(DID JESUS BURN IN HELL?)
- Por Herb Evans
- Tradução por Valdenira N.M. Silva, 2017.
Temos tido conhecimento (por algum tempo) que há uma diferença de opinião, sobre
se Jesus foi para o inferno ou não. Quando éramos pequenos bons luteranos,
costumávamos recitar o Credo dos Apóstolos, ou seja, "... foi
crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, e ao terceiro dia
ressuscitou dentre os mortos. ..." [versão grega de 650 dC]. Nós nunca
consideramos o assunto valer a neura de mergulhar para estudá-lo, até que
algumas novas variações do mesmo apareceram, às quais assombram nossa
imaginação.
· Uma tal teoria tem Jesus queimando no inferno resgatando a Si mesmo dos pecados, que Ele trouxe da cruz.
· Outra teoria tem Jesus queimando no inferno, fazendo expiação adicional por nossos pecados. ESTA PARECE TER SIDO A TEORIA DE CALVINO.
· A teoria mais suave é que Jesus foi para um inferno de fogo para [lá] depositar os nossos pecados (quando os nossos pecados estão a ser ditos estarem no fundo do mar, e estarem tão distantes de nós quanto o leste o é do oeste).
Considere o seguinte:
Atos
2:27, 31
27 Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem
permitirás que o teu Santo veja a corrupção; ... 31 Nesta
previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi
deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
Se não fosse por Atos 2:27,31 citando o
VT, nem mesmo um indício de tal doutrina [Cristo ter descido ao inferno]
poderia ser encontrado em qualquer lugar do Novo Testamento. Sem contar estes
dois versos Atos 2:27,231, em todo restante do Novo Testamento Paulo, com
repetidas referências ao Evangelho, à morte substitutiva, aos aspectos legais
da justificação, salvação e perdão dos pecados, jamais menciona uma segunda
expiação pelos pecados ou para redenção, nem [expiação em favor] de Jesus, nem
o mesmo Jesus indo para um inferno em chamas.
16 Ao som da sua queda [de Faraó] fiz
tremer as nações, quando o fiz descer ao INFERNO, com os que DESCEM à COVA; e
todas as ÁRVORES DO ÉDEN, a flor e o melhor do Líbano, todas as árvores
que bebem ÁGUAS, se CONSOLAVAM nas PARTES MAIS BAIXAS da TERRA.18 A
quem, pois, és semelhante em glória e em grandeza entre as ÁRVORES DO
ÉDEN? Todavia serás precipitado com as árvores do Éden às partes mais baixas da
terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram traspassados à
espada; este é Faraó e toda a sua multidão, diz o Senhor DEUS. (Ez 31:16,18)
É importante, quando se discute questões
como esta, se definir os termos de cada pessoa. O que nós ou os outros queremos
dizer com a palavra INFERNO e QUAL É O INFERNO é ser discutido, uma vez que
existem vários, incluindo o INFERNO MAIS BAIXO [onde só há consolo].
Estamos nós falando de um confinamento [isolado e] dentro do inferno de fogo ou
de um confinamento dentro do inferno- paraíso, um inferno que temporariamente
alojou os santos do Velho Testamento, bem como os condenados, em dois
compartimentos [separados]? O inferno é dividido em duas partes, o inferno-
paraíso e o inferno- abismo (ambos localizados nas partes mais baixas da terra
- Ezequiel 32:18 (acima); Isa 44:23.).
(Is 44:23 Cantai alegres, vós, ó céus, porque o SENHOR o fez; EXULTAI
VÓS, AS PARTES MAIS BAIXAS DA TERRA; vós, montes, retumbai com júbilo; [também] vós, bosques, e todas
as suas árvores; porque o SENHOR remiu a Jacó, e glorificou-se em
Israel.
Nós não nos importamos com a definição frouxa de hoje a respeito do inferno, [a
qual o vê somente como a] oposição à sua configuração anterior [o inferno- paraíso]
(agora esvaziado de santos), que existia nos tempos do Antigo Testamento. [Cada
um de] os santos uma vez única vez foram para a parte- paraíso do inferno/
Sheol/ Hades, e os perdidos [cada um de uma vez por todas] foi para a parte- abismo,
em fogo, do inferno/ Sheol/ Hades.
"inferno, n [.. ME Helle; AS
hel, inferno, de Helan, para cobrir, esconder.] 1 na Bíblia, o lugar onde os
espíritos dos mortos estão: identificado com Sheol e Hades." (Webster New Twentieth Century Dictionary, William
Collins Publishers, Inc. 1979)
A parte- abismo do inferno tem lados e é o destino final de Satanás (Is 14:15);
ele está conectado com vergonha (Ezequiel 32:25, e Davi esperava que seus inimigos
para lá iriam (Sl 63:9.)
Is 14:15 E contudo levado serás ao
inferno, ao mais profundo do abismo.
ACF2007
Ez 32:25 No meio dos mortos lhe
puseram [uma] cama, entre toda a
sua multidão; ao redor dele [estão] os seus sepulcros;
todos eles [são] incircuncisos, mortos
à espada; porque causaram terror na terra dos viventes, e levaram a sua
vergonha com os que desceram à cova; foi posto no meio dos mortos. ACF2007
Sl 63:9 Mas aqueles [que] procuram a minha alma
para [a] destruir, irão para
as profundezas da terra. ACF2007
A porção inferno- paraíso era um lugar de gritar de vitoriosa alegria e cantar,
onde os santos do Antigo Testamento foram reunidos a seus pais (Gn 25: 8;
49:33; Juízes 2:10, 2 Crônicas 34:28)
Gn 25:8 E Abraão expirou, morrendo
em boa velhice, velho e farto [de dias]; e foi congregado
ao seu povo; ACF2007
Gn 49:33 Acabando, pois, Jacó
de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi
congregado ao seu povo. ACF2007
Jz 2:10 E foi também
congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se
levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele
fizera a Israel. ACF2007
2Cr 34:28 Eis que te reunirei
a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não
verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes.
E tornaram com esta resposta ao rei.
ACF2007
Era um lugar onde os santos podiam ver os perdidos através de um grande abismo
(Lc 16) [o rico e Lázaro]. Samuel, que já estava lá [no inferno-paraíso], disse
a Saul que ele e seus filhos estariam se juntando a ele no dia seguinte (1Sm
28:11-19). É um lugar onde os santos do Antigo Testamento foram consolavam nas
partes mais baixas da terra com a água e as árvores do Éden (Ezequiel 31:16,
Lucas 16)
Se é a esta parte [paraíso] do inferno que as pessoas dizem que Jesus foi,
podemos facilmente estar [concordar, caminhar] com eles.
Todavia, se é para a parte em chamas do inferno [no inferno- abismo] que eles
dizem que Jesus foi, nós rejeitamos uma tal teoria, pelas seguintes razões.
Lc 23:43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te
digo que hoje estarás comigo no PARAÍSO. ACF2007
Mt 27:46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli,
Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
ACF2007
Lc 23:46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos
entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou. ACF2007
Jo 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: ESTÁ CONSUMADO. E,
inclinando a cabeça, entregou o espírito. ACF2007
Foi necessário sofrimento adicional [sobre
o Cristo] - depois da cruz? Havia ainda alguns pecados não lavados e não
debaixo do sangue? A lei e suas exigências e os tipos punitivos de Levítico não
estavam satisfeitos nem completamente cumpridos no Calvário? Existe outro lugar
onde os pecadores podem ficar livres de todas suas manchas de culpa?
As respostas a essas perguntas devem ser encontradas na declaração de Jesus: "Está consumado". TODAS as exigências punitivas da lei foram
terminadas no Calvário! Depois que
Jesus morreu e foi abandonado [acho que Evans trocou a ordem, devia ser "foi
abandonado e morreu"], Ele confiou Seu espírito nas mãos do Pai, o Qual
colocou Seu Espírito e Alma sem pecado (assim como espírito e alma do ladrão que
[creu e] foi salvo) para dentro do inferno- paraíso (não o inferno- ardente)
naquele mesmo dia. O inferno não é apenas uma eternidade de doloroso tormento;
é também uma eternidade de separação do Pai. Jesus, o eterno, experimentou dor
eterna e separação eterna do Pai, na cruz. Ele sofreu tormento eterno em Seu
corpo, alma e espírito. . . [tudo isso somente] sobre a cruz.
UM único Sofrimento, UM único sacrifício, UMA ÚNICA VEZ!
1Jo 1:7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com
os outros, e o SANGUE [não a fumaça] de Jesus Cristo,
seu Filho, nos purifica de todo o pecado. ACF2007
Hb 9:26-28 26 De outra maneira, necessário lhe fora
padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos
séculos UMA VEZ se manifestou, para aniquilar o pecado pelo [UM] sacrifício
de si mesmo. 27 E, como aos homens está ordenado morrerem
uma vez, vindo depois disso o juízo, 28 Assim também Cristo,
oferecendo-se UMA VEZ para tirar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. ACF2007
Hb 10:10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo
de Jesus Cristo, feita DE UMA VEZ POR TODAS. KJV
Hb 10:12 Mas este, havendo oferecido PARA SEMPRE UM ÚNICO
sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, ACF2007
Hb 10:14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou PARA SEMPRE os que são
santificados. ACF2007
Hb 10:17 E JAMAIS me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
ACF2007
Hb 10:18 Ora, onde há remissão
destes, NÃO MAIS há mais oblação
pelo pecado. KJV
1Pe 3:18 Porque também Cristo
padeceu UMA VEZ pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a
Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
ACF2007
Cristo morreu uma só vez, sofreu uma só vez, fez um só sacrifício e uma só
oferta e anulou o pecado de uma vez para sempre. Desde aquele tempo [o
instante em que morreu por ter todo Seu sangue derramado], esses pecados NÃO
MAIS foram lembrados ! Uma segunda expiação, sacrifício ou oferta seriam um
duplo pagamento, implicando que o primeiro pagamento (o corpo e o sangue de
Jesus) não foi suficiente para pagar por TODO [o meu pecado]. A pregação da
cruz é o poder de Deus, não o é a pregação de eventos não mencionados que
[possivelmente] aconteceram ou não aconteceram em um inferno ardente. As
profecias / tipos punitivos messiânicos / levíticos referem-se ao relato de
crucificação e não a um evento mencionado em Atos. Cristo apareceu uma vez por
todas, para pôr de lado o pecado por meio de um só sofrimento e por um único
sacrifício / oferta de Seu próprio corpo, na cruz. Cristo pagou e levou
[sobre Si] os pecados uma [só] vez e não duas vezes. Um segundo sacrifício
/ oferta ou sofrimento foi desnecessário.
Sl
16:10 Pois NÃO DEIXARÁS a minha alma PARA o
inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
At 2:27 Pois NÃO DEIXARÁS a minha alma PARA o
inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
At 2:31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a
sua alma NÃO FOI DEIXADA PARA o inferno, nem a
sua carne viu a corrupção.
Esta passagem, em Atos, é uma
referência à profecia messiânica do Salmo 16:10. Foi proferida em referência à "ressurreição"
e não a qualquer sacrifício ou sofrimento. Na verdade, a alma de Jesus tinha
que ir a algum lugar. No entanto, a ênfase, aqui, não é a de certos "Credo
dos Apóstolos" campeões. A ênfase pertence ao corpo incorruptível e
temporariamente sem alma de Jesus. Não diz que Jesus "FOI" para um
inferno ardente. Isso não é dito aqui nem em qualquer outro lugar. Tal teoria
deve ser assumida, interpretada, interpolada e lida [empurrada] para dentro destas
passagens, mas não pode ser lida a partir delas. Isto [que está sendo
profetizado] é a verdade da ressurreição e não a verdade redentora.
Os valentões briguentos [impositores] do Credo dos Apóstolos assumem que a
única interpretação possível das palavras DEIXARÁS e FOI DEIXADA deve ser
interpretada como PERMITIU PERMANECER [lá já estando]. Tal definição é legítima
[é possível], mas não a única. Webster também traduz LEAVE (e seus particípios)
como [ir para] ABANDONAR e [ir para] DEIXAR ESQUECIDO, definições que são
consistentes com o Texto Autorizado em INGLÊS, bem como o GRÉGO e o Texto
HEBRAICO. Foi prometido a Jesus o oposto do que a polícia do "Credo dos
Apóstolos" dos protestantes insiste [em dizer]. Foi prometido a Jesus, tal
como a Davi [Sl 16:10], não ser tomado e abandonado nem tomado e deixado
esquecido em um inferno ardente, e também não ter sua carne sendo corrompida.
Isto é o que foi dito que não aconteceria, ao invés de que isso aconteceria.
Quando [no passado] voamos da Califórnia para a Pensilvânia, a nossa bagagem
não foi [tomada para ser] DEIXADA em Indiana; nunca esteve em Indiana, e nem
nós nem o avião nunca pisamos em Indiana. Quando fomos ao zoológico, se
tivéssemos prometido aos nossos netos que não iríamos abandoná-los nem
deixá-los esquecidos na jaula do leão, eles nunca precisariam estar dentro da jaula
do leão para tal promessa funcionar! Jesus nunca esteve em um inferno- ardente!
No entanto, se o inferno- paraíso é o significado, [então isso] envolveu a
porção- paraíso do inferno e não a parte de punição do inferno.
10
Pois não DEIXARÁS a minha alma PARA o inferno, nem permitirás que o teu Santo
veja corrupção. Salmo 16:10
Estudantes de profecia sabem que as profecias messiânicas também se aplicam às
próprias experiências e / ou às expectativas do escritor. Muitas vezes, os
escritores nem sequer sabem da natureza profética de suas próprias experiências
ou escritos. Davi esperava que sua alma ("minha alma") fosse para um
inferno- ardente, ou esperava que sua alma escapasse [depois de ali estar]? A
primeira declaração de Davi é obviamente destinada a se aplicar a si mesmo e ao
Messias. Ainda assim, mais significativo, a segunda declaração de Davi,
formulada de forma diferente, não poderia ser aplicada a si mesmo e ao Messias.
Ele diz, "nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção". O corpo
de Davi viu corrupção, mas o Santo, o corpo do Messias, não foi corrompido.
Lc 23:43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te
digo que HOJE estarás comigo no Paraíso. ACF2007
Mt 12:40 Pois, como Jonas esteve TRÊS DIAS E TRÊS
NOITES no ventre da baleia, assim ESTARÁ o Filho do homem três dias e três
noites NO SEIO DA TERRA. ACF2007
1Pe 3:17-20 17 Porque melhor é
que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que
fazendo mal.
18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos
injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas
vivificado pelo Espírito; 19 No qual também foi, e
pregou aos espíritos em PRISÃO; 20 Os quais noutro
tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé,
enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram
pela água; ACF2007
Mt 27:52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos
de santos que dormiam foram ressuscitados; ACF2007
Mt 27:53 E, saindo dos sepulcros, depois da
ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
ACF2007
Sl 68:18 Tu SUBISTE ao alto, levaste cativo o
CATIVEIRO, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes,
para que o SENHOR Deus habitasse entre eles. ACF2007
Ef 4:8-10 8 Por isso diz: Subindo
ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. 9 Ora,
isto — ele subiu — que é, senão que também antes tinha DESCIDO às PARTES
MAIS BAIXAS DA TERRA? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que
subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. ACF2007
Ef 4:8-10 8 Por causa disso Ele (Deus) diz:
"Havendo ascendido ao alto, Ele (o Cristo)
levou cativo [o]
cativeiro, e deu dons aos homens." 9 (Ora, isto, "Ele
ascendeu", que é, senão que também Ele desceu, antes (disso),
para dentro das partes mais baixas da terra? 10 Aquele havendo
descido, o mesmo é também Aquele (, depois,) havendo
ascendido muito acima de todos os céus, a fim de que tornasse- plenas
todas as coisas.) LTT
Onde estava Jesus, [depois do morte e antes da a ressurreição? Ele não desceu
para um inferno- ardente; Ele desceu para as PARTES INFERIORES DA TERRA. Ele
não estava queimando! Ele estava pregando aos espíritos no seio de Abraão, ou
aos espíritos perdidos [dirigindo sua voz] através do grande abismo, ou aos
anjos que pecaram, ou a uma combinação de ambos ou de todos os três. Uma vez
que há mais de um inferno, as Escrituras fazem uma distinção entre a prisão- paraíso
de Abraão (que é chamado de cativeiro) e a prisão- tormento (o outro lado do
grande golfo). Ou seja, um inferno- ardente (Lucas 16:24, 26).
Jesus tinha prometido ao ladrão que o tal iria para este paraíso temporário com
Ele [Jesus] naquele mesmo dia. Depois, Jesus ressuscitou dentre os mortos e
ressuscitou alguns dos habitantes do Seio de Abraão, a prisão- paraíso. Ele deu
presentes aos homens, libertando-os de seu cativeiro temporário. O caminho para
o Santíssimo estava agora aberto. O único sacrifício tinha sido feito. Agora,
[ao morrerem] os santos redimidos podem ir diretamente para um paraíso
celestial, ao invés do lugar do seio de Abraão, uma prisão- paraíso intermediária
(eles foram libertados da prisão ou cativeiro para ir para a glória). Deixe que
os [católicos e] protestantes mantenham o seu "credo dos apóstolos."
- Por Herb Evans
- Tradução por Valdenira N.M. Silva, 2017.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
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Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.