http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
parte 3 de 3.
David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes
Silva e Hélio Sousa Ferraz
[Chaves contrárias, já vistas: Rm 8:29-30 1Pe 1:2; 1Co
1:21; Ef 2:8; A sequência de Rm 8:29-30 + Jo 1:12 + 2Co 5:17]
As distorções calvinistas dos 8 textos 1Pe 1:2; 2Tm
1:9; 2Ts 2:13; Ef 1:3-5; Ef 1:11; 1Co 1:26-29; 1Co 1:21-24; Rm 8:29-33 são analisadas
e destruídas no primeiro arquivo, a Parte 1;
As distorções calvinistas dos 8 textos Rm 9:13-16; Rm 9:17-18; Rm 9:22-23; Rm
9:23-24; Rm 9:31-32; Rm 10:8-13; Rm 9:21; Rm 9:22-23 são analisadas e destruídas
noutro arquivo, a Parte 2; e
As distorções calvinistas dos 12 textos Rm 11:2-7; Rm 11:4; Rm 11:7; Ef
1:5; At 13:48; Tt 1:1; 1Ts 1:3-4; 1Ts 5:9; 2Pe 2:12; Jd 1:4; Ap 13:8; 2Tm 1:9 são analisadas e destruídas neste arquivo, a Parte 3.
1) Rm 11:2-7
Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o
que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: 3 Senhor, mataram os teus profetas,
e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? 4 Mas que lhe diz a resposta divina?
Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. 5 Assim, pois, também agora neste
tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. 6 Mas se [é] por graça, [já] não [é]
pelas obras; de outra maneira, a graça [já] não
é graça. Se, porém, [é]
pelas obras, [já] não é mais graça; de outra maneira a
obra [já] não é obra. 7 Pois quê? O que Israel buscava
não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.
Embora este verso seja usado por Arthur Pink e outros
calvinistas em apoio à doutrina da eleição soberana [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}], o versículo
simplesmente diz que a eleição é por graça e não por obras. O calvinista afirma
que a fé é uma obra; portanto, se a salvação fosse uma questão de o pecador
crer em Cristo, seria uma salvação de obras; mas isso [tornar fé uma obra] não
é sustentado por este versículo ou por qualquer outro verso, e é claramente
refutado por Ef
2 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de
vós, [é] dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que
ninguém se glorie." Ef 2:8-9 [colocando
em oposição fé e obras] claramente prova que fé
não é obra. [Nunca esqueça disso.
Nunca. Fé não é obra. Fé é o oposto de obra!]
NOTA *:
"arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só
depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/
motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido
anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente
segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou
glória."
NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um
modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem
ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se
possam perceber e entender)."
Vemos a mesma coisa em Rm
4 5 Mas, àquele que não PRATICA, mas CRÊ naquele que justifica o
ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
[Nunca esqueça. Nunca. Fé não é obra. Fé
é o oposto de obra!]
Rm 4:5 [pondo em oposição o praticar e a fé]
prova que crer não é obras, antes é o oposto
delas.
De acordo com esta passagem [Rm 11:2-7], a eleição é uma questão de Deus
oferecendo graça àqueles [que Ele sabe, anteviu] que a receberão.
2) Rm
11:4
Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil
homens, que não dobraram os joelhos a Baal.
Embora o calvinista diria que Deus soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] elegeu 7.000
[homens] em Israel durante os dias de Elias, este versículo não diz nada sobre
eleição soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA
**}] [para a salvação eterna]. O versículo simplesmente diz que Deus
reservou 7.000 homens que não tinham dobrado seus joelhos para Baal. Não diz
que eles se recusaram a dobrar o joelho porque Deus [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] os predestinou [a
isso]. Ter-se-ia que se forçar tudo isso para dentro do que está registrado.
3) Rm 11:7
[Segundo
os calvinistas] A "eleição pela graça" [restrita] é explicada mais
claramente em Rm 11 7
Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o
alcançaram, e os outros foram endurecidos.
[note que a palavra "eleitos" refere-se ao remanescente fiel, aos
israelitas que creram.]. O verso não é sobre alguns serem [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] predestinados para a
salvação [eterna] (e outros não o serem), mas é sobre o evangelho da graça
versus obras. Israel buscou Deus pela lei, e não pela graça. Isso ficou claro
no capítulo 9 [que já estudamos]. Rm 9 30 Que diremos pois?
Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? [Sim], mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei
da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque
não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram
na pedra de tropeço;
9 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e
uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
4) Ef 1:5
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para
si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Se este versículo estivesse sozinho na Escritura, seria
possível que ele levasse à [possibilidade da] interpretação calvinista de
"Eleição Soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa
{NOTA **}]" e ao "Chamado Irresistível", mas Ef 1:5 não
está sozinho [na Escritura]. Em Romanos
8:29-33, já descobrimos que o ato de predestinação começa com a presciência de
Deus. [Nunca esqueça disso. Nunca!!!] Veja [acima] o comentário
sobre essa passagem.
5) At
13:48
E os gentios, ouvindo [isto],
alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; E creram ―
todos quantos estavam tendo a si mesmo disposto-
em- ordem para dentro da vida que- dura- para- sempre.
Se este versículo estivesse sozinho no livro de Atos, a
interpretação calvinista (que Deus soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] predetermina que
alguns serão salvos e, então, irresistivelmente os salva) seria aceitável, mas
o versículo não está sozinho.
O contexto [próximo], de fato, refuta a teologia calvinista:
Em Atos 13:43 vemos que os
pecadores podem ser persuadidos a continuar no evangelho.
At 13 43 E, despedida a sinagoga, muitos dos
judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais,
falando-lhes, os PERSUADIAM a CONTINUAR na
graça de Deus.
Assim, há mais,
a respeito da salvação, do que a Eleição soberana [incondicional,
arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] e o Chamado Soberano [incondicional,
arbitrário{NOTA *}, caprichoso {NOTA **}].
A vontade do homem está envolvida na questão, e
o esforço dos ganhadores de almas tem um efeito sobre o resultado. É
por isso que Paulo disse: 1Co 9 22 Fiz-me como fraco
para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por
todos os meios [chegar a]
salvar alguns. ,
e, 1Co 9 19 Porque, sendo
livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais (almas).
Em At 13:46 vemos que o evangelho é oferecido a pecadores e eles podem
rejeitá-lo. "Havendo Paulo e Barnabé, porém, falado ousadamente,
disseram: "A vós outros era necessário primeiramente ser pregada a
Palavra de Deus. Uma vez, porém, que a REJEITAIS e não julgais a vós
mesmos [serdes]
dignos da vida eterna , eis que estamos sendo voltados para dentro dos gentios;
" Estes
judeus não foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA
*}, caprichosamente {NOTA **}] escolhidos para a reprobação
(incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA **}
predestinação para condenação). DEUS lhes ofereceu salvação e os QUIS
salvar, mas eles, por um exercício de suas vontades, rejeitaram
[salvação através de crer em Cristo].
Em At 13:47 vemos que o evangelho é intencionado ser [oferecido, com toda
sinceridade,] a TODOS os homens. At
13 47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos
gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra Isso
não pode ser limitado apenas a um grupo pré-eleito de homens. O evangelho deve
ser pregado a toda criatura (Mc 16:15) e Deus GOSTARIA que TODOS os
homens viessem a ser salvos (1Tm 2:3-4) "3 Porque isto [é] bom
e agradável aos olhos de o nosso Salvador, Deus , 4 O Qual DESEJA
TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno-
conhecimento d[a]
verdade, vir[em]."
O que, então, significa At 13:48? E os
gentios, ouvindo [isto] (a),
alegraram-se (b) , e glorificavam (c) a
palavra do Senhor; e creram (d) ― TODOS
quantos estavam tendo sido dispostos- em- ordem para dentro da vida que- dura- para- sempre.
Significa simplesmente que todos os homens cujos corações estavam predispostos
a aceitar o evangelho, isto é, tantos quantos estavam dispostos a invocar o nome
do Senhor (Rm 10:13), creram. "Porque TODO- E- QUALQUER- HOMEM que invocar o nome de
o Senhor (Jesus)
será salvo."
A palavra grega aqui traduzida
como "tendo sido dispostos- em- ordem" é "tasso", e significa
"organizar de uma maneira ordenada, ou seja, atribuir ou dispor"
(Strong). É usada oito vezes no Novo Testamento. Duas vezes ela é traduzida
"ordenar" (Atos 13:48, Romanos 13:1). Em outros locais, ela é
traduzida como "dedicar" (1 Coríntios 16:15), "nomear, apontar,
designar" (Mateus 28:16, Atos 22:10, 28:23), "determinar" (Atos
15:2), e "colocar" (Lc 7:8).
Há duas perguntas que devem ser respondidas aqui.
Primeira: Quantos pecadores são dispostos- em-
ordem para a vida que- dura-
para- sempre?
Segunda: Por que os homens são dispostos- em-
ordem para dentro da vida
que- dura- para- sempre?
A resposta à primeira pergunta é que Deus gostaria que TODOS os homens
viessem a ser salvos (1 Timóteo 2:3-4).
A resposta calvinista, de que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] [desejou eleger e realmente] elegeu somente
ALGUNS [poucos] para serem salvos, não é escriturística.
A resposta à segunda questão é que os homens "são dispostos-
em- ordem para dentro da vida
que- dura- para- sempre" através de ouvir o evangelho e invocar o nome de
Cristo (Mc 16:16, Lc 8:50, João 1:12, 3: 13-18; 3:36; 5:24; 6:35; 6:40; 6:47;
8:24; 11:25; 12:36; 12:46; 20:31; Atos 8:36-37; 1Co 1:21, Gl 3:22, 1Tm. 1:16;
Jo 5:13). Esta é a ordem ou sequência que é consistentemente dada através de
todo o Novo Testamento - CRER, para, em [infalível e maravilhosa] consequência
disso, SER SALVO.
"Aqui, os judeus haviam rejeitado voluntariamente a palavra de Deus. Do
outro lado, estavam aqueles gentios (não todos os gentios) que alegremente
aceitavam o que os judeus haviam rejeitado. Por que esses gentios se situavam
ao lado de Deus em oposição aos judeus, Lucas não nos diz. Este versículo não
resolve o problema exaustivamente discutido da soberania divina e do livre arbítrio
humano. Não há nenhuma evidência de que Lucas tinha em mente um absolutum
decretum [decreto absoluto] de salvação pessoal. Paulo tinha mostrado que o
plano de Deus se estendeu e incluiu os gentios. Certamente o Espírito de Deus
se move sobre o coração humano e, ao Espírito, alguns [homens] respondem, tal
como aqui, enquanto outros [homens] O afastam para longe."
(Robertson's Word Pictures).
6) Tt 1:1
Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé
dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
Este versículo menciona os
eleitos de Deus, mas não diz nada sobre "eleição soberana [incondicional,
arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}]".
7) 1Ts 1:3-4
Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor,
e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus
e Pai, 4 Sabendo, amados irmãos, que a
vossa eleição é de Deus;
5 Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também
em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos
entre vós, por amor de vós.
Mais uma vez, este versículo diz que os irmãos na igreja
de Tessalônica foram eleitos de Deus, mas não diz nada sobre "eleição
soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}]"
[para a salvação eterna]. É preciso se forçar isso para dentro da passagem.
8) 1Ts 5:9
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a
aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Arthur Pink escreveu: "Dizer que 'Deus não nos designou para a ira', implica claramente que há
alguns a quem Ele 'designou para a ira' ... " (The Sovereignly of God, p. 98).
Esta "interpretação" é feita forçando coisas
para dentro do versículo, as quais não existem lá. [O fato de] que Deus não nos
designou para a ira não implica logicamente, não exige que Ele designou
alguns para a ira. 1Ts 5:9 é simplesmente uma promessa de que o crente não
estará sujeito à ira que será derramada durante a Grande Tribulação (1Ts
5:1-3). Esta é a ira que está em vista. Não há uma insinuação nesta passagem
que Deus tenha escolhido soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] alguns pecadores
para a reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA *} e caprichosa {NOTA
**} predestinação para condenação).
9) 2Pe 2:12
Mas estes (semelhantemente a
animais irracionais que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos),
blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
Arthur Pink diz: "É evidente que 'estes [homens], como animais irracionais', são aqueles que, como animais, são 'feitos para
serem presos e destruídos' ..." (The
Sovereignty of God, p. 99).
O versículo, porém, não diz que os falsos mestres não
salvos foram feitos por Deus para serem destruídos, que foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] escolhidos para
serem reprobados [incondicionalmente predestinados para a condenação
eterna]. Diz simplesmente que os falsos mestres são semelhantes a animais
que não têm entendimento e que perecem. São os animais que são criados para
serem mortos, e não os falsos mestres [para serem destruídos].
De fato, o 1º verso do capítulo diz que o Senhor comprou estes homens maus,
significando que Ele [o Cristo] morreu para tornar possível que eles fossem
salvos, e que eles mesmos TRAZAM SOBRE SI MESMOS DESTRUIÇÃO.
"2Pe 2 1 Mas houve também falsos profetas no meio
do povo, como também no meio de vós haverá falsos professores- mestres, os
quais encobertamente- ao- seu- lado- trarão- para- dentro heresias de
perdição, até- mesmo Àquele Dono- e- Senhor os havendo comprado negando,
TRAZENDO [ELES] SOBRE SI MESMOS REPENTINA DESTRUIÇÃO;"
10) Jd 1:4
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos
para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça
de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Arthur Pink, neste versículo, [tenta] encontrar mais
apoio para a doutrina da soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *},
caprichosa {NOTA **}] reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA *}
e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação), dizendo:
"... qualquer alternativa que seja selecionada, não se pode fugir do fato
de que certos homens 'já
antes estavam escritos para este mesmo juízo' " (The Sovereignty of God, p. 99).
O simples significado deste versículo é que os falsos
mestres desta dispensação, [isto é,] aqueles que negam a doutrina de
Cristo, são julgados da mesma maneira que os homens que foram condenados no Antigo
Testamento - como os pecadores do dia de Noé, como os homens de Sodoma, etc.
"O significado é claramente que o castigo que caiu sobre os israelitas
incrédulos (Judas 1:5), sobre os anjos rebeldes (Jd 1:6), sobre os habitantes
de Sodoma, (Jd 1: 7) e do qual Enoque profetizou (Jd 1:15), aguardava aquelas
pessoas." (Albert Barnes).
Note que Judas não diz que esses falsos mestres foram
ordenados para condenação desde a eternidade, mas desde "antes de
antigamente". Ele está se referindo às Escrituras e às constantes
advertências que ela dá contra o pecado e a apostasia, e se referindo a profecias
específicas para os últimos dias. Mais tarde, em sua epístola, Judas se refere
especificamente ao antigo profeta Enoque, dizendo que Enoque profetizou sobre
esses últimos dias.
É preciso se forçar soberana reprobação (incondicional, arbitrária {NOTA
*} e caprichosa {NOTA **} predestinação para condenação) para
dentro deste versículo. O significado simples e direto das palavras não dá
suporte a isso.
A advertência de Matthew Henry se aplica aqui. Ele diz
que os crentes comuns não precisam ser "inquietados com pensamentos
obscuros, duvidosos e causadores de perplexidade, sobre a reprovação (incondicional
e arbitrária predestinação para condenação eterna), nas quais as cabeças
mais fortes não podem entrar muito longe (de fato não podem suportar senão
muito pouco) sem muita perda e dano." Em relação a Judas 4: "[Por
acaso] não basta que os escritores inspirados anunciassem antecipadamente que
tais homens sedutores e ímpios surgiriam mais tarde, e que todo e cada
[crente], sendo avisado, deveria se armar em antecipação contra eles?"
(Matthew Henry).
Os pecadores são de fato predestinados à condenação,
porque Deus decretou que "o
salário do pecado é a morte". Ele também graciosamente deu Seu filho e
decretou, além disso, que "... para que todo aquele que nele CRÊ não pereça, mas
tenha a VIDA QUE- DURA- PARA- SEMPRE." (Jo 3:16).
11) Ap 13:8
E a adorarão todos aqueles (homens) que estão habitando sobre a terra, dos
quaiS não têm sido escritos os nomeS no grande- livro- rolo de a Vida de o
Cordeiro, Aquele (Cordeiro) tendo sido morto- em- sacrifício desde a fundação
do mundo.
Este versículo não diz nada sobre a base [a razão
determinante] para uma pessoa ter seu nome adicionado ou não adicionado ao
livro da vida. Não diz que aqueles que adoram o anticristo foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] reprobados, ou que
eles adoram o anticristo porque não foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos para serem
salvos. O versículo simplesmente diz que são os não salvos, aqueles cujos nomes
não estão escritos no livro da vida, que adorarão o anticristo, em oposição
àqueles que são salvos.
11) 2Tm 1:9
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo
as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi
dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
Este versículo simplesmente diz que o chamamento por
Deus [e dirigido] aos crentes não é devido a obras, mas provém da
graça, e diz que este propósito e graça nos foram dado em Cristo antes do
início do mundo.
A propósito, a Bíblia ensina que a fé não é
obra (Efésios 2:8-9). [Nunca esqueça disso]. Assim, desmorona por
terra o argumento calvinista de que "o fato de que um pecador [ser
salvo porque] creu em Cristo equivaleria a uma a salvação por obras".
O versículo (2Tm 1:9) não diz que Deus tem soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleito um certo
grupo de pecadores para ser salvo. Isto tem que ser forçado [pelos calvinistas]
para dentro do verso.
Ver também:
http://www.bible.ca/cal-U-calvinist-prooftexts.htm
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.