IRRESISTÍVEL GRAÇA (IRRESISTÍVEL CHAMAMENTO):

Versos [Mal-] Usados por Calvinistas

(no mau entendimento que lhe dão)



http://www.wayoflife.org/database/calvinisms_proof_text.html


David Cloud

traduzido por Hélio de Menezes Silva   e   Hélio Sousa Ferraz




[Chaves: O chamado de Deus é RESISTÍVEL Pv 1:24-26; Jo 5:39-40; Mt 23:37. Mas Deus chama e habilita todos os homens a atendê-lo (ver 1. Total Depravidade) para, só assim, ser salvo, embora possa escolher descrer e recusá-Lo, e continuar seu caminho para o merecido inferno.]

9 textos distorcidos pelos calvinistas:
Jo 15:16; Sl 73:22; Jo 3:8; Jo 6:37; Jo 6:39; Jo 6:44; Jo 17:1-2; 2Ts 2:13-14; 2Ts 2:8-12; At 16:14




De acordo com esta doutrina calvinista, "o chamado de Deus aos eleitos é eficaz [impossível de não funcionar] e não pode ser resistido. O pecador morto é soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] regenerado e lhe é concedido o 'dom da fé' ".

{NOTA *: "arbitrariamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da escolha ou da vontade, a qual não necessariamente segue uma lógica/ motivos/ propósitos/ critérios/ modos que realmente existam ou que tenham sido anunciados e que se possam perceber e entender. Ou é uma vontade que somente segue um motivo/ propósito primordialmente para seu próprio bem, ou prazer, ou glória."}

{NOTA **: "caprichosamente" significa, nos dicionários: "de um modo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, (certamente sem ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se possam perceber e entender)."}



Em resumo, o Sínodo [calvinista] de Dort diz: "Que alguns, no devido tempo [de Deus], tenham fé dada por Deus, e outros não a tenham, procede do Seu decreto eterno; porque    'Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,' etc.  (Atos 15:18); 'Em Quem fomos também escolhidos- para- uma- herança, havendo nós sido predeterminados- quanto- fronteiras (do lote eterno) conforme [o] propósito dAquele (Deus) efetivamente- operando todas as [coisas] segundo o propósito- decreto da Sua própria vontade,' (Ef 1:11). De acordo com o decreto, Ele graciosamente amolece os corações dos eleitos, por mais duros que sejam, e ele os dobra até que creiam; Mas, quanto ao não eleito, Ele [Deus], a Seu juízo, abandona à sua própria perversidade e dureza."

A Confissão de Westminster acrescenta o seguinte:
"Este chamado efetivo é [procedente] somente da gratuita e especial graça de Deus, não de qualquer coisa prevista no homem, que é completamente passivo nisso, até que, sendo vivificado e renovado pelo Espírito Santo, é assim capacitado para responder a este chamado e abraçar a graça oferecida e transmitida nEle [o Espírito]. Os outros, não eleitos, embora possam ser chamados pelo ministério da Palavra, e possam ter algumas operações comuns do Espírito, todavia eles nunca verdadeiramente se chegam a Cristo e, portanto, não podem ser salvos ... "

**********

[Com explicações mostrando que todos os argumentos dos calvinistas são apenas distorções ou mal uso das Escrituras, ] Seguem-se os textos-prova que são por eles apresentados em apoio à [sua] doutrina da Graça Irresistível:




1) Jo 15:16 Calvinistas dizem que este verso    "Não me escolhestes vós a mim, mas EU VOS ESCOLHI A VÓS, E VOS NOMEEI, para que vades e DEIS FRUTO, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."    significa que "foi Deus quem escolheu e fez ocorrer a regeneração, sem a pessoa querer nem poder resistir."

RESPOSTA:
    Primeiramente, a escolha em Jo 15:16 foi para SERVIÇO e não para salvação (foi para ser um dos 83 apóstolos e discípulos), e a escolha é dirigida somente a quem já era um salvo (por ter crido).

    Em segundo lugar, ... Bem, de minha livre e espontânea vontade eu já escolhi alunos, colegas professores, e outras pessoas para nelas confiar e pedir que trabalhassem juntamente comigo em algum projeto, mas muitas delas recusaram. Eu gostei delas, eu desejei que trabalhassem comigo, eu lhes preparei lugar, eu livremente, sozinho e sem aceitar pressões, as escolhi, eu decidi e tomei a iniciativa, eu as procurar e convidei e instei com elas que aceitassem, fiz tudo por elas, mas elas tinham e têm o direito e habilidade para aceitar ou recusar.
   
   
    (Mais) versos onde homens foram chamados mas RESISTIRAM:

    *** Pv 1:24-26  24 Entretanto, porque eu clamei e RECUSASTES; e estendi a minha mão [e] NÃO HOUVE QUEM DESSE ATENÇÃO, 25 Antes REJEITASTES todo o meu conselho, e NÃO QUISESTES a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor.

   
*** Jo 5:39-40  39 Examinai  vós as Escrituras, porque vós supondes nelas ter [a] vida eterna, e são elas que [estão] testificando concernente a Mim;  40 E NÃO QUEREIS VIR A MIM a fim de que [a] vida tenhais!

   
*** Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, a (cidade) [que está] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], E VÓS NÃO QUISESTES!  

   
*** At 7:51 Ó homens de- nucas- que- não- se- dobram (para aceitar o jugo), e incircuncisos no coração e nos ouvidos! *Vós* sempre RESISTIS ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós* (agora).
   

    Rm 9:3 Porque eu podia desejar eu mesmo ser um colocado- no- alto- para- condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus irmãos, que são os meus parentes segundo a carne,,

Em Rm 9:3, por acaso não seria blasfêmia se Paulo tanto se preocupasse com (sentisse misericórdia por) a salvação de pessoas que Deus já (imutavelmente) predestinou para a condenação eterna?
Sim!
Portanto, Deus não as predestinou, inexoravelmente, para o inferno.
Paulo não poderia salvá-las indo para o inferno em lugar delas, mas elas ainda podiam ser salvas se cressem que Cristo morreu em lugar delas e pagando todo e cada pecado delas, e cressem nEle, e O recebessem como Salvador e Senhor e Deus.
Este verso significa, parafraseando-o: "(hoje ou pouco depois de ser salvo,) eu podia desejar eu mesmo ser um colocado- no- alto- para- condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus irmãos (que são os meus parentes segundo a carne) (, se isso fosse possível)."




2)    Sl 73:22: Luteranos e calvinistas distorcem "Assim me embruteci, e nada sabia; tornei-me como um animal perante Ti" para significar "A vontade de [todo] homem [sempre] é como um animal irracional. [Ademais, ou a vontade é escrava do Diabo ou o é de Deus.] Se Deus a domina, o homem faz o que Ele quer; se o diabo a domina, o homem vai para o onde o diabo deseja."
    Calvinistas são ainda mais incisivos que luteranos (parece-me que luteranos dão margem ao homem ter algum grau de vontade própria, depois de salvo), pois calvinistas dizem que todo e qualquer homem simplesmente não tem nenhum tipo ou grau de vontade própria (não antes, nem no instante, nem depois da regeneração, não, nunca, jamais, em tempo algum.)
   
    RESPOSTA:
De modo nenhum Sl 73:22 tem que significar essa doutrina dos reformados. Somente ensina que Asafe, enquanto loucamente invejava e tinha ciúmes da aparente prosperidade dos ímpios, neste aspecto e tempo tornou-se como se fosse um animal perante Deus. Não se pode passar 1mm além disso.



3)    Jo 3:8 O vento, aonde quer, assopra, e a voz dele ouves, mas não tens conhecido de onde ele vem, nem para onde ele vai; assim é todo aquele tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de o Espírito (Santo)."

Este versículo não diz nada sobre a eleição divina e não diz nada de uma forma ou de outra sobre a doutrina de que aqueles que são soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos são irresistivelmente chamados. O verso simplesmente afirma que o Espírito de Deus é como o vento, por isso você não pode ver o Espírito, mas você pode ver Sua influência na vida daqueles que nasceram de novo.



[4)    Jo 6:25-71
https://soteriology101.wordpress.com/2016/03/16/answering-calvinistic-proof-texts/  
Neste momento, o Messias tem "descido do céu" na carne para cumprir a vontade do Pai (v. 38). Enquanto no mundo, Jesus não está confiando a Si mesmo a todos (Jo. 2:24). Na verdade, Ele manteve Sua identidade quase que em segredo por muito do seu ministério público (Mt 16:20; Mc 1:24-25, 34, 43-45; 3:12; 8:30; 9: 9). Deus somente deu a Cristo alguns de Israel para servir a nobre vocação de serem Seus "Santos Apóstolos" (Ef 3:1-11; Jo 17:6-19.). Ele lentamente vai revelando Sua identidade e Seu plano de redenção para aqueles separados para esta vocação apostólica, mas "para os de fora tudo é dito por parábolas ... caso contrário eles poderiam converter-se e ser perdoados" (Mc 4:11-12).
Cristo esconde a verdade do "sábios e cultos" e a revelou aos fracos (Mt 11:25), de modo a cumprir o propósito do Pai da redenção no Calvário. E os líderes daquele dia não teriam crucificado Cristo, se eles tivessem crido que Ele era o Messias tão esperado (1Co 2:7-8). Portanto, a razão pela qual a maior parte do público judeu em Jo 6 não foi capaz de vir a Cristo não foi porque eles nasceram odiados por Deus e por natureza tornados incapazes devido à queda de Adão, como presumido por calvinistas. De modo nenhum! Deus amva Israel e realmente desejava que se arrependessem e fossem salvos (2Pe 3:9; 1Tm 2:4; Rm 9:1-3; 10:1,21; Mt 23:37; Lc 19:42, Mt 5:44; Jr 3:1; Ez 18:30-32). Eles não foram capacitados a vir a Cristo, enquanto Ele estava aqui em baixo, proveniente do céu, até que Ele cumpriu a redenção no Calvário e foi "ressuscitado". Então, e só então, Cristo iria comissionar o evangelho para ser enviado para "toda criatura", de modo a "atrair todos os povos para Si mesmo "(Jo 12:32; Atos 1:8, Mt 28:16-20.).

]



4')    Jo 6:37
TUDO AQUILO que Me dá o Pai, até Mim virá;
e
que (TODO) AQUELE (HOMEM) que [está] vindo até Mim, de maneira nenhuma Eu o lance fora,

Se a "Graça Irresistível" fosse ensinada nesta passagem, então
[veja v. 40
"E esta é a vontade dAquele (o Pai) havendo-Me enviado: que todo aquele (homem) que [está] vendo o Filho e [está] crendo  para dentro dEle (o Filho), tenha [a] vida eterna; e *Eu* o ressuscitarei no último dia."]
ela [tal graça] seria para todos os que ESTÃO CRENDO em Cristo e não meramente para alguns poucos que foram soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] pré-ELEITOS para serem salvos.
Este versículo (Jo 6:37) não diz que Deus tenha soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] pré-escolhido apenas alguns para a salvação, e que são tais pré-escolhidos que são dados a Cristo [, que, sem poderem resistir, têm que receber a graça e atender ao chamado]. É preciso lermos tudo o que está no versículo. Ele simplesmente diz que tudo o que o Pai dá virá a Cristo. A questão é esta: "Quem é que o Pai dá a Jesus?" [Uma observação: "Tudo", em "
TUDO AQUILO que Me dá o Pai", é neutro (não masculino nem feminino), será que se refere a coisas inanimadas, tal como a crucificação, a ressurreição, o voltar, o reino? Mas, supondo que é masculino, continuemos.]

Essa pergunta é respondida claramente nessa passagem, apenas três versículos depois, no verso 40:
"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ nele, tenha a VIDA ETERNA; e eu o ressuscitarei no último dia "(Jo 6:40). (É claro que o Calvinista argumenta que são somente os eleitos que podem "ver o Filho", mas lhes é necessário forçar isso para dentro do versículo).

Assim,
TODOS os que CREEM em Cristo são [consequentemente] dados pelo Pai e eles são recebidos e não são lançados fora.




5)    Jo 6:39 E esta é a vontade de o Pai, Aquele havendo-Me enviado, a fim de que, [de] tudo  que  Ele Me tem dado, Eu não perca [nada] proveniente- de- dentro- disso ; pelo contrário, Eu o farei levantar no último dia;

Já explicamos isso à luz de João 6:37. O versículo 40 diz que aqueles que são dados pelo Pai são aqueles que creem em Cristo.



6)    Jo 6:44 Nenhum homem pode vir até Mim, se o Pai (Aquele havendo-Me enviado) não o trouxer; e *Eu* o ressuscitarei no último dia.

Esta é uma afirmação importante e ela ensina que os homens não podem ser salvos a não ser depois da [iniciativa e] atração divina. Os pecadores não buscam a Deus por conta própria (Romanos 3:11).
Se João 6:44 estivesse sozinho, em separado do resto da Bíblia, seria possível ver a Graça Irresistível Calvinista em sua linguagem, mas não. O Senhor Jesus claramente ensinou que TODOS os homens são atraídos. "
E eu, quando for levantado da terra, TODOS atrairei a Mim" (Jo 12:32).
Não só isso, mas Ele também disse que TODOS os homens recebem luz. "
Ali estava a Luz verdadeira, que ilumina a TODO o homem que vem ao mundo" (Jo 1: 9).
Além disso, "
o Espírito Santo veio para "convencer o MUNDO do pecado, e da justiça e do juízo" (Jo 16:8).



7)    Jo 17:1-2  1 Estas palavras falou Jesus, e levantou os Seus olhos para dentro do céu, e disse: "Ó Pai, tem chegado a hora. Glorifica o Teu Filho, a fim de que também o Teu Filho Te glorifique, 2 Assim como Lhe deste poder sobre toda [a] carne, a fim de que, a todos quantos Lhe tens dado, Ele lhes dê [a] vida eterna.
Jo 17:6 Manifestei o Teu nome aos homens que Me tens dado, [tirados] provenientes- de- dentro- do mundo. Teus eram, e a Mim os tens dado, e eles têm preservado- e- obedecido à Tua Palavra.

Deus deu a Jesus alguns homens, mas quem são eles? São eles aqueles que são soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos? Ou são todos os que creem no evangelho? João 6:40 diz: "
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ nele, tenha a VIDA ETERNA; e eu o ressuscitarei no último dia ". João 1:12 e 3:14-16 e muitas outras passagens ensinam a mesma coisa.



8)    2Ts 2:13-14 Nós, porém, temos a dívida de expressar [toda a] gratidão a Deus sempre, concernente a vós, ó irmãos tendo sido amados pel[o] Senhor (Jesus), porque vos ESCOLHEU Deus, desde [o] princípio (da criação), para [a] SALVAÇÃO em santificação de [o] Espírito e fé d[a] verdade,    14 Para dentro da qual (finalidade) vos chamou através do nosso evangelho (as boas novas), para obtenção d[a] glória de o Senhor nosso, Jesus Cristo.

Esta passagem diz que os crentes em Tessalônica foram escolhidos por Deus para a salvação. O que ela não diz, porém, é a base para essa escolha. A passagem não diz que a base para a escolha foi a vontade soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] de Deus em separado de qualquer coisa que Ele previra. João 6:40 diz: "
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que TODO aquele que vê o Filho, e CRÊ nele; tenha a VIDA ETERNA; e eu o ressuscitarei no último dia". De acordo com este versículo, a base para a eleição de Deus é a do homem.

A passagem diz que os crentes em Tessalônica foram escolhidos "
para [a] salvação em santificação de [o] Espírito e fé d[a] verdade," A doutrina Calvinista da Graça Irresistível afirma que isso quer dizer que "o Espírito de Deus atraiu soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] e irresistivelmente esses crentes para a fé", mas é preciso se forçar isso para dentro da passagem. É mais simples e mais bíblico dizer que é o Espírito Santo quem ilumina (Jo 1: 9), convence (Jo 16:8) e atrai (Jo 12:32) pecadores, e aqueles que creem na verdade são salvos [porque creem] Jo 5:24.    Jo 1:9 Ele (o Palavra) era a Luz verdadeira, aquela [Luz] que ilumina a TODO [o] homem [que está] vindo para dentro do mundo.     Jo 16:8 E (o Consolador- Ajudador), (depois de) havendo Ele vindo, repreenderá O MUNDO concernente a[o] pecado, e concernente à justiça, e concernente a[o] julgamento.     Jo 12:32 E Eu, depois que  Eu for levantado para- fora- da terra, A TODOS [os homens]  estarei atraindo até Mim mesmo."      Jo 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem [está] dando- ouvidos à Minha palavra, e [está] crendo  para dentro dAquele havendo-Me enviado, tem [a] vida eterna, e para dentro de condenação não vem, mas tem passado proveniente- de- dentro- da morte para dentro da vida.  

2Ts 2:13-14 (acima) também diz que os crentes em Tessalônica foram chamados, mas este chamado não é dito ter sido soberano [incondicional, arbitrário {NOTA *}, caprichoso {NOTA **}] e irresistível. Diz, ao invés disso, que eles foram chamados pelo evangelho. Esta é a mesma coisa que vemos em Marcos 16:15-16. O evangelho deve ser pregado a TODOS os homens e [TODOS] aqueles que CREEM [basta isso] são salvos.

As doutrinas Calvinistas da Eleição Soberana [incondicional, arbitrária {NOTA *}, caprichosa {NOTA **}] e da Graça Irresistível são refutadas anteriormente nesta mesma passagem.

Versículos 2Ts 2:8-12 descrevem a vinda do Senhor para destruir o anticristo e para julgar aqueles que creem nele [o anticristo].



9)    2Ts 2:8-12  8 E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor (Jeová, o Cristo) "consumirá" (o poder) "pelo assopro da Sua boca", e anulará (o poder) pelo esplendor  da Sua vinda),  9 A vinda de quem (o Anticristo) é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira, 10 E em todo [o] engano da injustiça NAQUELES [QUE ESTÃO] SE FAZENDO PERECER (EM- PAGAMENTO PORQUE NÃO RECEBERAM O AMOR DA VERDADE A FIM DE SER[EM] ELES SALVOS). 11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira, 12 A fim de que SEJAM CONDENADOS TODOS AQUELES NÃO HAVENDO CRIDO PARA DENTRO DA VERDADE, mas (, ao contrário,) havendo tomado- prazer n[a] injustiça.

Aqui vemos que os homens podem escolher receber a verdade e ser salvos, mas também podem escolher rejeitá-la e, portanto, perecer. Eles não perecem porque são soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] eleitos para perecer, mas porque são pecadores e não escolheram crer na verdade.



10)    At 16:14 E uma certa mulher, (tendo) por nome Lídia, uma vendedora de púrpura, d[a] cidade de Tiatira, [que estava] adorando a o Deus , [nos] ouvia; de quem o Senhor (Jesus) abriu o coração para dar- atenção às coisas [estando] sendo faladas por Paulo

[Sim, concordamos,] nenhuma pessoa pode ser salva a menos que o Senhor [tome a iniciativa e] abra coração dela. Esta não é uma doutrina Calvinista, mas uma doutrina que todos os crentes da Bíblia compreendem e acreditam.

Dizer que Deus abriu o coração de Lídia para que ela atendesse às coisas de Cristo não é dizer que Deus pré-selecionou apenas um certo número de pecadores para ser salvo. Também não é dizer que Deus não quis fazer nem fez nenhum movimento nem nenhum empenho para salvar os não-eleitos. Também não é dizer que Lídia foi Irresistivelmente Chamada ou que ela foi soberanamente [incondicionalmente, arbitrariamente {NOTA *}, caprichosamente {NOTA **}] regenerada e, [somente] em seguida, [foi-lhe] dada a fé. Toda esta doutrina Calvinista tem que ser forçada para dentro da passagem.




Ver também:
http://www.bible.ca/cal-I-calvinist-prooftexts.htm




David Cloud



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.