Eleitos Ou Elegemos Deus? Nos Conheceu de Antemão, Ou Amou e Escolheu Sem Podermos Rejeitar?





RESPOSTA DE Hélio:


Irmão,

Você me pergunta se pré- conhecimento significar amou profundamente, e se se salvação resistível não implica salvação por obra (crer e receber seriam obras)


PRIMEIRO: Partamos de 3verdades a que ninguém quer pela razão ou pela Bíblia, jamais poderá fazer a menor objeção:

a) Deus é soberano 1000% soberano, tem todo direito e controla tudo, do átomo às galáxias.
b) Mas todo soberano pode (se, e quando, e quanto, e a quem quiser, no grau e extensão e duração que quiser) CONCEDER certas escolhas limitadas, sem com isso perder 1mm de sua soberania absoluta.
c) E soberania absoluta, o poder de fazer tudo, não implica fazer o que é 1mm contrário à natureza do Soberano, nem o que é contrário vontade dEle por Ele revelada na Sua Palavra.


Frente essas três verdades (que nenhum salvo jamais pode negar por lógica irrefutável e indiscutível, nem por verdade bíblica também irrefutável e indiscutível), temos que reconhecer um dos monstruosos furos da dialética dos Calvinistas, aquele que diz que, em Rm 8:29; 1Pe 1:1-2

Rm 8:29 Porque, aos [homens] a quem Ele (o Deus) pré-conheceu , também os predeterminou- quanto- fronteiras (do lote eterno) [para serem] conformados à apresentação- físico- corporal de o Seu Filho, a fim de ser Este (o Seu Filho) [o] primeiro- nascido entre muitos irmãos.  LTT-
  
1Pe 1:1-2
 1 Pedro, um apóstolo de Jesus Cristo, a[os] eleitos (judeus) peregrinos da dispersão (do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia), 2 (eleitos) como resultado do pré-conhecimento de Deus ([o] Pai), N[A] santificação de [o] Espírito (Santo), EM CONSEQUÊNCIA D[a]  obediência  e aspersão d[o] sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas!  LTT

significa mais ou menos "ARBITRARIAMENTE, POR CAPRICHO, desde a eternidade passada, DECIDIU, ESCOLHEU AMAR PROFUNDA- INTIMAMENTE- COM- SUPREMA- EFICÁCIA SOMENTE A UNS HOMENS e não a outros e, por isso, somente a eles escolheu e determinou e fez acontecer de modo irresistível a fé e salvação deles". Apesar da boa intenção de exaltar e glorificar a Deus, isto é enorme erro, por dois motivos:

a) nem na literatura cristã, nem das falsas religiões, nem mesmo literatura mundana, jamais ocorreu em GREGO que o VERBO pré-conhecer inquestionavelmente tivesse sido entendido "ARBITRARIAMENTE, POR CAPRICHO, DECIDIU, ESCOLHEU AMAR PROFUNDA- INTIMAMENTE- COM- SUPREMA- EFICÁCIA SOMENTE A UNS HOMENS .
b) na única outra hipótese possível para o VERBO (não o substantivo) "pré-conhecer", ele significa "SABER COM ANTECEDÊNCIA" (saber mesmo desde a eternidade passada, antes da criação do primeiro átomo, milímetro e segundo do universo, milhares de anos antes do meu nascimento).


SEGUNDO: Na salvação onde "pré-conhecer" significa apenas "SABER COM ANTECEDÊNCIA (quais os perdidos que, uma vez iluminados, convencidos e chamados pelo Espirito Santo e expostos ao Evangelho, iriam se arrepender, crer e receber)" N-Ã-O há absolutamente mérito, nenhuma boa obra, nenhuma glória para o homem receber a salvação, se deixar ser salvo. Isto de maneira nenhum modo é a salvação por obras.
Em 1968 eu, engenheiro bem novinho, eu trabalhava abrindo estrada nas montanhas de Venda Nova do Imigrante, ES, e fui muito, muito imprudente e estúpido andando rapidamente no alto de um penhasco escorregadio, desequilibrei e comecei os primeiros centímetros de uma queda de 8 metros sobre enormes e pontudas rochas de granito dinamitadas na véspera, seria morte certa e instantânea, daí um operário já idoso (seu Manoel, de Patos, PB,  que trabalhava perfurando rochas a serem dinamitadas), com muita rapidez e força e risco pessoal, estendeu a mão e me pegou pelo braço, e eu aceitei isso, não o repeli, não lutei conta isso, o deixei me dar um grande puxão que me trouxe de volta ao equilíbrio. Ele foi quem foi o herói, eu o estúpido; ele recebeu toda a glória por seu ato de bondade, eu fiquei eternamente grato a ele, tornei-me afeiçoado amigo dele e sua família.

TERCEIRO: - 1 ou 2 vezes por ano posso permitir um artigo de calvinista moderado (não TULIP agressivo demais, não cego brandidor do nome calvinista, não reverenciador de homens que julgo perdidos (tais como o padreco Agostinho e o quase padreco Calvino, que se tornou cruel tirano, colaborador e incentivador de assassinatos de quem não cressem exatamente como ele) ) um artigo de calvinista moderado que se esforça como ganhador de almas, que ROGA e CONVIDA que pecadores se arrependam, creiam, e recebam e venham a Cristo (todas essas terminologias são da Bíblia). Spurgeon e Pr. Calvin Gardner eram mais ou menos assim, não tenho o menor problema com eles.
- 1 ou 2 vezes por ano posso permitir um artigo de quem defende "toda a glória a Deus, na salvação; e cremos que, uma vez salvo, sempre salvo.", mas não é calvinistaTulip de modo nenhum, nem é arminianoDePerdaDeSalvação de modo nenhum, ao contrário é "apenas" bíblico", particularmente não viva elogiando e imitando e usando o nome de homem nenhum.
- Mas nunca gosto de encorajar ou mesmo permitir debates de crentes "calvinistas TULIP" contra crentes que "somente dão toda a glória a Deus, na salvação, e creem que, uma vez salvo, sempre salvo", em 42 anos de crente só tenho visto tais debates arrastarem-se por meses, baixarem o nível para insultos pessoais, nunca produziram bons frutos.

Hélio, 11.03.2016.







Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.