(em amor)
Hélio de Menezes Silva, 2017.
********************* PRELIMINARES, MOTIVAÇÃO DESTA SÉRIE DE ESTUDOS
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(7 parágrafos de amor aos calvinistas, mostro muito rapidamente (2
seg./parag.) todos eles a CADA vídeo, mas só leio um deles, alternando a cada
vídeo)
1) Reconheço que há muitos calvinistas salvos sinceros, e os amo, e nunca me
afastei de nenhum deles por somente por serem calvinistas
"moderados". Somente lamento que, mesmo sendo eles sinceros desejando
e pensando que estão procurando honrar supremamente Deus e Sua soberania (e eu
lhes sou inferior neste desejo), eles estão em alguns erros e ignoram ou
distorcem versos da Bíblia que não se enquadram com a sistematização deles.
Repito que nunca me afastei de nenhum calvinista sincero somente porque ele é
calvinista "moderado" (apenas não fico feliz quando me pressionam e
agridem grosseiramente, então me defendo sem deixar de amá-los).
2) Em toda minha vida de crente eu tenho respeitado e aprendido de muitos
autores calvinistas "moderados" (isto é, que não perseguem não
calvinistas, nem deixam calvinismo enfraquecer evangelismo, nem missões, nem
apelos aos perdidos, para que creiam) tais como Spurgeon, que não estão a
cada 5 minutos referindo-se a números de capítulos e versos das Institutas de
Calvino ou da Confissão de Westminster, e citando-os como altíssimas (quase
supremas e finais) autoridades.
3) Tenho recebido em casa ou visitado, e tido bastante comunhão com calvinistas
tais como
William LeRoy e Porfírio Gueiros (ambos Presbiterianos
Fundamentalistas), e Marcelo Lima (batista independente)
e até tenho, com honra e alegria, trabalhado juntamente com outros tais como
Euclides Vilar de Azevedo (IPB),
Calvin Gardner (batista independente landmarkista que reconhecia que
sempre houve crentes de doutrina batista [mesmo sendo conhecidos por outros
nomes] desde o século 1 e preferia o nome "doutrina da graça de Deus"
ao nome "calvinista", reconhecia os horríveis defeitos de caráter de
Calvino, nunca o exaltava em pregações, nunca o citava nem à Confissão de Fé de
Westminster, mas somente dava honra e usava o nome de Deus, somente citava
versos e palavras da Bíblia),
João Carlos Fachini (batista independente)
Miguel Maciel (batista independente),
Alex Vasconcelos (batistas regular),
Edmilson Teixeira (batista da CBB),
Josias Baraúna Jr. (Presbiteriano Fundamentalista),
e outros.
4) Mas, recentemente, para minha surpresa e tristeza, calvinistas começaram a
me atacar. Você imagina minha tristeza em ver
- HM seguidamente
se recusando me receber em sua casa e, sem aviso, removendo de suas redes
sociais todos os seus irmãos e amigos de muitos anos, mas que não são
calvinistas;
- BW e J(SB) grosseiramente ofenderem (e muito) o pastor de minha igreja
(Anízio Gomes) através de-mail e grupos da internet;
- AJ me chamar de "inimigo da cruz de Cristo" (isso é o Diabo!) e
"maior inimigo nosso";
- RL me chamar de "aprendiz dos Testemunhas de Jeová";
- RR me chamar de "herege a ser expulso";
- muitos outros começarem a com desaforos sair dos meus grupos e me expulsar
dos seus;
- outros começarem campanhas a me distorcer e caluniar (começando por
"jurarem" que sou "extremado, repugnante arminiano a ser expulso
e evitado"),
- e outros começarem a me telefonar com injúrias e insultos?
5) Minha maior surpresa e tristeza é que isso tem ocorrido pelo motivo que eu
menos imaginava, pois não atiram de canhão em mim por causa de minha posição
quanto aos T, U, L, I da sua sistematização teológica, mas por causa do P (de Perseverança), justamente
onde eu imaginava que a distância seria a menor entre nós dois, onde eu
imaginava que eles até reconheceriam que minha posição bíblica traz mais glória
a Deus que a deles, pois eu ensino que é de Deus toda a glória por Ele nos
preservar salvos depois que cremos. Ao invés de reconhecerem isso e até passarem
para minha posição bíblica, eles ficaram furiosos com ela mais do que com todas
as coisas, e dizem (nisso aproximando-se dos católicos e pentecostais
arminianos) que são os salvos que têm que perseverar até o fim, senão não isso
seria prova de que não foram salvos.
6) Por tudo isso, resolvi preparar uma série de artigos e de vídeos mostrando
os erros do Calvinismo, ao mesmo tempo amando os calvinistas e orando a Deus
que eles examinem os versos e os argumentos que apresentarei.
Rogo que sejam honestos e humildes no exame e em aceitar a verdade sem nenhum
pensamento de fidelidade a teorias humanas e fidelidade a sistemas e
denominações religiosas nascidas do homem (apelo que pratiquem os 5 solas: Somente
as Escrituras, etc., Somente a Deus toda a glória e fidelidade).
Rogo que não me tomem como o maior mal a ser odiado e combatido na terra: eu,
definitivamente, não os tenho assim, ao contrário, os amo, não tomarei a
inciativa de me afastar deles somente porque são calvinistas
"moderados".
7) Rogo também que não hesitem em me corrigir se
a) representei erroneamente os pais do calvinismo, ou
b) citei alguém usando palavras erradas, ou
c) particularmente se citei errado a Bíblia, ou
d) dei a um verso uma interpretação absolutamente não literal, indiscutivelmente
desautorizada pelo contexto imediato e de toda a Bíblia, e que nenhum crente
literalista jamais a deu.
Sim, rogo que me corrijam: digam-me se e em que errei, mas façam isso com
objetividade, citando e explicando versículos, com amor e cortesia cristãos,
julgando-me estritamente dentro dessas condições a,b,c,d que enunciei agora,
limitando-se às palavras que escrevi e não referindo-se a outros escritos ou
outras coisas de minha vida.
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Adaptemos de gotquestions.org (acrescentando comentários e os versos referidos,
etc.):
https://www.gotquestions.org/Portugues/pelagianismo.html
Resposta: Pelagianismo: Pelágio era foi monge [católico] que
viveu no fim do século 4 e início do século 5 D.C. Ele ensinava que
- os seres humanos nascem inocentes,
sem a mancha do pecado original e sem pecado herdado.
- Deus cria diretamente toda alma humana e, portanto, toda alma nasce livre do
pecado.
- Pelágio acreditava que o pecado de Adão não tinha afetado as gerações futuras
da humanidade.
Essa interpretação ficou
conhecida como Pelagianismo.
O Pelagianismo contradiz muitas Escrituras e
princípios bíblicos.
- Primeiro, a Bíblia nos ensina que somos pecadores [desde] no momento da
concepção (Salmo 51:5).
Sl 51 5 Eis que em iniquidade fui
formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
- Além disso, a Bíblia ensina que todos os seres humanos morrem como resultado
do pecado [neles] (Ezequiel 18:20; Romanos 6:23).
Ez 18 20 A alma que pecar,
essa morrerá; o filho não levará [sobre si] a iniquidade do seu
pai, nem o pai levará [sobre si] a iniquidade do seu filho. A justiça do justo ficará sobre ele
e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Rm 6 23 Porque oS salárioS do
pecado [são] mortE, mas o dom gratuito de Deus [é a] vida
eterna, em Jesus Cristo , o Senhor nosso.
- Embora o Pelagianismo diga que os seres humanos não nascem com uma inclinação
natural ao pecado, a Bíblia diz o contrário (Romanos 3:10-18). Romanos 5:12
claramente afirma que o pecado de Adão é a razão pela qual o pecado afeta o
resto da humanidade. Qualquer pessoa que tenha tido filhos pode atestar ao fato
de que bebês precisam ser ensinados a se comportarem; eles não precisam ser
ensinados a pecar. O Pelagianismo, no entanto, é claramente antibíblico e deve
ser rejeitado.
Rm 3 10 Como tem sido escrito:
"Não há um justo, nem mesmo um [só].
11 Não há [ninguém] que [está] entendendo; não há [ninguém] que [está] buscando a
Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea-
juntamente se fizeram inúteis. Não há [ninguém] (que
está continuamente) praticando [o] bem, não
há nem um [só]. 13 Sepulcro tendo sido aberto [é a] garganta
deles; com as suas línguas tratavam enganosamente; peçonha de áspides [está] debaixo
dos seus lábios; 14 Dos quais a boca está cheia de maldição e
de amargura; 15 Ligeiros [são] os seus
pés para derramar[em]- para- fora sangue. 3 16 Destruição
e miséria [estão] nos seus caminhos; 17 E [o] caminho d[a] paz não
conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus
olhos".
Rm 5 12 Por causa
disso, do mesmo modo como por- operação- de um [só] homem (Adão)
o pecado para dentro do mundo entrou e, através do pecado, [entrou] a morte,
também assim a morte atravessou para dentro de todos [os] homens,
para o que todos pecaram.
Semipelagianismo [João Cassiano foi um monge católico que
também viveu no fim do século 4 e início do século 5 D.C. Ele] essencialmente
ensinou que a humanidade é [parcialmente] manchada pelo pecado, mas não ao
extremo de não podermos cooperar com a graça de Deus com os nossos próprios
esforços. Essa crença é, em essência, depravação parcial, ao invés de
depravação total.
As mesmas escrituras que refutam o Pelagianismo refutam o Semipelagianismo.
Romanos 3:10-18 com certeza não descreve a humanidade como sendo apenas
parcialmente manchada pelo pecado.
Rm 3 10 Como tem sido escrito:
"Não há um justo, nem mesmo um [só].
11 Não há [ninguém] que [está] entendendo; não há [ninguém] que [está] buscando a
Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea- juntamente
se fizeram inúteis. Não há [ninguém] (que está continuamente) praticando [o] bem, não
há nem um [só]. 13 Sepulcro tendo sido aberto [é a] garganta
deles; com as suas línguas tratavam enganosamente; peçonha de áspides [está] debaixo
dos seus lábios; 14 Dos quais a boca está cheia de maldição e
de amargura; 15 Ligeiros [são] os seus
pés para derramar[em]- para- fora sangue. 16 Destruição
e miséria [estão] nos seus caminhos; 17 E [o] caminho d[a] paz não
conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus
olhos".
A Bíblia claramente ensina
que sem Deus fazendo com que certa pessoa se "aproxime" dEle, somos
incapazes de cooperar com a graça de Deus. "
Jo 6 44 Nenhum homem pode vir até Mim, se o Pai (Aquele havendo-Me
enviado) não o trouxer; e *Eu* o ressuscitarei no último dia."
Assim como o pelagianismo, o semipelagianismo é antibíblico e deve ser
rejeitado.
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[Hélio acrescentou:
Ambos pelagianismo e semipelagianismo colocam o homem como ponto inicial de sua
salvação. Isto é, a salvação partiria somente da inciativa da boa vontade no
coração do homem para com Deus.
Quanto ao ensino bíblico da total depravação inata do homem, o pelagianismo o
nega totalmente, e o semipelagianismo o nega parcialmente.
Não se calunie o arminianismo clássico (de Armínio, não o de Wesley, nem dos
Holyness, nem o de Finney) afirmando que defendeu semipelagianismo requentado.
Para se avaliar qualquer corrente de pensamento, temos que ler de seus
originadores (o que eles mesmos ensinaram), depois poderemos ler de seus
críticos, mas a maioria dos críticos do arminianismo nunca leu nas fontes e o
caluniam, dizendo que seus originadores ensinaram identicamente aos
semipelagianos. Mas há uma importantíssima diferença que torna isso injusto e
calunioso: o arminianismo clássico ensinou a total depravação do homem.
Quanto a isso, vejamos algumas frases de alguns
teólogos arminianos:
- Armínio: "Neste estado [caído], o livre-arbítrio do homem para
o verdadeiro bem não está apenas ferido, enfermo, inclinado, e enfraquecido;
mas ele está também preso, destruído, e perdido. E os seus poderes não só estão
debilitados e inúteis a menos que seja assistido pela graça, mas não tem poder
algum exceto quando é animado pela graça divina." [Arminius, James The Writings of James Arminius (three
vols.), tr. James Nichols and W.R. Bagnall (Grand Rapids: Baker,
1956), I:252]
- Simon Episcopius, discipulo de Armínio: "O
homem não tem fé salvadora em si mesmo; nem ele nasce de novo ou se converte
pelo poder de seu próprio livre arbítrio: se achando no estado de pecado, ele
não pode pensar, muito menos querer ou fazer qualquer bem que seja de fato
salvificamente bom a partir de si mesmo: mas é necessário que ele seja
regenerado e totalmente renovado por Deus em Cristo pela Palavra do Evangelho e
pela virtude do Espírito Santo, em conjunto com o seguinte: no entendimento,
afeições, vontade e todos os seus poderes e faculdades, para que ele possa ser
capaz de compreender, meditar, querer e realizar essas coisas que são
salvificamente boas." [Simon Episcopius,
Confessions of Faith of Those Called Arminians (London: Heart & Bible,
1684), 118.]
- H. Orton Wiley: "Depravação é total na
medida em que afeta todo o ser do homem". [H. Orton Wiley, Christian Theology (Kansas City, MO: Beacon Hill,
1941), 2:98.]
]
Hélio, 2017.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.