Rejeitar a Cristo é O [Único] Pecado que Leva ao Inferno?




Incontáveis vezes a cada ano ouvimos e lemos a seguinte afirmação, mesmo dos mais bíblicos pregadores, teólogos e escritores:

"Rejeitar a Cristo, conscientemente recusar-se a recebê-Lo, é o único pecado que não tem perdão, é O [único] pecado que leva ao Inferno."




Bem, por mais que amemos tais pregadores e nos identifiquemos com seus propósitos de ver almas sendo salvas, um dia meditamos bem e descobrimos 2 problemas com a afirmação acima:

a) Ela não tem suporte direto nem é dedução segura de nenhum verso da Bíblia!
b) Se ela fosse verdadeira, uma conseqüência lógica pareceria ser que seria melhor que ninguém no mundo conhecesse a Bíblia nem a mensagem do Evangelho, ou seja, que ninguém conhecesse sequer o nome de Cristo, muito menos conhecesse sobre Sua pessoa e obra: assim, não O conhecendo, ninguém O estaria rejeitando (pois não se pode rejeitar o que não se conhece sequer a existência), portanto ninguém iria para o Inferno!...

Analisemos alguns fatos bíblicos para depois apresentarmos uma correção à afirmação em foco.



FATO 1: O que faz o homem ser merecedor do Inferno é a sua natureza pecaminosa que já se exteriorizou cometendo pecados após ele já ser não infante e ser lúcido, sua consciência já diferenciando entre o bem e o mal.

-      Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12)
-      Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)
-      Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 16 No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. (Romanos 2:14-16)





FATO 2: Desconhecer a vontade do Senhor não escusará ninguém por violá-la (embora conhecê-la agrave a pena!)

-      E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; 48 Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. (Lucas 12:47-48)





FATO 3: Deus se revela progressivamente a todo homem:

- Primeiramente na revelação geral através da natureza "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. 19 ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:18-20)

- Depois, se o homem realmente crê-la e aceitá-la, abandonando seus maus caminhos e de todo o coração buscando o Deus verdadeiro, Ele, de algum modo, lhe enviará a revelação especial através da Palavra Escrita.

- A seguir, se o homem realmente crê-la e aceitá-la, abandonando seus maus caminhos e de todo o coração buscando o Deus verdadeiro, Ele, de algum modo, lhe enviará a revelação especial em Cristo, isto é, lhe enviará o Evangelho, pregado por um crente.

- Finalmente, se o homem biblicamente crer e aceitar o Verbo Vivo, será salvo do Inferno que merecia. 


- Exemplos:
- O eunuco etíope At 8:26-39;
- Cornélio At 10; 11:14



FATO 4: Não há salvação senão em Cristo:

-      E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)




FATO 5: Uma vez realmente salvos, sempre estaremos salvos, apesar das nossas imperfeições temporárias. Ver http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/EhSalvacSeguraEIncapazSerPerdida-Helio.htm 



CONCLUSÃO: Nunca deveríamos usar a afirmativa lá acima "Rejeitar a Cristo, conscientemente recusar-se a recebê-Lo, é o único pecado que não tem perdão, é O [único] pecado que leva ao Inferno.", antes deveríamos substituí-la por algo teologicamente mais são e preciso, algo totalmente de acordo com a Bíblia, talvez algo mais ou menos assim:

"Por ser miserável pecador consciente, você merece a pena e está a caminho do Inferno literal, de sofrimento terrível, consciente e eterno. Somente se você biblicamente creu e aceitou a obra e a pessoa do Deus-Filho é que você será salvo desse curso terrível. Oh, não rejeite ao Cristo e, assim, pereça! "

Ou por algo neste sentido:

"Todo homem merece o inferno pelo simples fato de que é pecador (e descreu algo da revelação que Deus já lhe deu progressivamente), não porque já rejeitou Jesus Cristo consciente e especificamente.

"Uns poucos dos homens são salvos (definitivamente) por depositarem toda sua fé em Jesus Cristo, crendo ser tudo que a Bíblia diz: Salvador pessoal e Senhor pessoal deles; Deus o Filho de Deus; o único e suficiente Salvador; etc."



Hélio de Menezes Silva, jan.2002.
Rascunho ainda muito incompleto e precisando ser muito melhorado e expandido (inclusive com muito mais explicações e com muito mais versículos muito mais apropriados)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.