Calvinismo 1.
TTotal Inabilidade Antes da Regeneração





Hélio de Menezes Silva, abr. 2017

1) T (TOTAL DEPRAVITY), TOTAL DEPRAVAÇÃO de todo homem, todo ele estando totalmente INABILITADO (até Deus o regenerar- salvar) de entender, se arrepender e crer:




    Calvinistas, por "TOTAL DEPRAVAÇÃO do homem", entendem que
"todo e qualquer homem (mesmo os que foram eleitos e predestinados por Deus desde a eternidade passada, mas que ainda não chegaram ao milissegundo de serem, por Deus, regenerados- salvos mesmo sem querer) são não apenas totalmente pecadores (e Hélio concorda com isso, ver Rm 3:10-12,23), como também, até chegarem ao milissegundo em que Deus, incondicionalmente, os regenerará- salvará, são totalmente
INÁBEIS, INCAPAZES de entender o Evangelho, de se interessar, se arrepender, crer, e receber Cristo
."




    Confissão de Fé de Westminster (CFW): "
O homem, por sua queda no estado de pecado, perdeu completamente toda a capacidade de escolha para qualquer bem espiritual que acompanhe a salvação; assim, como um homem natural sendo completamente avesso a este bem, e morto no pecado, não é capaz, por sua própria força, de se converter, ou ainda de se dispor [para isto]".

    Hélio: Sim, minha Bíblia ensina, e eu creio e ensino,
que todo homem é pecador merecedor da morte eterna Sl 143:2; Is 53:6; Rm 3:9-12,23;
que nenhum homem, por suas próprias forças, toma a iniciativa e busca a Deus, e entende Sua Palavra, e se arrepende e crê Rm 3:10-11.
Mas minha Bíblia ensina diferentemente dos calvinistas quanto ao "torcimento para um lado, viés muito duro e escondido" que acrescentam a isso, na questão de todos os homens serem (ou não) chamados por Deus de multiformes modos progressivos, nessas ocasiões recebendo (ou não) de Deus a habilidade, a capacitação para escolher entre entender e crer, ou para rejeitar.

Vejamos o que a Bíblia diz:

   
Rm 10:17 Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este OUVIR- ATENDENDO [vem] por- operação- de A PALAVRA DE DEUS.
(1. Deus chama a TODOS os homens Pv 8:4; 1:24-26; Is 1:18; 55:6,1; Mc 16:15; 1:15; Atos 17:27,30; Ap 22:17.

Pv 8:4 A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz [se dirige] aos filhos dos homens. LTT
Pv 1:24-26
 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e eu estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor. LTT
Is 1:18
Vinde agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] lã. LTT
Is 55:6
BUSCAI ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, invocai-O enquanto Ele [ainda está] perto. LTT
Is 55:1
"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, [todos] que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  LTT
Mc 16:15
E Ele lhes disse: "Havendo vós ido para dentro de todo o mundo, pregai o evangelho (as boas novas) a TODA a criatura.  LTT
Mc 1:15
E dizendo: "Tem sido cumprido o tempo, e tem chegado vizinho  o reinar de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho (as boas novas)."  LTT
At 17:27
Para buscar[em] eles a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O] achem; embora, em verdade, não estando Ele longe de cada um [] de nós. LTT
At 17:30
Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB. LTT
Ap 22:17
E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.  LTT

    Deus chama a todos os homens, PAULATINAMENTE, cada vez mais fortemente Jr 31:18-20; Jo 7:17.
    Através: da criação Rm 1:20, da consciência Rm 2:14,15; da Palavra Rm 10:17; dos crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14s; do Espírito Santo Jo 16:8; as vezes pela Sua bondade Rm 2:4, as vezes trazendo julgamento Is 26:9.
    Como Deus nunca é insincero em convidar e oferecer qualquer coisa a qualquer pessoa, acreditamos que Ele, em Seu amor, ao chamar, em diferentes modos e graus, a TODO E CADA homem, o ilumina e capacita a entender e a escolher crer e receber, ou a descrer e recusar.

2. A cronologia encontrada na Bíblia é
    "Palavra- de- Deus" ==(Ele ilumina e capacita a "Entender e Escolher")==>
    "Conversão (Arrependimento- Fé, e Recebimento)" ==>
    "13 Bagos Instantâneos da Salvação" ==>
    "Deus Me Preserva- Salvo para Sempre (mesmo falhando eu)"

{onde "13 Bagos Instantâneos da Salvação" =
Substituição Vicária (aplic.),
Reconciliação,
Expiação- Propiciação (aplic.),
Remissão-Perdão,
Redenção- Resgate,
Regeneração- Novo Nascimento,
Imputação da Justiça,
União Com Cristo,
Adoção- Filiação (juridicamente),
Comunhão- Oração,
Justificação,
Santificação (juridicamente),
Penhor Garantindo Preservação Por Deus.}

3. Nenhuma Escritura diz que, ao chamar a TODOS, Deus foi insincero com alguma pessoa, e não a iluminou, nem a capacitou a entender e a escolher crer & receber, ou descrer & recusar.
4. Este verso Rm 10:17 (pelo fato que ensina que A FÉ VEM DE OUVIR- ATENDER À PALAVRA) é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, antes Deus, a uns pouquíssimos que arbitrária e caprichosamente escolheu, sem que queiram, os recria completamente e salva, a fé e tudo o mais seguindo-se como mera consequência disso.)

   
Tg 1:21 Por isso, havendo vós deitado fora toda [a] imundícia e abundância de malignidade, em mansidão RECEBEI a Palavra (em vós) enxertada, a qual PODE SALVAR as vossas almas.
(1. idem, 2. idem, 3. idem, 4. Este verso Tg 1:21 (pelo fato que convida "RECEBEI ... PODE SALVAR ...", onde "receber" indica uma escolha, uma vontade, uma habilidade do homem, dados por Deus) é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo o homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).

   
*** Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] .
(1. idem, 2. idem, 3. idem, 4. Este verso Is 1:18 (pelo fato que convida "VINDE ... ARRAZOEMOS ... OS VOSSOS PECADOS ... SE TORNARÃO TÃO BRANCOS COMO A NEVE ...") é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo o homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).

   
*** Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
(1. idem, 2. idem, 3. idem,  4. Este verso Dt 30:19 (pelo fato que convida "ESCOLHE ... VIDA ...") é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo o homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).

   
*** Js 24:15 Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
(1. idem, 2. idem, 3. idem,  Este verso Js 24:15 (pelo fato que convida "ESCOLHE ...") é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).

   
Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O RECEBERAM, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),  
(1. idem, 2. idem, 3. idem, 4. Este verso Jo 1:12 (em que diz "O RECEBERAM ...", onde "receber" indica uma escolha, uma vontade, uma habilidade do homem, dados por Deus) é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).

   
2Tm 1:12 Por causa disso  também estas coisas  eu sofro. Mas não me envergonho, porque eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido, e tenho sido persuadido de que poderoso Ele [é] para, ao meu depósito- que- [Lhe-] CONFIEI, guardar, para[- o- propósito- de] aquele dia.  
(1. idem, 2. idem, 3. idem,  4. Este verso 2Tm 1:12 (em que diz "LHE CONFIEI ...", onde "confiar" indica uma escolha, uma vontade, uma habilidade do homem, dados por Deus) é evidência contrária ao calvinismo que ensina que não é todo homem que algum dia é capacitado por Deus a entender e fazer nenhum tipo de escolha quanto crer e ser salvo, ... ).



   
Calvinista: "Um cadáver (o homem antes de regenerado) não pode crer. Ele só poderá crer depois de receber vida. Regeneração e salvação vêm antes e são a causa (não a consequência) de se crer.".
   
    Bem, esta analogia com um cadáver físico não faz o menor sentido, pois um cadáver físico:


    Continuemos respondendo ao calvinista:
Primeiramente, a Bíblia, ela mesma, ensina que um homem vivo, mesmo na condição de espiritualmente morto, ainda assim pode fazer algumas boas decisões e ações
   
Mt 7:11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que [está] nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
    Rm 2:14-15  14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
       
É, ou não é?

    Em segundo lugar, (em Ef 2:1 e em outros versos) morte apenas significa separação. "Morto" espiritual significa separado de Deus, não significa incapaz de ouvir, de entender e de tomar a decisão certa, não significa inimputável (que não pode ser responsabilizado), não significa inábil (sem capacidade de entender e crer e decidir). A expressão
"
E [Ele] (Deus) a *vós* [vivificou], estando [vós] mortos nas ofensas e nos pecados",
de Ef 2:1, significa
"... estando vós separados de Deus, ...",
não significa
"... estando vós inábeis para entender- crer- decidir ... .".
    Na morte física, o corpo fica na terra, sem vida, separado da alma e do espírito que imediatamente vão para o céu ou para o inferno, e não os vemos mais. Mas alma e espírito, lá, continuam existindo e agindo e desejando e decidindo (embora o salvo que já está no céu não mais possa pecar, jamais, e o perdido que já está no inferno não mais possa ser salvo, jamais).
    A Bíblia, sim, a própria Bíblia, mostra que TODA pessoa viva que ainda está espiritualmente morta (isto é, separada de Deus),


Aceitemos a Bíblia: todo homem é chamado e habilitado por Deus , para escolher crer ou recusar. Ver comentário de Rm 10:17, acima. Vejamos mais versos onde isto fica completamente implícito (uma inegável e inescapável implicação lógica, uma verdade que fica completamente entendida por todos, embora não tenha sido completa e explicitamente colocada em palavras.)
   
Ez 33:11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio volte atrás do seu caminho, e viva. VOLTAI ATRÁS, VOLTAI ATRÁS dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

   
Jo 16:7-11  7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, CONVENCERÁ o MUNDO do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não creem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque [] o príncipe deste mundo está julgado.

    *** Dt 4:29-31
 29 Então dali BUSCARÁS ao SENHOR teu Deus, e [O] acharás, quando O BUSCARES de todo o teu coração e de toda a tua alma. 30 Quando [estiverdes] em tribulação, e todas estas coisas vierem sobre ti, então nos últimos dias  voltarás para o SENHOR teu Deus, e sereis obedientes à Sua voz.  31 (Porquanto o SENHOR teu Deus [é] Deus misericordioso), e Ele não te desamparará, nem te destruirá, nem Se esquecerá da aliança de teus pais, que lhes jurou.

   
Dt 30:1-3  1 E será [que], sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e [as] trouxeres de volta à tua mente, entre todas as nações para onde te lançar o SENHOR teu Deus, 2 E RETORNARES ao SENHOR teu Deus, e DERES OUVIDOS à Sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, 3 Então o SENHOR teu Deus fará voltar atrás o teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e retornará, e te ajuntará dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.

   
2Cr 7:14 E [se] o Meu povo, que é chamado pelo Meu nome, SE HUMILHAR, e ORAR, e BUSCAR a Minha face e RETROCEDER dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei do céU, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

   
Pv 8:17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me BUSCAREM, me ACHARÃO.

   
Is 45:18-22  18 Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; Ele a confirmou, não a criou vazia, [mas] a formou para que fosse habitada: Eu [sou] o SENHOR e não [] outro. 19 Não falei em segredo, [nem] em lugar algum escuro da terra; não disse à semente de Jacó: Buscai-me em vão; Eu [sou] o SENHOR, que falo a justiça, [e] anuncio coisas retas.  20 Congregai-vos, e VINDE; CHEGAI-VOS juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que carregam [em procissão] as suas imagens esculpidas, feitas de madeira, e rogam a um deus [que] não pode salvar. 21 Anunciai, e CHEGAI-VOS, E TOMAI CONSELHO todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? [Quem] desde então o anunciou? [Porventura] não [sou] Eu, o SENHOR? Pois não [] outro Deus senão Eu; Deus justo e Salvador não há além de Mim. 22 OLHAI PARA MIM, e [sereis] salvos, vós, todas as extremidades da terra; porque Eu [sou] Deus, e não [] outro.

   
*** Is 55:1-4  1 "Ó vós, todos os que tendes sede, VINDE às águas, e vós, que não tendes dinheiro, VINDE, comprai, e comei; sim, VINDE, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  2 Por que gastais o dinheiro naquilo [que] não [é] pão? E o [produto] do vosso trabalho naquilo [que] não pode satisfazer? OUVI-Me atentamente, e comei o que [é] bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 INCLINAI OS VOSSOS OUVIDOS, e vinde a Mim; OUVI, e a vossa alma viverá; porque convosco farei [uma] aliança perpétua, [dando-vos] as seguras misericórdias (da aliança) de Davi. 4 Eis que Eu O dei por Testemunha aos povos, como Líder e Governador dos povos.

   
*** Is 55:6-9  6 BUSCAI ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, INVOCAI-O enquanto Ele [ainda está] perto. 7 Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e RETORNE ao SENHOR, que Se compadecerá dele; TORNE para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.  8 Porque os Meus pensamentos não [são] os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim [como] os céus [são] mais altos do que a terra, assim [são] os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos [mais altos] do que os vossos pensamentos.

   
Jr 3:22 VOLTAI, ó filhos retrocedentes (a seus maus caminhos), [e] Eu curarei as vossas rebeliões." Eis-nos aqui, vimos a Ti; porque Tu [és] o SENHOR nosso Deus.

   
Jr 29:11-13  11 Porque Eu [bem] sei os pensamentos que penso a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 12 Então ME INVOCAREIS, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos darei ouvidos. 13 E BUSCAR-ME-EIS, E [ME] ACHAREIS, quando ME BUSCARDES com todo o vosso coração.

   
Os 5:15 Irei e voltarei ao Meu lugar, até que SE RECONHEÇAM CULPADOS E BUSQUEM a Minha face; estando eles angustiados, de madrugada Me BUSCARÃO.

   
Os 6:1 "VINDE, e TORNEMOS ao SENHOR, porque Ele despedaçou, e Ele nos sarará; Ele nos feriu, e Ele nos atará a ferida.

   
Jl 2:12-13  12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: RETORNAI a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E RASGAI O VOSSO CORAÇÃO, e não as vossas vestes, e RETORNAI ao SENHOR vosso Deus; porque Ele [é] gracioso, e misericordioso, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e Se arrepende do mal.

   
Mt 9:12-13  12 Mas Jesus, havendo-[lhes] ouvido, lhes disse: "Não têm necessidade de médico aqueles estando- sãos, mas, [sim], (dele têm necessidade) aqueles estando doentes. 13 Havendo vós ido , porém, aprendei vós o que significa: 'Misericórdia quero, e não sacrifício'. Porque NÃO VIM EU CHAMAR [OS] JUSTOS, MAS (SIM, CHAMAR) [OS] PECADORES, A[O] ARREPENDIMENTO."

   
*** Mt 11:28-30  28 VINDE até Mim, todos [vós] os [que estais] arduamente- trabalhando e tendo sido sobrecarregados, e *Eu* vos darei descanso. 29 LEVANTAI- E- CARREGAI O MEU JUGO sobre vós, e APRENDEI proveniente- de- junto- de Mim: porque manso sou, e humilde de coração. Então, encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo suave [é], e o Meu fardo leve é."  
   
*** Lc 9:23-26  23 E dizia a todos [eles]: "Se qualquer  [homem] DESEJAR VIR EM- SEGUIMENTO- A MIM, negue a si mesmo, e levante- e- carregue [sobre si] a sua cruz a cada dia, e SIGA-ME.  24 Porque todo- e- qualquer- homem que queira a sua vida salvar, a perderá; todo- e- qualquer- homem, porém, que perca a sua vida por causa de (o seu amor a) Mim, *este* a salvará. 25 Porque [em] que é beneficiado um homem [se] havendo ganhado o mundo inteiro, mas a si mesmo havendo feito perecer ou havendo-se perdido? 26 Porque, todo- e- qualquer- homem que se envergonhe de Mim e das Minhas palavras, dele o Filho do homem Se envergonhará quando vier na Sua própria glória, e [na] de o [Seu] Pai, e [na] dos santos anjos.

   
Lc 11:9-13  9 E *Eu* vos digo: PEDI, e vos será dado; BUSCAI, e achareis; BATEI- NA- PORTA, e ela vos será aberta; 10 Porque, todo aquele [que está] pedindo, recebe; e quem está buscando acha; e, a quem [está] batendo- na- porta, ela [lhe] será aberta. 11 E qual de entre vós, que é um pai, se  (lhe) pedirá o filho [por] um pão, [então] uma pedra lhe dará? E, se (lhe) [pedirá] um peixe , [então,] em lugar de peixe, uma serpente  lhe dará?  12 Ou, também, se (lhe) pedir um ovo , [então] lhe dará um escorpião ?  13 Se *vós*, pois, maus sendo, tendes sabido boas dádivas dar aos vossos filhos, quanto, muito mais, o [vosso] Pai, Aquele [que é] proveniente- de- dentro- do céu, dará [o] Espírito Santo àqueles [que estão] Lh[O] PEDINDO?"

   
Jo 7:37-39  37 E, no último dia, o grande [dia] da festa (dos tabernáculos), Jesus tinha-se posto em pé, e clamou, dizendo: "Caso qualquer homem tenha sede, VENHA até Mim, e beba. 38 Quem [está] crendo  para dentro de Mim exatamente- como disse a Escritura, rios de água [que estão] vivendo  fluirão provenientes- de- dentro- do ventre dEle (Deus)."  39 E isto disse Ele concernente a o Espírito (Santo) que estavam [prestes] a receber aqueles que estão crendo para dentro dEle ; porque ainda não [lhes] era [dado o] Espírito Santo, porque Jesus ainda não foi glorificado .  

   
*** At 3:18-21  18 Deus, porém, o que de antemão anunciou (através d[a] boca de todos os Seus profetas) haver de padecer o Cristo, cumpriu desta maneira. 19 ARREPENDEI-VOS, pois, e CONVERTEI-VOS, para ser[em] apagados os vossos pecados, de modo que venham tempos de refrigério provenientes- de- junto- d[a] presença de o Senhor (Jesus), 20 E [de modo que] Ele (Deus) envie Aquele já previamente vos tendo sido pregado, Jesus Cristo. 21 [A] Quem é necessário o céu, em verdade, receber (e guardar) até [os] tempos d[a] restauração de todas as coisas, das quais (coisas) falou Deus através d[a] boca de todos [os] Seus santos profetas, desde [o] princípio do mundo .

   
*** Ap 22:17 E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'VEM TU !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'VEM TU !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, RECEBA ELE A ÁGUA D[A] VIDA, de graça.  



   
Calvinista: "Jo 5:28 (Não vos maravilheis disto: porque vem [a] hora em que todos aqueles [que estão] dentro das sepulturas ouvirão a voz dEle (o Filho de Deus).) prova que "somente depois de ser regenerado pelo Espírito Santo é que o homem pode entender, se arrepender, crer e ser salvo". "Não se crê para se ser salvo, mas se é salvo para se poder crer."
   
    Ué, que disparate é este, irmãozinho? Como é possível que você não leu o verso (29) imediatamente seguinte? Ou você está desonestamente tentando escondê-lo? Ele mostra que Deus está falando de morte FÍSICA (não da morte espiritual) e da ressurreição FÍSICA (não da salvação).
   
    Jo 5 28 Não vos maravilheis disto: porque vem [a] hora em que todos aqueles [que estão] dentro das sepulturas ouvirão a voz dEle (o Filho de Deus).    29 E aqueles havendo feito o bem sairão para dentro d[a] ressurreição d[a] vida; e aqueles havendo feito o mal [sairão] para dentro d[a] ressurreição d[a] condenação.



   
Calvinista: Jo 1:13 (Os quais não foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS, nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, mas provenientes- de- dentro- de Deus) também prova que "somente depois de ser regenerado pelo Espírito Santo é que o homem pode entender, se arrepender, crer e ser salvo".
   
    Ué, meu irmão calvinista, você astutamente finge que não entende que v. 12 (e 11) vem antes de v. 13???? Leia os versos 11 e 12 antes, para poder entender o 13:
   
Jo 1:11-13  11 Para dentro das Suas próprias coisas Ele (o Palavra) veio, e os Seus próprios [compatriotas] [varões] (os judeus) não O receberam; 12 A tantos, porém, quantos O receberam, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo para dentro de o nome dEle (o Palavra),  13 Os quais não foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS, nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, mas provenientes- de- dentro- de Deus.  
   
Claramente, a ordem (em Jo 1:12 e outros versos) é

1º crer e receber,
2º (em consequência do crer e receber, então) ser tornado filho de Deus
(os 13 bagos filhos da fé, do crer: salvação, filiação, regeneração, transformação em nova criatura, etc.)

    Ademais, Jo 1:13 "nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão" passa a imagem de um varão decidindo adotar uma criança como filho, tal como em Ester 2:7 (Este (Mardoqueu) criara a Hadassa (que [é] Ester, filha do tio dele (de Mardoqueu)), porque ela não tinha pai nem mãe; e a donzela [era] bela de presença e formosa à vista; e, morrendo o pai e mãe dela, Mardoqueu a tomara por sua própria filha.); aqui (em Jo 1:13), um pai crente não pode, pela sua vontade, determinar a adoção de seus filhos por Deus: minha esposa, e meus filhos e netos, cada um teve que, de per si, crer e receber Cristo como Salvador- Senhor- Deus, para ser salvo, pois minha fé e salvação não podem passar para eles nem mesmo um poucochinho.



REVISÃO- RESUMO de tudo acima, POR
HÉLIO (para não haver risco dele ter se expressado de forma a ser mal compreendido):

1) A posição pelagiana (de que os seres humanos não nascem com uma inclinação natural ao pecado) colide frontalmente contra a Bíblia em Sl 51:5; Rm 3:10-18; 5:12; etc.
    Sl 51:5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. LTT
    Rm 3:10-18  10 Como tem sido escrito: "Não há um justo, nem mesmo um []. 11 Não há [ninguém] que [está] entendendo; não há [ninguém] que [está] buscando a Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea- juntamente se fizeram inúteis. Não há [ninguém] (que está continuamente) praticando [o] bem, não há nem um []. 13 Sepulcro tendo sido aberto [é a] garganta deles; com as suas línguas tratavam enganosamente; peçonha  de áspides [está] debaixo dos seus lábios;  14 Dos quais a boca está cheia de maldição e de amargura; 15 Ligeiros [são] os seus pés para derramar[em]- para- fora sangue. 16 Destruição e miséria [estão] nos seus caminhos; 17 E [o] caminho d[a] paz não conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos".  LTT
    Rm 5:12 Por causa disso, do mesmo modo como por- operação- de um [] homem (Adão) o pecado para dentro do mundo entrou e, através do pecado, [entrou] a morte, também assim a morte atravessou para dentro de todos [os] homens, para o que  todos pecaram.  LTT


2) A posição
semipelagiana (de que a humanidade é somente parcialmente manchada pelo pecado, mas não ao extremo de não podermos cooperar com a graça de Deus com os nossos próprios esforços) colide frontalmente contra a Bíblia nas três passagens acima, e em Jo 6:44; etc.
   Jo 6:44 Nenhum homem pode vir até Mim, se o Pai (Aquele havendo-Me enviado) não o trouxer; e *Eu* o ressuscitarei no último dia.  LTT
    Claro, David Cloud e Dave Hunt estão muito longes de serem semipelagianos (principalmente porque defendem a doutrina Bíblia de que "uma vez que cremos, sempre seremos preservados salvos, por Deus, mesmo que sejamos fracos e morramos em pecado sem termos tempo de arrependimento, de abandono do pecado e reparação: nossa salvação está garantida nas mãos de Deus, não nas nossas, embora possamos perder a alegria da salvação, e galardões, e sermos disciplinados até ao ponto da morte", mas, neste ponto da Pecaminosidade do Homem, as defesas de Cloud e Hunt, que todo homem tem certa habilidade para ajudar a si mesmo ou a Deus no assunto de salvação, não ficam muito claras, e podem ser vistas por alguns como tendo algumas semelhanças com o semipelagianismo. Se Cloud e Hunt forem mesmo semipelagianos, Hélio discorda deles.

3) As posições
calvinistas (de que "todo homem está tão morto em pecados que nenhum deles, jamais, pode entender e crer e escolher receber o Cristo, e somente DEPOIS de ser regenerado e salvo pelo Espírito Santo é que o homem, em consequência, pode entender, se arrepender e crer" e "não se crê para se ser salvo, mas se é salvo para se poder crer") colidem contra a Bíblia pelos motivos abaixo apresentados.

4) A posição eu considero mais
bíblica, mais correta (que Hélio adota juntamente com muitos outros não contagiados por Calvino nem Pelágio nem Armínio) é:

4.1) Sim, TODO o homem é TOTALMENTE PECADOR Sl 51:5; 143:2; Is 53:6; Rm 3:9-12,23; 5:12 separado de Deus (morto), é em si mesmo incapaz de entender e buscar a Deus;
    Sl 51:5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. LTT
    Sl 143:2 E não entres em juízo com o Teu servo, porque à Tua vista não se achará justo nenhum [homem] vivente. LTT
    Is 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos.   LTT
   
Rm 3:10-18  10 Como tem sido escrito: "Não há um justo, nem mesmo um []. 11 Não há [ninguém] que [está] entendendo; não há [ninguém] que [está] buscando a Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea- juntamente se fizeram inúteis. Não há [ninguém] (que está continuamente) praticando [o] bem, não há nem um []. 13 Sepulcro tendo sido aberto [é a] garganta deles; com as suas línguas tratavam enganosamente; peçonha  de áspides [está] debaixo dos seus lábios;  14 Dos quais a boca está cheia de maldição e de amargura; 15 Ligeiros [são] os seus pés para derramar[em]- para- fora sangue. 16 Destruição e miséria [estão] nos seus caminhos; 17 E [o] caminho d[a] paz não conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos".  LTT
    Rm 3:23 Porque todos (os homens) pecaram e destituídos estão da glória de Deus,   LTT
    Rm 5:12 Por causa disso, do mesmo modo como por- operação- de um [] homem (Adão) o pecado para dentro do mundo entrou e, através do pecado, [entrou] a morte, também assim a morte atravessou para dentro de todos [os] homens, para o que  todos pecaram.  LTT

4.2) Mas Deus chama a TODOS os homens para serem salvos At 17:30; Pv 8:4; Is 45:22; 55:1; Mt 11:28-30; Mt 22:9; Jo 7:37
At 17:30 Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB.
Pv 8:4
A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz [se dirige] aos filhos dos homens.
Is 45:22
Olhai para Mim, e [sereis] salvos, vós, todas as extremidades da terra; porque Eu [sou] Deus, e não [] outro.
Is 55:1
"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, [todos] que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  
Mt 11:28-30
 28 Vinde até Mim, todos [vós] os [que estais] arduamente- trabalhando e tendo sido sobrecarregados, e *Eu* vos darei descanso. 29 Levantai- e- carregai o Meu jugo sobre vós, e aprendei proveniente- de- junto- de Mim: porque manso sou, e humilde de coração. Então, encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo suave [é], e o Meu fardo leve é."  
Mt 22:9
Ide, pois, para- dentro- das saídas das estradas e, a todos- e- quaisquer- homens que encontrardes, convidai para dentro da festa de casamento.'
Jo 7:37
E, no último dia, o grande [dia] da festa (dos tabernáculos), Jesus tinha-se posto em pé, e clamou, dizendo: "Caso qualquer homem tenha sede, venha até Mim, e beba.

Deus chama cada homem PAULATINAMENTE, cada vez mais fortemente Jr 31:18-20; Jo 7:17, e através: da criação Rm 1:20, da consciência Rm 2:14,15; da Palavra Rm 10:17; dos crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14s; do Espírito Santo Jo 16:8; às vezes pela Sua bondade Rm 2:4, às vezes trazendo julgamento Is 26:9.

4.3) Ao chamar cada e todo homem Deus lhe DÁ (toda a glória seja dada somente a Deus) poder de ESCOLHA: versos de (4.2) mais Lc 13:29; Jo 1:2; 7:17; Rm 10:17; Tg 1:21; Is 1:18; Dt 30:19; Js 24:15; Sl 119:30, 111, 173; 2Tm 1:12

4.4) Portanto, já que nenhum homem tem em si mesmo nenhuma capacidade de entender e buscar a Deus (4.1), e todo homem é chamado por Deus (4.2), e a todo homem, ao ser chamado, Deus lhe presenteia com capacidade de entender e crer (4.3), então a conclusão sólida, baseada em sólidas premissas e sólidas e espirituais deduções, é que TODO o homem, ao ouvir a Palavra e ser chamado por Deus, é por Ele é capacitado e habilitado para entender, para se interessar (ou não), para ESCOLHER (ou não) se arrepender- crer- receber Cristo Is 1:18; Dt 30:19; Js 24:15.
Is 1:18 VINDE agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca].
Dt 30:19
O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
Js 24:15
Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.






Hélio de Menezes Silva
, abr. 2017



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.