parte 2 de 3.
http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes
Silva e Hélio Sousa Ferraz
[Chaves contrárias, já vistas: Rm 8:29-30; 1Pe 1:2; 1Co
1:21; Ef 2:8; A sequência de Rm 8:29-30 + Jo 1:12 + 2Co 5:17]
As distorções calvinistas dos 8 textos 1Pe 1:2; 2Tm 1:9; 2Ts 2:13; Ef 1:3-5; Ef
1:11; 1Co 1:26-29; 1Co 1:21-24; Rm 8:29-33 são analisadas e destruídas no
primeiro arquivo, a Parte 1;
As distorções calvinistas dos 8 textos Rm 9:13-16; Rm 9:17-18; Rm 9:22-23;
Rm 9:23-24; Rm 9:31-32; Rm 10:8-13; Rm 9:21; Rm 9:22-23 são analisadas e
destruídas neste arquivo, a Parte 2; e
As distorções calvinistas dos 12 textos Rm 11:2-7; Rm 11:4; Rm 11:7; Ef
1:5; At 13:48; Tt 1:1; 1Ts 1:3-4; 1Ts 5:9; 2Pe 2:12; Jd 1:4; Ap 13:8; 2Tm 1:9 são
analisadas e destruídas noutro arquivo, a Parte 3.
(salte esta leitura, no vídeo)
Rm 9 13 Como tem sido
escrito: "A Jacó amei, e a Esaú odiei ". 14 Que diremos,
pois? [Que há] injustiça [associada]- ao-
lado de Deus? Nunca seja assim!
15 Pois a Moisés diz Ele: "Farei misericórdia a todo- e-
qualquer- homem que Eu faça misericórdia, e sentirei compaixão de todo- e-
qualquer- homem de quem Eu sinta compaixão". 16 Assim, pois, [isto] não [provém] daquele
[que está] querendo, nem daquele [que está] correndo, mas [provém] dAquele [que está] fazendo misericórdia: [provém] de Deus. 17 Porque diz a
Escritura a Faraó: "Para isto mesmo te levantei Eu: para que, em ti,
mostrasse Eu o Meu poder, e para que fosse anunciado o Meu nome em toda a
terra". 18 Assim,
pois, a quem Ele (Deus)
quer, faz misericórdia; e a quem Ele quer, endurece. 19 (Erroneamente,)
Dirás tu, pois, a mim: "Por que ainda nos põe Ele culpa? Porquanto, à Sua
vontade, quem tem resistido?" 20 Em verdade ([isto] sim), ó homem, quem és *tu*, que [estás] replicando a Deus? Porventura
dirá a coisa formada Àquele (Deus) a
havendo formado: "Por que me fizeste assim?" 21 Ou não tem autoridade
o oleiro sobre o barro- pastoso para, proveniente- de- dentro- da mesma massa,
fazer, em verdade, um vaso para honra, e um [outro] para
desonra? 22 E [que] (direis) se, querendo
Deus mostrar [Sua] ira
e dar a conhecer o Seu poder, (mesmo
assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira
([aqueles] tendo tornado- a- si- mesmos-
adequados para [a]
perdição), 23 A fim
de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [já] de- antemão- preparou para dentro
da glória (eterna))? 24 (A quem, também,
Ele chamou- convidou – a nós – não somente provenientes- de- dentro- d[os] judeus, mas também provenientes- de-
dentro- d[os] gentios) 25 Como, também em
Oseias, Ele diz: "Chamarei, àquele que não [era] Meu
povo, de 'Meu povo'; e, àquela não tendo sido amada (por Mim), [chamarei] de
'tendo sido amada.'"
26 "E sucederá [que], no
lugar em que lhes foi dito: 'Não [sois],
*vós*, o Meu povo'; ali serão eles chamados de 'filhos de o Deus [que está] vivendo'." 27 E [também] Isaías clama a respeito de Israel:
"Ainda que seja o número dos filhos de Israel tal como a areia do mar, (somente) o remanescente será salvo. 28 Porque [a] obra Ele [está]
completando, e em- curto- tempo- terminando-[a] em
justiça; porque fará [o]
Senhor sobre a terra uma obra tendo sido em- curto- tempo-
terminada." 29
E, como tem dito de antemão Isaías, "se [o] Senhor d[os]
Exércitos não nos deixou semente, [então] como
Sodoma fomos tornados, e como Gomorra fomos feitos." 30 Que, pois,
diremos? Que [os] gentios, aqueles [que] não [estão]
perseguindo- em- busca- d[a]
justiça, alcançaram [a]
justiça? [Sim], mas [a]
justiça [que é] proveniente- de- dentro- d[a] fé. Rm 9 31 Israel, porém,
que [está] perseguindo- em- busca- d[a] lei d[a]
justiça, à lei da justiça não chegou.
32 Por quê? Porque não [buscou]
proveniente- de- dentro- da fé, mas como que proveniente- de- dentro- d[as] obras d[a] Lei.
Porque tropeçaram no Pedra de tropeço; 33 Como tem sido
escrito: "Eis que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de
escândalo, e todo aquele que está crendo nEle (o Pedra de tropeço) não será
envergonhado."
Este é, sem dúvida, o texto-prova favorito dos
calvinistas para eleição soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *},
caprichosa {NOTA **}]. Mas será que ensina Romanos 9 que Deus
arbitrariamente ou soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente
{NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] escolhe [determina] alguns pecadores
para serem salvos e [escolhe- determina] o resto para ser perdido? Vamos
considerar oito fatos importantes sobre essa passagem:
NOTA *: "arbitrariamente"
significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da escolha ou da
vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/ propósitos/
critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido anunciados e que se
possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente segue um motivo/
propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou glória."
NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um
modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem
ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se
possam perceber e entender)."
[1) Rm 9:6-24 : https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/
Paulo está respondendo à
pergunta: "Por que a maioria de Israel rejeitou seu próprio Messias? Têm
as promessas de Deus para Israel falhado?" Calvinistas acreditam que
Paul responde a esta pergunta, dizendo: "Não, a promessa de Deus não
falhou, porque o plano de Deus não era para salvar eficazmente todo israelita,
mas apenas um remanescente pré-selecionado." Não-calvinistas acreditam
que Paulo responde a esta pergunta dizendo: "Não, a promessa de Deus não
falhou, porque o plano de Deus não era para salvar efetivamente alguém com base
na sua nacionalidade, desejos ou obras, mas com base em sua fé (Rm. 9: 30-32)."
E Deus está cumprindo Sua promessa de abençoar todas as famílias da terra
através de Israel pelo endurecimento de alguns judeus e de ter misericórdia de
outros daquele mesmo pedaço da argila dos "israelitas" (v. 21). Isto
pode parecer injusto para alguns, mas é realmente muito justo e gracioso, dado
que a [nossa] redenção é conseguida através do endurecimento de Israel e
aqueles endurecido podem, eventualmente, ser "provocados à inveja e ser
salvos" (Rom. 11:14).
]
1') Rm 9:13-16
Como tem sido escrito: "A Jacó amei,
e a Esaú odiei ". 14 Que diremos,
pois? [Que há] injustiça [associada]- ao-
lado de Deus? Nunca seja assim!
15 Pois a Moisés diz Ele: "Farei misericórdia a todo- e-
qualquer- homem que Eu faça misericórdia, e sentirei compaixão de todo- e-
qualquer- homem de quem Eu sinta compaixão". 16 Assim, pois, [isto] não [provém]
daquele [que está]
querendo, nem daquele [que está]
correndo, mas [provém]
dAquele [que está]
fazendo misericórdia: [provém] de
Deus.
O exemplo de Esaú e Jacó não se refere à eleição
referente à SALVAÇÃO PESSOAL, mas à eleição no que diz respeito às NAÇÕES no
programa geral de Deus. O versículo Rm 9:12 deixa isso claro: Rm
9 12 Foi dito a ela (a
Rebeca): "O mais velho servirá- como-
escravo ao mais jovem." A promessa de Deus a Rebecca
era sobre o filho mais velho servir ao mais jovem, não sobre sua salvação
pessoal. Esaú poderia ter sido salvo. Ele poderia ter crido em Deus e estar na
Galeria da Fé em Hebreus 11. Esta passagem não ensina que Esaú estava
soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] predestinado para ser reprobado [predestinado
para condenação eterna]. Ela ensina que Deus soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] escolheu a LINHAGEM
de Cristo.
2) Rm 9:17-18
17 Porque diz a Escritura a Faraó:
"Para isto mesmo te levantei Eu: para que, em ti, mostrasse Eu o Meu
poder, e para que fosse anunciado o Meu nome em toda a terra". 18 Assim, pois, a
quem Ele (Deus)
quer, faz misericórdia; e a quem Ele quer, endurece.
Quanto ao Faraó, a Bíblia diz que ele já tinha rejeitado a Palavra de
Deus em Êxodo 5:2 ANTES que Deus endurecesse seu coração em Êxodo 7: 3. Ex 5 2 Mas Faraó
disse: Quem [é] o SENHOR, para
que eu obedeça a Sua voz, para deixar ir Israel? Não conheço o SENHOR, nem
tampouco deixarei ir Israel. A Bíblia
também diz, duas vezes, que Faraó endureceu seu próprio coração " Ex 8 15 Vendo, pois,
Faraó que havia alívio, endureceu o seu coração, e não os atendeu, como
o SENHOR tinha dito" (Ex. 8:15). Veja também Êxodo 9:34. Este não é um caso de soberana
reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA
**} predestinação para condenação [eterna]). A
Escritura ensina que é sempre a vontade de Deus que os homens O sirvam, mas,
quando O rejeitam, também [por isso, em troco] Ele os rejeita e os
julga, e faz com que eles sejam tornados exemplos. Compare com 2
Tessalonicenses 2:10-12 -- 2Ts
2 10 E em todo [o]
engano da injustiça naqueles [que estão] se
fazendo perecer (em- pagamento PORQUE NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE A FIM
DE SER[EM] ELES SALVOS). 11 E, por causa disso, lhes enviará
Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira, 12 A fim de que SEJAM CONDENADOS
TODOS AQUELES NÃO HAVENDO CRIDO PARA DENTRO DA VERDADE, mas (, ao contrário,) havendo tomado-
prazer n[a] injustiça." Estes pecadores serão
condenados, mas não porque não foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos e não porque
foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] reprobados (predestinados para condenação
eterna), mas por causa da decisão pessoal deles em relação à verdade.
Palavras não poderiam ser mais claras. Deus fez de Faraó um exemplo, e Deus
endureceu seu coração para este propósito, mas ir além do que a Bíblia diz e alegar
que Deus escolheu CRIAR Faraó para o propósito de reprobar (predestinar para
condenação eterna) é um grande erro e é caluniar e difamar o nome do Deus
amoroso.
3) Rm 9:22-23
22 E [que] (direis) se, querendo
Deus mostrar [Sua] ira
e dar a conhecer o Seu poder, (mesmo
assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira ([aqueles] TENDO
TORNADO- A- SI- MESMOS- ADEQUADOS PARA [A]
PERDIÇÃO),
23 A fim de que também desse Ele a conhecer a riqueza da
Sua glória sobre [os]
vasos de misericórdia (aqueles que Ele [já] de-
antemão- preparou para dentro da glória (eterna))?
Versos 22-23 não dizem que
Deus soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] prepara e adequa
alguns pecadores para a destruição e outros para a glória. A frase "vasos da ira preparados e adequados para a destruição"(KJB, ACF) permite uma voz variante: de
acordo com a PC Study Bible, pode estar tanto na voz passiva quanto na voz
média, em grego, e [sabemos que] isso significa "tendo tornado- a-
si- mesmos- adequados". Na
voz média, o sujeito age em relação a si próprio.
[Como alternativa,] considere esta nota de Vincent Word Studies: "NÃO
[está escrito] 'PREPARADOS E ADEQUADOS POR DEUS PARA A DESTRUIÇÃO',
mas, em um sentido adjetival, 'prontos, maduros para a destruição', o
particípio denotando um estado presente anteriormente formado, MAS NÃO DANDO
NENHUMA DICA DE COMO FOI FORMADO. [O fato de] que os objetos da ira final
tinham eles mesmos contribuído para tal assunto pode ser visto de 1Ts 2:15-16."
15 (Que são) aqueles tanto a o
Senhor Jesus havendo matado quanto aos profetas deles próprios, e nos havendo perseguido-
expelido, e a Deus não [estando] agradando, e a todos os homens [estando sendo] ativamente-
antagônicos,
16 Impedindo-nos de aos gentios pregar a fim de que [estes] sejam salvos, para
aqueles (os judeus perseguidores) encher[em] [a medida d]os seus pecados sempre; porque chegou
sobre eles a ira [de Deus] até ao extremo (dela)."
Ao permitir que a Bíblia fale por si mesma através do significado claro das
palavras, e comparando a Escritura com a Escritura, vemos que o pecador
preparou e adequou a si mesmo para a destruição, através da sua rejeição à
verdade. Mesmo aqueles que nunca ouviram o evangelho, têm a luz da criação e
da consciência e são [capazes e] responsáveis para responder à luz
que eles têm, para que lhes seja dada mais luz (Atos 17:26-27). "26 E fez, provenientes- de- dentro- de um [só] sangue, cada- uma- e-
todas as nações d[os] homens, para habitar[em] sobre toda a face da terra, havendo determinado [os] tempos tendo sido de
antemão ordenados, e os limites da habitação deles; 27 Para buscar[em] eles a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O] achem; embora, em
verdade, não estando Ele longe de cada um [só] de nós."
4) Rm 9:23-24
não significam que "Deus chama para a salvação apenas um certo [pequeno]
grupo de antemão escolhido, [previamente] eleito [arbitrariamente {NOTA *}
e caprichosamente {NOTA **}]. " Rm 9 23 A fim de que
também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [já] de- antemão- preparou para dentro
da glória (eterna))?, 24 Os quais [somos] nós, a quem também chamou, não
só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" Tem-se que forçar essa
teoria "Deus chama para a salvação apenas um certo [pequeno] grupo de
antemão [arbitrariamente {NOTA *} e caprichosamente {NOTA **}]
escolhido, [previamente] eleito" para dentro da linguagem dos versos.
O calvinista afirma que o versículo 24 ["chamou"] se refere ao
"chamado efetivo", que é um termo que descreve o "chamado irresistível
[e exclusivo] dos eleitos", mas isso está aumentando a Palavra de Deus, o
que é um grande erro. A Bíblia claramente afirma que Deus chama todos os que
vierem a Cristo. Deus chama pelo evangelho (2Ts 2:14) e o evangelho deve ser
pregado a toda criatura (Mc 16:15). Deus chama "todo- e- qualquer que está querendo" (Rm 10:13 e Ap 22:17).
Deus chama a todo aquele que crê em Cristo. "E
esta é a vontade dAquele (o Pai)
havendo-Me enviado: que todo aquele (homem) que [está] vendo o Filho e [está] crendo para dentro dEle (o Filho), tenha [a] vida eterna; e
*Eu* o ressuscitarei no último dia." (Jo 6:40).
5) Rm 9:31-32
A salvação por Deus, mesmo [quando aplicada] aos judeus, não era uma questão de
eleição "soberana" [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA
**}],
mas estava baseada na FÉ de um indivíduo na Palavra de Deus. "9:31 Israel, porém, que [está]
perseguindo- em- busca- d[a] lei
d[a] justiça, à lei da justiça não chegou. 32 Por quê? Porque não [buscou] proveniente- de- dentro- da fé, mas como
que proveniente- de- dentro- d[as]
obras d[a] Lei. Porque tropeçaram no Pedra de
tropeço; 33 Como tem sido escrito: "Eis
que Eu ponho em Sião um Pedra de tropeço e um Rocha de escândalo, e TODO AQUELE
QUE ESTÁ CRENDO NELE (o Pedra de tropeço) não será
envergonhado." (Rm 9:31-33).
6) Rm 10:8-13 não deixa dúvidas de que a salvação não vem pela
prévia, arbitrária {NOTA
*},
caprichosa {NOTA
**},
incondicional eleição por parte de Deus. A promessa de salvação prova que
salvação não é a escolha arbitrária ou "soberana" [incondicional,
arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] de Deus [basta comparar com]:
Rm 10:8-13 "8 Mas
que diz? "Junto a ti a Palavra está, [a saber,] na tua boca e no teu coração; esta é a
Palavra da fé, a Qual (Palavra)
estamos pregando." 9 Porque,
se confessares na tua boca a [o] Senhor Jesus, e
creres dentro do teu coração que Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás
salvo. 10 Porque
com [o] coração [o
homem] crê , para [a] justiça; e com [a] boca Ele (Jesus) é
confessado , para a salvação. 11 Porque diz a Escritura: "TODO aquele
[que
está] crendo nEle (Jesus) não
será envergonhado". Is 28:16 12 Porquanto não há diferença entre o judeu
e [o] grego: porque o
mesmo Senhor (Jesus)
de TODOS [está] (Ele)
sendo rico para com TODOS aqueles [que] O [estão] invocando. 13 Porque TODO- E- QUALQUER-
homem que invocar o nome de o Senhor (Jesus)
será salvo."
Note as palavras "qualquer" e "todos". Será que Deus zombaria
dos pecadores prometendo-lhes salvação se eles viessem a crer em Cristo e, em
seguida, apenas permitisse que aqueles que foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos realmente
viessem a exercer tal fé?
7) Rm 9:21
A soberania de Deus não
significa que a Sua vontade seja sempre realizada no homem. Rm 10 21 Mas para Israel
diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. Ver
também Mt 23 37 Jerusalém,
Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas
vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos
debaixo das asas, e tu não quiseste!
Deus fez o
homem à Sua imagem. O homem não é um robô. Ele pode exercer sua vontade em
dizer "não" a Deus, e o homem disse "não" a Deus e resistiu
a Deus desde o Gênesis até o Apocalipse. Se a soberania de Deus
significasse que a Sua vontade é sempre feita, este mundo não faria sentido! É
a vontade de Deus, por exemplo, que cada crente seja "santo, porque Eu sou santo" (1Pe 1, 16), mas sabemos
muito bem que nem sempre é assim, e nunca o será perfeitamente [enquanto houver
sobre o crente esta carne pecaminosa].
8) Rm 9:22-23
22 E [que] (direis) se, querendo
Deus mostrar [Sua] ira e
dar a conhecer o Seu poder, (mesmo
assim) suportou em muita paciência [os] vasos d[a] ira
([aqueles] tendo sido tornados-
adequados para [a]
perdição), 23 A fim
de que também desse Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia (aqueles que Ele [já] de- antemão- preparou para dentro
da glória (eterna))?
O cegamento de Israel, vinda da parte de Deus, não foi
uma questão de eleição soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA
**}],
mas ocorreu porque os israelitas primeiramente endureceram seus próprios
corações. Considere Ez 12:2; Mt. 13:15 e Atos 28:25-27:
Ez 12 2 Filho do homem, tu habitas no meio da
casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir
e não ouve; porque eles [são] casa
rebelde.
Ezequiel diz que a causa da
cegueira de Israel é sua própria rebelião.
Mt 13 15 Porque o
coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E
FECHARAM SEUS OLHOS; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E
compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Mateus diz que
Israel fechou seus próprios olhos e essa é a razão pela qual eles não foram
convertidos. Não existe, aqui, uma soberana reprobação (incondicional,
arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação).
At 28 25 E, como ficaram
entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o
Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, 26 Dizendo: Vai a este povo, e dize: De
ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de
maneira nenhuma percebereis.
27 Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos
ouviram pesadamente, E FECHARAM OS OLHOS, Para que nunca com os olhos vejam,
Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.
Também Atos diz que Israel fechou
seus próprios olhos para que ela não fosse convertida. Não há, aqui, apoio para
a doutrina calvinista de soberana reprobação (incondicional e arbitrária predestinação
para condenação eterna).
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.