Os Dez Mandamentos, Não Censurados

coletados por John B. Hodges



[Para cada um dos 10 mandamentos, existe a penalidade (estipulada por Deus) que merece quem quebrá-lo]









O Primeiro Mandamento: Êxodo 20:2-3, Deuteronômio 5:6-7 -

Ex 20:2-3 2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. ACF2007

Dt 5:6-7  6 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão; 7 Não terás outros deuses diante de mim; ACF2007


A Primeira Penalidade: 2 Crônicas 15:13. Êxodo 22:20;

2 Crônicas 15:13: “E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher”.

Êxodo 22:20 – “O que sacrificar aos deuses, e não só ao SENHOR, será morto”.

Deuteronômio 13:6-9 “Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;   Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;   Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo”.




O Segundo Mandamento:

Êxodo 20:4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”

Deuteronômio 5:8-9 – Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;”. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam”

A Segunda Penalidade: Êxodo 32:27 -  “E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho”.




O Terceiro Mandamento:

Êxodo 20:7: Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”

Deuteronômio 5:11: Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão”.

A Terceira Penalidade:
“Levítico 24:16: “E aquele que blasfemar o nome do SENHOR, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto”.




O Quarto Mandamento:
Êxodo 20:8: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”.

Deuteronômio 5:12-15: Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus”. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.   Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;   Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”.

A Quarta Penalidade:
Êxodo 31:14-15: 14Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. 15Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.






O Quinto Mandamento:
Êxodo 20:12: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”.

Deuteronômio 5:16: Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus”.

A Quinta Penalidade:
Levítico 20:9: Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele”.

Mateus 15:4: Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá."

Deuteronômio 21:18-20: “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar. E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão”.

[Importante aqui, também, é Provérbios 23:13-14: “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno”. ]



O Sexto Mandamento:

Deuteronômio 5:17: Não matarás.”


A Sexta Penalidade:
Êxodos 21:12: “Quem ferir alguém, de modo que este morra, certamente será morto”.

Levítico 24:17: “E quem matar a alguém certamente morrerá”.




O Sétimo Mandamento:
Êxodo 20:14: Não adulterarás”.

Deuterônomio 5:18: Não adulterarás”.

A Sétima Penalidade:
Levítico 20:10: “Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera”.

Deuteronômio 22:22: “Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel”.




Os três Mandamentos restantes sofrem penalidades menores, mas o texto original ainda merece pelo menos uma breve leitura.




O Oitavo Mandamento:
Êxodo 20:15: “Não furtarás”.

Deuteronômio 5:19: Não furtarás.”

A Oitava Penalidade:

Para roubo de escravos, Êxodo 21:16 E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.


Para um ladrão apanhado no ato de roubar, Êxodo 22:2-3 2 Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. 3Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.

Para o roubar muitas outras coisas diferentes de escravos, Exodus 22:1-3 1SE alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas. 2Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue. 3Se o sol houver saído sobre ele, o agressor será culpado do sangue; o ladrão fará restituição total; e se não tiver com que pagar, será vendido por seu furto.




O Nono Mandamento:
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

Deuteronômio 5:20: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

A Nona Penalidade:
Provérbios 19:9: A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá”.

Contudo, este [mandamento] parece ser mais uma advertência retórica da Lei. Alguns exemplos: nas 1 Reis 21 e 2 Reis 5, os que testemunhavam falsamente recebiam apenas uma maldição sobre eles e sobre os seus descendentes.




O Décimo Mandamento:
Êxodo 20:17: Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

Deuteronômio 5:21: “Não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.



Parece não existir para isto nenhuma específica penalidade na Bíblia, embora haja admoestações de castigo para os que quebrarem este mandamento.  

Deuteronômio 28:17-68 é uma tremenda advertência, muito  merecedora de ser lida [omitida aqui por ser longa].

 

Em Mateus 5:17-22,  Jesus diz: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.  Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.  Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno”.



Autor: John B. Hodges
Traduzido por Mary Schultze, 2014.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.