Realmente Conheces O Calvinismo?
Realmente És Calvinista?




Trechos extraidos de <<John Calvin Quotes – The Calvinism of John Calvin – Are Calvinists REALLY “Calvinists”?>>
(Citações de João Calvino - o Calvinismo de João Calvino - São os Calvinistas REALMENTE "Calvino-istas"?)

https://kerriganskelly.com/2014/09/01/João-calvin-quotes-the-calvinism-of-João-calvin-are-calvinists-really-calvinists/

Compilação por Kerrigan S. Kelly

Tradução por
Valdenira N.M. Silva, 2017



[Hélio: Se agrupássemos os crentes pelo critério de conhecimento do real calvinismo original (nas palavras do próprio Calvino), haveria 3 grupos de crentes:

1)      Os que nunca ouviram falar dessas doutrinas, nunca leram nenhuma das palavras daquele homem;

2)      Os que conhecem somente os aspectos mais polidos e envernizados das mais amenas palavras do próprio Calvino, as citações que calvinistas apresentam em primeiro lugar e que parecem mais "palatáveis a todos os crentes"; e

3)      Os que sabem de todos os detalhezinhos do lado A ("palatável a todos os crentes") e do lado B ("chocante a muitos crentes") das palavras de Calvino, e concordam com tudo dos dois lados, acham tudo lindo e maravilhoso.

Este artigo é somente para os grupos (1) e (2).
Se você, estimado leitor, é do grupo (3), então, por favor, para economizar seu tempo (pois você já conhece de cor todas as citações que vamos fazer de Calvino), poderia saltar a leitura deste artigo e prosseguir para nossos próximos capítulos/ artigos que analisarão biblicamente cada ponto do calvinismo (particularmente os que frontalmente colidem contra a Bíblia e escandalizam muitos crentes)? Só posso ficar orando que Deus lhe ilumine e lhe dê coragem de romper com tradições, igreja e denominações, ser realmente Sola Scriptura e Soli Deo Gloria, não chamar mal de bem, nem errado de certo.
Is 5:20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
]



… … … … …

"Mas aqueles que, enquanto professam ser discípulos de Cristo, ainda procuram o livre-arbítrio no homem, apesar de estarem perdidos e afogados em destruição espiritual, trabalham sob muitas ilusões, fazendo uma mistura heterogênea de doutrinas inspiradas e opiniões filosóficas, e assim erram quanto a ambas. [as coisas] "(João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 1, Capítulo 15, Parágrafo 8)

"As criaturas são tão governadas pelo conselho secreto de Deus, que nada acontece senão o que Ele conscientemente e voluntariamente decretou." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 1, Capítulo 16, Parágrafo 3)

"Nós acreditamos que Deus é o destruidor e o governante de todas as coisas, que desde a mais remota eternidade, de acordo com sua própria sabedoria, decretou o que devia fazer, e agora, por seu poder, executa o que decretou. Por isso, afirmamos que, por Sua providência, não só o céu, a terra e as criaturas inanimadas, mas também os conselhos e as vontades dos homens são tão governados que se movem exatamente no curso que Ele tem destinado " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã , Livro 1, Capítulo 16, parágrafo 8)

"
Ladrões e assassinos, e outros malfeitores, são instrumentos da divina providência, sendo empregados pelo próprio Senhor para executar os juízos que Ele resolveu infligir" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 1, Capítulo 17, Parágrafo 5)

"O diabo e todo o cortejo dos ímpios estão em todas as direções, segurados pela mão de Deus como com um freio, para que eles não possam conceber nenhum mal, nem planejar o que eles têm concebido, nem, quanto eles possam ter planejado, mover um único dedo para perpetrar, a menos na medida em que Ele permite, não a menos que na medida em que Ele comanda, para que não são apenas estejam vinculados por seus grilhões, mas sejam mesmo obrigados a prestar-lhe serviço " (João Calvin, Institutos Da Religião Cristã, Livro 1, Capítulo 17, Parágrafo 11)

"Ele testifica que Ele cria luz e escuridão, forma o bem e o mal (Isaías 45: 7); Que não há maldade que Ele não tenha feito (Amós 3: 6). Que eles me digam se Deus exerce seus juízos de boa vontade ou não." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 1, Capítulo 18, Parágrafo 3)

"Quão poucos são os que, quando ouvem do livre-arbítrio atribuído ao homem, não imaginam imediatamente que ele [o homem] é o dono e comandante de sua mente e vontade em tal sentido, que ele pode se inclinar para o bem ou para o mal? Pode-se dizer que tais perigos são removidos expondo cuidadosamente o significado para o povo. Mas tal é a inclinação da mente humana a desviar-se, que mais depressa sugará para si o erro de uma pequena palavra, do que a verdade de um discurso prolongado. Disto, o termo em questão [livre arbítrio] fornece uma prova muito forte ... Eu acho que a abolição dela [a vontade] seria de grande vantagem para a Igreja. Eu não estou disposto a usá-lo eu mesmo; E outros, se eles aceitarem meu conselho, farão bem em se abster dele. " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 2, Capítulo 2, Parágrafos 7-8)

"... a salvação é livremente oferecida a alguns, enquanto outros são IMPEDIDOS de acesso a ela." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 21, Parágrafo 5)

"Chamamos de predestinação o decreto eterno de Deus, pelo qual ele compactuou consigo mesmo o que quis tornar de cada homem. Pois todos não são criados em condições iguais; Antes, a vida eterna é ordenada para alguns, a condenação eterna [é ordenada] para os outros " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 21, Parágrafo 5)

"A própria desigualdade de sua graça prova que ela é livre." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 21, Parágrafo 6)

"... dizemos que Deus, uma vez estabelecido por seu eterno e imutável plano aqueles que ele muito antes determinou de uma vez por todos a receber em salvação, e aqueles que, por outro lado, ele iria dedicar à destruição ... ele barrou [fechou, impediu] a porta da vida " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 21, Parágrafo 7)

"Deus não podia prever nada de bom no homem, exceto aquilo que ele já tinha se determinado conceder pelo benefício da eleição deles." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 22, Parágrafo 5)

"Deus é levado à misericórdia [salvando alguns] por nenhuma outra razão senão que ele deseja ser misericordioso [salvando alguns] ." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 22, Parágrafo 8)

"... a predestinação à glória é a causa da predestinação à graça, e não ao contrário" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 22, Parágrafo 9)

"... embora a voz do evangelho se dirija a todos em geral, contudo o dom [presente de Deus] da fé é raro." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 22, Parágrafo 9)

"Não podemos atribuir nenhuma explicação pela qual ele concede misericórdia ao seu povo, senão que o faz como lhe agrada; também não temos nenhuma explicação pela qual ele reproba [isto é, predestina para o inferno] os outros, senão que o faz pela sua vontade." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, 22, ponto 11)
 
"Portanto, aqueles a quem Deus salta por cima [não escolhendo], Ele condena; E isso ele não faz por outra razão senão que Ele QUER excluí-los da herança que predestina para seus próprios filhos. " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, parágrafo 1)
 
"... é muito perverso [o pensamento de] meramente investigar as causas da vontade de Deus. Porque a sua vontade é, e devia ser, a causa de todas as coisas que são. "..." Porque a vontade de Deus é tanto a mais alta regra de justiça que [consequentemente] tudo o que ele quer, pelo próprio fato de que ele a quer, deve ser considerado justo. Quando, portanto, alguém pergunta por que Deus assim fez, devemos responder: porque ele o quis. Mas se você prosseguir para perguntar por que ele assim quis, você está procurando algo maior e mais alto do que a vontade de Deus, que não pode ser encontrada. " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, parágrafo 1)
 
"Muitos, professando um desejo de defender a Deidade de uma acusação individual, admitem a doutrina da eleição, mas negam que qualquer um é reprovado. Isso eles fazem ignorante e infantilmente, já que não pode haver eleição sem [haver] seu oposto, reprobação [isto é, predestinação para o inferno]. " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 1)
 
"... é totalmente inconsistente transferir a preparação para a destruição e a depositar em qualquer coisa menos o plano secreto de Deus ... O plano secreto de Deus é a causa do endurecimento [dos corações]" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 2, Capítulo 23, Parágrafo 1)
 
"... a vontade de Deus não só está livre de toda a culpa, mas é a suprema regra da perfeição e até a lei de todas as leis" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 2)
 
"Admito que nesta miserável condição em que os homens estão agora ligados, todos os filhos de Adão caíram por causa da VONTADE de Deus" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 4)
 
"Com Agostinho, eu digo: o Senhor criou aqueles a quem inquestionavelmente ele sabia que iriam para a destruição. Isso aconteceu porque ele QUIS." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 5)
 
"... nascem os indivíduos, que estão condenados desde o ventre à morte certa, e devem glorificá-lo através da destruição deles " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 6)
 
"... é inútil debater sobre a presciência, porque é claro que todos os eventos acontecem por sua soberana ordem." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 6)
 
"Mas, uma vez que ele prevê eventos futuros apenas por causa do fato de que ele decretou que eles ocorram, eles em vão criam uma discussão sobre presciência, quando é claro que todas as coisas acontecem por sua determinação e ato de obrigar [que ocorram]." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 6)
 
"Mais uma vez pergunto: de que modo aconteceu que a queda de Adão envolveu irremediavelmente tantos povos, juntamente com a sua descendência infantil, na morte eterna, a menos que isso agradasse a Deus? O decreto é terrível, confesso. Contudo, ninguém pode negar que Deus conheceu de antemão o fim que o homem deveria ter antes de o ter criado e, consequentemente, conheceu de antemão porque assim ordenou por seu decreto. E não deveria me parecer absurdo dizer que Deus não só previu a queda do primeiro homem, e nele a ruína de seus descendentes, mas também o cumpriu [fez com que ocorresse] de acordo com sua própria decisão ". (João Calvino, Institutos Da Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 7)
 
"Pois se a predestinação nada mais é do que o cumprimento da justiça divina - secreta, de fato, mas irrepreensível - porque é certo que não eram indignos de serem predestinados a esta condição, é igualmente certo que a destruição que sofrem por predestinação é também justa ao máximo. Além disso, a perdição deles depende da predestinação de Deus de tal maneira que a causa e a ocasião dela sejam encontradas em si mesmas. Porque o primeiro homem caiu, porque o Senhor julgara conveniente [fez com que caísse] ; O motivo pelo qual ele assim julgou está escondido de nós. " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 8)
 
"O homem cai conforme a providência de Deus ordena, mas cai por sua própria culpa." (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 8)
 
"O primeiro homem caiu porque o Senhor julgou conveniente que ele caísse [fez com que caísse] " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 8)
 
"Ainda que, pela providência eterna de Deus, o homem tenha sido criado para sofrer aquela calamidade à qual está sujeito, ainda toma sua ocasião do próprio homem, não de Deus, pois a única razão para sua ruína é que ele degenerou da criação pura de Deus, em perversidade viciosa e impura " (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Parágrafo 9)
 
"Além disso, os ímpios trazem sobre si a destruição justa a que estão destinados" (João Calvino, Institutos de Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 24, título)

… … … … …







Compilação por
Kerrigan S. Kelly

Tradução por
Valdenira N.M. Silva, 2017



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.