Nem Calvinista,
nem Arminiano.
Resumo.

(com versículos)

Hélio de Menezes Silva, 2017




0. S - SOBERANIA e Onipotência de Deus o Impedem de Conceder LIVRE ARBÍTRIO aos Que Chama e Habilita?

DEUS É SOBERANO, MAS NOS CONCEDEU UMA ESCOLHA.


    - Sim, Deus é Onipotente e Soberano 1Cr 29:11-12.
    1Cr 29:11-12  11 Tua [é], SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque Teu [é] tudo quanto [] no céU e na terra; Teu [é], Ó SENHOR, o reino, e Tu Te exaltaste por cabeça sobre todos. 12 E riquezas e glória [vêm] de diante de Ti, e TU DOMINAS SOBRE TUDO, e na Tua mão [] força e poder; e na Tua mão [está] o engrandecer e o dar forças a todos.

Mas Deus não pode fazer nada contrário à Sua natureza
- caráter, nem ao que revelou ou prometeu na Sua Palavra.
    E por que razão Ele não poderia, na Sua soberania, ter decretado conceder poder de escolha ao homem em um assunto que Deus quis concedê-la, particularmente onde Deus deixou clara esta concessão, na Bíblia?
    Conceder isso não O faria menos soberano, nem menos Deus.

    A questão não é a Soberania de Deus (cremos nela), é se Ele, na Sua soberania, decidiu e fez escrever o que estudaremos abaixo, por exemplo, fez escrever que, quanto à salvação da alma, Ele AMOU a TODOS, ou fez escrever o contrário disso? Jo 3:16.

    Jo 3:16 Porque de tal maneira AMOU Deus ao MUNDO que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que TODO AQUELE (homem) [que está] crendo  para dentro dEle (o Filho) não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.


1. T - Total Depravity? Total Depravidade/ Depravação do Homem? Inabilidade? Escravidão da Vontade? Livre Arbítrio?

O homem é TOTALMENTE PECAMINOSO, MAS TODOS SÃO HABILITADOS etc., QUANDO TODOS SÃO CHAMADOS.


A)    Deus chama a TODOS os homens Pv 8:4; Is 1:18; 55:6,1; Mc 16:15; 1:15; Acts 17:30; Ap 22:17.
    Pv 8:4 A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz [se dirige] aos filhos dos homens.
    Is 1:18
Vinde agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] lã.
    Is 55:6
Buscai ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, invocai-O enquanto Ele [ainda está] perto.
    Is 55:1
"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  
    Mc 16:15
E Ele lhes disse: "Havendo vós ido  para dentro de todo o mundo, pregai o evangelho (as boas novas) a toda a criatura.  
    Mc 1:15
E dizendo: "Tem sido cumprido o tempo, e tem chegado vizinho  o reinar de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho (as boas novas)."  
    At 17:30 Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB.
    Ap 22:17
E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.  
   


B)    TODO o homem é TOTALMENTE PECADOR Sl 143:2; Is 53:6; Rm 3:9-12,23, sim.

    Sl 143:2 E não entres em juízo com o Teu servo, porque à Tua vista não se achará justo NENHUM [homem] vivente.
    Is 53:6
TODOS nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós TODOS.
    Rm 3:9-12  9 O quê, pois (, se conclui)? Somos nós (os judeus) mais excelentes (do que os gentios)? De maneira nenhuma, pois [] previamente- demonstramos todos (tanto judeus como gregos) [eles] estar[em] debaixo d[o] pecado; 10 Como tem sido escrito: "Não há UM justo, nem mesmo UM []. 11 Não há [NINGUÉM] que [está] entendendo; não há [NINGUÉM] que [está] buscando a Deus. 12 TODOS se extraviaram, simultânea- juntamente se fizeram inúteis. Não há [NINGUÉM] (que está continuamente) praticando [o] bem, não há nem UM [].
    Rm 3:23
Porque TODOS (os homens) pecaram e destituídos estão da glória de Deus,

C)   Mas Deus chama a TODOS os homens. Paulatinamente, cada vez mais fortemente Jr 31:18-20; Jo 7:17. Através: da criação Rm 1:20, da consciência Rm 2:14,15; da Palavra Rm 10:17; dos crentes Mt 22:9s; At 8:31; Rm 10:14s; do Espírito Santo Jo 16:8; as vezes pela Sua bondade Rm 2:4, as vezes trazendo julgamento Is 26:9.

    Jr 31:18-20  18 Bem ouvi Eu que Efraim se queixava, [dizendo]: Castigaste-me e fui castigado, como     novilho ainda não treinado [para o jugo]; faz-me retornar, e serei retornado, porque Tu [és] o SENHOR meu Deus. 19 Na verdade que, depois de ser retornado, tive arrependimento; e depois que fui instruído, bati (com as mãos) sobre a minha coxa  ; fui envergonhado, e também fui confundido, porque levei o opróbrio da minha mocidade.  20 Não [é] Efraim para Mim um filho precioso, criança das Minhas delícias? Porque depois que falo contra ele, ainda Me lembro dele solicitamente; por isso se comovem por ele as Minhas entranhas; deveras Me compadecerei dele, diz o SENHOR.
    Jo 7:17
Caso algum homem deseje fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da [Minha] doutrina: se ela é proveniente- de- dentro- de Deus, ou [se] *Eu* falo proveniente- de- junto- de Mim mesmo.
    Rm 1:20
Porque, desde [a] criação d[o] mundo, as coisas invisíveis dEle (Deus) são claramente vistas (sendo elas entendidas através das coisas (que estão) criadas): [a saber,] tanto o Seu eterno poder como [a Sua] qualidade- de- Pessoa- da- Divindade. (Tudo isto) para ser[em] eles (os homens) inescusáveis:
    Rm 2:14
Porque quando [os] gentios (que [a] Lei  não [estão] tendo) por natureza as coisas [que são] da Lei  praticam, estes (gentios), (embora) [a] Lei  não tendo, para si mesmos são [uma] lei,    15 Os quais mostram a obra da lei escrita dentro dos seus corações, testificando- juntamente- com as consciências deles, até- mesmo enquanto os raciocínios- da- imaginação deles [estão] acusando ou também defendendo um ao outro .),  
    Rm 10:17
Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este ouvir- atendendo [vem] por- operação- de a Palavra  de Deus.  
    Mt 22:1-46
 9 Ide, pois, para- dentro- das saídas das estradas e, a todos- e- quaisquer- homens que encontrardes, convidai para dentro da festa de casamento.'
    Rm 10:1 Ó irmãos, verdadeiramente o bom desejo do meu próprio coração e a minha oração a Deus para- benefício- de Israel é para [a] salvação [deles] (os de Israel).
    Jo 16:8
E (o Consolador- Ajudador), (depois de) havendo Ele vindo, repreenderá o mundo concernente a[o] pecado, e concernente à justiça, e concernente a[o] julgamento.
    Rm 2:4
Ou [, porventura,] a riqueza da benignidade e da paciência e da longanimidade dEle (Deus) desprezas tu? (Desconhecendo [tu] que a benignidade de Deus te conduz para dentro d[o] arrependimento?)
    Is 26:9
Com minha alma Te desejei de noite, e com o meu espírito, [que está] dentro de mim, madrugarei a buscar-Te; porque, [havendo] os Teus juízos na terra, os habitantes do mundo aprendem justiça.

D) E TODO o homem, ao ouvir a Palavra é capacitado e HABILITADO PARA entender, se interessar, escolher (ou não) se arrepender- CRER- receber Cristo Is 1:18; Dt 30:19; Js 24:15.

    Is 1:18 VINDE agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] lã.
    Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
    Js 24:15
Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

E)    Portanto (juntando (A), (B), (C), (D)), MORTE espiritual em Ef 2:1, etc., não significa imobilidade, inconsciência, INCAPACIDADE quanto tudo (ridículo), mas apenas significa separação de Deus, não é inabilidade para entender, etc., ver também Dt 4:29-31; Is 55:1-4,6-9; Mt 11:28-30; Lc 9:23-26; At 3:18-21; Ap 22:17.

    Ef 2:1
E [Ele] (Deus) a *vós* [vivificou] , estando [vós] MORTOS * nas ofensas e nos pecados  "mortos" (espiritualmente) não significa INCAPAZES de TUDO (ridículo!), mas significa separados de Deus.

    Dt 4:29-31
 29 Então dali BUSCARÁS ao SENHOR teu Deus, e [O] ACHARÁS, quando O BUSCARES de todo o teu coração e de toda a tua alma. 30 Quando [estiverdes] em tribulação, e todas estas coisas vierem sobre ti, então nos últimos dias  voltarás para o SENHOR teu Deus, e sereis obedientes à Sua voz.  31 (Porquanto o SENHOR teu Deus [é] Deus misericordioso), e Ele não te desamparará, nem te destruirá, nem Se esquecerá da aliança de teus pais, que lhes jurou.
    Is 55:1-4
 1 "Ó vós, todos os que tendes sede, VINDE às águas, e vós, que não tendes dinheiro, VINDE, comprai, e comei; sim, VINDE, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  2 Por que gastais o dinheiro naquilo [que] não [é] pão? E o [produto] do vosso trabalho naquilo [que] não pode satisfazer? Ouvi-Me atentamente, e comei o que [é] bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei [uma] aliança perpétua, [dando-vos] as seguras misericórdias (da aliança) de Davi. 4 Eis que Eu O dei por Testemunha aos povos, como Líder e Governador dos povos.
    Is 55:6-9
 6 BUSCAI ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, INVOCAI-O enquanto Ele [ainda está] perto. 7 ABANDONE o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e RETORNE ao SENHOR, que Se compadecerá dele; TORNE para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.  8 Porque os Meus pensamentos não [são] os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim [como] os céus [são] mais altos do que a terra, assim [são] os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos [mais altos] do que os vossos pensamentos.
    Mt 11:28-30
 28 VINDE até Mim, todos [vós] os [que estais] arduamente- trabalhando e tendo sido sobrecarregados, e *Eu* vos darei descanso. 29 LEVANTAI- E- CARREGAI o Meu jugo sobre vós, e APRENDEI proveniente- de- junto- de Mim: porque manso sou, e humilde de coração. Então, encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo suave [é], e o Meu fardo leve é."  
    Lc 9:23-26
 23 E dizia a todos [eles]: "Se qualquer  [homem] DESEJAR VIR EM- SEGUIMENTO- A Mim, NEGUE a si mesmo, e LEVANTE- E- CARREGUE [sobre si] a sua cruz a cada dia, e SIGA-Me.  24 Porque todo- e- qualquer- homem que QUEIRA a sua vida salvar, a perderá; todo- e- qualquer- homem, porém, que perca a sua vida por causa de (o seu amor a) Mim, *este* a salvará. 25 Porque [em] que é beneficiado um homem [se] havendo ganhado o mundo inteiro, mas a si mesmo havendo feito perecer ou havendo-se perdido? 26 Porque, todo- e- qualquer- homem que se envergonhe de Mim e das Minhas palavras, dele o Filho do homem Se envergonhará quando vier na Sua própria glória, e [na] de o [Seu] Pai, e [na] dos santos anjos.
    Ap 22:17
E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'VEM TU !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'VEM TU !' E aquele [que está] tendo sede, VENHA ELE; e [todo] aquele [que está] QUERENDO, RECEBA ele a água d[a] vida, de graça.  



2. U - Unconditional Election? Eleição Incondicional?

Não Há Eleição/ Predestinação para Salvação Eterna, Mas Para Bênçãos
(1Ts 5:9 refere-se à não entrada na ira da Tribulação)

 

Se Tivesse Havido Eleição Espiritual, Teria Sido Eleição Baseada Na Antevisão Da Resposta Ao Chamado Por Deus.


Aos que PRÉ-CONHECEU (anteviu) que creriam, Deus os ELEGEU para, em consequência do crer, salvá-los. Salvação depende apenas de CRER 1Pe 1:2; Lc 7:50; Ef 2:8-9 (isto PROVA que
crer, exercer fé, N-Ã-O é obra, como nos acusam os seguidores de Padre Agostinho e Calvino).
    1Pe 1:2 (eleitos)
COMO RESULTADO Do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito (Santo), EM CONSEQUÊNCIA D[a]  obediência  e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!  
    Lc 7:50 Disse Ele, porém, à mulher: "A tua [] tem salvado a ti; vai tu para dentro d[a] paz."  
    Ef 2:8-9  8 (Porque por- operação- da graça (de Deus) sois [aqueles] (já) tendo sido salvos, por meio da ). E isto não [é] proveniente- de- dentro- de vós mesmos, [é] dom de Deus, 9 NÃO [É] PROVENIENTE- DE- DENTRO- DAS OBRAS, a fim de que não (possa acontecer que) algum homem se vanglorie;  {isto PROVA que crer, exercer fé, N-Ã-O é obra, como nos acusam os seguidores de Padre Agostinho e Padre-Melhorado Calvino}

A sequência de Rm 8:29-30 + Jo 1:12 + 2Co 5:17 é:

pré-conheceu (viu de antemão) o homem  ==>
predeterminou
- quanto- fronteiras (do lote eterno)  ==>
chamou
 ==>
Jesus crido e recebido
 ==>
declarou justo e fez filho e nova criatura e glorificou
o homem.



    Rm 8:29-30  29 Porque, aos [homens] a quem Ele (o Deus) PRÉ-CONHECEU , também os Predeterminou- Quanto- Fronteiras (do lote eterno) [para serem] conformados à apresentação- físico- corporal de o Seu Filho, a fim de ser Este (o Seu Filho) [o] primeiro- nascido entre muitos irmãos.  
30
E, aos [homens] a quem Ele (o Deus) predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno), a estes também CHAMOU;
e aos que chamou, a estes também DECLAROU JUSTOS;
e aos que declarou justos, a estes também GLORIFICOU.
 

    Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O receberam, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus,
(a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),  

    2Co 5:17 Assim que, se algum homem [está] dentro de [o] Cristo,
uma nova- e- diferente criatura
[é]  [ele]:
as
[coisas] velhas [] passaram,
eis que têm sido feitas novas todas as coisas.
 


3. L - Limited Atonement? Expiação/ Propiciação Limitada?
Expiação/ Propiciação Universal?

EXPIAÇÃO/ PROPICIAÇÃO OFERECIDA A TODOS, CRIDA E APROVEITADA POR POUCOS.


Jesus morreu vertendo todo o Seu sangue como uma expiação e propiciação para benefício e em lugar de TODOS os homens SEM EXCEÇÃO Is 53:6; Jo 3:16-17; 1:29; Rm 11:32; 1Jo 2:2; He 2:9.

    Is 53:6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós TODOS.
    Jo 3:16-17
 16 Porque de tal maneira amou Deus ao MUNDO que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que TODO AQUELE (homem) [que está] crendo  para dentro dEle (o Filho) não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.  17 Porque Deus não enviou o Seu Filho para dentro do MUNDO a fim de que condene o MUNDO, mas a fim de ser o MUNDO salvo através dEle (o Filho).
    Jo 1:29 No dia seguinte, vê João a Jesus vindo até ele, e diz: "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele (Cordeiro) [que] (completa e definitivamente) [está] levantando- e- carregando- (sobre Si) para- longe o pecado do MUNDO!
    Rm 11:32
Porque Deus juntamente- fechou- circundou a todos para dentro da incredulidade , a fim de, para [com] os TODOS, usasse de misericórdia.  
    1Jo 2:2
E *Ele próprio* [a] propiciação é concernente aos nossos pecados, e não somente concernente aos nossos (pecados), mas também concernente aos (pecados) do INTEIRO MUNDO.
    Hb 2:9
Aquele (Jesus), porém, ([por] um certo pouco (tempo)) menor  do que [os] anjos (dantes) tendo sido feito... (Agora) vemos Jesus, em razão do sofrimento d[a Sua] morte, com glória e com honra havendo sido coroado. De modo que Ele, pel[a] graça de Deus, para- benefício- e- em- lugar- de TODOS [os homens], provasse [a] morte.  

    Mas somente aqueles que creram tiveram seus pecados efetivamente cobertos- pagos- perdoados- tirados, foram efetivamente salvos Jo 3:18.

    Jo 3:18 Aquele [que está] crendo  para dentro dEle (o Filho) não é condenado; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] (o Filho) já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro de o nome de o unigênito  Filho de Deus

    Deus tem misericórdia sobre TODOS e amou a TODOS Sl 145:9; Lc 6:36 (devo ter misericórdia somente por poucos?); Mq 7:18; Ef 2:4; Rm 11:32; 1Jo 4:8.

    Sl 145:9 O SENHOR [é] bom para TODOS, e as suas misericórdias [são] sobre TODAS as Suas obras.
    Lc 6:36
Sede vós, pois, misericordiosos, como o vosso Pai também é misericordioso.
    Mq 7:18
Quem [é] Deus semelhante a Ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da transgressão do remanescente da Sua herança? Ele não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer [na Sua] BENIGNIDADE.
    Ef 2:4 Deus, porém, riquíssimo sendo em misericórdia, em razão do Seu grande amor com que nos amou,
    Rm 11:32
Porque Deus juntamente- fechou- circundou a TODOS para dentro da incredulidade , a fim de, para [com] os TODOS, usasse de MISERICÓRDIA.  
    1Jo 4:8 (Todo)
aquele [que] não [está] amando (aos irmãos) não conheceu a Deus; porque Deus amor é.

    Deus intensamente DESEJA que TODOS os homens sejam salvos 1Tm 2:4; 2Pe 3:9.

    1Tm 2:4
O Qual deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em].
    2Pe 3:9 Não retarda o Senhor a [Sua] promessa, tal- como alguns por tardia [a] têm; mas Ele é de- longa- paciência para conosco, não desejando alguns se fazer[em] perecer, mas [DESEJANDO] TODOS A[O] ARREPENDIMENTO VIR[EM].

    A salvação está disponível e oferecida (sinceramente! Com possibilidade de ser aceita!) a TODOS Jo 3:16; At 2:21; Rm 10:13; 1Tm 2:4.

    Jo 3:16 Porque de tal maneira amou Deus ao MUNDO que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito , deu, a fim de que TODO AQUELE (homem) [que está] crendo para dentro dEle (o Filho) não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.  
    Rm 10:13
Porque TODO- E- QUALQUER- homem que invocar o nome de o Senhor (Jesus)  será salvo.  
    1Tm 2:4
O Qual deseja TODOS [os] homens ser[em] salvos e, para dentro do pleno- conhecimento d[a] verdade, vir[em].


4. I - Irresistible Grace? Graça Irresistível? Graça Resistível? Chamado Resistível?

GRAÇA OFERECIDA A TODOS, CRIDA E APROVEITADA POR POUCOS, RESISTIDA POR MUITOS.


Deus chama a TODOS os homens Pv 8:4; 1:24-26; Is 1:18; 55:6,1; Mc 16:15; 1:15; Acts 17:27,30; Ap 22:17.
Pv 8:4 A vós outros, ó homens, clamo; e a minha voz [se dirige] aos filhos dos homens.

Pv 1:24-26  24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor.

Is 1:18 Vinde agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] lã.

Is 55:6 Buscai ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, invocai-O enquanto Ele [ainda está] perto.

Is 55:1 "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  

Mc 16:15 E Ele lhes disse: "Havendo vós ido  para dentro de todo o mundo, pregai o evangelho (as boas novas) a toda a criatura.  

Mc 1:15 E dizendo: "Tem sido cumprido o tempo, e tem chegado vizinho  o reinar de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho (as boas novas)."  

At 17:27 Para buscar[em] eles a o Senhor, se talvez tateiem- à- procura- de Ele e [O] achem; embora, em verdade, não estando Ele longe de cada um [] de nós.

At 17:30 Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB.

Ap 22:17 E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.  



Mas a graça e chamado de Deus são RESISTÍVEIS Pv 1:24-26; Jo 5:39-40; Mt 23:37. Deus chama todos os seres humanos e ao habilita (ver "1. T"), todos eles, a entender o chamado por Deus e poder escolher entre crer- receber- ser salvo, ou recusar e continuar seu caminho para o merecido inferno.

Pv 1:24-26  24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes REJEITASTES todo o meu conselho, e NÃO QUISESTES a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor.
    Jo 5:39-40
 39 Examinai  vós as Escrituras, porque vós supondes nelas ter [a] vida eterna, e são elas que [estão] testificando concernente a Mim;  40 E NÃO QUEREIS vir a Mim a fim de que [a] vida tenhais!
    Mt 23:37
Jerusalém, Jerusalém, a (cidade) [que está] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], e vós NÃO QUISESTES!  


5. P - Perseverance of the Saints? Perseverança dos Santos? Perseverança dos Salvos? Perseverança do Salvador?

GARANTIDA PRESERVAÇÃO POR DEUS, DE QUEM ELE SALVOU.


A salvação de quem CREU é PRESERVADA não por ele e sua capacidade de perseverar, mas por
DEUS Jo 3:18; 10:28-29; Rm 8:28-30,35,38-39; 1Co 5:3-5; Ef 4:30.

    Jo 3:18 Aquele [que está] crendo  para dentro dEle (o Filho) NÃO É CONDENADO; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] (o Filho) já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro de o nome de o unigênito  Filho de Deus.  
    Jo 10:28-29  28 E [a] vida ETERNA Eu lhes dou; e que, para o sempre, DE MODO NENHUM PEREÇAM, e NINGUÉM AS ARREBATARÁ PARA- FORA- DA MINHA MÃO. 29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e NINGUÉM PODE ARREBATÁ-[LAS] PARA- FORA- DA MÃO DO MEU PAI.
    Rm 8:28-30  28 [Bem] temos sabido, porém, que, para aqueles [que estão] amando a Deus, todas as coisas co- operam- juntamente  para [o] bem, para aqueles que [estão] sendo chamados- convidados segundo [o] propósito [dEle] (Deus).  29 Porque, aos [homens] a quem Ele (o Deus) pré-conheceu , também os predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno) [para serem] conformados à apresentação- físico- corporal de o Seu Filho, a fim de ser Este (o Seu Filho) [o] primeiro- nascido entre muitos irmãos.  30 E, aos [homens] a quem Ele (o Deus) predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno), a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também declarou justos; e aos que declarou justos, a estes também glorificou.  
    Rm 8:35
Quem nos separará para- longe- do amor de o Cristo (a nós)? [A] tribulação, ou [a] angústia, ou [a] perseguição, ou [a] fome, ou [a] nudez, ou [o] perigo, ou [a] espada?
    Rm 8:38-39
 38 Porque tenho sido persuadido de que: nem [a] morte, nem [a] vida, nem [os] anjos, nem [os] principados, nem [as] potestades, nem as coisas tendo- estado- presentes, nem as coisas estando por vir, 39 Nem [a] altura, nem [a] profundidade, nem qualquer outra criatura, poderÁ nos separar para- longe- do amor de Deus (a nós), o qual (amor de Deus) [está] em Cristo Jesus, o Senhor nosso.  
    1Co 5:3-5
 3 Porque *eu*, em verdade, ainda que estando ausente no corpo mas estando presente no espírito, já tenho julgado- determinado, como se estando [eu] presente, que aquele [varão] assim havendo perpetrado isto, 4 Em o nome de o nosso Senhor Jesus Cristo havendo sido juntamente reunidos vós e o meu espírito com o poder de o nosso Senhor Jesus Cristo, 5 Abandonar[mos] o tal a Satanás, para dentro da destruição da CARNE, para- o- resultado- de o espírito vir a ser PRESERVADO dentro do dia de o Senhor Jesus.
    Ef 4:30
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, dentro de Quem (dentro de o Espírito Santo) vós fostes SELADOS para [o] dia d[a] redenção.

Uma vez presenteada e recebida a salvação (por ação da graça de Deus, por meio da fé), ela é incapaz de ser perdida, é por DEUS preservada mesmo se o crente morrer sem arrependimento e sob disciplina, no pior pecado imaginável (inclusive após adultério seguido de assassinado seguido de suicídio) 1Co 3:15 (toda a glória seja dada a Deus), embora nesta terra o crente, até o ponto de morte física, seja moído sob pesada disciplina, perca alegria e comunhão, perca galardões e coroas.

    1Co 3:15
Se de algum homem a obra será completamente- queimada, ele sofrerá perda; *ele mesmo*, porém, será SALVO (todavia, de modo como que através d[o] fogo).


6. D - E a Questão da Disciplina e dos Galardões e Coroas?

Mesmo meu homem novo sendo incapaz de pecar (1Jo 3:9 Todo aquelE (já) tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de Deus, pecado não está- praticando, porque [a] semente dEle (Deus) nele (o salvo) permanece, e (o salvo) não pode- estar- pecando, porque proveniente- de- dentro- de Deus tem sido nascido.)
e me levando a odiar o pecado e anelar nele jamais cair Rm 7:14-25
Rm 7:14-25  14 Porque [bem] temos sabido que a lei espiritual é; *eu*, porém,  carnal sou, tendo [eu] sido vendido sob o pecado.  15 Porque o (mal) que faço  não o aprovo . Porque não o (bem) que quero, isso eu faço. Mas o (mal) que aborreço, isso eu faço .  16 Se, porém, aquilo (o mal) que não quero  isso faço , declaro- em- concordância- com a Lei: que [ela é] boa.  17 Agora, então, não mais [sou] *eu* [que] faço isto, mas aquilo habitando  em mim: pecado  18 Porque tenho sabido que não habita  em mim (isto é, na minha carne) [nenhuma] coisa boa; porque [o] querer está presente em mim; mas, [como] realizar aquilo [que é] bom, não descubro.  19 Pois não [o] bem, que quero, eu faço . Mas [o] mal, que não quero, esse faço  eu.  20 Se, porém, o (mal) que não quero*eu*, isto faço , não mais [sou] *eu* [que] faço isto, mas aquilo habitando em mim: pecado.  21 Acho então esta lei: que, (mesmo) desejando [eu] para *mim* [o] fazer o bem, *comigo* o mal está  presente.  22 Porque deleito-me- juntamente- com  a Lei de Deus, no tocante ao (meu) homem interior;  23 Vejo , porém, uma lei de- diferente- natureza, n[os] meus membros, batalhando contra a lei do meu entendimento e me levando cativo  para a lei do pecado, aquela estando nos meus membros.  24 Ó miserável homem [que] eu [sou]! Quem me livrará para- fora- do corpo desta morte ?  25 Expresso eu [toda a] gratidão a Deus através de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Assim, pois, *eu*, *eu mesmo*, em verdade com o entendimento sirvo à Lei de Deus; com a (minha) carne, porém, [sirvo]  à lei d[o] pecado.

o meu homem velho (diariamente?) me faz pecar, para minha tristeza e vergonha (Rm 7:24-25, logo acima).
Cada vez que eu fraquejar como um filho de Deus, e pecar, e continuar naquele pecado, então meu Pai Celestial progressivamente me repreenderá e me castigará (He 12:5-11), assim como qualquer bom pai [o faz], até mesmo ao ponto de tornar-me não usável na Sua obra 1Co 9:27, perder galardões já ganhos 2Co 5:10; 1Co 3:15, e sofrer morte física 1Co 5:5; 1Jo 5:16-17.

    Hb 12:4-8  4 Ainda não até [ao] (ponto de derramardes- para- fora)- sangue resististes, [enquanto] contra o pecado lutando. 5 E já tendes- completamente- sido- feitos- esquecer da exortação, a qual convosco, como com filhos, de- forma- completa- argumenta: "Ó filho Meu, não desprezes tu [a paternal]- instrução- até- por- castigos de [o] Senhor, e não sejas tu afrouxado- quanto- força, [quando] por Ele sendo repreendido. 6 Porque a quem [o] Senhor ama, [Ele paternalmente]- instrui- até- por- castigos, e (paternalmente) açoita a todo filho a quem Ele recebe." 7 Se [paternal]- instrução- até- por- castigos pacientemente- suportais, (percebes que) como a filhos vos está tratando Deus; porque quem é [o] filho a quem não [paternalmente]- instrua- até- por- castigos [o seu] pai? 8 Se, porém, estais sem [paternal]- instrução- até- por- castigos, da qual têm sido feitos participantes todos (os filhos), então bastardos sois, e não filhos (legítimos).),
    1Co 9:27 Mas mantenho- [subjugado]- debaixo- do- [meu]- olhar o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que não (de algum modo), aos outros havendo eu publicamente- pregado, eu mesmo seja reprovado.  

    2Co 5:10 Porque a todos nós é necessário ser[mos] manifestos diante da cadeira- de- juiz (sobre- plataforma) de o Cristo, a fim de que receba cada um as coisas [feitas] por- ação- do [seu próprio] corpo, segundo o que ele (o corpo) fez, quer bem, ou mal.

    1Co 3:15 Se de algum homem a obra será completamente- queimada, ele sofrerá perda; *ele mesmo*, porém, será salvo (todavia, de modo como que através d[o] fogo).

    1Co 5:5 Abandonar[mos] o tal a Satanás, para dentro da destruição da carne, para- o- resultado- de o espírito vir a ser preservado dentro do dia de o Senhor Jesus.

    1Jo 5:16-17  16 Se algum homem vir o seu irmão [estando] pecando um pecado [que] não [conduz] em direção à morte, pedirá (a Deus), e Ele (Deus) lhe dará [a] vida([isto é,] àqueles [que] [estão] pecando não em direção à morte: há pecado em direção à morte, [e] não a respeito desse (pecado) falo a fim de orar[des]. 17 Toda [a] iniquidade pecado é, mas há pecado [que] não [conduz] em direção à morte).


mas Ele nunca, jamais, em hipótese nenhuma, me condenará [ao inferno] juntamente com o mundo
(
1Co 11:32 [Em] sendo julgados, porém, pel[o] Senhor (Jesus), somos [paternalmente]- instruídos- até- por- castigos, a fim de não, juntamente- com o mundo, sermos condenados.).




Hélio de Menezes Silva, 2017

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.