Os Crentes Não PERSEVERAM Por Si Mesmos,
Deus Os PRESERVA.

[Perseverança do Salvador, não do Salvo.]

[Portanto, Uma Vez Que Cri Biblicamente, É Deus Quem Sempre Me Preserva Salvo
(apesar das minhas fraquezas, pecados, infidelidades) ]

J.M. Carrol

(5ª das 9+5 = 14 partes do livrinho A Segurança Eterna De Todos Os Crentes Comprados Pelo Sangue, J.M. Carroll, traduzido pelo Pr. D.A. Zuhars, Jr., http://www.palavraprudente.com.br/estudos/variosautores/micelanea/cap14.html )

Clv13-Calvinismo5.P3.CrentesNaoPreservamASiMesmos.DeusOsPreserva-JMCarrol




Ouçam o que a Bíblia diz:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai" João 10:27-29.

Estes versículos afirmam que os crentes estão nas mãos de Cristo, o Filho, e também nas de Deus. Nenhum homem pode tirá-los destas mãos.

Talvez o crente ignorante e temeroso diga: Será que o próprio Deus não os lança fora?

Ouçam as palavras de Cristo a este respeito:

"
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" João 6:37.

Cristo afirma claramente que não os lançará fora!

Quero que agora notem algumas outras passagens, que apoiam este ponto - que [é] Deus [e só Ele, suficiente e exclusivamente Ele, Quem] guarda o crente:

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações" 1 Pedro 1:3-6.

Não vejo como é possível, até mesmo para um Espírito Onisciente, usar linguagem mais clara e mais forte do que esta. Ó, filho de Deus, note cuidadosamente o que este versículo diz: Deus "
nos gerou de novo", e nos gerou "para uma viva esperança".

"
Uma viva esperança!" Não uma esperança morta, sem conforto; mas sim uma esperança viva, que inspira a alma. "Gerou-nos de novo".

"
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar". E então, para tomar o assunto mais seguro, esta herança não é colocada na mão do crente, onde talvez a gaste ao "viver dissolutamente", onde a venda por "um prato de lentilha", onde a jogue fora por "trinta moedas de prata", onde a desperdice por algum prazer passageiro do mundo, ou onde a perca por causa de um pecado inesperado. Note o que o versículo diz: "Uma herança... guardada nos céus para vós".

Que fato bendito - Deus a guarda para nós. Esta herança gloriosa está reservada no céu para o crente, durante os anos de sua menoridade. (Gálatas 4:1-6 explica este tempo da menoridade). Não fica na posse do crente. Não existe um meio de perdê-la; nem de dá-la, nem de jogá-la fora. "
Guardada nos céus para vós" onde nem os homens maus, nem os demônios podem ir.

Mas talvez alguém, ainda duvidando, diga: "Entendo tudo sobre a herança. Tudo bem! Mas é o crente [que a receberá e será] o herdeiro?" Ó irmão atribulado, ouça a passagem inteira. Ouça e sinta-se confortado e convencido.
"... nos gerou de novo para uma viva esperança ... guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus". A parte final desta passagem é tão apropriada: "... em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações".

"
Em que vós grandemente vos alegrais" "E por que não?" A época das tentações e opressões não durará muito. Olhe para cima, ó crente. Veja a obra do Seu Deus e Salvador. Não seja incrédulo, mas crente.

Dou ainda outro versículo que mostra Quem é que guarda o crente. Ouçam o versículo:

"Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" 2 Timóteo 1:12.

Sim, amados irmãos, Deus pode e vai guardar. "
Estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia". O dia de todos os dias - com certeza Ele o guardará nos dias fáceis.

Ouçam mais uma vez o que Paulo diz:

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" Romanos 8:35-39.

Esta declaração gloriosa do grande Apóstolo dos gentios não precisa explicação. Ela é de vocês, irmãos e irmãs. Eu a coloco em seus corações. Creiam nela e deixam que os anime e sustente.

Os filhos de Deus [isto é, os anjos] subiram a adorar. Satanás veio com eles, e o Senhor o interrogou:

"Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra" Jó 1:6-10.

Sim, meus queridos irmãos, Deus guarda seus filhos.

Alguns anos atrás, eu estive em certa cidade neste estado. Tivemos vários cultos - Deus estava conosco. Certa manhã, quando nos aproximávamos do lugar da reunião minha atenção foi chamada por um homem, em pé, perto da porta. "Está vendo aquele homem? Ele é um imoral, um jogador, um apostador, um infiel. Há quinze anos não pisa em nossa igreja". Fizemos nosso culto - Deus estava nele. Este homem, como afirmou aquela noite seu testemunho, foi convertido. Para o espanto de todos, ele veio à frente e pediu para se unir à igreja. Pude ouvir cochichos por toda a parte e uns até em alta voz: "O que significa isto? Juntar-se à igreja?" "Mas ele não aguenta!" "Não dou nem uma semana". O homem ouviu também. Poucos anos depois voltei àquela cidade. Após o culto um homem veio falar comigo. "O senhor me conhece?" Reconheci-o imediatamente. Ele disse: "Lembra-se do que o povo disse sobre mim aquela noite? Eles tinham razão. Tudo o que disseram sobre mim era verdade (havia grandes lágrimas em seus olhos), não aguentei. Falhei logo. Mas Deus me segurou. Ele nunca me soltou. Sei que Ele salva".

Jamais esquecerei o que foi gravado em minha mente pela declaração tranquila daquele homem. Deus provou que é fiel. Este, povo crente, é o único segredo. Deus sustenta. Ele guarda Seu povo. Sinto grande confiança e conforto noutro ponto em meu texto.

 

J.M. Carrol

(traduzido por Valdenira N.M.S., 2017)

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.