http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html
David Cloud
traduzido por Hélio de Menezes Silva e
Hélio Sousa Ferraz
[Chaves: O chamado de Deus é RESISTÍVEL Pv 1:24-26; Jo
5:39-40; Mt 23:37. Mas Deus chama e habilita todos os homens a atendê-lo
(ver 1. Total Depravidade) para, só assim, ser salvo, embora possa escolher
descrer e recusá-Lo, e continuar seu caminho para o merecido inferno.]
9 textos distorcidos pelos
calvinistas:
Jo 15:16; Sl 73:22; Jo 3:8; Jo 6:37; Jo 6:39; Jo 6:44; Jo 17:1-2; 2Ts 2:13-14;
2Ts 2:8-12; At 16:14
De acordo com esta doutrina
calvinista, "o
chamado de Deus aos eleitos é eficaz [impossível de não funcionar] e não pode ser resistido. O pecador morto é soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] regenerado e lhe é
concedido o 'dom da fé' ".
{NOTA *:
"arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só
depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/
propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido
anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente
segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou
glória."}
{NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um
modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem
ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se
possam perceber e entender)."}
Em resumo, o Sínodo
[calvinista] de Dort diz: "Que
alguns, no devido tempo [de Deus], tenham fé dada por Deus, e outros não a
tenham, procede do Seu decreto eterno; porque 'Conhecidas,
desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,' etc. (Atos 15:18); 'Em Quem fomos
também escolhidos- para- uma- herança, havendo nós sido
predeterminados- quanto- fronteiras (do lote eterno)
conforme [o] propósito dAquele (Deus)
efetivamente- operando todas as [coisas] segundo o propósito- decreto da Sua
própria vontade,' (Ef 1:11). De acordo com o decreto, Ele graciosamente
amolece os corações dos eleitos, por mais duros que sejam, e ele os dobra até
que creiam; Mas, quanto
ao não eleito, Ele [Deus], a Seu juízo, abandona à sua própria perversidade e
dureza."
A Confissão de Westminster acrescenta o seguinte: "Este chamado efetivo é [procedente] somente da gratuita e
especial graça de Deus, não de qualquer coisa prevista no homem, que é
completamente passivo nisso, até que, sendo vivificado e renovado pelo
Espírito Santo, é assim capacitado para responder a este chamado e abraçar a
graça oferecida e transmitida nEle [o Espírito]. Os outros, não eleitos,
embora possam ser chamados pelo ministério da Palavra, e possam ter algumas
operações comuns do Espírito, todavia eles nunca verdadeiramente se chegam a
Cristo e, portanto, não podem ser salvos ... "
**********
[Com explicações mostrando que
todos os argumentos dos calvinistas são apenas distorções ou mal uso das
Escrituras, ] Seguem-se os
textos-prova que são por eles apresentados em apoio à [sua] doutrina da Graça
Irresistível:
1) Jo 15:16 Calvinistas dizem
que este verso "Não me
escolhestes vós a mim, mas EU VOS ESCOLHI A VÓS, E VOS NOMEEI, para que vades e
DEIS FRUTO, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto
em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." significa que "foi Deus quem escolheu e
fez ocorrer a regeneração, sem a pessoa querer nem poder resistir."
RESPOSTA:
Primeiramente, a escolha em Jo 15:16 foi para SERVIÇO
e não para salvação (foi para ser um dos 83 apóstolos e discípulos), e a
escolha é dirigida somente a quem já era um salvo (por ter crido).
Em segundo lugar, ... Bem, de minha livre e espontânea
vontade eu já escolhi alunos, colegas professores, e outras pessoas para nelas
confiar e pedir que trabalhassem juntamente comigo em algum projeto, mas muitas
delas recusaram. Eu gostei delas, eu desejei que trabalhassem comigo, eu lhes
preparei lugar, eu livremente, sozinho e sem aceitar pressões, as escolhi, eu
decidi e tomei a iniciativa, eu as procurar e convidei e instei com elas que
aceitassem, fiz tudo por elas, mas elas tinham e têm o direito e habilidade
para aceitar ou recusar.
(Mais) versos onde homens
foram chamados mas RESISTIRAM:
*** Pv 1:24-26
24 Entretanto,
porque eu clamei e RECUSASTES; e estendi a minha mão [e] NÃO HOUVE QUEM
DESSE ATENÇÃO, 25 Antes
REJEITASTES todo o meu conselho, e NÃO QUISESTES a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na
vossa perdição [e] zombarei, em
vindo o vosso temor.
*** Jo 5:39-40
39 Examinai
vós as Escrituras, porque vós supondes nelas ter [a] vida eterna, e são elas que [estão] testificando concernente a Mim; 40 E NÃO QUEREIS VIR A MIM a fim de que [a] vida tenhais!
*** Mt 23:37 Jerusalém,
Jerusalém, a (cidade) [que está] matando os profetas, e matando- por-
apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas vezes quis Eu
ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das
asas [dela], E VÓS NÃO QUISESTES!
*** At 7:51 Ó
homens de- nucas- que- não- se- dobram (para aceitar o jugo), e
incircuncisos no coração e nos ouvidos! *Vós* sempre RESISTIS ao Espírito, o
Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós* (agora).
Rm 9:3 Porque eu podia desejar eu mesmo ser um colocado- no- alto- para-
condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus irmãos, que
são os meus parentes segundo a carne,,
Em
Rm 9:3, por acaso não seria
blasfêmia se Paulo tanto se preocupasse com (sentisse misericórdia por) a
salvação de pessoas que Deus já (imutavelmente) predestinou para a condenação
eterna?
Sim!
Portanto, Deus não as predestinou, inexoravelmente, para o inferno.
Paulo não poderia salvá-las indo para o inferno em lugar delas, mas elas ainda
podiam ser salvas se cressem que Cristo morreu em lugar delas e pagando todo e
cada pecado delas, e cressem nEle, e O recebessem como Salvador e Senhor e
Deus.
Este verso significa, parafraseando-o: "(hoje ou pouco depois
de ser salvo,) eu podia desejar eu mesmo ser um colocado-
no- alto- para- condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus
irmãos (que são os meus parentes segundo a carne) (, se isso fosse
possível)."
2) Sl 73:22: Luteranos e calvinistas distorcem "Assim
me embruteci, e nada sabia; tornei-me como um
animal perante Ti" para significar "A vontade de [todo] homem
[sempre] é como um animal irracional. [Ademais, ou a vontade é escrava do
Diabo ou o é de Deus.] Se Deus a domina, o homem faz o que Ele quer; se o
diabo a domina, o homem vai para o onde o diabo deseja."
Calvinistas são ainda
mais incisivos que luteranos (parece-me que luteranos dão margem ao homem ter
algum grau de vontade própria, depois de salvo), pois calvinistas dizem que todo e qualquer homem simplesmente não
tem nenhum tipo ou grau de vontade própria (não antes, nem no instante, nem
depois da regeneração, não, nunca, jamais, em tempo algum.)
RESPOSTA:
De modo nenhum Sl 73:22 tem que significar essa doutrina dos reformados.
Somente ensina que Asafe, enquanto loucamente invejava e tinha ciúmes da
aparente prosperidade dos ímpios, neste aspecto e tempo tornou-se como se fosse
um animal perante Deus. Não se pode passar 1mm além disso.
3) Jo 3:8 O vento, aonde quer, assopra, e a voz dele ouves, mas
não tens conhecido de onde ele vem, nem para onde ele vai; assim é todo aquele
tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de o Espírito (Santo)."
Este versículo não diz nada sobre a eleição divina e não diz nada de uma forma
ou de outra sobre a doutrina de que aqueles que são soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos são
irresistivelmente chamados. O verso simplesmente afirma que o Espírito de
Deus é como o vento, por isso você não pode ver o Espírito, mas você pode
ver Sua influência na vida daqueles que nasceram de novo.
[4) Jo 6:25-71
https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/
Neste momento, o Messias tem
"descido do céu" na carne para cumprir a vontade do Pai (v. 38).
Enquanto no mundo, Jesus não está confiando a Si mesmo a todos (Jo. 2:24). Na
verdade, Ele manteve Sua identidade quase que em segredo por muito do seu
ministério público (Mt 16:20; Mc 1:24-25, 34, 43-45; 3:12; 8:30; 9: 9). Deus
somente deu a Cristo alguns de Israel para servir a nobre vocação de serem Seus
"Santos Apóstolos" (Ef 3:1-11; Jo 17:6-19.). Ele lentamente vai
revelando Sua identidade e Seu plano de redenção para aqueles separados para
esta vocação apostólica, mas "para os de fora tudo é dito por parábolas
... caso contrário eles poderiam converter-se e ser perdoados" (Mc
4:11-12).
Cristo esconde a verdade do "sábios e cultos" e a revelou aos fracos
(Mt 11:25), de modo a cumprir o propósito do Pai da redenção no Calvário. E os
líderes daquele dia não teriam crucificado Cristo, se eles tivessem crido que
Ele era o Messias tão esperado (1Co 2:7-8). Portanto, a razão pela qual a maior
parte do público judeu em Jo 6 não foi capaz de vir a Cristo não foi porque
eles nasceram odiados por Deus e por natureza tornados incapazes devido à queda
de Adão, como presumido por calvinistas. De modo nenhum! Deus amva Israel e
realmente desejava que se arrependessem e fossem salvos (2Pe 3:9; 1Tm 2:4; Rm
9:1-3; 10:1,21; Mt 23:37; Lc 19:42, Mt 5:44; Jr 3:1; Ez 18:30-32). Eles não
foram capacitados a vir a Cristo, enquanto Ele estava aqui em baixo, proveniente
do céu, até que Ele cumpriu a redenção no Calvário e foi
"ressuscitado". Então, e só então, Cristo iria comissionar o
evangelho para ser enviado para "toda criatura", de modo a
"atrair todos os povos para Si mesmo "(Jo 12:32; Atos 1:8, Mt
28:16-20.).
]
4') Jo 6:37 TUDO
AQUILO que Me dá o Pai, até Mim virá;
e que (TODO)
AQUELE (HOMEM) que
[está] vindo até Mim, de maneira nenhuma Eu o
lance fora,
Se a "Graça Irresistível" fosse ensinada nesta passagem, então
[veja v. 40 "E esta é a
vontade dAquele (o Pai) havendo-Me enviado: que
todo aquele (homem) que [está]
vendo o Filho e [está] crendo para dentro dEle (o
Filho), tenha [a] vida eterna; e *Eu* o ressuscitarei no último
dia."]
ela [tal graça] seria para todos os que ESTÃO CRENDO em Cristo e não meramente
para alguns poucos que foram soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] pré-ELEITOS para
serem salvos.
Este versículo (Jo 6:37) não diz que Deus tenha soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] pré-escolhido apenas
alguns para a salvação, e que são tais pré-escolhidos que são dados a Cristo [,
que, sem poderem resistir, têm que receber a graça e atender ao chamado]. É
preciso lermos tudo o que está no versículo. Ele simplesmente diz que tudo o
que o Pai dá virá a Cristo. A questão é esta: "Quem é que o Pai dá a
Jesus?" [Uma observação: "Tudo", em "TUDO
AQUILO que Me dá o Pai",
é neutro (não masculino nem feminino), será que se refere a coisas inanimadas,
tal como a crucificação, a ressurreição, o voltar, o reino? Mas, supondo que é
masculino, continuemos.]
Essa pergunta é respondida claramente nessa passagem, apenas três versículos
depois, no verso 40: "Porquanto a vontade daquele que me enviou é
esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ nele, tenha a VIDA ETERNA; e eu o ressuscitarei no último
dia "(Jo 6:40).
(É claro que o Calvinista argumenta que são somente os eleitos que podem
"ver o Filho", mas lhes é necessário forçar isso para dentro do
versículo).
Assim, TODOS os que
CREEM em Cristo são [consequentemente] dados pelo Pai e eles são recebidos e
não são lançados fora.
5) Jo 6:39 E esta é a vontade de o Pai, Aquele havendo-Me
enviado, a fim de que, [de]
tudo que Ele Me tem dado, Eu não perca [nada] proveniente- de- dentro- disso ;
pelo contrário, Eu o farei levantar no último dia;
Já explicamos isso à luz de João 6:37. O versículo 40 diz que aqueles que são
dados pelo Pai são aqueles que creem em Cristo.
6) Jo 6:44 Nenhum homem pode vir até Mim, se o Pai (Aquele
havendo-Me enviado) não o trouxer; e *Eu* o ressuscitarei no último
dia.
Esta é uma afirmação importante e ela ensina que os homens não podem ser
salvos a não ser depois da [iniciativa e] atração divina. Os
pecadores não buscam a Deus por conta própria (Romanos 3:11).
Se João 6:44 estivesse sozinho, em separado do resto da Bíblia, seria possível
ver a Graça Irresistível Calvinista em sua linguagem, mas não. O Senhor Jesus
claramente ensinou que TODOS os homens são atraídos. "E eu, quando for
levantado da terra, TODOS atrairei a Mim"
(Jo 12:32).
Não só isso, mas Ele também disse que TODOS os homens recebem luz.
"Ali estava a Luz verdadeira, que ilumina a TODO o homem que
vem ao mundo" (Jo 1: 9).
Além disso, "o Espírito Santo veio para "convencer o MUNDO do pecado, e da
justiça e do juízo" (Jo 16:8).
7) Jo 17:1-2 1 Estas palavras falou Jesus, e levantou os Seus olhos
para dentro do céu, e disse: "Ó Pai, tem chegado a hora. Glorifica o Teu
Filho, a fim de que também o Teu Filho Te glorifique, 2 Assim como Lhe deste poder sobre toda [a]
carne, a fim de que, a todos quantos Lhe tens dado, Ele lhes dê [a] vida
eterna.
Jo 17:6 Manifestei o Teu
nome aos homens que Me tens dado, [tirados]
provenientes- de- dentro- do mundo. Teus eram, e a Mim os tens dado, e eles têm
preservado- e- obedecido à Tua Palavra.
Deus deu a Jesus alguns homens, mas quem são eles? São eles aqueles que são
soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] eleitos? Ou são todos os que creem no
evangelho? João 6:40 diz: "Porquanto a vontade daquele que me
enviou é esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ nele, tenha a VIDA ETERNA;
e eu o ressuscitarei no último dia
". João 1:12 e 3:14-16 e muitas outras passagens ensinam a mesma coisa.
8) 2Ts 2:13-14 Nós, porém, temos a dívida de expressar [toda a] gratidão a Deus sempre, concernente a
vós, ó irmãos tendo sido amados pel[o]
Senhor (Jesus),
porque vos ESCOLHEU Deus, desde [o]
princípio (da criação),
para [a] SALVAÇÃO em santificação de [o] Espírito e fé d[a] verdade, 14 Para dentro da
qual (finalidade) vos
chamou através do nosso evangelho (as
boas novas), para obtenção d[a] glória de o Senhor nosso, Jesus Cristo.
Esta passagem diz que os crentes em Tessalônica foram escolhidos por Deus para
a salvação. O que ela não diz, porém, é a base para essa escolha. A passagem
não diz que a base para a escolha foi a vontade soberana [incondicional,
arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] de Deus em separado de
qualquer coisa que Ele previra. João 6:40 diz: "Porquanto a
vontade daquele que me enviou é esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ
nele; tenha a VIDA ETERNA; e eu o ressuscitarei no último dia". De acordo com este versículo, a base para a
eleição de Deus é a FÉ do homem.
A passagem diz que os crentes em Tessalônica foram escolhidos "para [a] salvação em santificação
de [o] Espírito e fé d[a]
verdade," A doutrina Calvinista da
Graça Irresistível afirma que isso quer dizer que "o Espírito de Deus
atraiu soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] e irresistivelmente esses crentes para a
fé", mas é preciso se forçar isso para dentro da passagem. É mais simples
e mais bíblico dizer que é o Espírito Santo quem ilumina (Jo 1: 9), convence
(Jo 16:8) e atrai (Jo 12:32) pecadores, e aqueles que creem na verdade são
salvos [porque creem] Jo 5:24. Jo 1:9 Ele (o Palavra)
era a Luz verdadeira, aquela [Luz] que
ilumina a TODO [o]
homem [que
está]
vindo para dentro do mundo. Jo 16:8 E (o Consolador- Ajudador), (depois de)
havendo Ele vindo, repreenderá O MUNDO concernente a[o] pecado, e
concernente à justiça, e concernente a[o] julgamento. Jo 12:32 E Eu, depois
que Eu for levantado para- fora- da terra, A TODOS [os homens] estarei
atraindo até Mim mesmo." Jo 5:24 Em
verdade, em verdade vos digo que quem [está] dando- ouvidos
à Minha palavra, e [está] crendo
para dentro dAquele havendo-Me enviado, tem [a] vida eterna, e
para dentro de condenação não vem, mas tem passado proveniente- de- dentro- da
morte para dentro da vida.
2Ts 2:13-14 (acima) também diz que os crentes em Tessalônica foram chamados,
mas este chamado não é dito ter sido soberano [incondicional, arbitrário
{NOTA *}, caprichoso {NOTA **}] e irresistível. Diz, ao invés disso, que
eles foram chamados pelo evangelho. Esta é a mesma coisa que vemos em Marcos
16:15-16. O evangelho deve ser pregado a
TODOS os homens e [TODOS] aqueles que CREEM [basta isso] são salvos.
As doutrinas Calvinistas da Eleição Soberana [incondicional, arbitrária
{NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] e da Graça Irresistível são refutadas
anteriormente nesta mesma passagem.
Versículos 2Ts 2:8-12 descrevem a vinda do Senhor para destruir o anticristo e
para julgar aqueles que creem nele [o anticristo].
9)
2Ts 2:8-12 8 E, então, será revelado aquele
desprezador- da- lei (a quem o Senhor (Jeová, o Cristo)
"consumirá" (o poder)
"pelo assopro da Sua boca", e anulará (o poder) pelo
esplendor da Sua vinda), 9 A
vinda de quem (o Anticristo) é
segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em
todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira, 10 E em todo [o] engano da injustiça NAQUELES [QUE ESTÃO] SE FAZENDO PERECER (EM- PAGAMENTO PORQUE
NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE A FIM DE SER[EM] ELES SALVOS). 11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira, 12 A fim de que SEJAM CONDENADOS TODOS
AQUELES NÃO HAVENDO CRIDO PARA DENTRO DA VERDADE, mas (, ao contrário,)
havendo tomado- prazer n[a] injustiça.
Aqui vemos que os homens podem escolher receber a verdade e ser salvos, mas
também podem escolher rejeitá-la e, portanto, perecer. Eles não perecem
porque são soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *},
caprichosamente {NOTA **}] eleitos para perecer, mas porque são pecadores
e não escolheram crer na verdade.
10)
At 16:14 E uma
certa mulher, (tendo) por
nome Lídia, uma vendedora de púrpura, d[a]
cidade de Tiatira, [que estava]
adorando a o Deus , [nos] ouvia;
de quem o Senhor (Jesus)
abriu o coração para dar- atenção às coisas [estando]
sendo faladas por Paulo
[Sim, concordamos,] nenhuma pessoa pode ser salva a menos que o
Senhor [tome a iniciativa e] abra coração dela. Esta não é uma doutrina
Calvinista, mas uma doutrina que todos os crentes da Bíblia compreendem e
acreditam.
Dizer que Deus abriu o coração de Lídia para que ela atendesse às coisas de
Cristo não é dizer que Deus pré-selecionou apenas um certo número de pecadores
para ser salvo. Também não é dizer que Deus não quis fazer nem fez nenhum
movimento nem nenhum empenho para salvar os não-eleitos. Também não é dizer que
Lídia foi Irresistivelmente Chamada ou que ela foi soberanamente [incondicionalmente,
arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] regenerada e,
[somente] em seguida, [foi-lhe] dada a fé. Toda esta doutrina Calvinista tem
que ser forçada para dentro da passagem.
Ver também:
http://www.bible.ca/cal-I-calvinist-prooftexts.htm
David Cloud
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.