http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes Silva e
Hélio Sousa Ferraz
[Chaves contrárias, já vistas: Is 1:18; Dt 30:19;
Js 24:15; Rm 10:17; Tg 1:21]
7 textos distorcidos pelos
calvinistas:
Ef 2:1-3; Is 64:6-7; Rm 3:10-18;
8:7-9; Gn 6:5; Jr 17:9; 1Co 2:14; 2Ts 2:13.
[https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/
reestuda estes textos e acrescenta Rm 8:7-9; Jr 17:9]
Calvinistas usam a terminologia "TOTAL DEPRAVIDADE ou DEPRAVAÇÃO TOTAL dos
homens", mas realmente significam "TOTAL INABILIDADE dos homens =
ESCRAVIDÃO DA VONTADE = INABILIDADE para entender e crer e poder receber, antes
de Deus os mudar, regenerar, salvar aos poucos homens que incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *} e caprichosamente {NOTA **}
elegeu.
{NOTA *:
"arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só
depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/
motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido
anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente
segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou
glória."}
{NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um
modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem
ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se
possam perceber e entender)."}
De acordo com a doutrina calvinista
da Depravação Total, o homem não é apenas injusto e morto em ofensas e pecados:
ele é isso no sentido de que [o homem] não tem nem mesmo a
capacidade de crer em Cristo para a salvação, [isto é, ele é injusto e
morto em ofensas e pedados] no significado de que o homem não tem a
capacidade de fazer qualquer escolha em relação à salvação. Desde a queda [em
Adão], a vontade do homem tem estado em cativeiro, de modo que ele não
pode sequer responder à oferta da graça de Deus.
Nas palavras da Confissão de Westminster, a Depravação Total é definida da
seguinte maneira: "O
homem, por sua queda no estado de pecado, perdeu completamente toda a
capacidade de escolha para qualquer bem espiritual que acompanhe a
salvação; assim, como um homem natural sendo completamente avesso a este bem, e
morto no pecado, não é capaz, por sua própria força, de se converter, ou
ainda de se dispor [para isto]".
Como nós dissemos, a doutrina calvinista da Depravação Total não finda
simplesmente com o homem em uma condição totalmente injusta, com uma natureza e
um coração caídos e corruptos e incapaz de salvar-se a si mesmo por suas obras.
Esta doutrina também envolve algo que é chamado de "escravidão da
vontade" [= "universal, total, inescapável incapacidade
para jamais entender o evangelho e desejar qualquer coisa de Deus e poder crer."].
O Dr. Jeffrey Khoo, um presbiteriano que dirige o Far Eastern Bible College
in Singapore ("Seminário Bíblico do Extremo Oriente em
Singapura") (um firme defensor da fé e um homem por quem tenho uma grande
consideração, apesar de nossas diferenças), escreve: "A liberdade de escolha do homem foi perdida
desde a Queda ... A Bíblia ensina a incapacidade humana e a depravação total" (Arminianism Examined, p.4).
Quando o Dr. Khoo fala de "incapacidade humana", ele quer dizer não
somente que o pecador é incapaz de se salvar por suas ações [e Cloud e
Hélio concordam 100% com isso, até Arminius concorda], mas também que [todo]
o pecador é [sempre, inescapavelmente] incapaz de responder com
fé à oferta de salvação de Deus.
Eu tenho desafiado os Calvinistas a me darem mesmo um só texto das
Escrituras que ensine isso, e eu tenho examinado livros de Calvinistas em
busca de tal texto-prova, porém em vão. {NOTA ***} Como nós veremos, os seguintes textos das Escrituras
que eles apresentam como textos-prova não ensinam sua doutrina em relação à
vontade do homem e à incapacidade de exercer a fé.
{NOTA ***} Hélio discorda de Cloud. Crê que TODO o homem
é TOTALMENTE PECADOR e, EM SI MESMO, com suas próprias forças, é sempre e
inescapavelmente incapaz de querer buscar a Deus, de entender o Evangelho e de
se arrepender e crer. Mas Deus chama TODOS os
homens e, nessas ocasiões, é DEUS Quem
habilita e capacita todo homem a escolher entre entender e crer; ou rejeitar.
Ver Clv14-Calvinismo.T.TotalInabilidadeAntesRegeneracao-Helio.
Concordamos plenamente que a Bíblia ensina que [todo] o homem é
totalmente depravado no sentido de que o pecador é [totalmente]
corrupto e injusto, e que não há nele nenhum bem que seja aceitável diante de
Deus, e que é impossível para ele ganhar a salvação através de suas próprias
obras, MAS O CALVINISMO VAI ALÉM DISSO E ADICIONA SUA PRÓPRIA TORÇÃO SEM PAR E
QUE NÃO É APOIADA PELA BÍBLIA, [a saber,] QUE O PECADOR É INCAPAZ
MESMO DE CRER E QUE SUA VONTADE ESTÁ DE TAL MANEIRA EM ESCRAVIDÃO AO PECADO QUE
ELE NÃO CONSEGUE ACEITAR OU REJEITAR O EVANGELHO.
A seguir estão as passagens-chave que são usadas pelos calvinistas para apoiar
a doutrina de DEPRAVAÇÃO TOTAL (particularmente, INABILIDADE):
1) Ef 2:1-3 E [Ele] (Deus) a
*vós* [vivificou] , estando [vós] MORTOS nas ofensas e nos pecados 2 Em que, em tempos passados,
andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestadE do ar, o
espírito que agora [está] efetivamente-
operando nos filhos da desobediência, . 3 Entre os quais também, *nós*
todos, em tempos passados mantivemos- conversação- e- maneira- de- viver
nos desejos da nossa carne, fazendo os desejos da carne e dos pensamentos; e
éramos, por natureza, filhos d[a] ira,
como também (o são) os
demais [homens].
Esta passagem não diz nada quanto ao pecador não ser capaz de crer e nada
quanto à condição de sua vontade em relação a poder aceitar ou rejeitar o
evangelho que vier a lhe ser apresentado {NOTA ***}. Ela diz
que o pecador está morto em delitos e pecados, caminha segundo o curso deste
mundo e segundo o príncipe das potestades do ar, é um filho da desobediência, e
é, por natureza, filho da ira.
Mas isso não é o mesmo que a doutrina Calvinista da depravação total que vai
além das palavras reais da Escritura, tais como as que encontramos nesta
importante passagem, e acrescenta o negócio sobre a [escrava]
vontade do pecador e ele não ser capaz de crer.
2) Is
64:6-7 Mas todos nós [somos]
como a [coisa] imunda, e todas
as nossas justiças como trapo da imundícia ; e todos
nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos
arrebatam. 7 E já ninguém [há] que invoque o Teu nome, que se desperte, e segure-se sobre Ti;
porque escondes de nós o Teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas
iniquidades.
Novamente, embora este versículo nos ensine que o homem caído não tem justiça
que seja aceitável diante de Deus e que mesmo suas supostas justiças são como
trapos imundos diante de um Deus três vezes santo, o versículo não diz nada
sobre a vontade do homem ou sua capacidade ou incapacidade de responder a [a
oferta e o chamado de] a Graça de Deus {NOTA ***} .
Que não há ninguém que [por suas próprias forças e iniciativa]
invoque o nome do Senhor ou se desperte para se segurar a Deus não significa
que o pecador é incapaz de responder a [a oferta e o chamado de] a graça
de Deus, e não significa que ele [diante da oferta e do chamado da graça
de Deus, e uma vez capacitado a responder sim ou não] não pode [escolher]
crer no evangelho. Entregue a si mesmo, o pecador não busca a Deus nem invoca
Seu nome, mas os pecadores não são abandonados a si mesmos.
·
Os pecadores recebem luz (Jo 1:9), Ele (o
Palavra) era a Luz verdadeira, aquela [Luz] que ilumina a todo [o] homem [que está] vindo para dentro do
mundo.
·
são persuadidos (Jo 16:8) E (o
Consolador- Ajudador), (depois de) havendo Ele vindo, repreenderá
o mundo concernente a[o] pecado, e concernente à justiça, e concernente
a[o] julgamento.
· e atraídos a Cristo (Jo 12:32). E Eu, depois que Eu for levantado para- fora- da terra, a todos [os homens] estarei atraindo até Mim mesmo."
Deus ordenou que o evangelho seja pregado a
todos os pecadores e que aqueles que creem serão salvos (Mc 16: 15-16), e não
há nada em Isaías 64:6-7 [acima] que diga que o pecador não pode
crer [ou descrer] em resposta à obra de iluminação, convencimento e
atração de Deus
[Deus chama a TODOS os homens. Sim, os chama incrementalmente (se um
homem recusa um nível de chamado, talvez Deus não o chame para os seguintes
níveis) Jr 31:18-20; Jo 7:17:
às vezes pela Sua bondade Rm 2:4, às vezes trazendo julgamento Is 26:9].
3) Rm
3:10-18 10 Como tem sido escrito: "Não há um
justo, nem mesmo um [só]. 11 Não há [ninguém] que [está] entendendo; não
há [ninguém] que [está] buscando a Deus. 12 Todos se extraviaram, simultânea-
juntamente se fizeram inúteis. Não há [ninguém] (que está continuamente)
praticando [o] bem, não há nem
um [só]. 13 Sepulcro tendo sido aberto [é a] garganta deles; com as suas línguas
tratavam enganosamente; peçonha de áspides [está] debaixo dos seus lábios; 14 Dos quais a boca está cheia de maldição e
de amargura; 15 Ligeiros
[são] os seus pés para derramar[em]- para- fora sangue. 16 Destruição e miséria [estão] nos seus caminhos; 17 E [o] caminho d[a] paz não conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus
olhos".
Esta passagem é uma franca condenação do homem caído. Ele não é justo. Ele não
entende nem busca a Deus. Ele saiu do caminho e tornou-se inútil. Ele não faz o
bem. Sua boca está cheia de engano e maldição e amargura. Ele não tem temor a
Deus.
Considere, no entanto, que esta passagem não diz nada sobre a vontade do homem
ou sua capacidade ou incapacidade de receber o evangelho ou exercer a fé. Que
nenhum pecador busca naturalmente a Deus não está a dizer que ele [o
homem] não pode crer no evangelho quando lhe é oferecido no contexto da
iluminação (Jo 1: 9), da persuasão (Jo 16: 8) e da atração (Jo 12:32) de Deus [ver
versos no 4º parágrafo acima].
[Deus chama a TODOS os homens. Paulatinamente, cada vez mais fortemente Jr
31:18-20; Jo 7:17. Através: da criação Rm 1:20, da consciência Rm 2:14,15; da
Palavra Rm 10:17; dos crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14s; do Espírito Santo
Jo 16:8; as vezes pela Sua bondade Rm 2:4, as vezes trazendo julgamento Is
26:9].
Rm 8:7-9
https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/
Romans 8:7-9 — “For the mind that is set on the flesh is
hostile to God, for it does not submit to God’s law; indeed, it cannot. Those
who are in the flesh cannot please God. You, however, are not in the flesh but
in the Spirit, if in fact the Spirit of God dwells in you. Anyone who does not
have the Spirit of Christ does not belong to him.”
Mankind’s inability to submit to God’s law does not prove their inability to trust in Christ who fulfilled the law for mankind. Mankind’s inability to please God while acting in the flesh does not prove mankind’s inability to respond to the spiritual appeal of God so as to receive his spirit.
If I warn my rebellious son saying, “You cannot please me by acting selfishly,” does that suggest the child is unable to heed my warning, humble himself and repent of acting selfishly? Of course not. It only suggests that as long as my child continues to rebel and act according to his pride that he will not please me. This verse says nothing of man’s inability to respond to God’s powerful truth and appeal to humble ourselves. Each individual has the choice to remain in their flesh and pride or respond to the spirit’s call to humble themselves. If you choose the former YOU CANNOT PLEASE GOD.
Neither side is
suggesting that man can please God apart from His enabling grace. So, the
question is whether or not the grace is enabling (as John 6:65 teaches), or
does this grace irresistibly cause which choice the individual will make (as
Calvinism presumes)?
4) Gn 6:5 E o SENHOR viu que a maldade do homem se
multiplicara sobre a terra e [que]
continuamente toda a imaginação dos pensamentos de seu coração [era] só má.
Novamente, não há nada neste
versículo sobre a vontade do homem e se ele pode ou não acreditar em Deus e
aceitar Sua oferta de graça.
5) Jr
17:9 Enganoso [é] o
coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente ímpio; quem o poderá
conhecer?
Este versículo trata do coração do pecador, mas não da sua vontade.
Diz-nos claramente que o coração do pecador é enganoso e desesperadamente
perverso, e ninguém pode entender corretamente a humanidade de hoje, a menos
que compreenda e acredite neste ensinamento. Mas [este verso] não
nos diz que o pecador não pode crer no evangelho. Ele não diz nada sobre a
condição da vontade do pecador em relação ao exercício da fé {NOTA ***}.
6) 1Co
2:14 [O]
homem natural, porém, não aceita as coisas de o Espírito de Deus,
porque loucura para ele são; e não pode chegar- ao- conhecimento- d[elas], porque espiritualmente são elas
discernidas.
Este versículo ensina que o homem não salvo não recebe as coisas do Espírito de
Deus e não tem habilidade natural [isto é, habilidade vinda dele mesmo, da
natureza dele] para discernir coisas espirituais. No entanto, nada diz
sobre a condição da vontade do homem não salvo ou se ele pode crer no
evangelho ou não. Dizer que o pecador não recebe naturalmente [isto é, na
habilidade vinda dele mesmo, da natureza dele] as coisas do Espírito de
Deus não é dizer que ele não pode. [Sim,] se não fosse por causa da iluminação,
da persuasão e da atração divina, nenhum pecador responderia ao Evangelho, mas
esta iluminação, persuasão e atração são estendidas a CADA pecador (Jo
1: 9; 16: 8; 12:32). "Ali estava a Luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que
vem ao mundo" (Jo 1: 9).
[Hélio acrescentou, de http://www.examiningcalvinism.com/files/Paul/1Cor2_14.html:
"[em 1Co 2:14,] Paulo não
está falando de compreender o evangelho e aceitá-lo (uma vez que eles são
criancinhas em Cristo), mas [está falando] as revelações mais profundas do
Espírito que só podem ser recebidas pelos maduros (vss. 6,7; conforme 3: 2).
Paulo está se dirigindo aos coríntios como cristãos imaturos que não podem
receber as coisas profundas de Deus porque ainda são bebês em Cristo. Eles não
estão sem o Espírito como se não tivessem o Espírito habitando neles. Pelo
contrário, eles não estão se submetendo à direção do Espírito. Eles estão
deixando suas paixões carnais obter o melhor deles de modo que eles não podem
avançar para a maturidade espiritual. Ele está comparando a falta de
entendimento do mundo com a falta de discernimento espiritual deles mesmos (vs.
14), uma vez que eles estão agindo mundanamente. Basicamente, lhes está dizendo
que estão agindo como aqueles que não têm o Espírito, uma vez que recusam
submeter-se ao Espírito em progredir em direção à maturidade e a um mais forte
conhecimento de Deus, embora realmente tenham o Espírito, sendo infantes em
Cristo. É uma "mensagem de sabedoria entre os maduros" que eles não
podem receber devido à sua imaturidade espiritual. Paulo não está dizendo que
aqueles [ainda] não habitados pelo Espírito não podem receber a verdade do
evangelho. Se a verdade do evangelho fosse o assunto, então Paulo estaria
dizendo que somente os cristãos maduros poderiam receber a verdade do evangelho
(vs. 6), o que é claramente absurdo. O ciúme e as briguinhas deles provam que
eles não são maduros o suficiente para receber 'a mensagem da sabedoria entre os
maduros' (2:6, conforme 3:3, 4). Isso prova que eles não estão prontos para
alimentos sólidos ('a mensagem de sabedoria' que Paulo quer compartilhar com
eles), uma vez que eles ainda são 'mundanos'. Mas Paulo ainda reconhece que
eles são bebês em Cristo, embora mundanos, o que torna a interpretação de
Domingos impossível. [O que está em foco] é a diferença entre cristãos
espirituais (maduros) e cristãos não-espirituais (imaturos) (2:14, 15). É a
diferença entre aqueles com discernimento espiritual (maduros) e aqueles sem
ele (imaturos). O homem espiritual (neste contexto) é o crente que não permite
que suas paixões carnais o impeçam de amadurecer em Cristo e de adquirir
sabedoria que é 'espiritualmente discernida'. O homem não-espiritual é o crente
que recebeu o evangelho, mas permitiu que suas paixões carnais (por exemplo,
ciúme e brigas) o impedissem de adquirir sabedoria 'espiritualmente
discernida'. Enquanto ele tem o Espírito, ele não está permitindo que o
Espírito controle sua mente para que ele 'possa entender as coisas que Deus nos
deu gratuitamente.' Compare o que Paulo diz em 1Co 2 com Ef 1:15-17,
'15 Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o
vosso amor para com todos os santos, 16 Não cesso de dar graças [a Deus] por
vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: 17 Para que o Deus de nosso Senhor
Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de
sabedoria e de revelação;'
(ênfase minha). Então Paulo se dirige a crentes que podem estar sem o 'Espírito
de sabedoria e revelação." Significa isto que eles não têm o Espírito
habitando dentro deles? Claro que não. Paulo está falando de um nível mais
profundo de sabedoria espiritual. Este nível mais profundo é o que os coríntios
não poderiam alcançar devido à sua submissão às paixões mundanas (veja também
Fp 1: 9-10 e Cl 1: 9). Em vez disso, tinham permitido que o favoritismo, ciúme
e discussão deles os tornassem 'ineficazes' e 'improdutivos' no 'conhecimento
de ... Jesus Cristo' (2Pd 1:8)."
7) 2Ts 2:13 Nós, porém, temos a dívida de expressar [toda a] gratidão a Deus sempre, concernente a
vós, ó irmãos tendo sido amados pel[o]
Senhor (Jesus),
porque VOS ESCOLHEU DEUS, DESDE [O]
PRINCÍPIO (DA CRIAÇÃO),
PARA [A] SALVAÇÃO em santificação de [o] Espírito e fé d[a] verdade,
Arthur Pink usa esse versículo como prova para a doutrina Calvinista de que
o novo nascimento precede a fé.
[Mas, à] luz das seguintes passagens, é óbvio que 2 Ts 2:13 não está
indicando a ordem exata das coisas:
A passagem principal sobre o Novo Nascimento é João 3. Nos versículos
1-8, Jesus ensina a Nicodemos que ele deve nascer de novo ou não poderá ver o
reino de Deus. No versículo 9, Nicodemos pergunta a Jesus como pode ser isto.
Nos versículos 10-21, Jesus responde a esta pergunta e explica como um homem
nasce de novo, e a resposta é que ele nasce de novo CRENDO (Jo 3:
14-16)! [Mas] isto é exatamente o que o Calvinista diz que o pecador não
consegue fazer. Como um homem morto pode crer, ele raciocina? Bem, se nós
formos pegar a analogia do "homem morto" literalmente, um homem morto
também não pode pecar. Um homem morto, se tomado literalmente, não pode
rejeitar o evangelho mais do que ele pode aceitar o evangelho, porém o
Calvinista afirma que o pecador morto pode rejeitar o evangelho, mas ele não
pode aceitá-lo?!?!...
Quando a Bíblia diz que o pecador está morto em delitos e pecados, isso [apenas]
significa que ele está separado da vida espiritual de Deus por causa do
pecado. Tomar esta analogia para além do ensino real da Bíblia e dar-lhe outros
significados, tais como argumentar que, como o pecador está morto em delitos e
pecados, ele não deve ser capaz de crer, é passar da verdade para a heresia.
Efésios 1:13 também mostra a ordem da salvação. "Em Quem (em o Cristo), também *vós*, [crestes] (quando) havendo ouvido a
palavra da verdade (o evangelho (as
boas novas) da vossa salvação); em
Quem também, [quando]
havendo vós crido, fostes selados com o Espírito da promessa, o [Espírito] Santo,"
Primeiramente o pecador crê, depois é selado pelo Espírito Santo. [É ou
não é?]
A ordem para a salvação é também deixada clara em Atos 16:30-31 no caso do
carcereiro Filipense.
" At 16 30 E, havendo-os
trazido para fora, dizia: "Ó senhores, que me é necessário fazer a fim de
que eu seja salvo?"
At 16 31 E eles disseram: "Crê tu (apoiado) sobre o Senhor Jesus Cristo, e
tu serás salvo. Semelhantemente, [creia] a
tua família[, e será salva]"." Note que o carcereiro não nasceu de novo quando
ele perguntou o que ele devia fazer para ser salvo, e Paulo respondeu que ele
devia acreditar no Senhor Jesus Cristo. Obviamente, Paulo sabia que o pecador não salvo poderia precisamente fazer isso, e
que por crer ele iria nascer de novo.
[Primeiramente o pecador crê, depois é salvo = nasce de novo = é regenerado,
etc. É ou não é?]
A ordem para a salvação é também deixada clara em Efésios 2:8-9-- " Ef 2 8 (Porque por-
operação- da graça (de Deus) sois
[aqueles] (já)
tendo sido salvos, por meio da fé). E isto não [é]
proveniente- de- dentro- de vós mesmos, [é] dom
de Deus, 9 Não [é]
proveniente- de- dentro- das obras, a fim de que não (possa acontecer que) algum homem se
vanglorie;" Aqui encontramos que a
fé é o meio pelo qual somos salvos, ela é a "mão que se estende
para aceitar o Dom de Deus." [esta passagem, contrastando fé contra
obras, deixa bem claro que ter fé de modo
nenhum é obra, tal como, num incêndio, eu estender a mão para o
bombeiro, depois eu desmaiar, e ele me carregar e salvar.]
É óbvio, pelo versículos anteriores, que a fé PRECEDE e RESULTA na salvação.
[É ou não é?]
Ao mesmo tempo, é importante observar que, da perspectiva de Deus, a
santificação do Espírito e a fé da verdade ocorrem simultaneamente. Embora
sejamos salvos por meio da fé, essa fé é exercida no contexto do Espírito de
Deus iluminando e atraindo e convencendo e finalmente regenerando e
santificando. Seria humanamente impossível separar a "fé da verdade"
da "santificação do Espírito".
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.