Dá-Nos Deus A Fé? É A Fé O Dom De Deus?


(
https://forwhatsaiththescriptures.org/2015/10/13/does-god-give-us-faith/ )

por
Shawn Brasseaux

(FALTA MELHORAR ESSA TRADUÇÃO POR GOOGLE, FORMATAR, COLAR VERSÍCULOS DA ACF OU LTT. Quer ajudar?)







Deus tem que nos dar fé antes que possamos crer na Sua Palavra?
“Pois o que dizem as Escrituras?”

Existem dois ou três versos que confundem as pessoas quando se trata deste assunto. Nós vamos olhar para dois aqui. O primeiro é Efésios 2: 8: “Porque pela graça sois salvos pela fé; e que não de vós: é o dom de Deus: "Outro verso, usado menos comumente, é Romanos 12: 3: " Porque eu digo, pela graça que me foi dada, a todo homem que há entre vós, a não pensar de si mesmo mais do que deveria pensar; mas a pensar com sobriedade, de acordo com a medida que Deus tem dado a cada homem a medida da fé. ” Agora que providenciamos os versículos, teremos muito prazer em expô-los!

Efésios 2: 8-9

É melhor se lermos Efésios 2: 8 com o próximo versículo também: “[8] Porque pela graça sois salvos pela fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus: Não das obras, para que ninguém se glorie.

Há aqueles que ensinam que “fé” é “o dom de Deus”. (Primeiramente você ouve isto dos calvinistas defendendo o ponto teológico da “Depravação Total”). O que é o “aquilo” de Efésios 2: 8? É o "isto" de Efésios 2: 8. Então, “aquilo” = “isto”. O que é “aquilo” e “isto?” A cláusula “é o dom de Deus” resume a primeira parte: “Porque pela graça sois salvos pela fé”. Anão é a contexto. Lembre-se, o contexto é fundamental! Contexto! Contexto! Contexto! O contexto é a graça de Deus que nos proporciona a salvação em Jesus Cristo. "É o dom de Deus" resume com precisão "a salvação pela graça através da fé em Jesus Cristo."

[Agora,] olhemos nós para outro verso sobre  salvação, dos escritos de Paulo.
Vejamos Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte; mas o dom de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo, nosso Senhor ”. O que é o “ dom de Deus ”? É fé aqui? Não. O dom de Deus é o que Ele nos oferece livremente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24). Vida eterna!

Os opositores do puro Evangelho da Graça de Deus nos dizem que estamos nos gabando de dizer que somos salvos pela [pela "obra" da nossa] fé. Essa fé, dizem eles, é algo que fizemos [é uma obra]. Eles argumentam que a fé na Bíblia é algo [um dom, presente] que Deus [irresistivelmente, e o dá] somente a pessoas [arbitrariamente] “escolhidas” para que possam então crer em Sua Palavra e serem salvas. A verdadeira salvação, dizem eles, está em ser salvo pela fé que Deus concedeu [arbitrária, incondicional e irresistivelmente]  àqueles que Ele escolheu, em vez da [salvação ser] pela "salvação pela qual você trabalhou, tendo fé em si mesmo" (e, nesse caso, você pode ou não ser escolhido por Deus). Que bando de besteira!

Não há mérito na fé em si . Fé é "acreditar em" ("confiar em") em alguém para fazer o trabalho dele. O mérito está naquele sobre quem a fé repousa. O mérito é determinado pelo fato de a fé depender de alguém confiável ou de alguém inútil. somente o objeto da fé [a pessoa em que depositamos nossa fé] tem o mérito, não a fé em si! Não mérito em confiar em nós mesmos ou em nosso desempenho na religião. Nosso desempenho (atividade física) é inútil. Jesus Cristo é confiável, e confiar nEle é reconhecer que a única coisa que podemos fazer para sermos [declarados, tornados] justos diante de Deus é confiar em Jesus Cristo: “Mas para o que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé é contada como justiça ”(Romanos 4: 5). A fé não é uma obra, então não há ostentação quando se trata de fé. Romanos, capítulo 3: “[26] Para declarar, eu digo, neste momento a sua justiça: para que ele seja justo e o justificador daquele que crê em Jesus. [27] Onde está se gabando então? Está excluído. Por qual lei? de obras? Não, mas pela lei da fé. [28] Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei ”. Deus não precisa nos capacitar [Hélio diria "forçar irresistivelmente"] a crer em Sua Palavra. Nós cremos na Palavra de Deus ou não. Não há nada arrogante em dizer que você precisa crer no Evangelho de Deus porque está a caminho do inferno do diabo, em sua própria performance!

ROMANOS 12: 3

É melhor se lermos Romanos 12: 3 com o próximo versículo também: “[3] Pois eu digo, pela graça que me foi dada, a todo homem que há entre vós, que não pense mais em si mesmo do que deveria. pensar; mas a pensar com sobriedade, de acordo com o que Deus tem dado a cada homem a medida da fé.[4] Porque assim como nós temos muitos membros em um só corpo, e todos os membros não têm o mesmo cargo: ”

O contexto aqui certamente não é salvação pela graça através da fé. Como nós sabemos? Nós podemos ler, amigos! A salvação pela graça através da fé estava estabelecida nos capítulos 1 a 5 de Romanos. Aqui, Paulo está falando sobre o serviço cristão. Depois de dar 11 capítulos de informação / doutrina, Paulo começou o capítulo 12 passando a tratar do serviço [do já salvo, serviço prestado a Deus]. Observe como Paulo abriu o capítulo 12, pouco antes de escrever o versículo 3: “Portanto, rogo-vos, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vossa razoável. serviço . [2] E não sejais conformados com este mundo: mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que possais provar qual é a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus . ” Serviço! Serviço! Serviço!

Lendo em Romanos 12: 4, vemos uma referência a “ofícios”. Esses são papéis relativos a dons espirituais. Paulo passa os próximos versículos delineando dons espirituais: “[6] Tendo, então, dons que diferem de acordo com a graça que nos é dada, seja profecia, profetizemos segundo a proporção da fé; [7] Ou ministério, esperemos em nosso ministério: ou aquele que ensina, em ensino; [8] Ou o que exorta, na exortação: o que dá, faça-o com simplicidade; aquele que governa com diligência; ele que se compadece de alegria. ”

Quando Romanos 12: 3 diz: “Deus deu a cada um a medida da fé”, é um tipo especial de fé. Não é fé no sentido de crer na Palavra de Deus para a salvação, justificação, céu, vida eterna, et cetera. Lembre-se, isso já foi discutido [nas partes anteriores de] Romanos. Esta “fé” de Romanos 12: 3 é explicada para nós no versículo 6, “vamos profetizar de acordo com a proporção da fé. Há graus ( “medidas”, verso 3) desse tipo de “fé”. Se isso fosse salvação, isso significaria que algumas pessoas estavam mais próximas do céu do que outras, que elas tinham diferentes graus de vida eterna - isso é completa bobagem. Não, a “fé” de Romanos 12: 3 refere-se a dons espirituais (de serviço cristão) e “proporção”. O que significa “proporção”? Veja a palavra “porção” nela? "Proporção" significa "uma parte, parte ou número considerado em relação comparativa a um todo".

Nas primeiras décadas da Igreja, o Corpo de Cristo, antes de a Palavra completa de Deus ser escrita, havia um entendimento espiritual limitado, porque havia pouca informação espiritual a ser [lida e] conhecida. Deus ainda não havia revelado tudo o que queria revelar aos cristãos (e à humanidade em geral). Como o principal apóstolo na Dispensação da Graça, Paulo escreveu durante o período de Atos em 1 Coríntios, capítulo 13:

“[8] A caridade nunca falha: mas, havendo profecias, elas falharão; se há línguas, cessarão; se houver conhecimento, ele desaparecerá. [9] Pois sabemos em parte e profetizamos em parte . [10] Mas quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado . [11] Quando eu era criança, eu falava quando criança, eu entendia como uma criança, eu pensava quando criança: mas quando eu me tornei um homem, eu deixava de lado as coisas infantis. [12] Por enquanto nós vemos através de um vidro, obscuramente; mas depois cara a cara: agora eu sei em parte; mas então saberei como também sou conhecido ”.

Durante o período transitório de Atos, Paulo entendeu que o Senhor Jesus Cristo ressuscitado, ascendido e glorificado não havia revelado tudo ainda. Havia mais da Dispensação da Graça para conhecer, pregar e escrever sobre. De fato, depois de escrever 1 Coríntios, Paulo teve nove epístolas adicionais para escrever nos anos vindouros (Romanos, 2 Coríntios, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom). Essas epístolas são um avanço na doutrina à medida que você se aproxima do fim da vida e do ministério de Paulo. Uma vez que o Espírito Santo moveu Paulo para escrever sua segunda epístola a Timóteo [em 66-67 dC], a revelação divina cessou. Não havia mais nada para Deus revelar [a Paulo].

Considere Colossenses 1: 23-26: “[23]… do qual eu, Paulo, sou feito ministro; [24] Que agora regozijar-se em meus sofrimentos por você, e encher o que está por trás das aflições de Cristo em minha carne por causa do seu corpo, que é a igreja: [25] do qual eu sou feito ministro, de acordo com o dispensação de Deus que me é dada por você, para cumprir [completa] a palavra de Deus ; [26] Até o mistério que se escondeu de séculos e gerações, mas agora se manifesta aos seus santos.

Assim, Paulo escreveu em sua epístola final, 2 Timóteo, capítulo 3: “[16] Toda escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para doutrina, para reprovação, para correção, para instrução em retidão: [17] o homem de Deus pode ser perfeito, completamente fornecido a todas as boas obras ”.

Ok, então, voltando para Romanos 12: 3-4: “[3] Pois eu digo, pela graça que me foi dada, a todo homem que há entre vós, que não pense mais em si mesmo do que deveria pensar; mas a pensar com sobriedade, de acordo com o que Deus tem dado a cada homem a medida da fé. [4] Porque assim como nós temos muitos membros em um só corpo, e todos os membros não têm o mesmo cargo: ”

No serviço cristão, não devemos nos tornar orgulhosos ou nos considerar melhor do que outros cristãos. Quando os dons espirituais estavam em operação no primeiro século dC, os crentes deveriam entender que cada cristão tinha um dom espiritual diferente, um modo especial de comunicar a Palavra de Deus antes dela [acabar de] ser formalmente escrita. Esse arranjo beneficiaria todo cristão, toda a assembleia, não o crente que tinha o dom específico. Como 1 Coríntios 12: 7 diz: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um a fim de se beneficiar”. Cada cristão recebera um nível diferente de compreensão e comunicava a Palavra não impressa de Deus. Observe os dons espirituais nos versículos 8-10. Então, no versículo 11, lemos: “Mas tudo isso opera aquele e o mesmo Espírito,dividindo a cada homem separadamente como ele quer ”. Como Romanos 12: 3 diz: “Deus deu a cada um a medida da fé”. Cada cristão tinha um ofício, um papel especial no ministério. Você pode ler sobre eles em 1 Coríntios 12: 27-31 e Efésios 4:11. Com o passar dos anos, esses homens dotados de espiritualidade cresceram no entendimento da Palavra de Deus e, antes que esses dons acabassem, o cânone do livro bíblico completo chegasse.

CONCLUSÃO

A Bíblia diz que a fé é algo dado a nós por Deus? Absolutamente não. Isso é teologia [fabricada por homens] e não a Bíblia. Isso é boa religião, mas má Bíblia. Nunca uma vez na Bíblia a fé é chamada de “dom” de Deus. Efésios 2: 8-9 está falando sobre como a salvação (pela graça através da fé) é o dom de Deus. A vida eterna através de Jesus Cristo é o “dom de Deus” (Romanos 6:23). Fé é simplesmente reconhecer que Jesus Cristo é totalmente justo e que nós não somos, que Ele pagou o preço pelos nossos pecados porque nós éramos totalmente incapazes de pagar pelos nossos pecados. Não é difícil de compreender, a menos que queiramos complicá-lo promovendo um sistema teológico [humano] de estimação (o calvinismo) e um de seus pontos (“Depravação Total” [total inabilidade do homem crer, se Deus não ligar o botão "comece a crer, irresistivelmente"]).

Romanos 12: 3 refere-se ao serviço cristão com dons espirituais. “Fé”, nesse contexto, refere-se à crença em qualquer revelação divina (limitada) que tenha sido dada até aquele ponto. A Bíblia é uma revelação progressiva, por favor, lembre-se. Levou um total de 30 a 35 anos para Paulo receber todos os detalhes sobre a nossa Dispensação da Graça, desde que o Senhor Jesus Cristo ascendeu [ao céu]. Nos primeiros 20 ou mais anos desse período, não houve epístolas (escritas) de Paulo. A Igreja [local], o Corpo de Cristo, tinha homens sobrenaturalmente dotados que comunicariam essas doutrinas da graça (apóstolos, profetas, pastores, mestres e evangelistas) até que a completa Palavra escrita de Deus viesse à existência (2 Timóteo 3: 16-17). Com a Palavra completa de Deus, não precisamos mais nos preocupar com uma “proporção de fé” ou “a medida de fé”. Há uma revelação completa de Deus, sem nada oculto, e podemos confiar em tudo porque temos tudo isso revelado em um livro, nossa Bíblia King James. Vamos ler e acreditar no seu testemunho simples? Ou, vamos torcer e gaguejar sobre especulações ociosas de teólogos que estão mais interessados em perseguir total inutilidade ?

 

 

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.