(o gêmeo deste artigo é "Lógica Podre Faz Ruir Teologias"
Hélio de Menezes Silva, abr. 2017
(Pv 21:30 LTT) Não há sabedoria, nem inteligência [para
entender], nem conselho contra o SENHOR.
Começo citando Arete, http://rti.myfineforum.org/archive/logical-arguments-for-the-doctrine-of-total-depravity__o_t__t_111.html
<< - Minha preferência é por uma
clara exposição da Escritura em oposição a um argumento lógico vagamente
baseado em silogismos.
- Minha preferência é por declarações [explícitas e] claras da
Escritura em oposição a referências casuais [não muito explícitas nem
totalmente claras; casos algo nebulosos onde, pelo menos aparentemente, há mais
que uma interpretação legítima];.
- Minha preferência é elevar as Sagradas Escrituras acima das tentativas do
homem de racionalizar a fé que nos foi dada, a qual [fé] eu acredito que
ultrapassa a lógica.
"... às coisas loucas deste mundo escolheu Deus, a fim de
que Ele aos [homens] sábios envergonhe" [1Co 1:27] e temo que muitas vezes
tentamos ser sábios em nossos próprios caminhos, em vez de nos [caminhos] de
Deus, para que não pareçamos tolos aos homens.
Não tenho nada contra a lógica ou a racionalidade - especialmente porque Deus é
racional. Eu estava apenas preocupado que alguém poderia colocar a razão do
homem em uma posição que compete para a Supremacia de Deus e de Suas Escrituras
.>>
Eu, Hélio, no artigo "Lógica Podre Faz Ruir Teologias", já
mencionei que, desde muitos séculos atrás, há livros e livros com mais de 300
técnicas para velhacamente se enganar e mortalmente convencer do erro, usando falácias,
que são argumentos lógicos que não seguem as regras de inferência de nenhum
[comprovadamente] sadio sistema formal de Lógica, podendo levar a
conclusões mortalmente falsas. Lá, também já demonstrei quanto e como essas
nauseantes técnicas de enganação que são usadas pelo Padre Agostinho, Padre
Aquino, Calvino educado por católicos, etc., e seus seguidores.
Agora, vamos ver que mesmo qualquer silogismo (as sequências de dedução lógica)
que, após exame de 5 minutos, pareça ser lógica sadia (sadia de acordo com os
homens) e obedecer ao mais [comprovadamente] sadio sistema formal
de lógica, se tal
silogismo colidir de frente contra pelo menos 1 verso da Bíblia que seja claro,
explícito, não discutido pelos fieis crentes literalistas, então tal silogismo
não é nada mais que LIXO PODRE, não lhe devemos dar a menor atenção,
atiremo-lo no lixo que é o único lugar que merece, permaneçamos com a Bíblia e
tudo que ela diz em versos claros, explícitos, não discutidos pelos fieis
crentes literalistas.
É muito, muito provável que um esforçado estudo de 5 dias nos mostre que a
lógica humana NÃO foi sadia, descobriremos uma falha nela.
Mesmo se não encontrarmos, queremos ficar com a Lógica ESPIRITUAL (aquela
que se harmoniza com toda a Bíblia, ao invés de se alinhar com Aristóteles mas
colidir contra o que a Bíblia diz explícita e claramente em ao menos 1 verso,
literal e corretamente interpretado no seu contexto) acima da Lógica
Humanamente Sadia.
Calvino: "Quando parece que a
doutrina da salvação é oferecida a todos [os homens] para o efetivo
benefício de todos eles, essa é uma PROSTITUIÇÃO CORRUPTA daquela [salvação]
que é declarada ser reservada particularmente [isto é,
exclusivamente] aos filhos da igreja"
(Institutas, Livro III, capítulo 22).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_pontos_do_calvinismo
:"Expiação particular (ou Expiação
Limitada): também chamada de "Redenção Particular" ou "Redenção
Definida", significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de
Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação.
A eficácia salvífica do Cristo redentor, então, não é "universal" ou
"potencialmente eficaz" para quem iria recebê-Lo, mas especificamente
designada para consolidar a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu
desde antes da fundação do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é
limitada em seu valor ou poder (SE Deus o Pai quisesse, teria salvo
todos os seres humanos sem excepção), mas sim que a expiação é limitada na
medida em que foi destinada para alguns e não para todos."
Louis Berkhof: "A
posição Reformada é que Cristo morreu com o propósito de realmente e
seguramente salvar os eleitos e SOMENTE OS ELEITOS. Isto é equivalente a
dizer que Ele morreu com o propósito de salvar SOMENTE aqueles a quem Ele
realmente aplica os benefícios de Sua obra redentora.". Systematic Theology, chapter "Doctrine of The Person and Work of Christ", p.
394 no ano de 1996.
Talvez o mais famoso e clássico livro (longo) defendendo a
doutrina da Expiação Limitada é The Death of Death in the Death of Christ
("A Morte da Morte na Morte de Cristo"), a obra prima de John
Owen. Seu argumento pode ser assim resumido:
Proposição 1: O Pai impôs Sua ira que é devida a todo pecador, e o Filho sofreu
punição em benefício e em lugar de exatamente uma das seguintes 3 coisas:
1.1. em benefício e em lugar de Todos os pecados
de todos os homens.
1.2. em benefício e em lugar de Todos os pecados
de apenas alguns homens, ou
1.3. em benefício e em lugar de Alguns dos
pecados de todos os homens.
Proposição 2: (1.3) é falsa pois, se fosse verdadeira, então todos os homens,
ao morrerem, ainda teriam alguns pecados para responder, e assim, nenhum homem
seria salvo, o que é óbvia e biblicamente falso (Abraão. Moisés, o ladrão na
cruz, Estevão, Paulo, são exemplos de homens salvos, que sairam desta vida para
o ceu. Há muitos milhões de pessoas salvas.)
Proposição 3: (1.1) é falsa. Pergunta "A
incredulidade é pecado?" Resposta "Sim." Pergunta "Então,
por que alguém deveria ser punido por não crer, se Cristo morreu por todos os
pecados, incluindo a descrença? Os descrentes também não deveriam ser
considerados salvos [isto é universalismo, rejeitado por todos crentes
conservadores]? Senão, então, se Cristo morreu por todos os pecados e há
pessoas pelas quais Ele morreu mas que estão perdidas, então seus pecados
(incluindo a descrença) estão sendo punidos duas vezes (Cristo foi morto por
causa dos pecados de Zé, e Zé foi lançado no inferno por causa desses mesmos pecados)
, o que é injusto [isto seria duplo pagamento, rejeitado por todos
crentes conservadores.]" Como 1.1 só leva a absurdos, é falsa."
Conclusão: uma das 3 opções (1.1, 1.2, 1.3) tendo que ser verdadeira, e (1.1 e
1.3) sendo falsas, então (1.2) está provada, isto é, "Cristo sofreu e morreu em benefício
e lugar de todos os pecados de apenas alguns homens".
Mas nosso espírito objeta:
Em primeiro lugar,
mesmo se esta cadeia de deduções lógicas estivesse impecavelmente correta
pela mais sadia lógica humana (e não está, como veremos depois),
a conclusão calvinista é abalroada de frente, catastroficamente choca-se
de frente contra versículos da Bíblia que clara, explícita,
incontornavelmente nos garantem que a expiação/ propriciação feita por
Cristo, vertendo todo Seu sangue na cruz do Calvário, foi em benefício e
em lugar de TODOS os homens. (Por agora isto é o que importa, depois,
noutros locais, você poderá ver que a expiação/propriciação foi apenas
POTENCIALMENTE feita em lugar de todos os homens, e EFICAZMENTE foi feita
somente em lugar de todos que Deus anteviu que creriam):
*** Is 53:6 TODOS nós andávamos
desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o
SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós TODOS.
A morte de Cristo foi em lugar e para salvação de TODOS os homens sem
exceção, de toda a terra em todos os séculos, não só em lugar dos eleitos.
Salvação é disponível e oferecida a todos, quando Deus chama a todos (da forma
progressiva que já vimos), embora somente uns poucos escolham crer e receber. A
lógica aristotélica, ainda mais baseada em falsas premissas, não pode anular
claras declarações de Deus na Sua Palavra.
1Tm 4:10 Porque, para isto , tanto estamos trabalhando como somos
injuriados, pois temos esperado (apoiados) sobre [o] Deus [que está] vivendo, o
Qual é [o] Preservador de TODOS [os] homens, principalmente d[os] crentes.
Mesmo comentário.
*** 1Jo 2:2 E *Ele próprio* [a] propiciação é concernente aos nossos pecados, e não somente
concernente aos nossos (pecados), mas também
concernente aos (pecados) do INTEIRO
MUNDO.
Mesmo comentário.
*** Hb 2:9 Aquele (Jesus), porém, ([por] um certo
pouco (tempo)) menor do que [os] anjos (dantes) tendo sido feito... (Agora) vemos Jesus, em razão
do sofrimento d[a Sua] morte, com
glória e com honra havendo sido coroado. De modo que Ele, pel[a] graça de Deus, para- benefício- e- em- lugar- de TODOS [os homens], provasse [a] morte.
Mesmo comentário.
*** 1Tm 2:4 O Qual deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em].
Mesmo comentário.
Em segundo lugar,
o raciocínio de Owen é falacioso (Vou adaptar e resumir de https://leesomniac.wordpress.com/2015/01/29/evaluating-john-owens-trilemma-and-double-payment-argument-for-limited-atonement/
):
- Logo na partida, na realidade, as 3 opções 1.1, 1.2 e 1.3 não formam um
trilema, pois não são exaustivas, uma vez que faltou a 4ª opção lógica que é
"o Filho sofreu punição em benefício e em lugar de alguns dos
pecados de alguns homens". Mas, de qualquer maneira, isso é
exatamente uma escolha que todo crente conservador nem mesmo cogitaria, ou
facilmente refutaria quem a propusesse.
- Owen afirma que é injusto que Deus esteja irado com os pecados que foram
pagos por Jesus, portanto os incrédulos não podem estar entre aqueles pelos
quais Cristo morreu.
Pergunto "Quando alguém é salvo?" Calvinistas terão que dizer que é
quando ele é regenerado e expressa fé. Afinal, a Escritura deixa claro que até
mesmo os crentes estavam sob a ira de Deus até o momento de serem salvos (Ef
2:1-3 1E [Ele] a *vós*
[vivificou] , estando
[vós]
mortos nas ofensas e nos pecados 2Em
que, em tempos passados, andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe
da potestadE do ar, o espírito que agora [está]
efetivamente- operando nos filhos da desobediência, . 3Entre os quais também, *nós* todos, em
tempos passados mantivemos- conversação- e- maneira- de- viver nos desejos da
nossa carne, fazendo os desejos da carne e dos pensamentos; e éramos, por
natureza, filhos d[a] ira,
como também os demais [homens].).
Pergunto "Por que a ira de Deus está sobre aqueles por quem Jesus morreu
em algum momento, se é, em princípio, injusto que a ira de Deus esteja sobre os
pecados que foram pagos?" Calvinistas têm que responder que estes que
ainda vão ser salvos mas ainda não o foram, sempre foram justificados, pois
mesmo em sua incredulidade antes da conversão eles foram perdoados na cruz. Mas
essa conversa de justificação desde a eternidade não é um conceito bíblico. Se
os calvinistas dizem que, sim, a ira de Deus está sobre todos os pecadores
somente até a conversão, então isso não é muito diferente do que um
não-calvinista diz, então isso torna o argumento do duplo pagamento um problema
para os calvinistas também.
- Alguns calvinistas acham que apelar para a ordem
lógica dos decretos de Deus resolve esse problema. Basicamente, eles argumentam
que está perfeitamente bem dentro do Calvinismo ver a ira de Deus sobre os próprios
eleitos antes da conversão, porque, mesmo que Deus os elegeu antes da criação, Ele
também escolheu o tempo e os meios pelos quais eles seriam salvos. Esta
resposta, no entanto, completamente erra o alvo. É irrelevante que o
calvinismo, em termos gerais, possa explicar o intervalo de tempo entre eleição
e salvação; o problema surge devido a esse argumento de pagamento duplo
específico que muitos calvinistas seguindo Owen usaram. Se o argumento do duplo
pagamento for verdadeiro, então esse intervalo de tempo em que a ira de Deus
está sobre os eleitos torna-se um problema para os calvinistas também,
independentemente se ele também foi planejado por Deus.
...
- Um problema básico do calvinismo e de Owem é uma visão comercialista
da expiação/propriciação: esta é uma presunção que até tem sido criticada por
outros calvinistas porque não interpreta a imputação. O que é fundamental para
os defensores do duplo pagamento é que eles concebem pecados específicos
aplicados especificamente a Jesus de forma estritamente quantitativa ou
numérica.
O erro aqui talvez seja melhor visto discutindo a imputação da justiça. Como o
Dr. David Allen aponta, a imputação [sobre o crente] da justiça de Cristo não
significa que todos os atos particulares de justiça de Cristo são imputados ao
crente. Mesmo muitos calvinistas não vêem que a imputação foi dessa maneira. Ao
invés disso, o que é imputado aos crentes é a qualidade ou o caráter da justiça
de Cristo que viveu uma vida moral perfeita. Da mesma forma, o que é [do homem
pecador e foi] imputado sobre Cristo não foi um monte de atos de pecado
específicos, mas "o meu pecado [singular]" [isto é, a minha
qualidade de pecador, a minha natureza pecaminosa], o pecado e a
penalidade legal que vem com isso. De fato, sendo o Filho de Deus, o pagamento
dado por Cristo é de tal valor infinito que excede em valor o pagamento que
todos os pecados específicos do homem exigem. Exigir a equivalência exata não é
apenas desnecessário, tal equivalência exata poderia diminuir o valor
intrínseco infinito do sacrifício do Filho de Deus.
- Quando a imputação é devidamente compreendida, não há então nenhum problema
em distinguir entre a provisão da obra de Cristo na cruz e a aplicação
mais restrita dela que é baseada na fé. Cristo foi tratado como se fosse um
pecador e pagou a pena legal por isso, mas o fez com a condição de que tal
pagamento infinito seja aplicado às pessoas. Se tal pagamento for rejeitado,
não há nada de injusto sobre essa pessoa pagar sua própria pena porque a
condição de aplicação não foi cumprida.
Em quarto lugar, o maior nome do calvinismo, Calvino (claro), embora às
vezes fosse contraditório, outras vezes pareceu ser muito contrário à doutrina
da Expiação Limitada:
"Além disso, oferecemos as nossas
orações a Ti, Ó Deus misericordioso e Pai misericordioso, em favor de
todos os homens em geral, para que, como Te agrada ser reconhecido [como] o
Salvador de toda a raça humana pela redenção realizada por Jesus Cristo,
Teu Filho, assim, aqueles que ainda são estranhos ao conhecimento dEle, e
imersos na escuridão e mantidos cativos pela ignorância e pelo erro, possam,
por Teu Santo Espírito, brilhar sobre eles, e pelo Teu evangelho soar em seus
ouvidos, ser trazidos de volta ao correto caminho da salvação, que
consiste em conhecer a Ti, o verdadeiro Deus , e a Jesus Cristo, a Quem
enviaste ..." (Calvino, Forms of Prayer for the
Church, Tracts, Vol. ii, p. 102.)
"E, na verdade, nosso
Senhor Jesus foi oferecido a TODO O MUNDO ... Nosso Senhor Jesus sofreu
por TODOS e não há nem grande nem pequeno que não seja inexcusável hoje,
pois [todos] podemos obter a salvação nEle. Os incrédulos que se afastam
dEle e que se privam dEle pela sua malícia são hoje duplamente culpados. Porque
como vão eles desculpar sua ingratidão em não receber a bênção em que poderiam
compartilhar pela fé? E vamos perceber que se nós vamos nos reunir ao nosso
Senhor Jesus Cristo, nós não impediremos uns aos outros e impediremos que
Ele seja suficiente para cada um de nós ... Não temamos ir a Ele em grande
número, e cada um de nós traga seus vizinhos, visto que Ele é suficiente para
nos salvar a todos ". Naturalmente,
na teologia mais ampla de Calvino, o incrédulo deixado a si mesmo não confiará
em Cristo por sua própria vontade (daí a necessidade da eleição incondicional e
do trabalho soberano de Deus).
"Mas somente aqueles a
quem Ele iluminou fazem isto, e ele ilumina aqueles a quem predestinou para a
salvação" Calvino, Sermons on
Isaiah’s Prophecy of the Death and Passion of Christ, Sermon 7, Isa.,
53:12, p. 136, 141-4. [Aqui, Hélio acha Calvino contraditório. Mas pelo menos
uma parte dele e de suas palavras parecem ter sido contra a expiação limitada]
Calvino: "Cristo
sofreu pelos pecados do inteiro o mundo, e, na bondade de Deus, é oferecido a
todos os homens sem distinção, havendo Seu sangue sido derramado não
apenas por parte do mundo, mas por TODA a raça humana." (citado em http://www.4himnet.com/bnyberg/tulip.html e em
http://www.middletownbiblechurch.org/doctrine/4whom21.htm
(em pedaços separados))
"Nosso Senhor fez eficaz
para [o ladrão perdoado] Sua morte e paixão que Ele sofreu e suportou em
favor de TODA a humanidade". (Calvino Sermons on
Christ's Passion, pp. 151)
"Cristo foi assim
ordenado ser o Salvador de TODO o mundo, para salvar aqueles que lhe foram
dados pelo Pai para fora do mundo inteiro, para que Ele possa ser a vida eterna
daqueles de quem Ele é a Cabeça." A Treatise on the Eternal Predestination of God (translated by H. Cole), in Calvin’s
Calvinism (1927) p. 94.
Em quinto lugar, o maior "inspirador quase adorado", aquele
que foi imitado, copiado, citado milhares de vezes, citado quase 3 vezes em
média em todos os livros de Calvino", isto é, o Padre católico Agostinho, o
grande pai das maiores heresias do catolicismo, embora às vezes fosse contraditório,
outras vezes pareceu ser muito contrário à doutrina da Expiação Limitada:
- Agostinho, Exposição do Salmo 95: "O Redentor veio e pagou o
preço, derramou Seu sangue, e comprou o MUNDO. Você pergunta o que Ele
comprou? Veja o que Ele pagou, e encontre o que Ele comprou. O sangue de Cristo
é o preço: O que é de tão grande valor? O que, senão o MUNDO inteiro? O
que, senão todas as NAÇÕES? "
- Agostinho, tratado 92, sobre o Evangelho de João: "O sangue de Cristo foi derramado para a remissão de TODOS os
pecados."
Não importa quão lindo e lógico pareça
um silogismo dedutivo
baseado na lógica do perdido pagão Aristóteles, se tal silogismo for 1mm
contra a metade de uma letra de um único verso da Bíblia, atiremo-lo no lixo.
Permaneçamos com tudo que a Bíblia ensina em pelo menos um verso claro e
explícito, literalmente interpretado dentro do seu contexto.
Contrário a todas as letras TULIP, e destruindo-as todas, a minha Bíblia, em
muitos versos claros e explícitos claramente me ensina que:
* Deus AMOU a (e deu Seu Filho
Unigênito por) TODOS os homens, sem exceção Jo 3:16
Porque de tal
maneira amou Deus ao mundo que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a
fim de que todo aquele (homem) [que está] crendo para
dentro dEle (o Filho) não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.
* Deus CHAMA a TODOS os homens, sem exceção Pv
8:4; 1:24-26; Is 1:18; 55:6,1; Mc 16:15; 1:15; Atos 17:30; Ap 22:17.
Pv 8:4 A vós outros, ó homens, CLAMO; e a
minha voz [se dirige] aos filhos dos homens.
Pv 1:24-26 24 Entretanto, porque eu
CLAMEI e RECUSASTES; e ESTENDI A MINHA MÃO [e] não houve quem desse
atenção, 25 Antes rejeitastes todo
o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa
perdição [e] zombarei, em vindo o
vosso temor.
Is 1:18 VINDE agora, e
arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata,
eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o
carmesim, se tornarão como a [branca] lã.
Is 55:6 BUSCAI ao SENHOR
enquanto Ele [ainda] pode ser achado,
invocai-O enquanto Ele [ainda está] perto.
Is 55:1 "Ó vós, TODOS os que
tendes sede, VINDE às águas, e vós, [todos] que não tendes dinheiro,
VINDE, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de
uva
e
leite.
Mc 16:15 E Ele lhes disse: "Havendo vós
ido para dentro de todo o mundo, pregai o evangelho (as
boas novas) a toda a criatura.
Mc 1:15 E dizendo: "Tem sido
cumprido o tempo, e tem chegado vizinho o reinar de Deus. ARREPENDEI-vos,
e crede no evangelho (as
boas novas)."
At 17:30 Portanto, em verdade,
havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele
ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB.
Ap 22:17 E o Espírito (Santo)
e a noiva (Me)
dizem: 'VEM Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga:
'VEM Tu !' E aquele [que está] tendo sede, VENHA
ele; e [todo] aquele [que está] querendo, RECEBA
ele a água d[a] vida, de graça.
(Deus chama através da criação Rm 1:20, consciência Rm 2:14,15,
Palavra Rm 10:17, outros crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14+, e
Espírito Santo Jo 16:8).
* TODO o homem (ao ouvir a Palavra e ser chamado
por Deus) é por Ele HABILITADO para entender e escolher (ou não) CRER e receber
Cristo Is 1:18; Dt 30:19; Js 24:15.
Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS
juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles
se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim,
se tornarão como a [branca] lã.
Dt 30:19 O céu e a terra tomo hoje por
testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante
de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que
vivas, tu e a tua semente,
Js 24:15 Porém, se vos parece
mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI
hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos
deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos
ao SENHOR.
* Salvação depende apenas de CRER. Nem 1mm a mais, nem a menos. At 16:31; 1Co 1:21; Ef 2:8.
At 16:31 E eles disseram:
"Crê tu (apoiado)
sobre o Senhor Jesus Cristo, e tu serás salvo. Semelhantemente, [creia] a tua família[, e será salva]".
1Co 1:21 Porque, uma vez que,
na sabedoria de Deus, não conheceu o mundo a Deus através da sabedoria (do mundo),
agradou a Deus salvar, através da loucura da pregação, aqueles [que estão] crendo .
Ef 2:8 (Porque por- operação-
da graça (de Deus)
sois [aqueles] (já) tendo sido salvos,
por meio da fé). E isto não [é] proveniente- de-
dentro- de vós mesmos, [é] dom de Deus,
* A GRAÇA é RESISTÍVEL Pv 1:24-26; Jo 5:39-40; Mt 23:37.
Pv 1:24-26 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e
estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha
repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa
perdição [e] zombarei, em vindo o
vosso temor.
Jo 5:39-40 39 Examinai vós as Escrituras, porque vós
supondes nelas ter [a] vida eterna, e são
elas que [estão] testificando
concernente a Mim; 40 E não quereis
vir a Mim a fim de que [a] vida tenhais!
Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, a (cidade)
[que está] matando os
profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas
vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela
debaixo das asas [dela], e vós não
quisestes!
* A salvação final de quem creu não vem da PERSEVERANÇA dada a (e demonstrada por) ele, mas é PRESERVAÇÃO por ação da fidelidade de DEUS (mesmo que o crente morra em falha e pecado) Jo 3:18; 10:28-29; Rm 8:28-30,35,38-39; 1Co 5:3-5; Ef 4:30.
Jo 3:18 Aquele [que está] crendo
para dentro dEle (o Filho)
não é condenado; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] (o Filho) já tem sido
condenado, porquanto não tem crido para dentro de o nome de o unigênito
Filho de Deus.
Jo 10:28-29 28 E [a] vida eterna Eu
lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará
para- fora- da Minha mão. 29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim,
maior do que todos é, e ninguém pode arrebatá-[las] para- fora- da mão
do Meu Pai.
Rm 8:28-30 28 [Bem] temos sabido, porém,
que, para aqueles [que estão] amando a Deus, todas
as coisas co- operam- juntamente para [o] bem, para aqueles que
[estão] sendo chamados-
convidados segundo [o] propósito [dEle] (Deus). 29 Porque, aos [homens] a quem Ele (o Deus)
pré-conheceu , também os predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno)
[para serem] conformados à
apresentação- físico- corporal de o Seu Filho, a fim de ser Este (o Seu Filho)
[o] primeiro- nascido
entre muitos irmãos. 30 E, aos [homens] a quem Ele (o Deus)
predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno),
a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também declarou justos; e aos
que declarou justos, a estes também glorificou.
Rm 8:35 Quem nos separará para- longe- do
amor de o Cristo (a nós)?
[A] tribulação, ou [a] angústia, ou [a] perseguição, ou [a] fome, ou [a] nudez, ou [o] perigo, ou [a] espada?
Rm 8:38-39 38 Porque tenho sido persuadido de que: nem [a] morte, nem [a] vida, nem [os] anjos, nem [os] principados, nem [as] potestades, nem as
coisas tendo- estado- presentes, nem as coisas estando por vir, 39 Nem [a] altura, nem [a] profundidade, nem
qualquer outra criatura, poderÁ nos separar para- longe- do amor de Deus (a nós),
o qual (amor de Deus)
[está] em Cristo Jesus, o
Senhor nosso.
1Co 5:3-5 3 Porque *eu*, em verdade, ainda que estando ausente no corpo mas
estando presente no espírito, já tenho julgado- determinado, como se estando [eu] presente, que aquele [varão] assim havendo
perpetrado isto, 4 Em o nome de o nosso
Senhor Jesus Cristo havendo sido juntamente reunidos vós e o meu espírito com o
poder de o nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Abandonar[mos] o tal a Satanás, para
dentro da destruição da carne, para- o- resultado- de o espírito vir a ser
preservado dentro do dia de o Senhor Jesus.
Ef 4:30 E não entristeçais o Espírito
Santo de Deus, dentro de Quem (dentro de o Espírito
Santo) vós fostes selados para [o] dia d[a] redenção.
* Qualquer pessoa pode
- tornar-se um recipiente de
misericórdia de Deus (Rm 9:23)
A fim de que também desse
Ele a conhecer a riqueza da Sua glória sobre [os] vasos de misericórdia
(aqueles que Ele [já] de- antemão-
preparou para dentro da glória (eterna))?
- ser uma das ovelhas de Cristo
(João 10: 9)
EU* SOU a Porta; se
qualquer homem entrar através de Mim, será salvo; e entrará, e sairá, e
pastagem achará.
- ser um dos doados pelo Pai, ao
Filho (João 6:37)
Tudo aquilo que Me
dá o Pai, até Mim virá; e que (todo)
aquele (homem)
que [está] vindo até Mim, de
maneira nenhuma Eu o lance fora,
- ser um daqueles que crerão nEle
(João 17:20)
(E não rogo
concernente a estes somente, mas também concernente àqueles que, através da
palavra deles, crerão para dentro de Mim);
- E, gloriosamente verdadeiro, ser
um dos eleitos de Deus (Tito 1:1)
Paulo, um escravo de
Deus e um apóstolo de Jesus Cristo conforme [a] fé d[os] eleitos de Deus e [conforme] [o] pleno- conhecimento
de [a] Verdade que [é] segundo [a] dedicação- no-
seguir- a- Deus,
Hélio de Menezes Silva, abr. 2017.
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.