LIMITADA EXPIAÇÃO: Versos [Mal-] Usados por Calvinistas:

(no mau entendimento que lhe dão)



http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html


David Cloud

traduzido por Hélio de Menezes Silva   e   Hélio Sousa Ferraz

 

[Chaves: Jesus morreu por TODOS: Is 53:6; Jo 1:29; 3:16-17; Rm 11:32; 1Jo 2:2; He 2:9; Deus ANELA que TODOS sejam salvos 1Tm 2:4; 2Pe 3:9; salvação disponível a TODOS Jo 3:16,17; At 2:21; Rm 10:13; 1Tm 4:10]

6 textos distorcidos pelos calvinistas:
Is 53:8; Mt 1:21; Mt 20:28; Jo 10:11; At 20:28; Jo 11:49-52



De acordo com esta doutrina [de Limitada Expiação], a morte de Cristo foi apenas em favor daqueles [poucos homens] que Deus soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] elegeu. Calvino fez a seguinte acusação à [doutrina da] oferta universal do Evangelho:
"Quando parece que a doutrina da salvação é oferecida a todos [os homens] para o efetivo benefício de todos eles, essa é uma PROSTITUIÇÃO CORRUPTA daquela [salvação] que é declarada ser reservada particularmente [isto é, exclusivamente] aos filhos da igreja." (Institutas, Livro III, capítulo 22).


NOTA *: "arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou glória."

NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se possam perceber e entender)."



A seguir estão os principais textos-prova que são apresentados [pelos calvinistas] em apoio à doutrina da Expiação Limitada [com explicações mostrando que seus argumentos são apenas distorções ou mal uso das Escrituras]:



1)    Is 53:8 Da prisão e do juízo foi tirado; e quem declarará a Sua geração? Porquanto foi cortado fora da terra dos viventes; pela transgressão do MEU POVO foi o ferimento sobre Ele.

Este versículo é usado pelos Calvinistas para apoiar a doutrina de que Cristo morreu apenas pelos [poucos] eleitos, mas o "meu povo" em favor de quem, de acordo com este versículo Ele foi ferido, é TODO O povo da nação de ISRAEL [veja o contexto anterior, em Is 52:1,2,4,7,12], e sabemos que nem todos os israelitas serão salvos [a oferta foi a todos, o aproveitamento foi por poucos].
[Hélio: sim, também creio que podemos e devemos estender [secundariamente] os maravilhosos aspectos [primários] de Is 53 a além de todos os israelitas, para todas as pessoas de todas as nações! Eu prego isso. Mas não podemos tomar a afirmativa de que [primariamente] Cristo deu Sua vida por todos de seu povo de Israel (mesmo que muitos recusaram a oferta), e agora dizer [secundariamente] que Cristo deu Sua vida somente por todos dos pouquíssimos eleitos de entre todas as nações]

Além disso, mesmo se o "meu povo" de Isaías 53:8 se referisse aos "eleitos", não se seguiria que Cristo morreu SOMENTE pelos eleitos. Isso seria ler algo no versículo que não está lá.

[Um exemplo: tenho 100 alunos, 2 deles chegam na minha sala para tirar dúvidas, ao final lhes digo "voltem sempre, estou aqui para tirar suas dúvidas", isto não significa que eu não estou ali para tirar as dúvidas de todos meus alunos, eu não disse "para tirar somente suas dúvidas, de ninguém mais". Entendeu? Isto chama-se lógica. Lógica sadia. Lógica espiritual (porque harmoniza-se com a Bíblia, ao invés de colidir contra o que ela diz explicitamente.)]


Isso [a teoria da Expiação Limitada] também colide de frente contra o ensino de muitas passagens claras das Escrituras, tais como

 
[tomando a extensão de Isaías 53 a todos, além da nação de Israel, então Isaías 53:6]  diz que a iniquidade de TODOS os homens foi colocada sobre Jesus,

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós TODOS.

e Rm 11:32, que diz que Deus quer usar de misericórdia para com TODOS,

Porque Deus juntamente- fechou- circundou a todos para dentro da incredulidade , a fim de, para [com] os TODOS, usasse de misericórdia.

e 2 Co 5:19, que diz que Deus deseja reconciliar TODOS os homens com Ele mesmo,

A saber, que Deus estava, em [o] Cristo, [O] MUNDO reconciliando conSigo mesmo, não lhes imputando [Deus] as transgressões deles, e havendo entregue- confiado  a  nós a palavra da reconciliação.

e 1 Tm 2:6, que diz que Jesus foi um resgate para TODOS os homens,

Aquele havendo dado a Si mesmo [como] resgate- substituto para- benefício- e- em- lugar- de TODOS (o testemunho [a ser testemunhado] [nos] tempos de- propriedade- d[Ele])

e Hebreus 2:9, que diz que Jesus provou a morte por TODOS os homens,

Aquele (Jesus), porém, ([por] um certo pouco (tempo)) menor  do que [os] anjos (dantes) tendo sido feito... (Agora) vemos Jesus, em razão do sofrimento d[a Sua] morte, com glória e com honra havendo sido coroado. De modo que Ele, pel[a] graça de Deus, para- benefício- e- em- lugar- de TODOS [OS HOMENS], provasse [a] morte.

e 2 Pedro 2:1, que diz que Jesus comprou até os falsos mestres não salvos,

Mas houve também falsos profetas no meio do povo, como também no meio de vós haverá falsos professores- mestres, os quais encobertamente- ao- seu- lado- trarão- para- dentro heresias  de perdição, negando até- mesmo ao Dono- e- Senhor os havendo Comprado, trazendo [eles] sobre si mesmos repentina destruição;

e 1 João 2:2, que diz que [Jesus] fez provisão de expiação- propiciação para TODOS os homens.

E *Ele próprio* [a] PROPICIAÇÃO é concernente aos nossos pecados, e não somente concernente aos nossos (pecados), mas também concernente aos (pecados) do INTEIRO MUNDO.




2)    Mt 1:21 E ela dará à luz [um] filho e tu chamarás o Seu nome de JESUS; porque *Ele* salvará O SEU POVO para longe dos pecados deleS."

Este versículo não se refere à questão de "se Jesus morreu para tornar possível que TODOS os homens sejam salvos [ou somente uns poucos, os eleitos]". As pessoas referidas neste versículo são os JUDEUS. Jesus, de fato, salvará os judeus de seus pecados, mas também sabemos que nem todos os judeus serão salvos. Mas mesmo se "seu povo" neste versículo se referisse aos "eleitos", isso não significa que Cristo morreu SOMENTE pelos eleitos.
["vou salvar você" não significa "vou salvar somente você, ninguém mais." Isto chama-se lógica. Veja exemplo acima, no parágrafo sobre Is 53:8]



3) Mt 20:28 Tal como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a Sua vida [como] preço- de- resgate, (dar a Sua vida) em- lugar- de MUITOS."

Que Jesus deu Sua vida em resgate por muitos não significa que Ele deu Sua vida em resgate apenas para os [poucos] eleitos [e não como uma provisão disponível para todos os homens]. Isso contradiria 1Tm 2:6 e 1João 2:2 e muitas outras passagens da Bíblia.
1Tm 2:6 Aquele havendo dado a Si mesmo [como] resgate- substituto para- benefício- e- em- lugar- de TODOS (o testemunho [a ser testemunhado] [nos] tempos de- propriedade- d[Ele]),
1Jo 2:2 E *Ele próprio* [a] propiciação é concernente aos nossos pecados, e não somente concernente aos nossos (pecados), mas também concernente aos (pecados) do INTEIRO MUNDO.
["gosto de você" não significa "gosto somente de você, de ninguém mais." Isto chama-se lógica. Veja exemplo acima, no parágrafo sobre Is 53:8]



4)    Jo 10:11 *EU* SOU o bom Pastor; o bom Pastor dá a Sua vida (morrendo) para- benefício- e- em- lugar- das OVELHAS.

Novamente, [dizer] que Jesus deu Sua vida pelas ovelhas não é dizer que Ele também não deu a Sua vida para tornar possível que TODOS os homens sejam salvos. [Ver 1Tm 2:6 e 1João 2:2, acima.]

[A lógica dos calvinistas (que não é espiritual, não vem do Espírito de Deus, porque colide contra o que a Bíblia diz explicitamente) é a seguinte:
    Cristo deu Sua vida pelas Suas ovelhas;
    Os fariseus não foram ovelhas de Cristo;
    Portanto, Cristo não deu Sua vida pelos fariseus;
    (Portanto, Cristo não morreu visando o benefício de todos e em lugar de todos, mas morreu apenas por uns poucos).

mas esta lógica, além de ter que ser desprezada por colidir contra explícitas declarações de Deus na Bíblia, receberia nota zero em todo curso de lógica, pois equivale exatamente à seguinte dedução evidentemente erradíssima:
    Hélio ama seus filhos;
    João não é um filho de Hélio;
    Portanto, Hélio não ama João.
É ou não é?
]



5)    At 20:28 Olhai- cuidai, pois, por vós mesmos e por todo o rebanho no meio do qual o Espírito, o Santo, vos constituiu pastores- superintendentes , para apascentar[des]  a assembleia  de Deus, a qual Ele resgatou por- operação- de o Seu próprio sangue.

Novamente, [dizer] que Deus resgatou a igreja por- operação- de o Seu próprio sangue não é dizer que a expiação se limitou [apenas] àqueles que seriam salvos. [Veja exemplo acima, no parágrafo sobre Is 53:8.]A doutrina Calvinista da Expiação Limitada tem que ser introduzida a força para dentro destes versículos.



6)    Jo 11:49-52 E um [] certo homem proveniente- de- dentro- deles, [chamado de] Caifás , [o] sumo sacerdote sendo daquele ano, lhes disse: "Vós tendes sabido nem uma [] coisa [sequer],    50 Nem considerais que nos é necessário que um [] homem morra para- benefício- e- em- lugar- do povo, e que toda a nação (Israel) não se faça perecer."    51 Ora, isto não disse ele (Caifás) proveniente- de- junto- de si mesmo, mas, [o] sumo sacerdote sendo ele daquele ano, profetizou que estava Jesus prestes a morrer para benefício- e- em- lugar daquela nação (Israel).    52 E não para- benefício- e- em- lugar- daquela nação somente, mas a fim de também reuni[-los] em uma [] (família) juntamente com os filhos de Deus, aqueles tendo sido dispersados.

Arthur Pink diz que ele estaria disposto a apoiar sua doutrina de Expiação Limitada nesta passagem "mais do que em qualquer outra [passagem]" (The Sovereignty of God, p.66).

Mas João 11:49-52 não diz nada sobre a extensão da expiação de Cristo. Dizer que Jesus morreu por aqueles que serão salvos não é dizer que Ele morreu SOMENTE por aqueles que seriam salvos. [Isto chama-se lógica. Veja exemplo acima, no parágrafo sobre Is 53:8]



Ver também:
http://www.bible.ca/cal-L-calvinist-prooftexts.htm






David Cloud



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)