[Truque Hyles: Forçar Repetição De "Oração Rapidinha", Fruto Verde, Sem Fé-Arrependimento (Sem Um, Sem Outro)]


A História de Como o Evangelismo Foi Corrompido Entre os Batistas Independentes


(https://www.wayoflife.org/reports/the-history-of-how-evangelism-was-corrupted.php )

David Cloud

(traduzido por XXXX, 2018)

(falta revisar a sofrível tradução de Google)

5 de abril de 2018 (publicado pela primeira vez em 27 de setembro de 2017)

David Cloud, Wayoflife Literature (Literatura do Caminho Para a Vida), PO Box 610368, Port Huron, MI 48061
866-295-4143,
fbns@wayoflife.org



O que se segue foi extraído de
The Discipling Church: The Church That Will Stand Until Christ Comes ("A Igreja Que Disciplina: A Igreja Que Permanecerá Até Que Cristo Volte"). Veja o final deste relatório para detalhes.

Batistas Independentes, Antes da Década de 1970


Antes de 1970, as igrejas Batistas Independentes eram espiritualmente mais fortes, e uma das razões era que elas eram mais cuidadosas com quanto ao [assunto e doutrina da] salvação.

Considere alguns exemplos proeminentes:

J. Frank Norris, [grande pregador e guerreiro do que outros chamaram de Fundamentalismo], 1930 e 1940 - Norris declarou claramente que o
arrependimento é "voltar-se em direção a Deus com não fingidas contrição, confissão, e súplica por misericórdia" e que a "evidência apropriada" do novo nascimento "aparece nos sagrados frutos do arrependimento e fé e novidade de vida. " Ele advertiu contra aqueles que instruíam as pessoas a fazerem meras "decisões" [ênfase em gestos externos tais como ir à frente, erguer a mão, mecanicamente repetir um oração, etc.] para Cristo e que convidavam os pecadores a meramente vir até a frente [do salão de culto] para [mecanicamente repetir] uma oração. A respeito deste tipo de pregação, ele disse que "não havia evangelho suficiente para salvar uma formiga" (J. Frank Norris, What Do Fundamental Baptists Believe , um discurso proferido na reunião anual da American Baptist Association na First Baptist Church Fort Worth, Texas, 1935).
Na década de 1940, Norris pregou uma semana inteira sobre o assunto do inferno sem fazer um convite [explícito, para crerem e receberem o Cristo]. Somente depois de uma semana inteira de tal pregação ele fez um convite, e mais de cento e cinquenta pessoas foram salvas.
Ele acreditava em arar [preparar o solo para logo depois plantar] os corações dos pecadores com a lei de Deus para preparar a alma para as genuínas convicção, arrependimento e fé salvadoras.

John R. Rice, 1940 - "
Se arrepender literalmente significa ter uma mudança de mentalidade ou espírito em direção a Deus e [para se afastar] do pecado. Significa sinceramente [desejar] se afastar de todos os seus pecados e confiar em Jesus Cristo para salvá-lo. Você pode ver, então, como o homem que crê em Cristo [sempre] se arrepende, e [simetricamente] o homem que se arrepende [sempre] crê em Cristo. O carcereiro se arrependeu quando se afastou do pecado para crer no Senhor Jesus Cristo " (What Must I Do to Be Saved? (O que devo fazer para ser salvo?) 1940).

Baptist Bible Fellowship International, 1950 - "Cremos que
o arrependimento e a fé são obrigações solenes e também são graças inseparáveis, operadas em nossas almas pelo vivificante Espírito de Deus; desse modo, estando profundamente convictos de nossa culpa, perigo e desamparo, e [convictos] de [qual é] o caminho da salvação por Cristo, nos voltamos para Deus com sinceras contrição , confissão e súplica por misericórdia, ao mesmo tempo recebendo com fervor o Senhor Jesus Cristo, e abertamente O confessando como nosso único e todo-suficiente Salvador." (Baptist Bible Fellowship, Regras de Fé, 1950).

Harold Sightler, 1963 - "
Reconhecendo sua culpa, há uma meia-volta para direção oposta a [o desejo por] o pecado. Há uma meia-volta em direção a Deus. Na verdade, a palavra "arrependimento" significa uma mudança completa: uma mudança de rumo; uma mudança de mentalidade. (…) É impossível se imaginar um arrependimento que não faz com que o pecador alegremente [deseje e] dê uma meia-volta em direção oposta aos pecados (…) Sei que temos um movimento religioso superficial em nossos tempos que permitirá aos homens professar a fé em Cristo e, ao mesmo tempo, [firmemente desejar] continuar a viver no mundo. Uma fé religiosa tão superficial não é [fé] verdadeira. Estes são meros professantes e não têm nada a ver com Deus, quanto a salvação [deles]" (Chastening and Repentance (Castigo e Arrependimento), 1963).

B.R. Lakin, 1964 - "
Arrependimento em direção a Deus – significa [desejar] dar meia-volta em direção de [desejar] afastar-se dos seus pecados e de tudo o que você sabe estar errado, e [desejar] dar meia-volta em direção oposta [àquela em que você andava], então confiar em Jesus Cristo como seu completo Redentor" ( Prepare to Meet Thy God (Prepara-Te para Encontrares Teu Deus), 1964) .

Lester Roloff, 1965 - "
O arrependimento é uma tristeza piedosa em relação ao [meu] pecado. O arrependimento é um [desejo para] abandono do pecado. O verdadeiro arrependimento é colocar sua confiança em Jesus Cristo para [desejar] que você não mais viva assim. O arrependimento é permanente. É uma experiência que dura ao longo da vida e ao longo da eternidade. Você nunca mais amará o diabo depois que você se arrepender. Você nunca mais flertará com o diabo como sendo o hábito de sua vida, uma vez que você seja salvo. Você nunca [mais] será feliz vivendo em pecado; ele nunca [mais] o satisfará; e os farelos das cascas do mundo nunca preencherão seu desejo e fome em sua alma. O arrependimento é algo muito maior do que muita gente pensa. Ele é absolutamente essencial que você vá para o céu" (Repent or Perish (Arrependa-se ou Pereça), 1965).

Highland Park Baptist Church, cerca de 1965 - "Aqui estão algumas coisas que o pecador deve fazer para ser salvo. Ele deve querer ser salvo (Isaías 1:18-19). Ele deve estar disposto, a fim de que Deus o salve (Ap 22:18). Ele deve reconhecer-se um pecador (Sl 51: 3; Lc 15:17). Ele deve se arrepender – [desejar] virar [suas costas] para o pecado e [desejar] voltar [sua face] para Deus (Atos 20:21; Lc 13: 2). Ele deve crer em Cristo e em Sua obra consumada da Redenção (Atos 16:31; Jo 1:12; Ro 10:10; Jo 3:16) "(Handbook for Our Members (Manual para Nossos Membros), Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, c. 1965, p. 32).

Oliver B. Greene, 1960 -
Ele pregou 25 mensagens de rádio seguidas sobre a ira de Deus. Ele disse: "O verdadeiro arrependimento é a tristeza pelo pecado cometido contra um Deus santo e não apenas a tristeza pelo pecado [que nós já cometemos e somos], mas a renúncia ao pecado, a renúncia ao pecado e a conversão a Deus. O pecado pregou o Salvador na cruz e certamente esse fato por si só é razão suficiente para que todos os que genuinamente se arrependerem [passem a eternamente] odiar pecar e [desejem eternamente] abandonar os caminhos pecaminosos" (Commentary of Acts of the Apostles (Comentário de Atos dos Apóstolos ), Atos 2: 37-38).

Leon Maurer, 1970 -
"Uma oração mecânica- superficialmente memorizada, ou alguma declaração repetida, sem verdadeiro arrependimento e fé, nunca salvam ninguém. A pessoa deve estar muito séria a respeito disso [todas as palavras da oração, que deve ser feita de todo coração] e realmente deve significar isso [cada uma e todas as palavras da oração de seu coração]. (…) Considere um caso em que a pessoa que está sendo evangelizada vai simplesmente repetir [mecanicamente] [sentença por sentença] uma oração falada pelo ganhador de almas, pedindo ao Senhor que salve sua alma. Aqui, apenas como um exemplo, está um [bom] padrão que pode ser seguido [se você quiser sugerir uma oração]: 'Senhor, eu bem percebo que sou um pecador. Estou perdido no meu pecado. Eu [desejo e] dou meia-volta em direção oposta ao meu pecado. Eu me arrependo do meu pecado. Bem aqui e agora eu confio no Senhor Jesus Cristo como meu Salvador pessoal ... ' (Soul Winning: The Challenge of the Hour (Ganhar-Almas: O Desafio da Hora), The Sword of the Lord (A Espada do Senhor), 1970).

Quando esses homens falaram em [firmemente desejar] dar meia-volta em direção oposta ao pecado, todas as pessoas naqueles dias sabiam o que eles significavam. Eles não estavam falando sobre reforma ou uma salvação de obras. Eles estavam falando sobre algo que ocorreu no coração. Eles estavam falando sobre uma mudança radical de espírito que os colocou em um caminho diferente.

Batistas Independentes, Após os Anos 70


Ganhar almas mudou drasticamente no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.

Havia um frenesi de grandeza, e essa foi a motivação para uma mudança na doutrina e na metodologia de conquista de almas.

A Sword of the Lord (Espada do Senhor) promoveu o conceito "o maior [pregador]" e "o [pastor da igreja de] mais rápido crescimento". Era assim que os pregadores eram frequentemente apresentados na Highland Park Baptist Church, em Chattanooga, Tennessee, nos anos 70 e 80.

Um novo [tipo de] programa evangelístico foi introduzido e se espalhou rapidamente. Eu experimentei este programa em Highland Park como um estudante no [Seminário] Tennessee Temple de 1974-1977.

Jack Hyles foi, de longe, o mais influente professor [e divulgador] dos novos métodos de plantação de igrejas e de ganhar almas, mas foi The Sword of the Lord (A Espada do Senhor) que deu ao seu ensino uma promoção muito ampla. Em 1962, A Espada do Senhor publicou [os livos de] Hyles Let's Go Soul Winning (Vamos Sair Ganhando Almas) e Let’s Build an Evangelistic Church (Vamos Construir uma Igreja Evangelística).

O segundo em influência, a partir do final dos anos 1970, foi Curtis Hutson, que se tornou o editor de A Espada do Senhor após a morte de John R. Rice em 1980. O livro de Hutson, Winning Souls And Getting Them Down the Isle (Ganhando Almas E Fazendo-as Ir A Frente No Corredor [da igreja]) (Espada do Senhor, 1978) foi muito influente. O mentor de Hutson foi Jack Hyles.

Jack Hyles ensinou que todo problema da igreja poderia ser resolvido por seu programa de ganhar almas:

"Ganhar almas é o segredo básico para [resolver] qualquer outro problema na igreja. Por exemplo, aqui uma igreja está tendo cultos frios. Não há calor. Lá. O Senhor não se encontra com eles. Agora, como você supera isso? Comece a ganhar almas. Se alguém andar pelo corredor [até a frente do salão de cultos] todos os domingos e professar sua fé em Cristo, isso aquecerá muito o culto. Aqui está uma igreja tendo problemas com seus negócios. Não tem pessoas suficientes que conheçam negócios. Está tendo problemas para lidar com seus assuntos legais. Não tem sabedoria suficiente. A Bíblia diz: "Aquele que ganha as almas é sábio". Então Deus dá sabedoria extra àqueles que ganham almas "(Hyles,
Let’s Build an Evangelistic Church [Vamos Construir uma Igreja Evangelística], p. 34).

Este programa, que chamo de "Truque Para Oração Fruto Verde", tem as seguintes características:

 

1. A ênfase no ganhar almas mudou de uma ênfase no arrependimento para uma ênfase em "ir para o céu quando você morrer".



Este foi o coração e a alma do programa de ganhar almas, de Jack Hyles.

"Isso pode ser feito assim.

'Agora, Sr. Doe, deixe-me fazer uma pergunta: Você sabe [com certeza] que, se você morresse neste minuto, você iria para o céu?'
"Não, não acredito que saiba."
'Deixe-me perguntar uma coisa: você gostaria de saber? Você não acha que seria bom se soubesse [com certeza] que, se morresse, você iria para o céu?
"'Sim.'
"Bem, deixe-me perguntar-lhe isto: Se eu pudesse pegar a Bíblia e mostrar-lhe [nela] como você poderia saber, além de qualquer sombra de dúvida, que você poderia saber exatamente agora [que está salvo], e você pudesse ver isto [na Bíblia], e você pudesse entender isto, você acreditaria? Você faria o que a Bíblia diz?

"Você vê o que estou tentando dizer? É bom fazer com que ele [logo no início] se comprometa que ele fará isso [acreditará]; então [com esse estratagema] você já terá avançado um longo caminho para salvá-lo, antes [mesmo] de [começar a] apresentar o plano. Então, [são] estas três perguntas:
(1) 'Você sabe [com certeza] que se você morresse hoje você iria para o céu?'
(2) 'Você gostaria de saber?'
(3) 'Se eu pudesse te mostrar como você poderia saber, então você faria isso?'
" (Hyles, Let’s Go Soul Winning [Vamos Ganhar Almas], Sword of the Lord Publishers).

O exemplo mais atroz disso que já vimos é My John 3:16 Book: Lola Mazola’s Happyland Adventure [Meu Livro de João 3:16: A Aventura da Terra da Felicidade, de Lola Mazola]. A capa mostra uma criança alegre em uma montanha-russa segurando uma Bíblia. As crianças são ensinadas que o céu é um lugar excitante, como uma eterna Disneylândia, e elas podem ir lá "quando morrem", [meramente] dizendo a Oração Fruto Verde, de um pecador. Isso [o livro] inclui um "certificado comemorativo" assinado e datado para proclamar a segurança eterna da criança. A capa diz: "O autor de best-sellers, Robert J. Morgan, contou essa história para as crianças por anos, e testemunhou pessoalmente centenas delas, por sua, vez expressam fé em Jesus."

Nem uma vez no livro de Atos encontramos um pregador dizendo: "
Você quer ir para o céu quando morrer? Se assim for, você [só] precisa fazer isso [repetir essas palavras..." Não há nenhuma [mais tênue] sugestão desse tipo de coisa nas Escrituras.

Os pregadores do Novo Testamento prometeram a vida eterna através de Jesus Cristo, mas nunca usaram a abordagem do "
você quer ir para o céu" no evangelismo. A ênfase está em conhecer e servir a Cristo nesta vida presente. A ênfase está no discipulado, no aqui e agora, em vez de obter uma passagem para o céu. É em fazer obras correspondentes a arrependimento (Atos 26:20). [A ênfase] está em que somos ordenados a andar em boas obras (Efésios 2:10). Está em vivermos de maneira sóbria, justa e piedosa neste mundo atual (Tito 2:12).

2. O "Truque Para Oração Fruto Verde" tornou-se o foco do ganhar almas.


A ênfase e objetivo [do programa de Hyles] era fazer com que o indivíduo orasse a Oração Fruto Verde.

Um exemplo do Truque da Oração Fruto Verde é o seguinte folheto evangelístico:
God’s Simple Plan of Salvation [O Plano Simples de Deus Para A Sua Salvação]:

"Querido Jesus, sei que sou pecador; Eu sei que mereço o inferno por causa dos meus pecados. Creio que você morreu por mim e estou confiando em você para me salvar do inferno e me dar o presente da vida eterna. Obrigado Jesus por me salvar. Amém."

O Truque da Oração Fruto Verde do pecador pode ser rastreada [em direção de volta ao passado] até meados do século XX. A American Tract Society [Sociedade Americana de Folhetos] foi fundada em 1825 durante o Segundo Grande Despertar, mas foi somente em 1955 que publicou seu primeiro folheto contendo o Truque da Oração Fruto Verde do pecador .

Billy Graham popularizou o Truque da Oração Fruto Verde do pecador em seus folhetos evangelísticos, começando na década de 1950, com
Steps to Peace with God [Passos para a Paz com Deusi]. O Truque da Oração Fruto Verde também foi popularizado por Bill Bright e por Campus Crusade for Christ (Cruzada Universitária Pró Cristo).

Foi Jack Hyles quem popularizou, entre os Batistas Independentes, o ganhar almas através do Truque da Oração Fruto Verde. Esta foi a ênfase de seus livros sobre o ganhar almas, e [a ênfase] das [suas] Escolas Anuais Para [centenas de] Pastores. Ele disse: "
Você tem que tentar [fortemente] induzi-los a orar".

Em uma recente conferência bíblica, alguns homens me desafiaram, dizendo:
"[Brother Cloud,] Que tal o Truque da Oração Fruto Verde do pecador? Você acredita no Truque da Oração Fruto Verde?"

Minha resposta é simples: "
Mostre-me, no Novo Testamento, [o ensino e prática de] o Truque da Oração Fruto Verde do pecador."

Jesus Cristo nunca conduziu um indivíduo no Truque da Oração Fruto Verde do pecador, e Paulo nunca conduziu ninguém no Truque da Oração Fruto Verde do pecador.

Em nosso curso de evangelização Sowing and Reaping (Semeando E Colhendo), nós pedimos que as pessoas façam seus próprios estudos das seguintes passagens para aprender como lidar com [evangeliar] as pessoas de uma maneira bíblica. Estude [você mesmo] estas passagens, e anote todas as lições que puder encontrar sobre evangelismo.

- Nicodemos - João 3:1-16
- A mulher no poço - João 4:1-43
- O rico jovem governante - Marcos 10:17-27
- Zaqueu - Lucas 19:1-10
- O eunuco etíope - Atos 8:26-39
- Lídia - Atos 16: 14-15
- O carcereiro filipense - Atos 16:23-40
- Os atenienses - Atos 17:14-34

Em vez de se concentrar no Truque da Oração Fruto Verde, o evangelismo bíblico tem as seguintes características:

O evangelismo bíblico apresenta o evangelho (Marcos 16:15-16; Rm 1:16). O trabalho que o Senhor deu a Seu povo como embaixadores de Cristo é pregar o evangelho a toda pessoa na terra. O evangelho é definido em poucas palavras em 1 Coríntios 15:1-4.
[1) Também vos faço [completamente] saber, ó irmãos, o evangelho (as boas novas), [com] o qual vos preguei- as- boas- novas, o qual também recebestes, e n[o] qual tendes vos postado- de- pé;    2) Através do qual também estais sendo resguardados, [a] Palavra tal- como vos preguei- as- boas- novas (o evangelho), uma vez  que firmemente- [a-] retendes, se não [é] em vão [que] crestes.    3) Porque vos entreguei, em primeiro lugar, o que também recebi: que [o] Cristo morreu em- lugar- dos nossos pecados, segundo as Escrituras;    4) E que foi sepultado; e que tem sido ressuscitado depois do  terceiro dia, segundo as Escrituras.
]

Esta é a mensagem que deve ser proclamada e explicada. Um pecador não precisa se tornar um teólogo para ser salvo, mas ele precisa entender e receber o evangelho. Para entender o evangelho, o indivíduo precisa entender o caráter de Deus como um juiz sagrado. Ele deve entender que ele é um pecador de acordo com a definição da Bíblia, o que significa que ele não é bom e não tem justiça que seja aceitável a Deus. Ele deve entender quem é Jesus Cristo e o significado da morte de Cristo como sacrifício expiatório. Ele deve entender que Cristo ressuscitou dos mortos. Ele deve entender o que significa que Cristo morreu e ressuscitou "
segundo as Escrituras". Nós lidamos com o que significa crer no evangelho no início deste capítulo.

O trabalho do ganhador de almas é explicar o evangelho. O tempo que isso leva depende do histórico religioso, da receptividade e de outros fatores do ouvinte.

Evangelismo bíblico é trazer os pecadores à fé sincera em Jesus Cristo (Atos 8: 36-37). Salvação não resulta de um Truque Para Oração Fruto Verde; é um relacionamento pessoal com Deus em Cristo.
"E esta é a vida eterna: que  eles conheçam a Ti (o único Deus verdadeiro) e a Quem Tu enviaste, Jesus Cristo." (João 17: 3).

O evangelismo bíblico incita pecadores a invocar Jesus Cristo como Senhor e Salvador (Rm 10: 9-13).

"9) Porque, se confessares  na tua boca a [o] Senhor Jesus, e creres dentro do teu coração que Deus O ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, serás salvo.    10) Porque com [o] coração [o homem] crê , para [a] justiça; e com [a] boca Ele (Jesus) é confessado , para a salvação.    11) Porque diz a Escritura: "Todo aquele [que está] crendo nEle (Jesus) não será envergonhado". Is 28:16    12) Porquanto não há diferença entre o judeu e [o] grego: porque o mesmo Senhor (Jesus)  de todos [está] (Ele) sendo rico para com todos aqueles [que] O [estão] invocando.    13) Porque todo- e- qualquer- homem que invocar o nome de o Senhor (Jesus)  será salvo."

Aqui a salvação é descrita como confessar o Senhor Jesus com a boca, crendo de coração que Deus o ressuscitou dos mortos, e invocando-O.

A palavra "Senhor" é mencionada três vezes nesta passagem chave. Dizer que uma pessoa pode receber a Cristo como Salvador e não como o Senhor não tem apoio bíblico. Jesus é o Senhor e toda alma se curvará a ele como Senhor, seja na salvação ou no juízo.

Crer em Cristo salvadoramente segundo a forma desta passagem (confessá-Lo, crer na justiça, invocá-lo) requer que o indivíduo entenda e creia no evangelho que Paulo pregou em Romanos 1-3: a condição totalmente perdida e condenada do homem diante de um Deus santo, e sua incapacidade de salvar-se por boas obras e por cumprir a lei (Rm 1:18 - 3:20) e a obra de expiação de Cristo na cruz, em favor [e em lugar] do homem (Romanos 3: 21-29).

Invocar o Senhor no sentido de Romanos 10:13 não é [fruto de] uma "Oração Fruto Verde do pecador", da maneira que foi ensinado no evangelismo através do Truque Para Oração Fruto Verde. [Invocar o Senhor] é simplesmente a pessoa receber Jesus Cristo pessoalmente [como Salvador, e Senhor, e Deus].

A "Sugestão [Exemplo] de Oração Simples e Rápida" [como um mero exemplo, você deve orar em suas próprias palavras] pode ser útil para algumas pessoas que não sabem o que dizer ao Senhor ao invocá-lO para a salvação. Minha esposa foi ajudada pela "Sugestão [Exemplo] de Oração Simples e Rápida" quando foi salva quando adolescente. Mas a [repetição de] Oração Fruto Verde não é o objetivo do evangelismo. Fazer com que o pecador receba o Cristo vivo é o objetivo. Se a Sugestão [Exemplo] de Oração Simples e Rápida for usada, ela deve ser usada com muito cuidado e sabedoria, na hora certa e com a pessoa certa [e ressaltando que é mero exemplo, Deus proíbe repetições vazias, a pessoa deve orar nas suas próprias palavras, e orar o que ele realmente crê].

E se a Sugestão [Exemplo] de Oração Simples e Rápida for usada, ela deve ser uma boa Sugestão [Exemplo] de Oração Simples e Rápida que ajude o indivíduo a expressar arrependimento e fé bíblicos [nas suas próprias palavras]. Muitas das Sugestões [Exemplo] de Oração Simples e Rápida pelo pecador, que temos visto, negligenciam totalmente o arrependimento.

3. O conceito bíblico de arar o solo do coração do homem com a lei para prepará-lo para a convicção e salvação do Espírito Santo foi descartado para um rápido programa de vendas.]

Quando nos referimos a arar a terra, nos referimos a semear a semente do evangelho, explicando-a cuidadosamente, usando a lei para mostrar ao pecador sua situação, orando por ele e esperando pacientemente pelo fruto que vem somente pelo Espírito de Deus.

A lei de Moisés foi dada para mostrar ao homem sua condição caída e levá-lo ao Salvador (Gálatas 3: 24-25).
24) De maneira que a Lei [o] nosso tutor- instrutor tem sido para [nos trazer]  até a [o] Cristo, a fim de que, provenientes- de- dentro- da fé, fôssemos declarados justificados.    25) (Depois de) havendo vindo, porém, a fé, [] não mais debaixo de tutor- instrutor estamos nós.   


Em Romanos 1-3, vemos o uso da lei por Paulo dessa maneira. Ele gasta quase dois capítulos completos expondo a condição caída do homem e o julgamento justo de Deus sobre todos os homens antes de mencionar qualquer coisa sobre a graça de Deus na expiação de Cristo.

Esta é a verdadeira "Estrada dos Romanos"! Ela tem o cuidado de chegar [ao ponto de] o pecador [se ver] totalmente e completamente perdido [e isso certamente lhe trará a maior angústia, senão ele ainda não entendeu nada, não está crendo no que a Bíblia diz, não está crendo em Deus e Seu Filho] antes de tentar salvá-lo.

Os "antigos" batistas acreditavam em arar o solo por meio da lei para fazer com que o pecador se visse como extremamente pecador e desfeito. Vimos como J. Frank Norris pregou uma semana inteira sobre o inferno antes de fazer um convite de salvação, e Harold Sighter pregou 25 mensagens seguidas sobre a ira de Deus.

Mas essa preparação cuidadosa e paciente é eliminada no programa "Truque Para Oração Fruto Verde."

Jack Hyles ensinou dezenas de truques psicológicos. Considere como ele usou o Truque Para Oração Fruto Verde a fim de manipular os indivíduos:
xxxx
"
Existem várias maneiras de fazer isso, mas você tem que tentar [fortemente] induzi-los a orar. Se ele estiver realmente pronto, diga: 'Posso orar em seu lugar e, enquanto oro, você oraria e pediria a Deus para salvá-lo hoje?' Talvez ele não esteja tão pronto. [Mas] talvez você não saiba [e ele está pronto]. [De qualquer modo, na dúvida] você poderia dizer: "Posso orar para que você seja salvo [aqui e agora]?" Talvez você não pense que ele vai deixar você orar para que ele seja salvo [naquela ocasião]. Então você dirá: Eu poderia ter uma palavra de oração com você antes de ir?

"De qualquer forma, ficar com a cabeça baixa é bom. Se você está falando com ele, ele pode interromper, mas se você está falando com o Senhor, ele não vai [interromper]. Você pode pregar-lhe um pequeno sermão na oração. Se você não pode ganhar um companheiro para Cristo, e se ele não permitir que você apresente o plano a ele, a melhor maneira de dizer a ele como ser salvo é dizer ao Senhor [como o homem pode ser salvo] e deixar o pecador lhe ouvir.

"Eu vou e entro em uma casa e digo: 'Senhor, você gostaria de saber como ser salvo?'

'Não, não tenho tempo para isso. A esposa está doente e estou ocupado.

"Eu poderia fazer uma oração em favor de sua esposa antes de irmos, [oração] que ela ficar bem?"

"Com a esposa deitada ali doente, um homem seria um tolo para não deixar o pregador orar por ela. Ele diz: "Bem, ok"

"Eu oro:
'Querido Senhor, abençoe esta esposa e faça-a ficar bem, e ajude este homem a saber que Romanos 3:10 diz: 'Como está escrito: Não há justo, nem sequer um.' E se as pessoas morrem em seus pecados, de acordo com Romanos 6:23, o salário do pecado é a morte. Ó querido Senhor, mostre-lhe que Romanos 5:8 é verdadeiro quando diz que 8) Deus, porém, apresenta- enaltecendo- junto (a Si, para admirarmos e gozarmos a companhia) o Seu próprio amor para conosco, em que, (enquanto) ainda pecadores ...'

"[Engane-o por truque. Você pediu a ele para orar pela saúde da sua esposa, mas, ao invés disso] apresente a ele o plano. Ele não vai interrompê-lo. Você pode conseguir um monte de coisas [sob a desculpa de que está] falando com o Senhor que você não iria conseguir falando com ele. ...

"Eu paro abruptamente em minha oração [Fruto Verde]. Eu oro uma oração [Fruto Verde] simples [e curta]. Nunca faça uma longa oração. Você deve orar uma oração [Fruto Verde] tão simples que ele não se importe em repetir sua oração depois que você a terminar.

"Mas você pode orar assim: 'Senhor, aqui está um sujeito que precisa se converter. Eu oro para que o Senhor o ajude a ser salvo. Que ele possa receber a Cristo. Você o ama, querido Senhor ... ' [Neste ponto, sem ter dito amém nem levantado a cabeça, você diz:] Agora, companheiro, você vai orar?' Você ora assim [do modo que eu ensinei], e ele poderá orar [repetindo] sua pequena oração, [tudo] em um minuto.

"Eu sempre paro no meio da minha oração. Eu digo: 'Querido Senhor, leve este homem a ser salvo. Você me levou até aqui e eu oro para que ele seja salvo hoje. Que sua esposa tenha um marido cristão e as criancinhas tenham um pai cristão. Que este seja o dia da sua salvação. Agora [sem ter dito amém nem levantado a cabeça, você diz,] enquanto nossas cabeças continuam inclinadas em oração, 'Sr. Doe, você estaria disposto hoje a pedir a Deus para perdoá-lo e dizer a ele que você quer ser salvo?

"Veja, você para no meio da sua oração e o leva a orar. Deixe-me dizer isto: [Eu, Jack Hyles, lhe garanto que] Cinquenta por cento do tempo quando você chegar até aqui a pessoa perdida vai orar "
(Hyles, Let's Go Soul Winning ).


Isso é manipulação psicológica barata. Isso é truque. Isso é desonestidade. Se você disser a um homem que você quer orar por ele, mas seu objetivo é realmente pregar para ele e fazê-lo orar a oração de um pecador, isso é [mentir e] enganar. Não vemos indícios disso nos Evangelhos ou no livro de Atos.

Considere o seguinte exemplo dessa metodologia. Carl Hatch foi chamado de "o maior ganhador de almas do mundo" pelo editor da Sword of the Lord, Curtis Hutson, e por Jack Hyles:


O [Esmagador] Aperto [de Ombro ou Mão] por Carl Hatch



Não pergunto a ninguém se querem ser salvos. Se você quer uma resposta positiva, você deve fazer uma pergunta positiva [que induza à resposta "sim"]. Se você quer uma resposta não, faça uma pergunta negativa [que induza à resposta "não"]. Se você quer uma resposta sim, faça uma pergunta sim. Ganhar uma alma é [algo] positivo. E na conquista de almas você usa muita psicologia.

Por exemplo, se você está perdido e eu digo:
"Sr. Smith, deixe-me fazer uma pergunta. Você não quer ir para o inferno, não é?

Ele vai responder, não.


Eu digo: "Maravilhoso, você quer ir para o céu, não é?" Ele dirá, sim. Eu responderei: "Claro que você quer [ir para o céu]. Com certeza. Com certeza. Agradeço a Deus por um homem que não quer ir para o inferno.


Você entendeu isso? Estou reforçando o fato de que ele quer ir para o céu. Eu estou mantendo tudo positivo.

Eu não digo: "Posso mostrar isso a você?" Ou "Você se importa se eu ler a Bíblia para você?" Isso é negativo e você provavelmente obterá uma resposta negativa. Eu apenas digo: "Estou tão feliz por você não querer ir para o inferno e vou apenas tirar um minuto aqui para mostrar alguns versos. Eu não tenho muito tempo e sei que você também não. Há [apenas] três coisas que você precisa saber.
- Primeiro, Jesus morreu por você. Isso não é maravilhoso?
- Dois, Jesus te ama. Isso não é maravilhoso?
- Três, Jesus quer que você vá para o céu. Isso não é maravilhoso? E estou tão feliz que você queira.


Veja, eu estou sendo positivo.

Ele pode dizer que tem muitas perguntas, mas pessoas não salvas não têm perguntas. Não entre em [o erro de responder] perguntas de pessoas não salvas. Diga-lhes que você responderá às perguntas deles mais tarde, mas primeiro você quer ler alguns versículos das Escrituras. Pessoas não salvas não têm perguntas [que mereçam ser respondidas]. Se você as salvar, isso responderá a todas as suas perguntas.

Deixe-me dizer-lhe como lidar com alguém que tem um espírito de mudez que se opõe a ser salvo. Você compartilha o evangelho e os leva ao ponto de orar a oração do pecador, mas eles param [silenciam, não repetem suas palavras]. Como você consegue salvar esse tipo de pessoa? Agora, isso funcionará na maioria dos casos. Se ele é um homem, coloque a mão em seu ombro e diga: "Sr. Jones, eu quero fazer uma oração por você. Estou feliz que você queira ir para o céu. Deus tem sido bom para você. Curve sua cabeça comigo." Então eu oro: "Senhor, sou muito grato por este homem que não quer queimar no inferno. Estou tão entusiasmado que ele quer ir para o céu e não levar seus filhos para o inferno. Eu te agradeço por este homem. E eu oro para que você o ajude a ver essa necessidade."

[Não diga Amém.] Enquanto nossas cabeças ainda estão curvadas, eu digo: "Sr. Jones, se você quer o céu como sua casa e Cristo como seu Salvador, ore esta oração [repetindo cada palavra minha]: Senhor Jesus ... " E se ele não repetir isso e tentar não orar, eu aperto [com boa força] seu ombro. Eu uso essa técnica. Se estou lidando com o presidente do banco, pego sua mão e, quando chega a hora de orar, aperto a mão dele. Nós intitulamos isso o aperto de Carl Hatch. Funciona . Se estou lidando com uma mulher, peço-lhe que ponha a mão na Bíblia e, quando chega a hora de orar, apenas bato na mão dela gentilmente. Funciona; funciona!
(Estas palavras foram ditas em um seminário para ganhar almas, por Carl Hatch, na Texas Baptist University. Hatch foi considerado o maior ganhador de almas do mundo pelo editor da Sword of the Lord, Curtis Hutson, e por Jack Hyles.)

Esta é uma prática condenável que transformou o evangelismo bíblico em antiéticas, baratas técnicas e truque de vendas. Hatch não reservou tempo para lidar com cuidado e clareza com qualquer parte do evangelho. Quem é Deus? Quem é Jesus Cristo? O que é pecado? O que significa que Cristo morreu por meus pecados? O que significa que Ele morreu de acordo com as Escrituras? O que significa que Ele ressuscitou dos mortos?

E Carl Hatch nem sequer sugeriu arrependimento. Ele estava simplesmente oferecendo às pessoas uma passagem para o céu [uma passagem falsa].


4. A apresentação do evangelho é [demasiadamente] breve e superficial.


Os livros de Jack Hyles sobre ganhar almas encorajaram os evangelistas a tentar levar um completo estranho até a Oração Fruto Verde de um pecador depois de apenas alguns minutos. Muitas vezes ele disse ter conduzido pessoas, em apenas 10 ou 15 minutos, até fazerem a Oração Fruto Verde de um pecador
Uma tarde [quando eu ainda era um estudante no seminário] fui ganhar almas com um pastor que foi treinado neste método [de Hyles]. Ele é um homem de Deus, mas adotou impensadamente a metodologia que aprendeu. Em cada porta ele apresentava [todo] o plano de Hyles. Ele:
- perguntava à pessoa se ela gostaria de ir para o céu quando morresse,
- depois [perguntava] se ele ouviria enquanto ele lhe dissesse como fazer isso [ir para o céu].
Nenhuma das pessoas sequer nos deixou entrar em casa, como eu me lembro, e elas realmente mostraram interesse zero em Jesus Cristo. Mas quando elas não fecharam a porta, o pastor rapidamente passava pelos pontos mais básicos da "Estrada dos Romanos" (por exemplo,
- você é um pecador,
- o salário do pecado é a morte,
- o dom de Deus em Cristo é a vida eterna).
Depois dessa apresentação, que levava apenas alguns minutos [a pessoa dentro de casa, nós fora, falando pela porta meio- aberta [, ele dizia: "Você tem alguma pergunta?" Nenhuma pessoa fez [pergunta alguma]. E então ele dizia: "Você gostaria de orar agora para receber a Cristo como seu Salvador?" Nenhuma das pessoas estava suficientemente interessada em nos deixar entrar em suas casas e elas não tinham perguntas, mas ele estava pronto para liderá-las em uma Oração Fruto Verde, mesmo em tal circunstância. Esse é o Truque Para Oração Fruto Verde. E as pessoas eram principalmente universitários que estavam mergulhados em evolucionismo e humanismo. Mais tarde, perguntei ao pastor por que ele nem sequer [tentou, nem uma vez] mencionar arrependimento em sua apresentação, e ele disse que não havia pensado nisso.

A seguir, o conteúdo completo da Estrada Romana de Jack Hyles:

Eu sempre uso o seguinte: "Agora, Sr. Doe, existem apenas quatro coisas que você deve saber para ser salvo.

- Primeiro, você deve saber que você é um pecador. Por exemplo, Romanos 3:10 diz: "
Como está escrito: Não há um justo, nem um". Deixe-me ilustrar. Se não há um justo, isso significa que eu não sou justo, não é? (Repare, eu não o fiz injusto primeiro; eu me tornei injusto. Nunca coloque o pecador abaixo de você. Você sempre o deixa saber que, se não fosse pela graça [favor que ninguém merece] de Deus, você estaria na situação em que ele está. Você se põe como merecedor de condenação, primeiro.) Portanto, se não há um justo, eu não sou justo. Se não há ninguém justo, então, ó Sr. Doe, o senhor não é justo. [Deus] também diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Agora, se todos pecaram, isso significa que eu pequei - certo? Isso significa que sua esposa pecou e isso significa que o senhor pecou.
Se ele ainda age como se não fosse pecador, você apenas lista alguns pecados e você o pegará. Muitas vezes digo isso: "O senhor percebe que é um pecador? Por exemplo, a Bíblia menciona alguns pecados como pensar o mal, [gostar se vir] má literatura [pornografia], disposição para [coisas] feias, etc." Em algum lugar ao longo dessa linha, haverá algo [pecaminoso] que ele faz. Mostre a ele que ele é um pecador.

- Segundo, mostre-lhe o preço do pecado. Romanos 5:12: "
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte ..." Que tipo de morte? Todos [os tipos de] morte: morte espiritual e física, a soma total da morte. "... e assim a morte passou a todos os homens, por isso todos pecaram." E Romanos 6:23, "Porque o salário do pecado é a morte ..." Então há um preço no pecado. Qual é esse preço? Morte. Que tipo de morte? Isso inclui a segunda morte de Apocalipse 20:14 e a segunda morte é o lago de fogo. Então, em última análise, uma pessoa que é pecadora deve pagar por isso indo para o inferno. Esse é o preço básico do pecado.

- Terceiro, a próxima coisa que devemos fazer é mostrar que Jesus pagou o preço. Então eu digo isto: "Sr. Doe, Deus olhou do céu e viu que você é um pecador. Ele viu que você estava em dívida. Ele viu que você e eu merecemos ir para o inferno. Ele queria nos salvar e fez um plano para fazer isso. Ele veio ao mundo, Ele mesmo. Seu nome era Jesus. Ele era Deus em um corpo humano. Por trinta e três anos Ele viveu aqui neste mundo. Ele não cometeu um único pecado. Isso é importante. Sr. Doe, suponha que Jesus Cristo tenha pecado apenas uma vez. O preço do pecado sendo a morte ou o inferno, para onde Jesus teria que ir quando Ele morreu? A resposta é o inferno, mas Ele não pecou. Ele não cometeu nem sequer um pecado, mas foi para a cruz e na cruz sofreu morte espiritual quando disse: 'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?' Ele sofreu a mesma coisa que uma pessoa perdida terá que sofrer no inferno. Eu vou além disso. Eu acredito que Ele sofreu tanto naquele momento no Calvário como a soma total do sofrimento eterno de todas as pessoas perdidas que irão para o inferno para ali ficar para sempre. Na verdade, ele estava pagando nosso preço pelos nossos pecados. Ele estava se tornando nosso substituto.

- Quarto: "Se recebermos esse preço como nossa esperança pelo Céu e o recebermos como nosso Salvador do pecado, Ele nos fará Seus filhos e nos levará para o Céu quando morrermos" (Hyles Let's Go Soul Winning (Vamos Ganhar Almas)).


Este não é nem mesmo o evangelho completo, porque Hyles não diz nada sobre a ressurreição de Cristo. Compare 1 Coríntios 15:3-4.
3) Porque vos entreguei, em primeiro lugar, o que também recebi: que [o] Cristo morreu em- lugar- dos nossos pecados, segundo as Escrituras;    4) E que foi sepultado; e que tem sido ressuscitado depois do  terceiro dia, segundo as Escrituras.   


Mas mesmo que tivesse incluído a ressurreição, esta é uma extremamente superficial apresentação do evangelho. Pode ser o suficiente para alguém que cresceu em uma igreja que crê na Bíblia no Cinturão Bíblico da América e aprendeu os princípios da Bíblia durante toda a sua vida. Mas não é suficiente para uma pessoa que nunca ouviu o evangelho. Não é suficiente para um humanista ateu, um hindu, um budista ou um muçulmano. É muito superficial, muito básico, muito rápido.

Considere [1] o fato de que o homem é um pecador. Ninguém pode ser salvo se ele não acredita e reconhece que ele é um [terribilíssimo] pecador, e que ele é tão pecador que ele absolutamente merece o inferno eterno.

Quando perguntados se acreditam que são pecadores, muitas pessoas responderão afirmativamente simplesmente porque sabem que não são perfeitos, mas, ao mesmo tempo, não acreditam que são tão ímpios que merecem a ira de Deus. A maioria das pessoas admitirá que não são perfeitas, mas também se consideram basicamente boas ou, pelo menos, que as coisas boas delas supera as ruins. Eles sabem que fizeram o mal, mas não se consideram merecedores do inferno. Em suas mentes, eles redefinem "pecado" como falta de perfeição ou falta de auto-estima ou (se Católicos) dividem o pecado em "categorias" de mortal e venial, ou algo assim.

Eles não creem que são pecadores desde a concepção (Salmo 51:5) e que até mesmo a sua própria justiça é como trapos imundos perante um Deus santo (Isaías 64: 6).

Sl 51:5 Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. LTT
Is 64:6 Mas todos nós [somos] como a [coisa] imunda, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia  ; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.  LTT

Um exemplo de
não ter lavrado o solo foi-me relatado por um amigo pastor que teve a seguinte experiência na Lancaster Baptist Church em Lancaster, Califórnia:
"[Nós, os visitantes] saímos com a equipe dela [da igreja] no sábado de manhã para ganhar almas. Fomos imediatamente tornados parceiros de alguns dos veteranos [cada 1 a 3 visitantes (novatos) sendo liderado por um veterano]. A primeira porta em que batemos, falamos com um cara católico amistoso e, para minha surpresa, o cara foi "salvo" diante dos meus olhos na medida em que ----- o levou através de algumas [poucas] passagens das escrituras até à  Oração Fruto Verde do pecador, e o fez tão suavemente que [o católico] fui apanhado de surpresa. Eu me segurei e enquanto ------- estava perguntando os detalhes de contato deste homem e os escrevendo, perguntei ao homem [o católico "convertido"] se ele acreditava que (1) ele era uma pessoa boa e (2) é possível ir para céu sendo uma boa pessoa. Esse homem que acabara de ser "salvo" me disse "SIM" [e "SIM"]. Olhei em volta e os outros dois homens ao meu lado não disseram nada e não fizeram nada. Fomos a mais alguns lugares e finalmente chegamos a uma casa onde uma jovem católica romana veio até a porta. Ela disse que era uma [católica] que professava ser crente. Mesmo que ela dissesse que todas as igrejas eram iguais ------- deu-lhe garantia de salvação citando 1 João 5:13 13) Estas coisas escrevi a vós outros (os que [estais] crendo  para dentro do nome de o Filho de Deus) a fim de que tenhais sabido que [a] vida eterna vós tendes, e a fim de que creiais para- dentro- do nome de o Filho de Deus.
"

É inaceitavelmente injusto lidar com as pessoas de maneira tão superficial. O "cara católico" reconheceu que ele é um "pecador", mas ele não quis dizer com isso que ele era merecedor do inferno. Ele não quis dizer o que a Bíblia significa. Ele ainda pensava de si mesmo como basicamente uma boa pessoa merecedora do céu por causa de suas "boas obras"! Obviamente ele não estava pronto para ser salvo e não
deveria ter sido conduzido à Oração Fruto Verde de um pecador. Foi tudo muito apressado e superficial.

Uma vez eu estava fazendo visitas [de evangelização] juntamente com um homem, em Oklahoma City, quando uma mulher nos convidou para entrar em sua casa. Seus filhos adolescentes estavam na sala de estar, então aceitamos o convite e meu parceiro [evangelista] começou a conversar com ela. Embora fosse logo evidente que sua língua era portuguesa e seu inglês era muito
rudimentar, ele começou a apresentar-lhe a estrada romana e [começou] a induzi-la à Oração Fruto Verde do pecador. Sugeri que deveríamos tentar obter uma Bíblia em português e encontrar alguém que falasse a língua dela.

Jack Hyles falou de um homem no Texas que supostamente levou um caroneiro a Cristo, embora o homem fosse surdo e mudo e não pudesse ler.

"Ele pegou um caronista e tentou testemunhar para ele. O caronista sacudiu a cabeça [em sinal que não podia entender nada]. Ele então falou bem alto, mas o caroneiro apontou para as orelhas e balançou a cabeça [em sinal que não podia entender nada]. Então este novo convertido começou a escrever o Evangelho e o caroneiro apontou para baixo e balançou a cabeça [em sinal que não podia entender nada]. Ele não sabia ler, não conseguia ouvir, não podia falar. Então esse ganhador de almas, que [somente] tinha chegado à terceira série [do ensino fundamental] e não conseguia soletrar [o nome] Jesus, parou o carro e saiu, pegou a Bíblia, apontou para a Bíblia, apontou para o coração, apontou para o céu, fez um movimento para abrir o seu coração e deixar [Jesus] entrar, ajoelhou-se e começou a orar. O sujeito surdo e mudo ajoelhou-se e resmungou um pouco, levantou-se com um sorriso do Céu no rosto, apontou para a Bíblia, apontou para o Céu e apontou para o seu coração " ( Let' s Build An Evangelistic Church (Construamos Uma Igreja Evangelizadora).

Isto não é evangelismo bíblico; é misticismo cego.

Essa metodologia evangelística é tão breve e rápida que espera-se que produza salvação durante os poucos minutos de um convite do evangelho em um culto na igreja ou em uma reunião evangelística. Anteriormente mencionamos a prática da antiga Igreja Batista de Highland Park em Chattanooga, Tennessee. Todos os domingos de manhã as pessoas se caminhavam [pelo corredor] até a frente [da igreja] para [com este gesto externo obter] "salvação", evangelistas diziam algumas palavras a eles na frente do auditório, eram conduzidas às pressas para [repetir] a Oração Fruto Verde dos pecadores, e eram batizados depois de respondem algumas perguntas simples [manipuladas para obter respostas] afirmativas.
---

Eu sempre achei que este programa não é bíblico e nem mesmo ridículo. No mínimo, os buscadores devem ser levados para outra sala e tratados com cuidado, pelo tempo que for necessário, e não deve haver pressão [psicológica] alguma.


5. O Truque Para Oração Fruto Verde imediatamente declara que as pessoas estão salvas e dá-lhes garantia apenas porque elas oraram a Oração Fruto Verde de um pecador, com zero evidência para apoiar isto.

Foi o que Hyles ensinou: "Então você diz: 'Querido Senhor, obrigado que este homem [sincera e verdadeiramente] confiou em Jesus. E, uma vez que a Bíblia é verdadeira e ele foi sincero, então ele é [verdadeiramente] teu filho. Ajude-o a entender isso agora [mesmo]. Em nome de Jesus. Amém.'

"Deus te abençoe, irmão. "Deixe-me fazer-lhe esta pergunta agora: De acordo com este livro, para onde você iria se você morresse agora?"

" 'Para o céu.'


"Você acredita neste livro? Quando você chegar ao tribunal, está disposto a confiar sua eternidade no que este livro diz?

"'Sim senhor.'

"Isso significa que você é filho de Deus. Agora, suponha que alguém lhe pergunte amanhã: 'Sr. Doe, você é um crente [salvo]? "- o que você vai dizer a eles?

'Eu direi a eles sim'.

"Se alguém diz: 'Quando você se tornou um crente [salvo]?' - o que você vai dizer a eles?

''Ontem'
' (Let’s Go Soul Winning (Vamos Ganhar Almas)).

Acreditamos na segurança eterna e acreditamos na certeza da salvação, mas a certeza deve vir do Senhor, pois Ele é o único que conhece os corações. Veja Romanos 8:16 ; Gálatas 4:6 ; 1João 5:10.
[Rm 8:16 Ele mesmo, o Espírito (Santo), testifica- juntamente com o nosso espírito que somos filhos de Deus. LTT
Gl 4:6 E, porque sois filhos, enviou Deus o Espírito de [o] Seu Filho para dentro dos vossos corações, clamando (o Espírito): "Aba, Pai." LTT
1Jo 5:10 Aquele [que está] crendo  para dentro de o Filho de Deus), tem o testemunho dentro de si mesmo. Aquele [que] não [está] crendo [para dentro de] Deus, mentiroso O tem feito, porquanto não tem crido no testemunho que tem testificado Deus concernente a o Seu Filho.  LTT
]

O Senhor conhece aqueles que são Seus. A parte do crente é demonstrar a sua salvação, partindo da iniqüidade ( 2 Timóteo 2:19). Acreditamos na segurança eterna e acreditamos na certeza da salvação, mas a certeza deve vir do Senhor, pois Ele é o único que conhece os corações. Veja Romanos 8:16; Gálatas 4: 6; 1 João 5:10. O Senhor conhece aqueles que são Seus. A parte do crente é demonstrar a sua salvação, [desejar e esforçar-se] tomando direção para longe sua iniquidade (2 Timóteo 2:19).


6. O Truque Para Oração Fruto Verde não procura evidência, e a grande maioria das profissões [de fé] são vazias.



O Truque Para Oração Fruto Verde produz um grande número de profissões [de fé], mas uma grande porcentagem delas são de profissões vazias.

Eu estava discutindo a doutrina do arrependimento com um missionário alguns anos atrás na Inglaterra. Ele havia me dito que muitas pessoas estavam sendo salvas através do enorme esforço da igreja para ganhar suas almas [pelo Truque da Oração Fruto Verde], mas quando eu perguntei sobre os cultos da igreja, ele disse que eles tinham um pequeno número de pessoas nos cultos e admitiu que a maioria das pessoas sendo "salvas" não se interessava em comparecer nem mesmo [a um só] dos cultos. Eu o desafiei sobre a [veracidade] da sua alegação de que as pessoas estavam realmente sendo salvas. Eu perguntei:
"Como pode você dizer que eles foram salvos, quando não há nenhuma evidência disso em suas vidas?" Ele ficou agitado e fortemente contraargumentou que eu não tinha o direito de julgar a salvação das pessoas que estavam fazendo profissões através de seu ministério. Ele disse: "Você não pode saber quem é salvo". Este homem havia frequentado recentemente a Escola Hyles para [centenas de] Pastores (Hyles Pastor’s School), e ele disse que o assunto em destaque naquele ano tinha sido o arrependimento!

É heresia a ideia de que você de modo nenhum pode dizer que alguém [dá evidências indicadoras de que] é salvo [ou não]. É possível, é claro, que uma pessoa mostre falsos sinais de salvação e engane as pessoas, como fez Judas. E não estamos dizendo que uma pessoa genuinamente salva será subitamente perfeita ou que todo verdadeiro crente é igualmente zeloso em servir a Cristo ou que cada pessoa salva [perfeitamente] faz "Jesus Senhor de toda a sua vida". Mas a Bíblia é clara: se alguém é genuinamente salvo, definitivamente haverá evidências em sua vida. Não conheço um exemplo de conversão no Novo Testamento que não tenha resultado em uma vida dramaticamente modificada. Você conhece?

Por várias semanas, em 1977, minha esposa e eu seguimos um programa para ganhador de almas, do Clube Phoster, em uma igreja batista fundamentalista. Embora as senhoras do Clube Phoster relatassem muitas salvações e tivessem uma pilha de cartões representando "decisões para Cristo", não encontramos nem mesmo uma [única] pessoa que demonstrasse evidência bíblica [de salvação]. Na verdade, a maioria das pessoas que c nem sequer nos convidou a entrar em suas casas para uma conversa.

Igrejas relataram milhares de almas salvas anualmente, embora esses números não tenham [em grau nenhum] sido refletidos no número dos membros ativos. Jack Hyles afirmou que sua igreja viu mais pessoas salvas em [um único dia] 3 de maio de 1998, do que foram salvas e batizadas no dia de Pentecostes. Ele estimou que cerca de 15.000 pessoas foram salvas e 5.112 foram batizadas naquele dia. Mas a multidão da noite de quarta-feira, que é a indicação mais verdadeira da verdadeira igreja, não era mais do que várias centenas, e isso incluía os alunos da [universidade] Hyles-Anderson.

O departamento de espanhol da First Baptist Church relatou 35.000 profissões de fé [aparentes conversões] [nos 10 anos] desde 1977 a 1987, mas a média de frequência [ao maior culto da semana, usualmente domingo meio-dia] nunca foi superior a 1.400 (www.firesofevangelism.org/Origin.html ).

Longview Baptist Temple em Longview, Texas, afirma que mais de um milhão de pessoas foram ganhas para Cristo em 25 anos, o que é uma média de 40.000 por ano (www.lbtministries.com/Pastor/Meet_Our_Pastor.htm). No entanto, em cultos [de oração] no meio da semana, que é o reflexo mais verdadeiro dos membros ativos de uma igreja americana, você encontrará apenas algumas centenas de pessoas presentes. Literalmente centenas de milhares [praticamente 100%] dessas almas que foram "ganhas" não são encontradas em lugar nenhum [igreja nenhuma].

Quando nos foram dadas as fichas de "decisão" para a [nossa primeira] visita de acompanhamento [e instrução discipuladora] em um ministério [de evangelização] em um festival anual em zona rural em Oklahoma no final dos anos 90, de entre as centenas de profissões [de fé] que foram anotadas, não conseguimos encontrar nem mesmo uma pessoa [sequer] que desse alguma evidência de salvação ou [mesmo] estivesse interessada em visitar a igreja.

Um pastor amigo tentou fazer [a primeira] visita de acompanhamento [e instrução discipuladora] para as mais de cem "decisões de salvação" que sido feitas em um ministério [de evangelização] em um festival anual em zona rural em Kentucky em 2011, e ele não encontrou uma alma sequer que estivesse suficientemente interessada em Cristo a ponto de fazer uma visita à igreja.  

O Truque Para Oração Fruto Verde, com suas estatísticas vazias, não é algo que é praticado apenas por batistas independentes.

Na década de 1990, as Assembleias de Deus [dos Estados Unidos] fizeram um grande esforço evangelístico chamado de "Década da Colheita" e, de 3,5 milhões de profissões [de fé], apenas cinco porcento realmente aderiram à igreja, e muito menos do que isso provou ser de verdadeiros discípulos de Cristo.

O mesmo é verdade para a
Southern Baptist Convention [SBC, a Convenção Batista do Sul]. O evangelista da SBC, Jim Elliff, disse: "Nossa maior ceia de pizza pode trazer uma centena de novos 'convertidos', mas provavelmente teremos apenas alguns deles no roll de membros [da igreja]. [observação de Davi Cloud: E mesmo a vasta maioria deles não se tornará membro fiel da igreja.] Em outras palavras, se você comparar todos os que dizemos terem se tornado cristãos através de nossos esforços evangelísticos, [comprar] com aqueles que realmente mostrarem sinais de serem regenerados, devemos ficar com rostos vermelhos [de vergonha]" (" Southern Baptists, An Unregenerate Denomination" [Batistas do Sul, uma Denominação Não Regenerada"], www.ccwtoday.org ).


7. O arrependimento foi redefinido para justificar este programa.


Houve uma mudança na doutrina do arrependimento. Vimos que ex-pregadores batistas independentes ensinaram uma clara doutrina de arrependimento como uma mudança, uma rendição, uma mudança de mentalidade que resulta em uma mudança de vida, mas isso mudou. (Mais exemplos podem ser encontrados no livro Repentance and Soul Winning [Arrependimento e Ganância de Almas] , disponível na Wayoflife Literature (Literatura do Caminho Para a Vida).) Em vez de arrependimento e fé serem consideradas duas coisas diferentes, [diríamos "duas facetas inseparáveis de uma só coisa, mas duas facetas diferentes"], tal como Paulo ensinou (Atos 20:21),
[21) Plenamente testificando, tanto aos judeus como aos (gentios de fala dos) gregos , o arrependimento para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso Senhor Jesus Cristo.
]

arrependimento e fé foram [por Hyles e seguidores] tornadas uma [só] coisa, [isto é, não se fala em arrependimento, pois ele seria mero sinônimo de fé,] o arrependimento foi tornado fé.

Em vez de se voltar em direção a Deus e direção oposta ao pecado e à religião falsa, o arrependimento foi tornado [por Hyles e seguidores] [apenas] mudar de descrença para crença.

Em vez de arrependimento como algo que sempre produz [algum tipo e grau de] evidência [sem perfeição, sem méritos, claro] o arrependimento foi tornado [por Hyles e seguidores] algo que pode não ser visto [nunca dá evidências a ninguém].

Considere alguns exemplos:

Curtis Hutson - "
O problema e a confusão não são pregar o arrependimento, mas anexar a definição errada à palavra. Por exemplo, dizer que o arrependimento significa [desejo, disposição e algum esforço para] deixar o pecado, ou dizer que o arrependimento é uma mudança de mentalidade que leva a uma mudança de ação, é dar uma definição errada à palavra." (Repentance: What Does the Bible Teach?  Sword of the Lord (Arrependimento: O Que a Bíblia Ensina [Sobre Ele]? Espada do Senhor), 1986, p. 16).

Jack Hyles - "
Então, sim, há um arrependimento da incredulidade para crer. ... Com sua vontade, você crê e confia em Cristo para salvá-lo. Para crer, você tem que se arrepender da incredulidade. Aquilo que faz um homem estar perdido deve ser corrigido "(Enemies of Soulwinning [Inimigos do Ganhar Almas ], 1993). Hyles ensinou que o arrependimento não significa "dar meia-volta em direção oposta ao pecado".

Bob Gray - "
10.446 profissões de fé em 1995.… O arrependimento não é uma doutrina. A palavra "arrepender-se" nem é encontrada no livro de João. É obviamente assumido por Deus que "arrependimento" é uma parte de "crer". O arrependimento não é dar meia-volta em direção oposta aos seus pecados. O arrependimento é mudar a mente da descrença para a crença em Cristo" ("A Message from the Pastor" ["Uma Mensagem do Pastor"], The Soulwinner [O Ganhador de Almas] Janeiro de 1996, Longview Baptist Temple, Longview, Texas).

Fred Afman do Tennessee Temple - "
As muitas falsas condições de salvação [incluem] batismo na água e arrependimento" ("The Way of Salvation" ["O Caminho da Salvação"], aula da Escola Dominical, Highland Park Baptist Church, Chattanooga, Tennessee, maio de 1996; citado por Chris McNeilly, The Great Omission [A Grande Omissão], pp. 25, 26).

Tolbert Moore - "
Se alguém diz: arrependa-se por [seus] pecados e você não está salvo, o que ele quer dizer com isso? (…) Arrependimento no verdadeiro sentido da palavra realmente [apenas] significa deixar de ser incrédulo e tornar-se um crente" ("Repentance and Lordship Salvation" [" Arrependimento e Salvação pelo Senhorio"], The Gospel Preacher [O Pregador do Evangelho], setembro de 1996).

Na década de 1980, [a editora]
The Sword of the Lord [A Espada do Senhor] parou de publicar [o livro] Soul Winning: The Challenge of the Hour [Ganhar Almas: O Desafio da Hora], e [o livro] Here Are More Questions [Aqui Estão Mais Perguntas] de John Rice's, em que ele disse que arrependimento é dar meia-volta em direção oposta ao pecado. Além disso, The Sword Hymnal [Hinário da Espada] foi expurgado de muitas referências ao arrependimento.


8. A doutrina da segurança eterna foi corrompida.

A doutrina bíblica da segurança eterna nunca está divorciada de uma experiência de salvação que muda a vida.

Considere cuidadosamente as seguintes passagens: João 10: 27-30; 1Co 15:1-2; Col 1:21-23; 2Tm 2:19; He 6:8-11; 10:38-39; 1Jo 3:1-3.
[
Jo 10:27-30  27 As Minhas ovelhas dão- ouvidos à Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem; 28 E [a] vida eterna Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão. 29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e ninguém pode arrebatá-[las] para- fora- da mão do Meu Pai. 30 *Eu* e o [Meu] Pai, um [] somos."  LTT
1Co 15:1-2  1 Também vos faço [completamente] saber, ó irmãos, o evangelho (as boas novas), [com] o qual vos preguei- as- boas- novas, o qual também recebestes, e n[o] qual tendes vos postado- de- pé; 2 Através do qual também estais sendo resguardados, [a] Palavra tal- como vos preguei- as- boas- novas (o evangelho), uma vez  que firmemente- [a-] retendes, se não [é] em vão [que] crestes.  LTT
Cl 1:21-23  21 A vós outros também, outrora tendo sido apartados (de Deus) e [sendo] inimigos no [vosso] pensamento dentro das [vossas] obras más, contudo, agora, (Deus) [vos] reconciliou 22 No corpo da carne dEle (o Cristo), por meio da [Sua] morte, para vos apresentar santos, e sem manchas, e inculpáveis diante dEle, 23 Uma vez que verdade que vós permaneceis em a Fé , tendo sido fundados e [estando] firmes, e não [estando] sendo afastados para- longe- da esperança do evangelho (as boas novas) que ouvistes, aquele (evangelho) havendo sido pregado em toda a criação que [] debaixo do céu; do qual (evangelho) me tornei *eu*, Paulo, um serviçal;  LTT
2Tm 2:19 Todavia, o firme fundamento de Deus tem permanecido- de- pé, tendo este selo: "[O] Senhor conheceu aqueles [que estão] sendo Seus." E, mais: aparte-se para- longe- d[a] iniquidade todo aquele [que está] professando o nome de [o] Cristo. LTT
Hb 6:8-11  8 Mas [aquela] (terra) produzindo espinhos e abrolhos  [é] reprovada, e da maldição [está] perto; da qual o fim [é] para a queima.)  9 Mas temos sido feitos confiantes, quanto a vós outros, [ó] amados, das coisas [que são] melhores e [que estão] acompanhando- de- perto [a] salvação, ainda que assim estamos falando. 10 Porque não injusto [é] Deus para [Se] esquecer [d]a vossa obra, e [d]o fatigante- laborar do amor que mostrastes para dentro de o nome dEle, havendo vós servido aos santos e [ainda] [estando] servindo. 11 Mas estamos intensamente- desejando cada um de vós mostrar a mesma diligência, para completa confiança da esperança [que alcança] até a[o] fim; LTT
Hb 10:38-39  38 O justo, porém, proveniente- de- dentro- d[a] fé viverá; e, se [qualquer] (outro) [homem] se retirar  (medrosamente), não tem prazer a Minha alma nele.  39 *Nós*, porém, não somos [daqueles] de (medroso) recuo  para dentro da perdição, mas [somos daqueles] d[a](exercida) para dentro da possessão- comprada  d[a nossa] alma .  LTT
1Jo 3:1-3  1 Vede que- (sublime-) tipo- de amor nos tem concedido o Pai: que de [os] filhos de Deus fôssemos chamados. Por causa disso o mundo não nos conhece: porque não conheceu a Ele. 2 Ó amados, agora filhos de Deus somos, e ainda não foi feito manifesto o que seremos. Mas temos sabido que, quando Ele (o Cristo) for feito manifesto, [então] semelhantes a Ele (o Cristo) seremos; porque O veremos assim- como Ele (o Cristo) é; 3 E todo aquelE que [está] tendo esta esperança (apoiada) sobre Ele (o Cristo), purifica a si mesmo, assim- como *Ele* puro é. LTT
]

Mas nos anos 70, [por Hyles e seus seguidores] a segurança eterna foi divorciada de um [desejo e decisão para uma] mudança de vida e da evidência de uma caminhada [de desejo para] obediência. O típico programa ganhador de almas tinha como objetivo [o mais superficial e rapidamente possível] conduzir alguém até à Oração Fruto Verde de um pecador, e depois dar-lhe "certeza de salvação" imediatamente, mesmo se não houvesse evidência de que a pessoa foi sincera na oração, mesmo que a pessoa nem sequer convidasse o ganhador de almas para entrar em sua casa.

Certa vez, minha esposa foi levada para uma "visitação ganhadora de almas" por um suposto especialista que levou um homem até à Oração Fruto Verde de um pecador. Enquanto o especialista escrevia as informações do homem, o homem disse à minha esposa: "Eu não acredito realmente nessas coisas." No entanto, ele recebeu "garantia [de salvação]" e foi relatado como um convertido.

Como já observamos, garantir a salvação é obra do Espírito de Deus [somente dEle] (Rm 8:16; Gl 4:6; 1Jo 5:10).
Rm 8:16 Ele mesmo, o Espírito (Santo), testifica- juntamente com o nosso espírito que somos filhos de Deus. LTT
Gl 4:6 E, porque sois filhos, enviou Deus o Espírito de [o] Seu Filho para dentro dos vossos corações, clamando (o Espírito): "Aba, Pai." LTT
1Jo 5:10 Aquele [que está] crendo  para dentro de o Filho de Deus), tem o testemunho dentro de si mesmo. Aquele [que] não [está] crendo [para dentro de] Deus, mentiroso O tem feito, porquanto não tem crido no testemunho que tem testificado Deus concernente a o Seu Filho.  LTT

Podemos mostrar ao indivíduo onde a segurança pode ser encontrada, que está na Palavra de Deus, mas não podemos dar [-lhe] a garantia. O Senhor conhece os que são dEle, e a parte do crente é demonstrar a sua salvação afastando-se da iniquidade (2Tm 2:19)
19) Todavia, o firme fundamento de Deus tem permanecido- de- pé, tendo este selo: "[O] Senhor conheceu aqueles [que estão] sendo Seus." E, mais: aparte-se para- longe- d[a] iniquidade todo aquele [que está] professando o nome de [o] Cristo.



Sabemos que não houve crianças pequenas batizadas no dia de Pentecostes, porque todos os 3.000 que foram batizado "continuou firme na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" ( Atos 2:42).9. Havia um foco no "evangelismo infantil".


9. Houve Um Foco Na "Evangelização De Crianças

Uma enorme ênfase foi colocada em ganhar criancinhas para Cristo e batizá-las. O programa da Vacation Bible School (VBS) [Escola Bíblica de Férias] foi voltado para isso. Foi em uma VBS que eu [David Cloud] fiz uma profissão de Cristo e fui batizado quando tinha 10-11 anos de idade.

Na Convenção Batista do Sul, desde 1970 até 2010, houve uma taxa de crescimento de 96% nos batismos dos pré-escolares . Considere as estatísticas para 2013: 60% das igrejas da SBC batizaram zero jovens entre as idades de 12 a 17 anos, e 80% das igrejas batizaram zero ou apenas um jovem adulto com idades entre 18 e 29 anos. Mas houve uma explosão nos batismos de [criancinhas] "de cinco anos e abaixo" ( Annual Church Profile , 2013).

Isso é batismo infantil batista!

Uma criança [maiorzinha] pode crer em Jesus Cristo de modo a ser salva, mas é duvidoso que um pré-escolar [de 2, 4, 5 anos] possa fazer isso. Sabemos que não houve crianças pequenas batizadas no dia de Pentecostes, porque todos os 3.000 que foram batizados "continuaram firmes na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:41-42). . Essa não é a descrição de uma criança de cinco anos de idade.
41) Portanto, foram submersos aqueles em verdade havendo recebido de muito bom grado a palavra dele (Pedro). E foram adicionadas (à assembleia de Jerusalém), naquele mesmo dia, quase três mil almas;    42) E eles (todos os crentes) estavam firmemente continuando na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Eu cresci sob esse tipo de ministério e filosofia, e o fruto era miserável. Ele desempenhou um papel importante na construção de igrejas multitudinárias misturadas. A grande maioria das crianças que foram "salvas" em tenra idade resultou em cair para o mundo na adolescência ou permanecer na igreja como "cristãos" mornos, nominais e mundanos.

Os plantadores de igrejas realmente tentaram construir igrejas [baseando-se] sobre evangelismo infantil, impulsionadas por ministérios de ônibus e truques, o que não é o que vemos em Atos 13-14, e esta é uma passagem da Escritura especificamente dada como o exemplo [ou o padrão a ser seguido] preeminente da plantação de igrejas missionárias durante toda a era da igreja.

Um antigo missionário batista independente na Tailândia na década de 1980, [que era] um graduado do [Seminário] Hyles-Anderson, relatou números impressionantes de salvações e participantes de seus cultos, mas foi descoberto que a maioria era de crianças que ele estava seduzindo [para virem] com truques [balas, etc.].

O ganhar de alma superficial e não-bíblico, e a negligência do arrependimento [desviar-se de falar sobre ele, ou distorcê-lo de modo a não escandalizar ninguém] produziram igrejas incrivelmente fracas. Produziu igrejas que são multidões misturadas em vez de igrejas de discípulos.

Se os crentes professos são rebeldes contra a Palavra de Deus e se recusam a obedecer à pregação, se recusam a ser fiéis, se recusam a se separar do mundo, se são insubordinados à autoridade pastoral, é provavelmente porque não são salvos. Como vimos, a Bíblia é muito clara sobre esse ponto. Veja, por exemplo, João 8:47; 10:27; Tito 1:16; 1João 2:3-4.
Jo 8:47 Aquele [que está] sendo proveniente- de- dentro- de Deus, escuta- entendendo as palavras de Deus; por causa disso vós não [as] escutais- entendendo: porque não sois provenientes- de- dentro- de Deus." LTT
Jo 10:27 As Minhas ovelhas dão- ouvidos à Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem; LTT
Tt 1:16 A Deus eles professam  ter conhecido, mas, com as obras [deles], [O] negam, sendo abomináveis, e descrentes- desobedientes, e, para toda a boa obra, reprovados.  LTT
1Jo 2:3-4  3 E nisto sabemos que O temos conhecido (a o Cristo): caso aos Seus mandamentos preservemos- e- obedeçamos. 4 Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está. LTT

A maioria das igrejas é extremamente descuidada a respeito de [acreditar e declarar que pessoas têm verdadeira] salvação. Eles [fortemente] declaram que pessoas, incluindo crianças, estão [verdadeiramente] salvas, [tudo apoiadas apenas] em uma mera profissão [de lábios] sem nenhuma consideração pela evidência bíblica.

Há muito tempo rejeitei esta tradição [e Hyles e seguidores]. Minha única autoridade para fé e prática é a Bíblia, e na Bíblia vemos uma ênfase na genuína conversão espiritual [que é acompanhada] com [com algum tipo e grau de] evidência [não de perfeição]. Um dos meus primeiros livros foi
Does Salvation Make a Difference? [Faz Salvação Alguma Diferença?] Por 40 anos eu tenho advertido sobre o [enorme] descuido que tenho testemunhado tanto nas igrejas batistas do sul como nas igrejas batistas independentes. Queremos seguir a Bíblia, não a tradição da igreja de ninguém; o exemplo bíblico é Atos 2:41-42.  
41) Portanto, foram submersos aqueles em verdade havendo recebido de muito bom grado a palavra dele (Pedro). E foram adicionadas (à assembleia de Jerusalém), naquele mesmo dia, quase três mil almas;    42) E eles (todos os crentes) estavam firmemente continuando na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Esta é uma descrição de uma igreja de verdadeiros discípulos.

________


The above is excerpted from The Discipling Church: The Church That Will Stand Until Christ Comes. New for March 2017. This church manual aims to establish churches on a solid biblical foundation of a regenerate church membership, one mind in doctrine and practice, serious discipleship, thorough-going discipline, and a large vision for world evangelism. We examine the New Testament pattern of a discipling church, and we trace the history of Baptist churches over the past 200 years to document the apostasy away from the biblical pattern to a mixed multitude philosophy. We also document the history of “sinner’s prayer” evangelism which has affected the reality of a regenerate church membership. The book deals with biblical salvation with evidence, care in receiving church members, the church’s essential first love for Christ, the right kind of church leaders, the right kind of preaching, training church members to be Bible students, the many facets of church discipline, building strong families, youth ministry, training preachers, charity, reproof, educating the church for spiritual protection, maintaining standards for workers, the church’s prayer life, the church’s separation, spiritual revival, the church’s music, and many other things. The last chapter documents some of the cultural factors that have weakened churches over the past 100 years, including the theological liberalism, public school system, materialism and working mothers, the rock & roll pop culture, pop psychology, the feminist movement, New Evangelicalism, television, and the Internet. There is also a list of recommended materials for a discipling church. Dr. Don Jasmin, editor of The Fundamentalist Digest, says, “The book The Discipling Church is well named. It is loaded with Scriptural exposition, Scriptural explanation, and Scriptural edification. This spiritually rich volume covers almost every phase of a genuine Biblically discipling church. Every pastor should procure this spiritually enriching treasury, one which a preacher will readily consult for valuable assistance and counsel in seeking to maintain a Scripturally balanced N. T. ministry.” 513 pages. Available in print and eBook editions.

[Fortemente recomendamos
Repentance is a Change of Mind that Always Results in a Change of Action ,  em http://faithsaves.net/repentance/, que inclui análise de muitas centenas de versículos do VT e do NT, análise do grego e do hebraico, citação de muitos léxicos, e dicionários, etc.]



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.