Hélio de Menezes Silva, abr.2017,
parcialmente adaptando a partir de David Cloud em http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
Calvinistas de hoje (ao contrário de
Calvino!!! Veja bem abaixo) ensinam que
Cristo não morreu em favor e em lugar de TODOS;
que seu sangue não proveu [nem mesmo potencial]
expiação para TODOS;
mas que a expiação que Ele fez foi planejada e efetivada de
forma
limitada, restrita,
somente em favor de pouquíssimos homens, os ELEITOS.
Provemos que calvinistas assim ensinam. Usemos algumas palavras dos alguns dos
próprios calvinistas.
Calvino: É hoje alegado que ele defendeu expiação limitada aqui: "Quando parece que a doutrina da salvação é
oferecida a todos [os homens] para o efetivo benefício de todos eles, essa é
uma PROSTITUIÇÃO CORRUPTA daquela [salvação] que é declarada ser
reservada particularmente [isto
é, exclusivamente]
aos filhos da igreja" (Institutas,
Livro III, capítulo 22).
Mas estas palavras não são maximamente claras, não me é tão claro o que Calvino
quis dizer aqui, não tenho certeza que foi o que hoje chamam de Expiação
Limitada, pode ter sido outra coisa. E o fato é que há outras passagens (que
veremos abaixo) onde Calvino mais parece ser contra a expiação limitada.
http://teologia-vida.blogspot.com.br/2008/10/calvinismo-na-bblia-iii-expiao-limitada.html
:"A expiação limitada é o
terceiro dos Cinco Pontos do Calvinismo. Essa doutrina ensina que na cruz Jesus
se ofereceu como o único e perfeito sacrifício pelos pecados, para satisfazer a
justiça de Deus, sofrendo a ira divina, tornando-se maldição e morrendo no
lugar de pecadores.
Por ser verdadeiro Deus, tal sacrifício oferecido por Cristo é de valor e
dignidade infinitos, plenamente suficiente para expiar os pecados do mundo
inteiro.
No entanto, esta expiação é LIMITADA no sentido de que o propósito de Deus
com o sacrifício de Cristo foi expiar APENAS os pecados DOS ELEITOS.
Portanto, Jesus não morreu por todos os seres humanos literalmente, mas
APENAS PELOS SEUS ESCOLHIDOS, que pelo Seu sangue são purificados de todos
os pecados, tanto do pecado original quanto dos pecados atuais, cometidos antes
e depois da conversão."
Confissão de Fé de Westminster, capítulo
3, parágrafo 6: "Nem
quaisquer dos outros [homens] são redimidos por Cristo, [nem são] efetivamente [isto é, irresistivelmente] chamados, justificados, adotados, santificados e salvos, mas SOMENTE
OS ELEITOS [o são]".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo: "Expiação particular (ou Expiação
Limitada): também chamada de "Redenção Particular" ou "Redenção
Definida", significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de
Cristo foi [realizada] apenas visando a salvação daqueles que
têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia salvífica do Cristo redentor,
então, não é "universal" ou "potencialmente eficaz" para
quem iria [querer] recebê-lo, mas especificamente designada
para consolidar a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da
fundação do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em
seu valor ou poder (SE Deus o Pai quisesse, teria salvo todos os
seres humanos sem excepção), mas sim que a expiação é limitada na medida em
que foi destinada para alguns e não para todos."
Cânones de Dort Seção 2, Artigo 3: "Esta morte do Filho de Deus é o único
e inteiramente completo sacrifício e satisfação pelos pecados, é de infinitos
valor e mérito, é mais do que suficiente para expiar os pecados do mundo
inteiro"
Cânones de Dort Seção 2, Artigo 8: "Pois foi o plano inteiramente livre, e
a vontade e a intenção muito graciosas de Deus Pai, que a eficácia vivificante
e salvífica da [mui] cara morte de seu Filho se desenvolvesse em todos os Seus
escolhidos, a fim de conceder a fé justificadora APENAS A ELES e, assim,
infalivelmente, os conduzir à salvação. Em outras palavras, foi a
vontade de Deus que Cristo, através do sangue da cruz (pelo qual Ele
confirmou a nova aliança) efetivamente redimisse de todo povo, tribo, nação e
linguagem todos aqueles e somente aqueles que foram escolhidos desde a
eternidade [passada] para a salvação e que [os eleitos] Lhes foram dados pelo Pai; para que lhes concedesse fé (que, como
os outros dons salvíficos do Espírito Santo, adquiriu para eles por Sua morte);
para que Ele, pelo Seu sangue, os purifique de todos os seus pecados, tanto
originais e reais, quer os que tenha cometido antes ou depois de sua vinda à
fé; para que Ele [Cristo] fielmente os preserve até o fim; e para que
finalmente os apresente a Si mesmo, um povo glorioso, sem mancha nem rugas."
Louis Berkhof: "A posição Reformada é que Cristo
morreu com o propósito de realmente e seguramente salvar os eleitos e SOMENTE
OS ELEITOS. Isto é equivalente a dizer que Ele morreu com o propósito de
salvar SOMENTE aqueles a quem Ele realmente aplica os benefícios de Sua obra
redentora.". Systematic Theology, chapter "Doctrine of The Person and
Work of Christ", p. 394, edição do ano de 1996.
REFUTAÇÃO
POR CALVINO (que foi bem menos "calvinista" que a
maioria de seus atuais seguidores, pois escreveu contra este dos 5 pontos
TULIP, o ponto L (de Expiação Limitada)):
"Além disso, oferecemos
as nossas orações a Ti, Ó Deus misericordioso e Pai misericordioso, em
favor de todos os homens em geral, para que, como Te agrada ser reconhecido
[como] o Salvador de toda a raça humana pela redenção realizada por Jesus
Cristo, Teu Filho, assim, aqueles que ainda são estranhos ao conhecimento
dEle, e imersos na escuridão e mantidos cativos pela ignorância e pelo erro, possam,
por Teu Santo Espírito, brilhar sobre eles, e pelo Teu evangelho soar em seus
ouvidos, ser trazidos de volta ao correto caminho da salvação, que
consiste em conhecer a Ti, o verdadeiro Deus , e a Jesus Cristo, a Quem
enviaste ..." (Calvino, Forms of Prayer for the
Church, Tracts, Vol. ii, p. 102.)
"E, na verdade, nosso
Senhor Jesus foi oferecido a TODO O MUNDO ... Nosso Senhor Jesus sofreu
por TODOS e não há nem grande nem pequeno que não seja inexcusável hoje,
pois [todos] podemos obter a salvação nEle. Os incrédulos que se afastam
Dele e que se privam dEle pela sua malícia são hoje duplamente culpados. Porque
como vão eles desculpar sua ingratidão em não receber a bênção em que poderiam
compartilhar pela fé? E vamos perceber que se nós vamos nos reunir ao nosso
Senhor Jesus Cristo, nós não impediremos uns aos outros e impediremos que
Ele seja suficiente para cada um de nós ... Não temamos ir a Ele em grande
número, e cada um de nós traga seus vizinhos, visto que Ele é suficiente
para nos salvar a todos ". Naturalmente,
na teologia mais ampla de Calvino, o incrédulo deixado a si mesmo não confiará
em Cristo por sua própria vontade (daí a necessidade da eleição incondicional e
do trabalho soberano de Deus). Calvino:
"Mas somente aqueles a quem Ele iluminou fazem isto, e ele ilumina aqueles
a quem predestinou para a salvação" Calvino,
Sermons on Isaiah’s Prophecy of the Death and Passion of Christ, Sermon
7, Isa., 53:12, p. 136, 141-4. [Aqui, Hélio acha Calvino contraditório. Mas
pelo menos uma parte dele e de suas palavras parecem ter sido contra a expiação
limitada]
Calvino: "Cristo sofreu pelos pecados do inteiro o
mundo, e, na bondade de Deus, é
oferecido a todos os homens sem distinção, havendo Seu sangue sido derramado não apenas por parte do mundo,
mas por TODA a raça humana." (citado em http://www.4himnet.com/bnyberg/tulip.html
e em http://www.middletownbiblechurch.org/doctrine/4whom21.htm
(em pedaços separados))
"Nosso Senhor fez eficaz
para [o ladrão perdoado] Sua morte e paixão que Ele sofreu e suportou em
favor de TODA a humanidade". (Calvino Sermons on
Christ's Passion, pp. 151)
"Cristo foi assim
ordenado ser o Salvador de TODO o mundo, para salvar aqueles que lhe foram dados
pelo Pai para fora do mundo inteiro, para que Ele possa ser a vida eterna
daqueles de quem Ele é a Cabeça." A Treatise on the Eternal Predestination of God (translated by H. Cole), in Calvin’s
Calvinism (1927) p. 94.
REFUTAÇÃO
PELA BÍBLIA
*** Is 53:6 TODOS nós
andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio
caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade
de nós TODOS.
A morte de Cristo foi em lugar e para
salvação de TODOS os homens de toda a terra em todos os séculos, não só em
lugar dos eleitos. Salvação é disponível e oferecida a todos, quando Deus chama
a todos (da forma progressiva que já vimos), embora somente uns poucos escolham
crer e receber. A lógica aristotélica, ainda mais baseada em falsas premissas,
não pode anular claras declarações de Deus na Sua Palavra.
1Tm 4:10 Porque,
para isto , tanto estamos trabalhando como somos injuriados, pois temos
esperado (apoiados) sobre
[o] Deus [que está] vivendo, o Qual é [o] Preservador de
TODOS [os] homens,
principalmente d[os] crentes.
Mesmo comentário.
*** 1Jo 2:2 E *Ele
próprio* [a] propiciação é concernente
aos nossos pecados, e não somente concernente aos nossos (pecados), mas
também concernente aos (pecados) do
INTEIRO MUNDO.
Mesmo comentário.
*** Hb 2:9 Aquele (Jesus),
porém, ([por] um certo pouco (tempo))
menor do que [os] anjos (dantes) tendo
sido feito... (Agora) vemos
Jesus, em razão do sofrimento d[a Sua] morte, com glória e com honra havendo sido coroado. De modo que
Ele, pel[a] graça de Deus,
para- benefício- e- em- lugar- de TODOS [os
homens], provasse [a] morte.
Mesmo comentário.
*** 1Tm 2:4 O Qual
deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para
dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em].
Mesmo comentário.
Calvinistas (e
arminianos que odeiam "uma
vez que cri, é Deus quem me garante e preserva salvo, para isso não importando
minhas fraquezas e quedas"),
muitas vezes, de variados modos, nos grupos Yahoo, por e-mail e pessoalmente,
me têm dito: "Nunca diga a
absolutamente nenhuma pessoa que Cristo morreu por ELA!!! Você sabe o futuro? Tem absoluta certeza de
que ela estará perseverando na fé ao dar seu último suspiro? Como pode
você ter certeza de que ela foi eleita? Idem quanto você mesmo: Você sabe o futuro? Tem absoluta certeza
que você estará perseverando na fé ao dar seu último suspiro? Como pode você
ter certeza de que você foi eleito? Eu não tenho, ninguém na minha
denominação tem, ninguém no mundo pode ter. Só 1 segundo depois da morte você
poderá saber isto com certeza."
RESPOSTA: Ué, mas é tão simples! Ora, até crianças têm completa e perfeitamente
entendido Jo 3:16, por isso têm confiado e crido, e têm sido salvas, e têm tido
infinita certeza disso.
Jo 3 16 Porque
de tal maneira amou Deus AO MUNDO que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que TODO AQUELE (homem) [que está] crendo para dentro dEle (o Filho) não se faça
perecer, mas tenha [a]
vida ETERNA.
O CASO DOS 74
VERSOS ONDE CALVINISTAS DISTORCEM OS "TODOS"/ "MUNDO"/ "QUALQUER QUE QUISER" ESCRITOS POR
DEUS
Note bem: Deus teve misericórdia sobre TODOS e amou a TODOS:
Sl 145:9; 86:15; Lc 6:36 (devo ter misericórdia somente por poucos?); Mq 6:8;
7:18; Ef 2:4; Rm 11:32; 1Co 13:4.
Sl 145:9 O SENHOR [é] BOM para
TODOS, e as suas misericórdias [são] sobre
TODAS as Suas obras.
Sl 86:15 Porém Tu, ó Senhor, [és] um
Deus cheio de compaixão, e gracioso, paciente, e grande em benignidade e em
verdade.
Lc 6:36 Sede vós, pois, misericordiosos, como o
vosso Pai também é misericordioso.
(se
"todos", nos outros versos além deste, significa alguns, então devo
ter misericórdia somente por poucos?)
Mq 6:8 Ele
te declarou, ó homem, o que [é] bom; e que [é] o que o SENHOR
requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia e andes
humildemente com o teu Deus?
(se "todos",
nos outros versos além deste, significa alguns, então devo ter misericórdia
somente por poucos?)
Mq 7:18 Quem [é] Deus
semelhante a Ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da transgressão do
remanescente da Sua herança? Ele não retém a Sua ira para sempre, porque TEM
PRAZER [NA SUA] BENIGNIDADE.
Ef 2:4 Deus, porém, riquíssimo sendo em
misericórdia, em razão do Seu grande amor com que nos amou,
Rm 11:32 Porque Deus juntamente- fechou-
circundou a todos para dentro da incredulidade , a fim de, para [com] os
TODOS, usasse de misericórdia.
1Co 13:4 O amor- caridade
é longânimo, é BENIGNO; o amor- caridade não arde em ciúmes; o amor-
caridade não se vangloria , não é [tornado]- inchado- de-
soberba,
Mas Calvinistas,
em suas explicações enganações-
por distorção (seus comentários em pregações, aulas e livros), radical (e
agressiva)-mente MUDAM a Bíblia em 74 locais:
· Em 20 versos, pregadores calvinistas distorcem "mundo" ("kosmos") para "[somente os poucos] eleitos"
· Em 16 versos, pregadores calvinistas distorcem "todo- e- qualquer- homem" ("an") para "[somente os poucos] eleitos"
· Em 16 versos, pregadores calvinistas distorcem "quem- quer que" ("pas an") para "[somente os poucos] eleitos"
· Em 16 versos, pregadores calvinistas distorcem "todos" ("pas") para "[somente os poucos] eleitos"
· Em 6 versos ,pregadores calvinistas distorcem "todo- e- cada homem" ("hekastos") para "[somente os poucos] eleitos".
Exemplo de completa distorção dos calvinistas: Lc 2:10:
Lc 2 10
E lhes disse o anjo: "Não temais, porque, eis aqui, vos
prego- as- boas- novas (o evangelho) [de] grande alegria, a qual (alegria) será
para TODO o povo:
(como
poderia o anúncio dos anjos ser alegria para todos, se alguns já estavam
por Deus predestinados para o inferno??? Calvinistas, em suas explicações
enganações- por distorção, comentando nas
pregações, adulteram o verso para significar "a qual (alegria) será [somente]
para os ELEITOS dentre o povo:")
[
Outro exemplo: Em Rm 5:18,
"Assim,
pois, como através de uma [só]
ofensa [julgamento veio]
sobre TODOS [OS] HOMENS, para
condenação, assim também, pela justiça de Um [só], [o
dom gratuito chegou] para TODOS [OS]
HOMENS, para justificação d[a]
vida."
Em um único verso, há duas palavras
"todos", em um mesmíssimos contexto, separados por poucos
centímetros. Absurdamente, os calvinistas são forçados a fazer forte violência
interpretativa e pregar que o primeiro "TODOS OS HOMENS"
significa "TODOS OS
HOMENS [SEM EXCEÇÃO]" e o segundo "TODOS" tem que significar "UNS POUCOS [SOMENTE OS ELEITOS]. Isto é,
o pastor/ pregador/ professor calvinista usa todas suas forças para nos enganar
e nos fazer entender algo muito diferente:
"Assim,
pois,
como através de uma [só]
ofensa [julgamento veio]
sobre TODOS [OS]
HOMENS, para condenação,
assim também, pela justiça de Um [só], [o
dom gratuito chegou] para UNS POUCOS-
E- RAROS HOMENS [OS ELEITOS],
para justificação d[a]
vida."
Se isso não é a mais grosseira, desonesta, absurda e revoltante deturpação
exegética da história, eu não sei o que poderia ser pior que isso.
]
Os
calvinistas, em suas pregações e comentários, têm muitos truques, dizendo que
"todos" significa apenas
"todos os ELEITOS",
"todos os TIPOS de pessoas (não
cada pessoa individualmente)",
"todos sem distinção, mas não todos sem exceção" (que frase difícil, precisamos entender o que querem
dizer com isso).
Mas que pensaria a Justiça ao ver um anúncio numa loja
"desconto de 75% sobre TODOS os produtos", mas, ao entrar na
loja, verificar que alguns itens não têm absolutamente nenhum desconto????
Valeria a desculpa do gerente que
Deus não faz esses sujos truques, jogos de palavras e enganações!
Coloquem isso em suas cabeças, irmãos calvinistas: Deus não faz esses sujos
truques, jogos de palavras e enganações! Inclusive no assunto de Seu plano para
nossa salvação.
Quando Ele diz "todos", não é truque sujo, Ele significa isso mesmo
"cada um de todos os homens e mulheres, sem exceção";
Quando Ele diz "mundo" referindo-se a pessoas, não é truque sujo, Ele
significa isso mesmo "cada uma de todas as pessoas do mundo, sem
exceção";
etc.
E aceitem um conselho muito importante, dado com amor, visando o bem de vocês:
Quando suas lindas teologias, tão admiravelmente montadas como um castelo de
cartas de baralho, colidirem de frente com tantos versos da Bíblia explícitos,
claros, que não têm outra maneira legítima de serem traduzidos, nem nenhuma
interpretação contextual que obriguem a significar coisa diferente, então
abandonem suas lindas teologias, ao invés de ignorar ou distorcer tais versos.
Calvinistas: "Deus é amor ao máximo, pelo simples fato de dar sol, chuva e comida
a todos. O amor dEle não
precisa ir 1mm além disso".
RESPOSTA: Ué, por acaso seria o "supremo,
insuplantável amor" um médico dar uma lauta refeição a um doente que
ele sabe que vai morrer dentro de poucas horas, tendo o médico um remédio que
com certeza vai curá-lo total- instantânea- definitivamente, mas o médico
esconder isso, não lhe dar e oferecer as boas novas, não lhe dar a oportunidade
de ouvi-la, de entendê-la, de nela confiar, de pedir e receber e tomar o
remédio, e ser salvo da morte?? Seria bondade você inescapavelmente predestinar
um homem (ou abandoná-lo sem jamais lhe oferecer solução) ao destino no
inferno??? Calvinistas, vocês enlouqueceram??? Lembrem de Mc 8:36 e Tg 2:14-17
Mc 8:36 Pois,
que lucrará um homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma?
O valor do mundo inteiro, do presente
diário de sol, de copiosa chuva, de saborosa comida, etc., não é absolutamente
para se comparar com o valor da alma eterna de um único homem, com a oportunidade
lhe ser dada de entender e crer e ser salvo.
Tg 2:14-17 14 Qual [é] o
proveito, ó irmãos meus, se fé disser algum homem ter, [as]
obras, porém, ele não tenha? [Porventura] pode
a [tal] fé
salvá-lo? 15 Caso, porém, um
irmão ou uma irmã nus estejam, e tendo falta estejam do quotidiano mantimento, 16 E lhes disser algum [homem]
proveniente de dentro de vós "Ide em paz, aquentai-vos e sede
saciados," e vós não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo , qual
[é] o
proveito [disso]? 17 Assim, também a fé, se não tiver obras,
morta está quanto a si mesma (estando sozinha).
Se o Deus de misericórdia, amor e
imparcialidade exige de cada homem que mostre amor real e concreto pelas reais
necessidades de todos os seus semelhantes, ao invés de se esconder atrás de
desculpas e insinceridades, com palavras bonitas mas vazias, eles visando nada
lhes oferecer concretamente que lhes possa ajudar de fato, porventura não é de
se esperar que Deus ofereça real chance a todas as suas criaturas (mesmo
sabendo que somente algumas poucas delas irão crer e recebê-la, as demais irão
recusá-la)?
Calvinistas:
"São pouquíssimos os que foram predestinados para o caminho
estreito de Mt 7:14"
Mt 7:14 E porque estreita [é] a porta, e apertado o caminho que leva à
vida, e poucos há que a encontrem.
RESPOSTA:
A Bíblia não diz que são poucos os que foram
PREDESTINADOS para o caminho estreito, ela diz que são poucos os que ENCONTRAM
o caminho.
Calvinistas:
"Rm 9:13 é nossa suprema prova de que Deus elege alguns para
salvação, outros para o inferno"
"Como
tem sido escrito: "A Jacó amei, e a Esaú odiei". (O verso anterior é
Rm 9:12 "Foi dito a ela (a Rebeca):
"O (povo do) mais velho
servirá- como- escravo ao (povo do) mais
jovem.")"
RESPOSTA:
Ué, vocês estão loucos, irmãos? O verso NÃO diz que foi esta
escolha foi para salvação espiritual e eterna (ou para condenação espiritual
e eterna) de indivíduos específicos, para o inferno. Rm 9:13
é uma citação de Ml 1:2-3 (alguma vez você olhou lá?).
Sejamos maximamente literalistas, o mais que for biblicamente possível, nunca e
em hipótese nenhuma alegorizando, só entendendo que uma afirmativa é uma figura
de linguagem quando o contexto explicitamente diz que é uma linguagem
figurativa, ou quando não há possibilidade de não se interpretar
figurativamente, como em "Eu sou a porta", onde fica claro que porta
não é de madeira, mas significa caminho de entrada.
Ml 1:2-3 é uma profecia que não se cumpriu nos INDIVÍDUOS Jacó e Esaú mas
certamente vai se cumprir literal e plenamente no futuro, nas duas NAÇÕES
descendentes deles, e trata de eleições para bênçãos MATERIAIS ou para
desolação MATERIAL (não para salvação ou perdição espirituais).
Gn 25:23 prova que Deus estava profetizando sobre NAÇÕES, não sobre indivíduos
(senão Deus teria mentido e a profecia falhado, pois, em toda sua vida, Esaú
nunca serviu a Jacó).
Ml 1 2 "Eu vos
tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: "Em que [aspecto] tens Tu nos amado?" Disse o
SENHOR: Não [era] Esaú irmão de
Jacó? Todavia, Eu amei a Jacó, 3
E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes e da sua herança uma
desolação para os dragões do deserto.
E Rm 9:12 é uma citação de Gn 25:23, que se refere a NAÇÕES, não a indivíduos
"E o SENHOR lhe disse: "Duas NAÇÕES [há] no teu ventre, e dois POVOS [serão] divididos desde as tuas entranhas, e [um] POVO será mais forte do que o [outro] POVO, o (povo do) mais
velho servirá ao(povo do) mais
jovem."
Calvinistas:
"Você quer dizer que parte do sangue do Cristo foi desperdiçada? (Isto é, algumas pessoas pelas quais Ele
derramou Seu sangue acabam indo para o inferno?)"
RESPOSTA:
Você não pode dividir o sangue derramado de Cristo e dizer
que esta partezinha salvou Zé, essa outra salvou Zo, aquela outra foi
desperdiçada com Zu, etc. Se só houvesse uma pessoa na terra, ele seria
pecadora, é óbvio que teria que ter sido o matador do Senhor, e o Cristo também
teria derramado todo Seu Sangue (6 litros ?) para salvar somente essa uma
pessoa. Cada salvo foi salvo pela TOTALIDADE do sangue do Cristo. Tal
sangue, no seu volume total (6 litros?), expiou pelo pecadO (no singular,
portanto a natureza pecaminosa) de todo e cada homem individual, o volume total
(6 litros ?) (portanto a morte) por cada homem, muito mais que pelos seus pecadoS
(no plural, os milhões de pecados de cada homem)
Calvinista:
"a verdade crua é que Deus NÃO DESEJA salvar todos os homens. E, se desejasse, então salvaria.".
RESPOSTA:
A questão não é se Deus é
soberano: Ele tem TODO o direito e pode fazer TUDO sobre tudo e todos:
eu também creio nesse poder e direito, creio na soberania de Deus. A questão
é se Deus, na Sua soberania, decidiu e fez escrever que AMOU a todos
(como as letras da Bíblia dizem e eu creio), ou se Ele se fez escrever o
contrário disso, na Bíblia. Ela, sem dúvidas, tem escrito que Deus AMOU a TODOS. E eu creio nisso.
Amigo, inescapavelmente predestinar (!) pessoas a irem para o inferno,
vedar-lhes (!) a possibilidade de entender e crer, isso de modo nenhum é o
ápice de ser bondoso, e o amor é bondoso para com todos, e Deus é
misericordioso para com todos. E tudo isso não diminui a soberania dEle.
Alguns parágrafos acima, leia Sl 145:9; 86:15; Lc 6:36 (devo ter misericórdia
somente por poucos?); Mq 6:8; 7:18; Ef 2:4; Rm 11:32; 1Co 13:4, 17. Depois,
leia também:
Mt 28:19 Havendo [vós]
ido, portanto, ensinai- e- fazei- discípulos de TODAS as nações
(submergindo-os para dentro de o nome de o Pai, e de o Filho, e de o Espírito
Santo;
Calvinista, seria cruel escárnio você pregar a alguma
pessoa, uma vez que você não tem certeza de que ela PODE entender e crer e
receber, uma vez que há a possibilidade (e probabilidade) de ela ter sido
cegada e impedida por Deus, predestinada para o inferno.
Analogia: uma pessoa caiu num poço profundo, e você
(tipificando Deus), tendo uma corda suficientemente longa, fica gritando,
ensinando, convidando, rogando lá de cima para a pessoa segurar-se na corda ...
... ... mas você não a baixa (!) , não a baixa até a pessoa já ter morrido em
agonia(!). Que cruel cena. O ponto grave e horroroso, na analogia, é que você,
e Deus, não estariam sendo nada sinceros e bondosos no convite.
Outra analogia: a distorção calvinista da Limitada Expiação seria como se você
tivesse radicalmente amputado uma das duas asas de um pato selvagem:
Depois você amputou a outra asa, depois arrancou todas as penas do pato, ele
morreu de tanto sofrimento, você também lhe arrancou a cabeça e todas as penas
exceto da cauda, ele ficou assim:
Finalmente, você lançou este pato sem asas, nem penas, nem vida, de um avião a
4km de altura. Ele começou a cair vertiginosamente como pesada pedra, caindo na
velocidade de mais de 200km/h, e você ficou lhe gritando e incentivando:
"Voa, voa, eu te ordeno! Bate as asas, mesmo não as tendo. Voa, mesmo
estando morto. Voa, voa!").
2Pe 3:9 Não
retarda o Senhor a [Sua]
promessa, tal- como alguns por tardia [a] têm;
mas Ele é de- longa- paciência para conosco, NÃO DESEJANDO ALGUNS SE FAZER[EM]
PERECER, MAS [DESEJANDO]
TODOS A[O]
ARREPENDIMENTO VIR[EM].
1Pe 1:23 Sendo
de novo gerados (não provenientes- de- dentro- de semente corruptível, mas
provenientes- de- dentro- d[a
semente]
incorruptível) por- operação- de [a]
Palavra de Deus, [a
Qual] (Palavra) [está]
vivendo e permanecendo para o sempre.
Hélio de Menezes Silva, abr. 2017
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente
por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão
das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras
das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT
(Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org,
com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo
link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.