Garante Atos 16:31 Que Filhos De Salvos Também São Salvos?






PERGUNTA:

Atos 16:31 diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo Tu e a tua casa."
Isto é uma promessa de que é só a pessoa crer que toda família será salva?

DDDD.

**********************************************

RESPOSTA:


Este versículo tem, sim, alguma dificuldade. 
- Há uns poucos que pensam que, se um homem (ou mulher), qualquer que seja, for salvo, então, se ele for o pai de 20 filhos, TODOS estes estarão automaticamente salvos.
- Há uns muitos que pensam que, se um homem (ou mulher), qualquer que seja, for salvo, então, se ele vier a ser o pai de 20 filhos, e se batizá-los logo depois deles nascerem, e os criar na igreja, então garantidamente (ou quase isso) todos (ou quase isso) estes estarão salvos, embora uns raros deles possam perder essa salvação inicial se não perseverarem.


Mas o que a Bíblia (tomada como um todo) ensina é:
- SALVAÇÃO É INDIVIDUAL:
Romanos 9:6-18  6Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. 8Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. 9Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. 10E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. 13Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. 14Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. 15Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. 17Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
- PERDIÇÃO É INDIVIDUAL:
. Deuteronômio 24:16  Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.
. Ezequiel 18:20  A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.|

Portanto, à vista da Bíblia tomada como um todo, é melhor interpretarmos Atos 16:31 de uma das duas seguintes maneiras, as únicas que se harmonizam com toda a Bíblia, em particular com os versos acima citados:

a) Atos 16:31 foi uma profecia dada exclusivamente ao carcereiro: que se ele cresse de modo a ser salvo, também aconteceria que Deus concederia que sua esposa e filhos cressem e fossem salvos. A profecia foi infalivelmente feita somente ao carcereiro;
b) Atos 16:31 significa "Se creres, então isto implicará que serás salvo. E esta implicação se estende também à tua família: cada um deles (como cada e todo ser humano) que crer, também será salvo."


Vou pedir a alguns irmãos que enriqueçam com citações de escritores 1000 vezes melhor que eu, mas a resposta bíblica é basicamente esta.


Hélio.



**************************************************************************



Um irmão me fez esta pergunta esta semana e respondi da seguinte maneira:

Só existe um meio pelo qual podemos ser salvos, ou seja, pela fé na morte expiatória de nosso Senhor Jesus Cristo. A nossa fé não é hereditária, como pensam alguns, e que acham que pelo fato de serem salvos, seus filhos já nascem salvos. Isso seria o mesmo que pensar como os Fariseus, que achavam que por serem filhos de Abraão, já eram salvos...
(Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência - Romanos 9: 7 e 8) e 
Lucas 3: 8 (Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão).

O que aconteceu na família do carcereiro é aquilo que Deus prometera aos Judeus, ou seja, que chamaria os homens ao arrependimento por meio da pregação do Evangelho (E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar - Atos 2: 38-39).

Ao crer em Cristo, o carcereiro também levou a mensagem do Evangelho para sua família, note o verso 32 e 34"E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa - E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa".

Nós não temos garantia alguma de que nossos filhos ou parentes irão se converter, mas temos a garantia de que se eles se arrependerem e crerem em Cristo, serão salvos, e isso só poderá ocorrer se nós crermos e pregarmos esta verdade à eles. Se este verso fosse uma garantia de salvação para toda a família, não existiria na família de um servo de Deus alguém que não fosse salvo. E isso pode ser constatado facilmente, pois há inúmeros servos de Deus que sofrem com a incredulidade de seus familiares. O que dizer então das palavras de Jesus em Mateus 10: 35 e 36 (Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E assim os inimigos do homem serão os seus familiares).

Portanto, a única garantia que temos é que os homens só podem ser salvos de seus pecados pela fé em Cristo, e seus familiares também, se ele pregar a mensagem pura do Evangelho e eles se arrependerem.



pastor Eduardo Cadete



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)