Evangelho, Sim! Hyles e MacArthur, Não!



- Encontrem-se Salvação Mencionando Senhorio E Salvação Não A Mencionando.
- Encontram-se os sinceros entre os apelidados de "Salvação Por Senhorio" (como MacArthur, que parece que encorajou evangelistas sempre muito mencionarem arrependimento de pecados e exigirem futura produção de 'suficientes' frutos) e os sinceros entre os apelidados "Salvação Por Repetição De Oração" (como Hyles, que parece que encorajou evangelistas nunca mencionarem arrependimento de pecados nem dizerem que o normal seria futura produção de algum tipo de fruto)?



******

Hélio, em 16.04.2018, escreveu e-mail pessoal:

Amado irmão TTTT, oro que não tenha se ofendido com artigo que compartilhei no meu yahoogrupo, meu objetivo não foi o de o entristecer.

- Desde que comecei a ensinar em EBD e em seminários ligados a igrejas locais, e a manter site e grupo yahoo, sempre tenho procurado combater todos e quaisquer erros que me chamaram a atenção naquele mês, como perigo para a sã doutrina em igrejas batistas.

- Tenho combatido Salvação Pelo Senhorio, pelo menos aquela na sua forma mais extrema (ou deturpada?), que equivale a salvação por obras.

- Entre set. e dec.1974, ao chegar a Waterloo, Ont., Canadá, frequentei a Velvet Hills Baptist Church (hoje chamada de Northside BC) de Waterloo, a mais entusiasta seguido de Jack Hyles no Canada, e vi muita coisa boa, o zelo de todos para evangelizar. Comprei e li vários livros de JHyles, entre eles How to Build an Evangelistic Church e Let's Go Soulwinning. Vi muita coisa boa nos livros e na igreja, mas vi também muita coisa errada, inclusive no evangelismo de porta em porta que acompanhei uma vez, e em aulas sobre ele, por isso não me tornei membro da igreja.

- Só tenho amor e admiração pelo senhor e todos os seus familiares, pelo amor que têm à obra do Senhor Deus. Mas, tendo analisado com certa profundidade, tenho visto certos erros na forma mais plena do assim chamado Quick Prayerism. Tenho certeza de que não são cometidos pelo irmão, nem seus familiares, nem pelos membros da igreja batista de que são membros, mas, por favor, se algum dia ou outro Deus me guiar a escrever (ou traduzir) algo contra o sistema Hyles, por favor não tomem como nada pessoal contra vocês. Repito que somente penso o melhor posssível sobre vocês.

- O 1º errão básico de Hyles foi com a palavra "ARREPENDIMENTO."
Mesmo sem irmos a dicionários, mas somente analisando todas as 98 ocorrências das palavras "arrependimento" e "arrepender" e "arrependido", no VT e no NT (e eu o fiz 2 vezes), há evidências de que arrependimento envolve não o arrependido garantir sem falha que será perfeito, mas envolve o FIRME DESEJO de mudar em direção oposta ao pecado e em direção a Deus. Isto NÃO é salvação por obrar, é somente desejo firme.

- O 2º errão básico de Hyles foi passar muito rapidamente sobre a palavra "pecador".
Em 1974 eu tinha apenas 30 anos, engenheiro, casado, tudo dando materialmente certo, meio comunista, meio rebelde sem causa, envolvido com catolicismo e espiritismo, bebia, andava armado, meti-me em coisas que nem quero falar, e comecei a ser evangelizado por um maduro missionário. Fiquei muito bravo contra ele, xinguei, disse que ele se escondia aqui para esconder os 4 filhos para não irem para a guerra do Vietnam, chamei-o de ladrão do dinheiro de ingênuos doadores, e o desafiei para um debate na casa dele, no sábado. Comecei a estudar a Bíblia versículo por versículo. O debate durou 25 tardes de sábados, cada vez entre 1 a 2:30 horas, e eu me achava salvo, bonzinho, sem precisar "levantar a mão" nem "repetir uma oração". Somente no 26º sábado eu deixei de me desculpar alegando "Ora, ora, todo mundo peca, eu não sou pior que ninguém" e comecei, em casa, a entender a ira e a fúria de Deus, comecei a me ver como o mais miserável pecador de toda a História, e prostrei-me no chão de minha casa e pedi perdão a Deus, arrependido de lhe ser rebelde em todos os aspectos, passei a odiar o pecado com meu espírito-e-alma, passei a desejar intensamente abandonar o pecado (nunca consegui perfeição, mas o desejo intenso dura para sempre); à tarde contei isso ao missionário, orei em voz alta confessando Cristo como meu Deus, Salvador Pessoal e Senhor, depois contei a todos os meus amigos e parentes o que Deus tinha feito em mim, abandonei bebidas, armas e muitas coisa de que nem quero me lembrar. Isso não é salvação por obras, de modo nenhum.

- Fico pasmo com essa guerra entre Hyles (e seguidores) e MacArthur (e seguidores).
Não consigo entender uma salvação que não seja única e totalmente pela graça, através da fé em Cristo, sem depender de minhas forças, obras e perseverança. Não consigo entender uma salvação que não dê certeza de que sou preservado infalivelmente por Deus apesar de minhas fraquezas e escorregões, Mas, também,
- Não consigo entender como se pode ser salvo em 2 etapas,
Hyles diz recebê-lO primeiro como Salvador, só depois (talvez, quem sabe, não importa muto) recebê-lO como Senhor;
MacArthur diz recebê-lO primeiro como Senhor, e, automaticamente, sem você notar Ele também terá Se tornado seu Salvador.
- Mas não vejo na Bíblia nem na minha salvação essa excludência "ou uma coisa ou outra, mas não ambas" de Hyles e de MacArthur, ou seja, "tem que recebê-lo como Salvador ou como Senhor, mas não ambas as coisas".

*** Por que não juntamos "o melhor dos dois mundos" (o zelo de Hyles e a verdade de Ray Comfort): encorajarmos a igreja a ser evangelista, encorajamos todos a evangelizarem todos os dias e a quantos puder, encorajamos uma noite por semana para irmos em dupla de casa em casa, mas evitamos a ênfase em "REPITA ESTA ORAÇÃO E SUA SALVAÇÃO ESTARÁ GARANTIDA" (pois, de Gênesis a Apocalipse, nunca vemos isso na Bíblia), e comecemos a evangelização enfatizando quão miseravelmente perdido e merecedor da eternidade no INFERNO a pessoa é. Se ela reconhecer isso em 15 minutos, prossigamos, se não reconhecer insistamos nisso, se necessário continuaremos nessa tecla na próxima visita. Se a pessoa não se vir perdida, a pior pessoa, o pior merecedor do inferno, como poderá ela ser salva, se sequer percebe quão perdida está?

- Bem, escrevi mais que tencionava, somente rogo que não me considere mal se, no futuro, eu for levado a denunciar (ou aprovar algum e-mail que denuncie) os erros de Hyles, tanto como denuncio os erros de MacArthur.

Deus o abençoe.

Oro que eu e vocês dois, possamos "convergir".


****



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.