A Evidência da Salvação


David Cloud



O Novo Testamento em toda parte ensina que a salvação vai ser acompanhado de provas.
 
1. Considere algumas das Escrituras que ensinam que a salvação é acompanhado de provas:
 
Considere 1 João 2:3-4.
1Jo 2:3-4  3 E nisto sabemos que O temos conhecido: caso aos Seus mandamentos preservemos- e- obedeçamos. 4 Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está. LTT

Considere 2 Coríntios 5:17
Assim que, se algum homem [está] dentro de [o] Cristo, uma nova- e- diferente criatura [é]  [ele]: as [coisas] velhas [] passaram, eis que têm sido feitas novas todas as coisas.

Considere Tito 1:16, onde Paulo advertiu sobre aqueles que professam a Cristo, mas negam-nO pelas suas obras.
A Deus eles professam  ter conhecido, mas, com as obras [deles], [O] negam, sendo abomináveis, e descrentes- desobedientes, e, para toda a boa obra, reprovados.
 
Considere 2 Timóteo 2:19, onde vemos que o selo da salvação é a dupla verdade que Deus conhece os que são dele e que o verdadeiro crente irá demonstrar a sua salvação, afastando-se iniqüidade. Note que afastar-se a iniqüidade não é o caminho da salvação, é a evidência da salvação.
Todavia, o firme fundamento de Deus tem permanecido- de- pé, tendo este selo: "[O] Senhor conheceu aqueles [que estão] sendo Seus." E, mais: aparte-se para- longe- d[a] iniquidade todo aquele [que está] professando o nome de [o] Cristo.
 
Considere Efésios 2:8-10. Embora a salvação é "sem obras" em que é dom gratuito de Deus através de Cristo, é "para as boas obras" (Ef 2:8-10). As boas obras são obras de Deus mostrando-se na vida do indivíduo. As boas obras são a evidência.
Ef 2:8-10  8 (Porque por- operação- da graça sois [aqueles] tendo sido salvos, por meio da fé). E isto não [é] proveniente- de- dentro- de vós mesmos, [é] dom de Deus, 9 Não [é] proveniente- de- dentro- das obras, a fim de que não algum homem se vanglorie; 10 Porque dEle somos artesanato , criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais de- antemão- preparou  Deus, a fim de que nelas andássemos.  LTT

Considere João 3:3, que ensina que a salvação é um nascimento sobrenatural que muda a vida do indivíduo.
Respondeu Jesus e lhe disse: "Em verdade, em verdade te digo: se algum homem não for de novo nascido, não pode ver o reinar de Deus.

Considere a conversão descrita nos Evangelhos sob o ministério terrestre de Cristo. Em todos os casos a vida do indivíduo foi drasticamente alterado: por exemplo, a mulher junto ao poço (João 4), Zaqueu (Lc 19:1-10).
 
Considere a conversão descrita no livro de Atos. Mais uma vez, em cada caso a vida do indivíduo foi dramaticamente alterado: por exemplo, aqueles que foram salvos no dia de Pentecostes (Atos 2:41-42), o eunuco etíope (Atos 8:26-39), Paulo (Atos 9:1-21), Lídia (Atos 16:14-15), o carcereiro de Filipos (Atos 16:27-35).
 
Considere os crentes de Tessalônica que foram modelo de verdadeira salvação (1 Tessalonicenses 1:9-10).



2. As seguintes cinco evidências de salvação são descritas no Novo Testamento:
 
a. A experiência de conversão (Mateus 18:3, João 3:3)
b. O amor pela Palavra de Deus (João 8:47)
c. O amor pela retidão e justiça (1 João 2:3-4)
d. [paternal] instrução disciplinadora até por castigos (Hebreus 12:6-8)
e. Estar sempre olhando para o retorno de Cristo (Hebreus 9:28)



3. Jesus advertiu que é possível "acreditar" sem ser salvo.
 
a. Em João 2:23-25, as pessoas acreditavam em Cristo por causa dos milagres, mas eles não tinham fé salvadora. Se tivessem fé salvadora, Cristo teria "se confiado a eles." Mesmo os demônios "acreditam", mas eles não têm fé salvadora (Tiago 2:19). Os judeus em João 2 não creram em Jesus como Senhor e Salvador, pois eles acreditavam nele como um "profeta" (João 6:14), como um milagreiro e um provedor de suas necessidades físicas (João 6:26-27 ), e como alguém que iria livrá-los do poder de Roma, que a política era o conceito deles sobre o Messias, em vez de um Salvador pessoal do pecado. Que eles não eram verdadeiros crentes é evidente na medida em que se afastaram de Cristo por causa da Sua pregação (João 6:60). Em contraste com estes falsos discípulos, Pedro se recusou a afastar-se mesmo quando as "coisas ficaram difíceis," porque ele tinha genuína fé salvífica (Jo 6,67-69).
 
b. Em Mateus 7:21-23, Jesus advertiu que muitos dos que O invocam como "Senhor, Senhor" serão falsos cristãos. Vemos a partir do testemunho das pessoas no verso 22 que eles confiam em suas obras e seus "dons", em vez de confiar no sangue de Cristo para a salvação. O cristianismo de hoje está cheio de pessoas que professam a Cristo, mas que estão confiando em seu batismo, sua igreja, os sacerdotes, os sacramentos, a sinceridade, a atividade em favor de justiça social, etc
 
4. Quando dizemos que não há evidência de salvação, não estamos dizendo que haverá algum tipo de perfeição sem pecado. Que não há evidência de salvação não significa que todo o crente vai mudar com a mesma velocidade ou produzir o mesmo fruto (Mat. 13:23). O crente ainda tem o "homem velho" que ele herdou de Adão, e a vida cristã é um processo de despojar o velho e colocar o novo homem, que é Cristo (Ef 2:22-24). Alguns crentes são mais apaixonados em viver para Cristo do que outros. Nós não estamos dizendo que haverá uma "transformação total", estamos dizendo que haverá pelo menos algum tipo de transformação!



PERGUNTAS DE REVISÃO EM EVIDÊNCIA DA SALVAÇÃO
 
1. Que versículo diz: "Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso"?
2. Que tipo de pessoas são descritas em Tito 1:16?
3. O que é o selo duplo de salvação descrito em 2 Timóteo 2:19?
4. Qual versículo diz que o crente é guardado "para as boas obras"?
5. Jesus descreveu a salvação como um novo nascimento. Como é que isso prova que a salvação tem evidências?
6. Quais são os quatro exemplos de salvações no Novo Testamento que envolveram uma grande mudança de vida?
7. Quais são as cinco evidências de salvação?
8. Por que João 2:24 diz que Jesus não Se confiou a aqueles que acreditaram, naquela situação?


David Cloud




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.