http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes Silva e
Hélio Sousa Ferraz
12 textos distorcidos pelos calvinistas, sobre a Soberania de Deus
Ef 1:11; Dn 4:35; Sl 115:3; Is 14:27; At 15:18; Pv 16:9; Pv 19:21; Pv 21:1-3;
Pv 21:30; Sl 33:11; Is 14:27; Is 46:9-10;
[https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/ reestuda estes textos e acrescenta Is 10]
O que se segue foi extraído do livro
THE CALVINISM DEBATE, que foi publicado em 2006 por Way of Life
Literature.
Neste relatório analisamos os principais textos de prova [mal-]
usados [distorcidos, na fracassada tentativa] para apoiar as
doutrinas do Calvinismo TULIP:
Depravação Total,
Eleição Incondicional,
Expiação Limitada,
Graça Irresistível e
Perseverança dos Santos.
Decidimos não lidar com o último ponto [Perseverança dos Santos]
da teologia TULIP porque ele é definido de várias maneiras diferentes e porque,
SE ele significa simplesmente que o o salvo não pode vir a ser perdido, então
estamos de acordo com ele.
Eu sei por [minha nprópria] experiência que um homem que está
firmemente comprometido com a teologia [assim chamada de] "da
graça soberana soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *},
caprichosa {NOTA **}]" não aceitará a minha interpretação das
passagens que seguirão. Eu dialoguei com muitos Calvinistas e eu aprendi que eles
têm uma resposta para tudo, e eles sempre, sempre, sempre se queixam de
que o não-calvinista não entende o calvinismo. Um não calvinista pode com toda
sinceridade e honestidade estudar o calvinismo profundamente, pode até [super
atentamente] ler [de capa a capa] as Institutas da Religião
[de Calvino] e pode-se citar diretamente dos escritos deles
próprios, mas se tal pessoa permanecer não-calvinista ela será sempre acusada
de mal-entender e de deturpar o calvinismo.
{NOTA *:
"arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só
depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/
motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido
anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente
segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou
glória."}
{NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um
modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem
ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se
possam perceber e entender)."}
Eu escrevi este artigo para benefício dos muitos crentes de hoje que estão
sendo recentemente submetidos ao [e incisivamente atacados pelo]
calvinismo. [Presentemente,] isto está ocorrendo amplamente nos
circulos batistas fundamentalistas. Muitas igrejas que foram estabelecidas como
assembléias não-calvinistas, e que têm declarações doutrinárias
não-calvinistas, estão sendo infiltradas por (e, em alguns casos, tomadas por)
Calvinistas.
Meu único pedido é que o leitor crente exerça seu direito dado por Deus [para
se defender] contra [lhe ser forçada] "Interpretação
Privada". Isso significa que [todo] o crente tem o Espírito
Santo como seu guia espiritual, portanto [todo] o crente pode vir a
conhecer a verdade.
"E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes
necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas
[as coisas], e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, [assim]
nele permanecereis." (1
Jo 2:27).
Assim, obedeçamos a "Examinai tudo. Retende o bem." (1Tes 5:21)
e imitemos os bereianos "de bom grado receberam a palavra,
examinando cada dia nas Escrituras se estas [coisas] eram assim." (Atos 17:11).
"Se alguém quiser fazer a vontade dEle, pela mesma doutrina
conhecerá se ela é de Deus, ou [se] eu falo de mim mesmo." (Jo 7:17).
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David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes Silva e
Hélio Sousa Ferraz
Os [dois] erros mais fundamentais do calvinismo são:
1. Atribuir uma definição para "Soberania de Deus" que torna impossível ao homem ter uma [qualquer uma, por mínima que seja] escolha na sua salvação, embora a Bíblia DIGA que ele a tem. ("soberania" é uma palavra que em nenhum lugar aparece na Escritura, mas que é usada em referência à realesca omnipotência de Deus).
2. E, em seguida, edificar sobre essa fundação defeituosa.
Arthur Pink começa seu livro "The Sovereignty of God" com três
capítulos sobre "A Soberania de Deus ". Depois de citar os seguintes
versículos-chave [que vou analizar abaixo], tais como Ef 1:11 que diz que Deus
opera todas as coisas segundo o conselho de Sua própria vontade, ele conclui com estas palavras: "O Senhor Deus onipotente reina ...
Nenhum mundo giratório, nenhum brilho de estrela, nenhuma tempestade, nenhum
movimento de criatura, nenhuma ação de homens, nenhum dos menores negócios, nada
[nos mais ínfimos detalhes] pode acontecer [nem um pouquinho]
diferente do que Deus tem eternamente planejado [e determinado]." (p.46).
Na verdade, os versos que Pink cita para provar tal conclusão de modo
nenhum a provam, e é isso que o filho de Deus deve ter cuidado ao examinar
teologia. A interpretação apropriada da Bíblia permite às Palavras da
Escritura falarem por si mesmas, ao invés de se forçar a teologia de alguém
para dentro delas [as palavras da Bíblia].
Dizer que Deus domina sobre a vontade dos demônios e pecadores, de modo que as
vontade e programa [gerais e finais] de Deus sejam sempre, em última
análise, realizadas [Hélio e todos os crentes creem nisso], não é o
mesmo que dizer que demônios e pecadores [como robôs programados]
não têm nenhuma vontade efetiva e que Deus realmente [planejou, deseja,]
intenciona [e obriga que façam] todos os detalhes de tudo o que eles
fazem. [A aceitação, por Hélio, Cloud e tgodos não calvinistas, da
doutrina da Bíblia de] Deus permitir algo maligno e algo contrário à
Sua vontade [e Seu caráter
revelado] [serem
decididas e feitas por criaturas], e então Deus forçar e amoldar essa coisa para dentro
de Seu planejamento feito para todos os séculos, a fim de que "todas as
coisas contribuam juntamente para o bem", não é o mesmo que Deus mesmo [planejar, desejar,] intencionar [e determinar e obrigar ocorrer] aquilo maligno e contrário à Sua vontade [e Seu carácter revelado] [como afirmam os
calvinistas].
Examinemos os principais "textos-prova" do Calvinismo sobre a
"SOBERANIA" DE DEUS:
1) Ef 1:11 Em Quem fomos também escolhidos- para- uma- herança, havendo
nós sido predeterminados- quanto- fronteiras (do lote eterno) conforme [o] propósito dAquele (Deus) efetivamente-
operando todas as [coisas]
segundo o propósito- decreto da Sua própria vontade,
Este é um verso maravilhoso e nos diz quão grande Deus é, mas não diz nada
sobre se Deus tem [ou não] dado ao homem uma vontade [arbítrio]
e até que ponto o homem pode exercer esta vontade. Não diz nada sobre se um
pecador pode [ou não] crer em Cristo de modo a ser salvo. Dizermos
[como Cloud e Hélio] que Deus efetivamente opera todas as
coisas segundo o conselho de Sua própria vontade não é contrário à doutrina de
que Deus criou o homem [soberanamente] concedendo-lhe uma
vontade [arbítrio] e [soberanamente]
concedendo-lhe a habilidade para responder [positivamente] a
Deus, ou para rejeitar a Deus. É o Calvinista que cria este suposto
"problema" [de conflito entre essas duas coisas, a soberania de Deus
e o arbítrio do homem] e então responde por sua própria lógica e não pelo
simples ensino da Escritura.
[ATENÇÃO: Hélio não é igual a Cloud. Hélio
diria que nenhum homem, de si mesmo, pode buscar e entende a Deus e crer, mas
que Deus chama a TODOS os homens em etapas gradativas (pela consciência
e natureza; se ele atender então Deus o chama através de crentes que lhe
preguem a Palavra de Deus). E, no instante de
cada chamado, Deus, na Sua onipotência e misericórdia, capacita cada homem a entender e, por causa disso,
escolher entre crer & receber, ou descrer &rejeitar.]
[Ef 1:1-13: https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/
Desde o primeiro versículo do
capítulo aprendemos que Paulo está se dirigindo aos "fiéis em Cristo
Jesus." O tema de estar "em Cristo" continua ao longo de toda a
passagem. A questão é "como é que se vir a estar em Cristo?" O
calvinista afirma que certos indivíduos foram escolhidos antes de o mundo
começar e predestinados para serem crentes, mas, simplesmente isto não é o que
diz o texto. Paulo ensina que aqueles [já] "nEle" tinham
sido predestinados para serem "santos e irrepreensíveis" e
"serem adotados como filhos", mas ele nunca diz que certos indivíduos
estavam predestinados a CRER em Cristo. Paulo está falando do que
"os fiéis [já] em Cristo" (v. 1) foram predestinados para
ser, não sobre Deus preselecionando certos indivíduos antes da fundação do
mundo para serem irresistivelmente transformados em crentes. No versículo 13, o
apóstolo ensina claramente a seus leitores que isto [já] aconteceu
quando vós "ouvistes a mensagem da verdade, o evangelho da vossa
salvação" e "quando creram" que fostes "selados dentro
dEle."
]
2) Dn 4:35 E todos os habitantes da terra [são] reputados em nada, e segundo a Sua vontade
Ele opera no exército do céu e [entre] os
habitantes da terra; não há quem possa estorvar a Sua mão, e Lhe diga: Que
fazes?
Esta declaração foi feita pelo rei Nabucodonosor depois que ele foi punido por Deus
e sua razão voltou, e ele se arrependeu de seu orgulho. Este versículo está
simplesmente afirmando que Deus é Deus e Ele governa, em última e final
instância, sobre os assuntos dos homens. O versículo não diz nada sobre se o
homem pode ou não aceitar ou rejeitar o evangelho, se a graça de Deus é [ou
não] resistível. Não diz nada sobre Deus escolher soberanamente
[incondicionalmente] alguns homens para eleição e alguns para reprobação [incondicional,
arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação no
inferno de fogo]. Quanto a um pecador, recusar arrepender-se não é
"parar no ar [e dominar] a mão de Deus", porque o eterno programa de
Deus rola adiante [vai em frente e, ao final, não falha],
independentemente do que homens individuais fazem nestes ou em quaisquer outros
assuntos.
3) Sl 115:3 Mas o nosso Deus [está] nos
céus; fez tudo o que Lhe agradou.
Nós definitivamente acreditamos que Deus faz toda e qualquer coisa que Lhe
agrade, e nós bendizemos Seu nome pelo fato de que [tudo o] que Lhe
agrada é sempre justo e bom. Ademais, Deus tem revelado nas Escrituras o que é
o Seu prazer. E as Escrituras nos dizem que foi Seu prazer enviar Jesus para
morrer "para que TODO aquele que nEle CRÊ não pereça."
4) Is 14:27 Porque o SENHOR dos Exércitos determinou [isto]; quem invalidará [isto]? E a Sua mão [está] estendida; quem pois a fará retroceder?"
O contexto deste versículo é a determinação de Deus para julgar as nações.
"Este [é] o propósito que
foi determinado sobre toda a terra; e esta [é] a
mão que [está] estendida sobre todas as NAÇÕES." (Versículo anterior, o 26). Na verdade, quando
Deus se propõe fazer algo, Sua vontade não pode ser frustrada. Mas este
versículo nada diz sobre Soberana Eleição, ou Soberana Reprobação [incondicional,
arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação],
ou Graça Irresistível, ou qualquer dos pontos da teologia TULIP [referindo-se
a homens individuais, quanto à salvação eterna.]
5) At 15:18 Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus
todas as Suas obras,
Este versículo simplesmente diz que Deus conhece todas as Suas obras e sempre
as conheceu. Não diz nada, de um modo ou de outro, sobre qualquer um dos pontos
da [teologia] TULIP. [Dizer] que Deus conhece todas as
Suas obras desde o começo do mundo não é dizer que os homens são soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos para a
salvação ou para a reprobação [incondicional, arbitrária {NOTA *} e
caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação].. Não é dizer que
Deus preordena tudo que acontece.
6) Pv 16:9 O coração do homem PLANEJA o seu caminho, mas o
SENHOR lhe dirige os passos.
Isto não apoia o Calvinismo, porque o versículo diz que o coração do homem
projeta seu caminho. Assim, ensina que o homem tem uma vontade que ele pode
exercer. O fato de que Deus anula [muitas de] as decisões do homem e
tem a palavra final em todos os assuntos não é contrário à doutrina de que o
homem tem uma vontade pela qual ele pode aceitar ou rejeitar o lidar [as
ofertas] de Deus para com ele.
7) Pv 19:21 Muitos PROPÓSITOS [há] no
coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
Novamente, isto não apoia o calvinismo, porque o versículo diz que o homem tem
propósitos [portanto, desejos] em seu coração. O fato de que o
conselho de Deus pode anular a vontade do homem não é uma defesa para o
calvinismo. Aqueles que o calvinista chama (geralmente falsamente) de
"arminianos" acreditam nisso, também.
8) Pv 21:1-3 Como ribeiros de águas [assim] [é] o
coração do rei na mão do SENHOR, que o INCLINA a todo o Seu querer.
[Hélio acrescentou: 2 Todo caminho do homem [é] reto
aos seus próprios olhos, mas o SENHOR pesa os corações. 3 Fazer justiça e juízo [é] mais
aceitável ao SENHOR do que [oferecer-]Lhe
sacrifício.]
O fato de que o Senhor reina [impondo-se] acima do coração do rei
não prova a doutrina calvinista da soberana [incondicional, arbitrária
{NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] predestinação de todas as coisas,
nem prova a doutrina calvinista de que o homem não pode aceitar ou rejeitar a
oferta de salvação de Deus. Esses provérbios ensinam a doutrina simples e
importante de que, embora o homem tenha uma VONTADE que exerça dentro da
esfera da liberdade que Deus lhe atribui, é Deus quem finalmente determina
se o homem pode agir de acordo com sua própria vontade [e quando não pode].
["
Se Deus tivesse decretado cada pensamento, palavra e ação, incluindo todo
desejo e intenção do coração, então o que Deus estaria agora modificando?
Gostaria o Calvinismo de fazer Deus estar modificando Seu próprio decreto? A
passagem não faz qualquer sentido a menos que haja livre arbítrio, em que, sob
influência divina, um novo curso está sendo dirigido." http://www.examiningcalvinism.com/files/OT/Prov21_1.html
.]
9) Pv 21:30 Não há sabedoria, nem inteligência [para entender], nem conselho
contra o SENHOR.
Este versículo significa que não há nenhum conselho final contra o Senhor e que
Ele sempre tem a palavra final. Sabemos por outras Escrituras que o diabo e os
pecadores fizeram muitos conselhos contra o Senhor, mas esse conselho não pode
subsistir. Não se segue que o homem não tem vontade que possa exercer tanto em
obediência ou contra o Senhor. Definitivamente [sem dúvidas], ele pode exercer
essa vontade e ele o faz, e, ao fazê-lo, ele se enforca com sua própria corda,
porque Deus sempre tem a palavra final, e Ele disse que " AquelE [já]
havendo crido e [já]
havendo sido submerso serÁ salvo, mas aquelE [já]
havendo descrido será condenado."
(Marcos 16:16).
10) Sl 33:11 O conselho do SENHOR permanece para sempre; os
intentos do Seu coração [permanecem] de
geração em geração.
Que o conselho do Senhor permanece para sempre (e sabemos [e cremos]
que isso acontece) não significa que Deus não poderia ter soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] se determinado criar
o homem com uma vontade que este possa exercer [dentro dos limites
estabelecidos por Deus], e com a capacidade de até chegar a crer (ou não
crer) em Deus [quando Ele o chama através da apresentação da Sua Palavra].
11) Is 14:27 Porque o SENHOR dos Exércitos determinou [isto]; quem invalidará [isto]? E a Sua mão [está] estendida; quem pois a fará retroceder?"
Nada que Deus tenha se proposto [planejado, intencionado e determinado]
pode ser cancelado, mas isso não significa que Deus preordena tudo o que
acontece, até mesmo as [piores] decisões e ações dos homens e
demônios. Deus propôs que "todo aquele que crê" em Jesus Cristo "não pereça, mas
tenha a vida eterna" [Jo 3:16]. O
fato que o Deus Todo-Poderoso [soberanamente] deu aos pecadores uma escolha no
assunto [de crer e ser salvo] em nada derruba [nem diminui] Sua soberania ou
poder.
12) Is:46 9
Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu [sou] Deus, e não [há] outro Deus, não [há] outro semelhante a Mim. Is
46 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as [coisas]
que [ainda] não sucederam; que digo: O Meu conselho permanecerá
de pé, e farei toda a Minha vontade.
[Reconhecermos] que o conselho de Deus permanecerá [e
prevalecerá] e que Ele fará todo o Seu prazer não é o mesmo que dizer que
"nenhuma ação dos
homens, nenhum dos menores negócios, pode acontecer de maneira nem um pouco
diferente do que Deus tem proposto eternamente" (Pink). [A aceitação, por mim e todos os crentes,
da doutrina da Bíblia de que] Deus permite algo maligno e contrário à
Sua vontade [acontecer], e então força e amolda essa coisa
para dentro de Seu planejamento feito para todos os séculos, não é o mesmo que
Ele Se propor [planejar, intencionar, determinar e forçar a
perpetração de] tal coisa [horrível]. O conselho de Deus é revelado nas
Escrituras, e lá aprendemos que Deus deu ao homem uma vontade que ele pode
exercer contra Deus. Vemos isso no
Jardim do Éden, no caso de Adão e de Caim (o primogênito de Eva), no caso do
mundo antes do dilúvio, no caso da Torre de Babel, no caso de Israel antes da
vinda de Cristo, no caso de Israel durante os dias terrenos de Cristo, no caso
dos pecadores de hoje, e de ao longo de [toda] a história.
[Hélio reenfatiza: penso que o muito errado (mesmo se for
sincero e bem intencionado) entendimento dos calvinistas sobre a SOBERANIA de Deus é a
grande, a maior causa de todo o naufrágio doutrinário deles, lamento profundamente pelo enganados sinceros dentre
eles.]
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.