias a ela. Pense com a sua mente, escreva seus textos e encare os seus contrários como um HOMEM deve fazer. Seja mais crítico e pare de confiar em sua fontes, pois são um verdadeiro lixo. Lixo que contamina (SIC).

11.04.2017 [Hélio] Chegando cegamente a um veredito tão ridículo quanto aquele dado por quem lhe influenciou ou, simplesmente, enfeitiçou, pois [Hélio] não é capaz de conseguir algo sem consultar errantes e hereges descarados cujo ministério é o da mentira e da detratação.

10.04.2017 [Hélio] está desafiado a debater, pois duas coisas sei que faz bem: propaga erros e foge de um bom oponente ... .

- 28.03.17 completamente nas trevas da ignorância dissertando contra a própria Palavra de Deus demonstrando falta de humildade, conhecimento e desinteresse pela pesquisa ou opinião de terceiros. ... Hélio Menezes do SS-TT, o fundamentalista cujo fundamento é mais fofo que espuma de sabonete de glicerina. ... fermento da ignorância e a sedução da mentira, isto é, com o conteúdo venenoso das mensagens do portal SS-TT.
- 16.01.17 Mais um texto idiota postado pelo SS-TT, um dos maiores propagadores de abobrinhas do meio evangélico no Brasil. ... não tenha indigestão com a porcaria envenenada do SS-TT: seja inteligente...
- 12.08.2016 O Dispensacionalismo é uma das heresias mais sorrateiras que a Igreja tem adotado para sua própria desgraça.
- 22.10.2015 Uma vergonha. É mais uma heresia "fundamentalista".
- 03.09.2015 Você viaja num mar de heresias e destinos teológicos de maneira que só podemos classificar suas fontes como a mais pura heresia, aquela que mistura verdades com mentiras de modo que leva a Igreja a segregação, a divisão e ao erro doutrinário... Cuidado, homem [Hélio].... Você já meteu os pés pelas mãos quando o assunto é a Escritura e essa opinião não é só minha...
- 14.08.2015 Esse é o trabalho de Hélio Menezes: amoldar a Escritura à sua crença particular...
- 12.06.2015 Eu sei que o Hélio Menezes ouve o galo cantar sem saber onde... E que gosta de reproduzir na internet muitos textos tendenciosos e sem valor ... Mais uma mancada do Hélio Menezes que ouve o galo cantar sem saber aonde.... Afinal, difamar cegamente e sem criticismo é um trabalho fácil de se realizar...
- 03.06.2015 Tem gente que diz (e acaba acreditando) que Calvino e Satanás bebiam sangue humano quando combinavam de se encontravam nas margens do lago de Genebra na Primavera...
- 28.05.2015 Suas especulações [do Hélio] são conjecturas, achismos... Coisa de quem ouviu o galo cantar mas sem saber aonde... Heresia dispensacionalista e sua idéia louca de um reino .mundano onde Cristo figuraria como o "rei" das nações ímpias... Eles sempre se superam: continuam moldando ou adaptando a mensagem das Escritura à heresia...
- 17.03.2015 O que o Hélio faz por meio do seu "site"? Propagar mentiras históricas, informações duvidosas e, às vezes, heresias. ... tem ele a capacidade de distorcer tudo para que o Evangelho caiba certinho na sua visão de fundamentalismo batista, um fundamentalismo esquisito e descaracterizado que já caiu no precipício da mentira e da pobreza teológica.


Minha maior surpresa e tristeza é que isso tem ocorrido pelo motivo que eu menos imaginava, pois não atiram de canhão em mim por causa de minha posição quanto aos T, U, L, I da sua sistematização teológica, mas por causa do P (de Perseverança), justamente onde eu imaginava que a distância seria a menor entre nós dois, onde eu imaginava que eles até reconheceriam que minha posição bíblica traz mais glória a Deus que a deles, pois eu ensino que é de somente de Deus toda a glória por Ele nos preservar salvos depois que cremos. Ao invés de reconhecerem isso e até passarem para minha posição bíblica, eles ficaram furiosos com ela mais do que com todas as coisas, e dizem (nisso aproximando-se dos católicos e pentecostais arminianos) que não é somente Deus que tem que perseverar, mas, sim, são os salvos que têm que perseverar até o fim, senão não isso seria prova de que não foram salvos. O argumento deles é meio traiçoeiro e escorregadio mas, ao final, se perguntados diretamente, sem lhes deixarmos escorregar para fora, dizem que quem morrer em certos pecados, sem arrependimento confissão prévias, isto é sinal de que não são dos eleitos, portanto sempre estiveram predestinados para o inferno.

Ora, pode-se discordar e manter um nível de civilidade, sem descer a ofensas e agressões pessoais. Mas uma senhora calvinista já me telefonou e disse que um enorme desejo de me matar e coragem para fazer isso, e estou começando a perceber que, se os piores reformados pudessem se ajuntar e voltar a formar a única igreja permitida em um país, e voltassem a ter total poder sobre governo, então, com o passar dos anos, alguns não reformados bem poderiam ser mortos somente por isso.

Quando um quartel começa a ser todos dias atacado pelo mesmo lado, é sinal que ele deve ser reforçado, que se deve dar mais atenção a eles.
Se durante muito tempo e muito gravemente sou agredido e perseguido por defender uma verdade bíblica, devo tomar isso como sinal de que ela deve ser mais defendida.

Por tudo isso, desde janeiro tenho orado muito, lido muito, juntado muitos escritos, traduzido alguns e feito outros, orando para poder esclarecer contra o perigo deste tão agressivo calvinismo.



Hélio de Menezes Silva, janeiro.2017.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.