4) I (IRRESISTIBLE GRACE (or call), IRRESISTÍVEL GRAÇA (ou CHAMAMENTO)):




Hélio de Menezes Silva, abr. 2017,

parcialmente adaptando a partir de David Cloud em http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html




Cânone de Dort (um resumo de parte dele): "Que alguns, no devido tempo [de Deus], tenham fé dada por Deus, e outros não a tenham, procede do Seu decreto eterno; porque    Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,' etc.  (Atos 15:18; Ef 1:11).  De acordo com o decreto, Ele graciosamente amolece os corações dos eleitos, por mais duros que sejam, e Ele os dobra até que creiam; Mas, quanto ao não eleito, Ele [Deus], a Seu juízo, abandona à sua própria perversidade e dureza."

Confissão de Fé de Westminster
:"Este chamado efetivo {*} é [proveniente] somente da gratuita e especial graça de Deus, não de qualquer coisa prevista no homem, que é completamente passivo nisso, até que, sendo vivificado e renovado pelo Espírito Santo, é assim capacitado para responder a este chamado [e responde positivamente] e para abraçar [em recebimento] a graça oferecida e transmitida nEle [o Espírito]. Os outros [homens], não eleitos, embora possam ser chamados pelo ministério da Palavra, e possam ter algumas operações comuns do Espírito, todavia eles nunca verdadeiramente se chegam a Cristo e, portanto, não podem ser salvos ... "
[* "chamado efetivo" significa que o chamado é irresistível e sempre produz o pleno resultado desejado.]

Calvinistas: "a todos os que soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] elegeu desde a eternidade passada, Deus, no Seu tempo, chama EFICAZ E IRRESISTIVELMENTE, pela Sua Palavra e pelo Espírito Santo, para fora do estado de pecado e morte ... e eficazmente os atrai para Cristo, ainda que, quando eles livremente vêm, são assim forçados {NOTA ***} por Sua graça."

NOTA *: "arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou glória."

NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se possam perceber e entender)."

NOTA *** "forçados" no sentido que sofrem radical mudança em suas VONTADES (como se fossem robôs 'reprogramados'), sem terem pedido por isso.



    RESPOSTA: Que disparates são esses, irmãos? Ora, não se pode vir
forçado e se vir livremente, ao mesmo tempo! Tentem dizer seus pensamentos de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas das partes da Bíblia).



   
Calvinista: "Ora, por acaso pode o homem frustrar a vontade de Deus?"

RESPOSTA:
    Ué, os homens fazem isso o tempo todo, na Bíblia [claro que se e quando Deus permite, dentro dos limites que Ele permite. E, ao final, Deus sempre converte e usa tudo para se alinharem com Seu plano maior]. Está na Bíblia. Você já a leu com seus olhos abertos? Creia no que leu. Deus (soberanamente) permitiu que o homem O pudesse resistir, dentro dos limites por Deus estabelecidos (estabelecidos na Bíblia, claro).


Is 63:10 Mas eles FORAM REBELDES, e contristaram o Espírito Santo dEle; por isso Ele se lhes tornou em inimigo, [e] Ele mesmo pelejou contra eles.

Ef 4:30
E não ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO de Deus, dentro de Quem (dentro de o Espírito Santo) vós fostes selados para [o] dia d[a] redenção.

At 7:51
Ó homens de- NUCAS- QUE- NÃO- SE- DOBRAM (para aceitar o jugo), e incircuncisos no coração e nos ouvidos! *Vós* sempre RESISTIS ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós* (agora).

Gn 6:3
Então o SENHOR disse: "Não CONTENDERÁ o Meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também [é] carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos."

At 6:9-10
 9 Levantaram-se, porém, alguns daqueles provenientes- de- dentro- da sinagoga (aquela sendo chamada de [Sinagoga dos] Libertados), e d[a sinagoga dos] cireneus, e d[a sinagoga dos] alexandrinos, e daqueles provenientes- de- junto- d[a] Cilícia e d[a] Ásia, DISPUTANDO com Estêvão. 10 E não podiam resistir à sabedoria e ao espírito com que ele falava.

Mc 3:29
Todo- e- qualquer- homem, porém, que BLASFEMA contra o Espírito, o Santo, não tem remissão , para o sempre, mas culpado é de eterna condenação."

Mt 12:31
Por causa disso, Eu vos digo: todo (outro) tipo de pecado e de blasfêmia será perdoado aos homens; mas esta BLASFÊMIA [CONTRA] O ESPÍRITO [SANTO] não será perdoada aos homens.

Lc 12:10
E a todo aquele que dirá uma palavra contra o Filho do homem, ela lhe será perdoada; mas, àquele havendo BLASFEMADO CONTRA O ESPÍRITO, O SANTO, (isso) não [lhe] será perdoado.

Hb 10:29
De quanto pior castigo supondes vós será julgado merecedor aquele ao Filho de Deus HAVENDO PISADO, e ao sangue do testamento havendo ESTIMADO POR NÃO SANTO (no qual (sangue) Ele (o Filho de Deus) foi santificado), e ao Espírito da graça havendo INSULTADO?

1Ts 5:19
Ao Espírito não APAGUEIS;

Gl 5:17
Porque a carne COBIÇA contra o Espírito, e o Espírito contra a carne (e estes são opostos um ao outro), a fim de que não [aconteça que], o que quer (de bom) que quiserdes, estas (boas) [coisas] façais.

Ef 4:30-31
 30 E não ENTRISTEÇAIS o Espírito Santo de Deus, dentro de Quem (dentro de o Espírito Santo) vós fostes selados para [o] dia d[a] redenção. 31 Toda [a] amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e fala- caluniosa- injuriosa, sejam levantadas- e- carregadas para- longe- de vós, juntamente- com toda [a] malignidade;

Zc 7:12
Sim, FIZERAM OS SEUS CORAÇÕES [DUROS] COMO PEDRA DE DIAMANTE, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo Seu Espírito por meio da mão  dos profetas precedentes; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos.

1Co 2:14 [
O] homem natural, porém, NÃO ACEITA as coisas de o Espírito de Deus, porque loucura para ele são; e não pode chegar- ao- conhecimento- d[elas], porque espiritualmente  são elas discernidas.




    Alguns calvinistas tomam Gl 5:13-14
"
13 Porque *vós* para [a] LIBERDADE fostes chamados, ó irmãos. Somente não [useis] da liberdade para [dar] ocasião à carne, mas, por- operação- d[o] amor, servi- como- escravos cada um (de vós), a (cada um e todos) os outros (irmãos),. 14 Porque toda [a] Lei em uma [] palavra é cumprida, [a saber,] nesta: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
como indicando que o homem passa a ter livre arbítrio depois de ser salvo, outros calvinistas negam isso, mas todos calvinistas concordam em dizer que, antes da regeneração, ninguém o tem. Afirmam:
"Deus NÃO concedeu liberdade de decisão, livre arbítrio, a nenhum homem (pelo menos antes de o regenerar). Nem mesmo por 1 segundo. Nunca, jamais. A ninguém."

RESPOSTA:

   
Minha Bíblia ensina o contrário:

    Jo 7:17 "Caso algum homem DESEJE fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da [Minha] doutrina: se ela é proveniente- de- dentro- de Deus, ou [se] *Eu* falo proveniente- de- junto- de Mim mesmo."
(Deus- Espírito Santo, o único autor de cada palavra da Bíblia, assoprou ao escritor- amanuense palavras divinas ensinando que o homem tem desejos, e incentivando-o a escolher ter bons desejos espirituais.)

   
Rm 10:17 Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este OUVIR- ATENDENDO [vem] por- operação- de A PALAVRA  DE DEUS.
(A fé vem por ouvir com disposição de atender (isto é, disposição para, vontade de entender e crer- obedecer), portanto o homem tem vontade, livre arbítrio (todo homem é chamado por Deus e, ao ser chamado, é por Ele iluminado e capacitado a entender e [escolher, ou não] crer)

   
Tg 1:21 Por isso, havendo vós deitado fora toda [a] imundícia e abundância de malignidade, em mansidão RECEBEI a Palavra (em vós) enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
(Deus- Espírito Santo convida e ensina que o homem pode escolher receber ou não receber, portanto ele tem livre arbítrio.)

   
Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] .
(Idem.)

   
Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
(Idem.)

   
Js 24:15 Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
(Idem.)

   
Sl 119:30 ESCOLHI o caminho da verdade; [diante de mim] COLOQUEI os Teus juízos.
   
Sl 119:111 Os Teus testemunhos TENHO EU TOMADO POR HERANÇA para sempre, pois [são] o gozo do meu coração.
   
Sl 119:173 Venha a Tua mão socorrer-me, pois ESCOLHI os Teus preceitos.
(Idem.)

   
Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O RECEBERAM, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),
(Idem.)
 
   
2Tm 1:12 Por causa disso  também estas coisas  eu sofro. Mas não me envergonho, porque eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido, e tenho sido persuadido de que poderoso Ele [é] para, ao meu depósito- que- [Lhe-] CONFIEI, guardar, para[- o- propósito- de] aquele dia.
(Idem.)


Amor não pode existir da parte de uma pessoa que, como um robô, está completamente dominada, controlada, determinada e programada em cada átomo de pensamento e vontade. Se um homem chegar a uma moça [colocar uma faca no pescoço dela de modo a sair 100 ml de sangue] e obriga-la a lhe dizer "eu te amo", isto não será amor. Se uma máquina tiver sido programada para incessantemente pronunciar "eu te amo", isto não será amor. Amor implica liberdade, liberdade para escolher amar ou não amar. Só tem a capacidade de amar quem pode escolher amar ou não amar. Tem o arbítrio livre para escolher.



    Calvinistas:
"Deus de antemão planejou, predeterminou (!), fez acontecer tudo de bom e tudo que é mau (!) (cada erro de digitação; cada assassinato; cada estupro; cada torturador arrancando unhas, dentes, dedos e olhos), ...
e você não pode sequer pecar sem que Deus cause isso! Deus é a causa de tudo: Se você foi eleito, Deus irresistivelmente o faz crer; Deus 'graciosamente' lhe muda a vontade, como a um robô,
sem seu consentimento, mas sem forçá-lo."
   
    RESPOSTA:
Que disparate é esse, irmão? Não se pode vir
forçado e vir livremente, ao mesmo tempo! Tente dizer seu pensamento de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas das partes da Bíblia)



    Calvinismo:
"No Islamismo mais 'genuíno' você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta repetir com os lábios a "confissão" que ordenarem, e pronto, tudo está resolvido, você está tão salvo quanto possível, nos padrões islamitas. Semelhantemente com o batismo, na nossa doutrina calvinista. Se seus pais são salvos, então, como bebezinho, você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta seus pais repetirem umas palavras que lhes ordenarem, você ser BATIZADO, e pronto, você está tão salvo quanto possível, nos padrões calvinistas, depois só lhe resta não atrapalhar o desenvolvimento do fruto de sua salvação."
   

    RESPOSTA:
Minha Bíblia ensina o contrário: só pode ser batizado quem já creu (portanto foi salvo) e expressou, pediu pelo batismo. A propósito, ele não causa salvação, nem sequer 0,000.001% (um milionésimo de porcento) dela.


    Atos 8:36-37.
 36 E, enquanto eles (ambos) iam ao longo do caminho [deles], chegaram (a um local) acima de certa água, e diz o eunuco: "Vê, [aqui há] água. Que me impede de ser submerso?"    At 8 37 E disse Filipe: "Se crês proveniente- de- dentro- de todo o [teu] coração, [então] é lícito." E, (nisso) havendo respondido, disse ele: "Eu creio Jesus Cristo ser o Filho de Deus."








    Calvinistas:
"Somente Deus é onisciente, somente Deus conhece o futuro, e isto só ocorre porque Ele DETERMINOU o futuro em cada movimento de átomo, cada ação, vontade, pensamento e sentimento de tudo e todos. Se o homem tivesse livre arbítrio, poderia arruinar os planos de Deus, como no Teísmo Aberto da JOCUM (contrário a Atos 15:18 Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,)."

    RESPOSTA:
    Deus não obriga o homem, mas sabe com antecedência, vê de antes, conhece de antemão tudo o que o homem tentará fazer, e Deus decide se permitirá ou não, e decide o que Ele (Deus) fará para, a longo prazo, tudo ser como Ele (Deus) determinou.
Deus CRIOU o tempo Gn 1:1 ("
no princípio"), portanto Ele mesmo não está dentro do tempo, não há tempo para Ele. "Eu sou o que sou".
É por causa da Sua onipotência, e presciência, de estar fora e acima do tempo, de toda a linha de tempo estar sob Seus olhos ao mesmo instante, de Ele saber tudo desde a eternidade passada, de Ele poder controlar tudo, que Ele disse
    Is 46 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as [coisas] que [ainda] não sucederam; que digo: O Meu conselho permanecerá de pé, e farei toda a Minha vontade.
   
   


   

Hélio de Menezes Silva, abr.2017,

parcialmente adaptando a partir de David Cloud em http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html

 

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.