Cuidado Com O Molinismo [tentativa de meio termo entre calvinismo e arminianismo, não de voltar a somente à Bíblia]


David Cloud

(traduzido por Hélio de MS)

(Friday Church News Notes, 8 de fevereiro de 2019, www.wayoflife.org , fbns@wayoflife.org , 866-295-4143)



- Molinismo é uma teologia desenvolvida pelo padre jesuíta do século XV, Luís de Molina, como um meio termo "entre Calvinismo e Arminianismo." É assim definido por Jake Rainwater: "Molinismo é uma tentativa de reconciliar a soberania de Deus e a responsabilidade do homem através do uso do 'conhecimento médio'. Entre o 'conhecimento natural' de Deus de tudo o que poderia ser e o livre conhecimento de Deus de tudo o que é, há o conhecimento intermediário de Deus de tudo o que seria " (Salvation and Sovereignty: A Molinist Approach [Salvação e Soberania: Uma Abordagem Molinista], 3 de outubro de 2017). Se você não entende isso, você não está sozinho! [ninguém entende, pois não faz sentido comum]! O próprio Molina não entendeu.

"Conhecimento intermediário" é uma adição de [mau] peso a muitos outros inescrutáveis termos calvinistas, como supralapsarianismo, sublapsarismo, infralapsarianismo, compatibilismo, monergismo, sinergismo, expiação hipotética, livre-arbítrio libertarianista, graça subjetiva, imputação imediata, vontade desiderativa e vontade hipotética antecedente.

Um grande defensor do Molinismo, hoje, é o Batista do Sul Kenneth Keathley, professor de teologia no Southeastern Baptist Seminary em Wake Forest, Carolina do Norte. [Lamentavelmente,] O livro Salvation and Sovereignty: The Molinist Approach [Salvação e Soberania: A Abordagem Molinista] de Keathley está listado na lista "Reading for Leading" [Leituras Para Liderar] de Paul Chappell, [pseudo- fundamentalista] pastor da Igreja Batista Lancaster, de Lancaster, Califórnia.
A abordagem de Keathley é descrita da seguinte forma: "O conhecimento intermediário de Molina é fundamental para a Soteriologia [doutrina da salvação] de Keathley. Depois de introduzir e estabelecer a estrutura nos dois primeiros capítulos, Keathley toma emprestado a estrutura ROSES de Timothy George (uma alternativa à TULIP - Radical depravity, Overcoming grace, Sovereign election, Eternal life, Singular redemption [depravação radical, graça que vence, eleição soberana, vida eterna, redenção singular) para desempacotar sua Soteriologia molinista. Keathley é um escritor claro e tem a capacidade de trazer conceitos elevados (como o [complicado] funcionamento do Molinismo e da sua Soteriologia), para um nível acessível."

[Lamentavelmente,] A Teologia Reformada se espalhou amplamente por toda a Convenção Batista do Sul nas últimas décadas, tendo primeiramente [se infiltrado e] capturado seus seminários, e está se espalhando rapidamente entre os Batistas Independentes mais [metidos a] intelectuais, com os graduados da Universidade Bob Jones na linha de frente [da guerra]. Na verdade, o Molinismo é um lixo filosófico jesuítico.

Alguns homens não podem simplesmente e humildemente aceitar o que a Bíblia diz; eles [sentem que] devem tentar ligar o ensino da Bíblia a um pacote filosófico (que eles chamam de Teologia Sistemática [mas usualmente é tentativa de forçar a Bíblia para dentro de uma filosofia abraçada por um sistema de uma religião humana].) E o Molinismo sustenta o erro fundamental de João Calvino e seu mentor [o herege padre do herético romanismo católico] Agostinho, que é "eleição soberana" (ou "eleição incondicional"). A abordagem da Bíblia é a "eleição [resultante] do prévio-conhecimento [por Deus]", não [o que chamam de] a "eleição soberana". Isso é o que vemos em duas passagens principais sobre eleição, Romanos 8: 29-30 e 1 Pedro 1: 2.

 

[ Sequência cronológica na salvação, alguns aspectos. Na Bíblia. Aceitemos. Creiamos "Somente as Escrituras":

 

PRIMEIRO: PRÉ-CONHECIMENTO)
Romanos 8: 29-30 Porque, aos [homens] a quem Ele PRÉ-CONHECEU , também os predeterminou- quanto- fronteiras [para serem] conformados à apresentação- físico- corporal de o Seu Filho, a fim de ser Este [o] primeiro- nascido entre muitos irmãos.

SEGUNDO:PREDESTINAÇÃO)
30E, aos [homens] a quem Ele PREDETERMINOU- quanto- fronteiras, a estes também chamou;

TERCEIRO: CHAMAMENTO)
e aos que CHAMOU, a estes também declarou justos;

QUARTO: DECLARAÇÃO DE JUSTIFICADOS)
 e aos que DECLAROU JUSTOS, a estes também glorificou. (LTT)



SEGUNDO: ELEIÇÃO)
1 Pedro 1: 1-2  1Pedro, um apóstolo de Jesus Cristo, a[os] eleitos peregrinos da dispersão (do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia),

PRIMEIRO: PRÉ-CONHECIMENTO)
2 COMO RESULTADO do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito, em consequência d[a]  obediência  e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!

(LTT)
]

 



A Bíblia começa [essas sequências cronológicas, nessas passagens] com o pré-conhecimento de Deus. E o prévio-conhecimento não é prévia-vontade; o grego proginosko (verbo) e prognosis (substantivo) em Romanos 8:29 e 1 Pedro 1: 2 significa "saber de antemão, ver de antemão, de antemão ver e pensar sobre eventos futuros". A eleição [em consequência] do pré-conhecimento ([eleição] que é o ensinamento claro das Escrituras) permite e abrange tudo o que a Bíblia diz sobre o homem ter livre arbítrio e escolha, e o fato de que o evangelho é [oferecido a todos, é] para todo aquele que o deseje.

A eleição é tão complicada [impossível de ser totalmente compreendida] quanto o próprio Deus, mas é bastante simples em um nível básico tal como foi revelado nas Escrituras. A doutrina da Trindade também tem uma simplicidade básica que uma criança pode entender, se deixarmos a Bíblia falar por si mesma em suas próprias palavras e não tentarmos ir além das Escrituras. "O Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo"! Eleição decorrente de prévio-conhecimento é algo que eu posso ensinar a pessoas altamente letradas e a pessoas analfabetas, que é o que eu faço em nosso trabalho missionário. Eu não tenho que tentar explicar termos densos, criados pelos homens. Se você tentar filosofar [ou tentar se enquadrar em uma filosofia ou em um sistema, um sistema religioso criado pelo homem] e [tentar] entrar nos mistérios dos conselhos eternos de Deus, tentar além do verdadeiro ensinamento da Bíblia [tomada somente] em si mesma, [exata e justamente] nas próprias e precisas palavras da Bíblia, você perderá muito tempo e entrará em perigoso território espiritual.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.