Agostinho (Base do Calvinismo) foi Pai do Catolicismo (!) e Horrível Herege (!). 2ª de 2 partes.


Crenças De Agostinho Que Deveriam Chocar Todos os Contrários a Perseguição, Tortura e Assassinato.



Hélio de Menezes Silva
, 2017.



1)           Agostinho foi um PERSEGUIDOR E O PAI DE GERAÇÕES DE PERSEGUIDORES. No início de seu ministério, Agostinho era contra qualquer forma de violência contra os que ele considerava heréticos. Depois, porém, talvez subornado ou pressionado por Roma, ele muda: "Agostinho de Hipona não apenas [astuta e covardemente] se absteve de dar uma base dogmática [favorável ou contrária] ao que havia se tornado a prática da Igreja [perseguição, tortura, assassinato], mas até declarou encontrar validade final à mesma perseguição, tortura, assassinato] na Escritura: 'é, realmente, melhor que os homens sejam levados a servir a Deus pela instrução do que pelo medo do castigo, ou pela dor. Mas, do mesmo modo como os primeiros meios são melhores que os últimos, estes [os últimos], portanto, não devem ser negligenciados; muitos [homens] devem ser levados de volta ao seu Senhor, como servos maus, pela vara do sofrimento temporal, porque eles alcançam o mais alto grau do desenvolvimento religioso.... O próprio Senhor ordena que os convivas sejam primeiramente convidados e, em seguida, [ordena que] sejam compelidos à Sua Grande Ceia.' E Agostinho argumenta que 'se o Estado não tem o poder de castigar o erro religioso, também não poderia punir um crime tal como assassinato.' Corretamente diz Neander sobre o ensino de Agostinho que 'ele contém o germe de todo o despotismo espiritual, da intolerância e da perseguição, até mesmo ao tribunal da inquisição.' Não demorou muito [depois de Agostinho] até que o último passo foi dado pela doutrina da perseguição da Igreja. Leão, o Grande, o primeiro dos papas, num estrito sentido do termo, levou à frente a inferência lógica das premissas a ele já providas pelos Pais da Igreja, ao declarar que <a morte é a penalidade apropriada para a heresia> " (Vedder, "Our New Testament", pp. 97/98. Copiei de http://www.doffun.com/index.cfm?article_num=473)

"Por que, portanto, a Igreja não deveria usar a FORÇA para obrigar seus filhos perdidos a retornar? ... O próprio Senhor disse: "Sai pelos caminhos e valados, e FORÇA[-os] a entrar, ..." Portanto, [forçar] é o poder que a Igreja recebeu [para exercer] através do caráter religioso e da fé dos reis, os instrumentos pelo quais aqueles que se encontram nos caminhos e valados - isto é, nas heresias e cismas - são OBRIGADOS a entrar, e que eles não achem mal serem COMPELIDOS." (Trechos de Augustine, The Writings Against the Manichaeans and Against the Donatists, http://www.ccel.org/ccel/schaff/npnf104.v.vi.viii.html).

O historiador alemão Neander escreveu que Agostinho instigou perseguições [e isso incluiu assassinatos] contra crentes donatistas que estavam lutando para manter as igrejas puras após a era apostólica. Pois ele interpretou Lucas 14:23 ("compele-os a entrar") como significando que Cristo requeria que a igreja [católica] usasse a FORÇA [e isso incluiu tortura e morte] contra os que considerasse heréticos. https://www.wayoflife.org/database/church_fathers_a_door_to_rome.html .

Uma guerra para preservar ou restabelecer a unidade da Igreja seria uma guerra santa e justa, uma "bellum Deo auctore", uma "guerra ["santa"] cujo autor seria o próprio Deus".

Ele também descobriu uma espertalhona e velhaca maneira de evitar que o clero católico recebesse a culpa pelo sangue em suas mãos: dissensão contra a Igreja Católica passaria a ser considerada dissensão contra o Estado, de modo que qualquer pessoa condenada pela Igreja seria presa, torturada e morta pelo Estado, sem nenhuma culpa ser lançada sobre a igreja católica !!! (que espertalhão patife!)

Séculos depois, tais ideias culminariam na atividade da Inquisição, que também exigia que a autoridade secular executasse as sanguinárias decisões do Romanismo. É por isso que Agostinho é explicitamente reconhecido, até mesmo por muitos católicos, como o pai da Inquisição, já que ele foi responsável pela adoção e introdução de métodos de tortura de Roma para os fins da Igreja Católica, muitas vezes a fim de assegurar a uniformidade [eliminação de todos que discordassem da Igreja]

Agora procure e leia uns 10 livros tais como Augustine In Defense of Torturing Heretics http://egregores.blogspot.com.br/2010/10/augustine-in-defense-of-torturing.html

Já em 385 dC, [temos] os primeiros registros de caça, prisão, tortura e execuções de verdadeiros crentes que, por fidelidade a Deus e Sua Palavra, não se dobravam ao Romanismo, realizadas sob o imperador Maximus a pedido dos bispos espanhóis que acusavam Prisciliano, bispo de Ávila, de feitiçaria, embora o seu verdadeiro crime parece ter sido concordar com [algumas] opiniões gnósticas. Juntamente com seus companheiros, Prisciliano foi julgado e torturado. Eles confessaram [para escapar das terribilíssimas, insuportáveis torturas] e foram executados. Agora, a Igreja já tinha precedentes tanto para caça às bruxas quanto para perseguir os hereges, tudo isto devido ao desmonte moral fornecido por Santo Agostinho.

Pergunto somente aos homens e mulheres de bem, aos crentes mais puros e cheios do Espírito Santo, crentes que não reverenciam nomes de homens: É ou não é um fato que Agostinho foi um cruel promotor de violências, de assassinatos, de torturas, de guerras, tudo isso usando o Estado como assassino alugado pelo Romanismo? É ou não é um fato que Agostinho foi quem montou a grande base para a Inquisição ?...



2) Agostinho aceitou que juízes devem tomar os acusados [de quaisquer crimes previstos na lei] e os mandar TORTURAR mesmo ATÉ À MORTE, e somente se compadeceu do remorso que alguns juízes poderiam sentir, simpatizou com eles, e os consolou. City of God, Book XIX, chap. 6. https://lawandreligionforum.org/2013/09/13/reflections-from-the-city-of-god-on-the-dilemmas-of-the-judge/



3) Agostinho foi INSPIRADOR DO ANTISSEMITISMO (mortal ódio aos judeus que, através de Lutero, chegou a Hitler e ao Holocausto)

Em Reply to Faustus, the Manichean, book XII, verse 11, encontramos que seu autor, Agostinho, escreveu:
"...a Igreja [Romana] admite e solenemente declara que o povo judeu deve ser AMALDIÇOADO, porque, depois de matar Cristo, os judeus continuaram a cultivar o solo de uma circuncisão terrestre [na carne], de um sábado terrestre [literal cessação de todos trabalhos, no 7º dia da semana], de uma páscoa terrestre [sacrifício de cordeiro, animal], enquanto a oculta força ou virtude de fazer Cristo conhecido, que tal cultivo [dantes] continha, não [mais] está cedida aos judeus enquanto eles continuam em impiedade e descrença, pois foi revelada no Novo Testamento. Enquanto eles não se voltarem para Deus, o véu que está sobre suas mentes na leitura do Velho Testamento não será tirado … o povo judeu, como Caim, continua arando a terra, na carnal observação da lei, que não lhe dá o fruto da sua força, porque eles não percebem nela a graça de Cristo." http://www.newadvent.org/fathers/140612.htm

Em Confissões 12.14, Agostinho escreveu:
"Quão dignos de todo o meu ódio são os inimigos [os judeus] da Escritura! Como eu desejo que vós os mateis (aos judeus) com vossa afiada espada de dois gumes, de modo que ninguém mais exista para se opor à vossa palavra! Alegremente eu desejaria que eles morressem para si mesmos e vivessem para vós!"

Em Adversus Judaeos (Contra os Judeus), Agostinho escreveu:
"A verdadeira imagem [retrato] do hebreu é Judas Iscariote, que vendeu o Senhor por [30 moedas de] prata. O judeu NUNCA poderá entender a Escritura, e PARA SEMPRE carregará a culpa da morte de Jesus."



4) "ROMA FALOU, O CASO ESTÁ CONCLUÍDO" (Roma locuta est, Causa Finita est) (Sermões, Livro I). Agostinho refere-se ao Papa.

...

5) "NÃO HÁ SALVAÇÃO FORA DA IGREJA" (Salus extra Ecclesiam non est) (De Baptismo. IV, cxvii.24). Agostinho refere-se à Igreja Católica Apostólica Romana.



***************************************
CONCLUSÃO POR HÉLIO:

Sinceramente, de verdade, não conheço nenhuma pessoa
(a) a qual não aceite a louca ideia de que uma igreja (e somente ela) salva, é o único caminho para o céu, e
(b) a qual seja "pacífica e do bem" e que não aceite a sanguinária ideia de que tal igreja pode perseguir, torturar e matar todos os que não a sigam ao pé da letra,

que também não se caracterize por:
a) afligir-se ao máximo ao saber que seu pequeno filhinho, na escola, está sendo ensinado por uma pessoa com tão hediondo caráter quando o acima descrito! Imediatamente retiraria seu filho da escola, o aconselharia a jamais voltar a andar em companhia do professor, teria certeza de que este era um muito pernicioso pecador não salvo e a caminho do inferno;
b) afligir-se ao máximo ao ver o pastor de sua igreja começar a pregar as terríveis heresias acima, com o mesmo veneno mortal, as mesmas palavras de Agostinho! Imediatamente se indignaria e, se a igreja toda não se reunisse para expulsar aquele lobo a serviço de Satanás, ele pediria para sair da membresia da igreja.

Sinceramente, até posso silenciar ao ver um crente defendendo as doutrinas por ele chamadas de "Doutrinas da Soberana Graça de Deus", mas sem jamais usar o nome de Agostinho, sem lhe conceder honras, sem o defender. Mas, por dentro, angustio-me e choro de tristeza e indignação se o vir usando e enaltecendo o nome do padre católico Agostinho, que foi quem mais tenazmente criou ou propagou oss 5 horribilíssimos pecados, crimes e heresias acima relatados.

E, com toda sinceridade, que diferença há entre Agostinho e os padres da Igreja Católica cujo ensino me levavam ao inferno até que fui salvo, e que, nesses 43 anos depois de salvo, tanto combati em pregações pelas feiras das cidades do Cariri Paraibano, e em evangelismo de casa em casa? Que diferença há entre os ensinos e feitos de Agostinho e os de Padim Padre Cícero, do Padre Tomás de Torquemada (o Grande Inquisidor), do Padre José Alves Vilela (inventor da imagem de Aparecida), do Bispo Alois Hudal (propagador do nazismo e de Hitler, tolerante com campos de concentração e salvador dos seus carrascos), de Mengele (médico torturador nazista), etc.? Digam-me, que diferença há?

Eu já disse o bastante. Se você quiser continuar a crer nas chamadas "Doutrinas da Soberana Graça de Deus", vá em frente. Mas, em nome de Jesus, rogo que nunca mais reverencia, chame de Santo ou de Padre, elogie, escreva, fale, nem mesmo aceite ouvir o nome desta peste ser elogiado ou suas palavras citadas.

Finalmente, r
ogo que não hesitem em me corrigir se representei erroneamente o pai do catolicismo e do calvinismo, se citei alguém usando palavras erradas.




Hélio de Menezes Silva, 2017.



    Is 5 20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.