O Malabarismo do Calvinismo Sobre o Decreto do Mal

 

Malabarismo de R.C. Sproul – um dos maus relevantes [Hélio acha que devia ser "um dos mais famosos"] apologistas do calvinismo: Depois de citar a Confissão de Fé de Westminster de que Deus decretou tudo quanto acontece, Sproul escreveu:

“Nós sabemos que Deus é soberano porque sabemos que Deus é Deus. Portanto, DEVEMOS CONCLUIR QUE DEUS PREORDENOU O PECADO. O que mais podemos concluir? Podemos concluir que a decisão de Deus de permitir que O PECADO ENTRASSE NO MUNDO FOI UMA BOA DECISÃO. Isto não quer dizer que nosso pecado seja uma boa coisa, MAS MERAMENTE QUE A PERMISSÃO DE DEUS PARA QUE PEQUEMOS, O QUE É MAU, É UMA COISA BOA. QUE DEUS PERMITIU O MAL É BOM, MAS O MAL QUE ELE PERMITE AINDA É MAU. O envolvimento de Deus em tudo isto é perfeitamente justo. Nosso envolvimento nisso é mau. O fato de ter Deus decidido permitir que pecássemos não nos absolve de nossa responsabilidade pelo pecado” (Eleitos de Deus, p. 22).

Como isso poderia ser? Compare isso que ele escreveu com o Salmo:

"4) Porque Tu não [és um] Deus que tenha prazer na iniquidade, nem conTigo habitará o mal.". Salmos 5.4

Compare com Tiago:

"13) Ninguém, [quando] sendo tentado, diga : "Proveniente- de- junto- de Deus estou sendo tentado." Porque Deus é não- possível- de- ser- tentado pel[o] mal , e tenta, Ele mesmo, a ninguém.". Tiago 1.13

 

Compare com Moisés: "4) [Ele é] a Rocha, cuja obra [é] perfeita, porque todos os Seus caminhos justos [são]; Deus [é] a verdade, e não há nEle injustiça; justo e reto [é].". Deuteronômio 32.4

Realmente, ainda estou tentando entender…

O pecado é mau, mas preordená-lo é bom???

Que tal lembrar I Coríntios 10.13?

"13) Provação sobre vós não veio, exceto a que é comum- a- [todo-] o- homem. Fiel, porém, [é] Deus, o Qual não vos deixará ser provados acima do que podeis, mas, ao contrário, Ele dará, juntamente- com a provação, também o escape, para poder[des] vós a suportar.".

 

Willian Lane Craig, no entanto, critica esta lógica calvinista:

“O Determinismo calvinista faz de Deus o autor do pecado e impede a responsabilidade humana. Na visão determinista até o movimento da vontade humana é causado por Deus. Deus move as pessoas a escolherem o mal, e eles não podem fazer o contrário. Deus determina suas escolhas e os faz cometer injustiças. Se é mau constranger outra pessoa a fazer o mal, então, sob esta visão, Deus não é apenas a causa do pecado e do mal, mas torna-se o próprio mal, o que é absurdo. Da mesma forma, toda a responsabilidade humana pelo pecado foi removida, pois, nossas escolhas não são realmente nossas: Deus nos leva a fazê-las. Nós não podemos ser responsáveis por nossas ações, pois nada daquilo que pensamos ou fazemos é realizado por nós.”

 

Walson Sales

copiado de http://www.cacp.org.br/o-malabarismo-do-calvinismo-sobre-o-decreto-do-mal/ , de 2003.

 

****************************************************************

Reginaldo Lima disse mais ou menos o seguinte, a Hélio MS, em 2018:


Hélio, a cada calvinista que, a todo custo, queira me forçar a cair no erro de pensar que Deus é o verdadeiro determinador, causador, autor de cada mal e cada pecado, eu abro a minha Bíblia e simplesmente peço que leia em voz alta, para mim,

Jr 19:5, "5) Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo [em] holocaustos a Baal; o que nunca [lhes] ordenei, nem falei, nem Me veio ao pensamento.".

Depois dele ler, eu lhe pergunto: Segundo Deus, aqui neste verso, por que Israel pecou ? Mas, por favor, não deturpe o que está ESCRITO. Por favor! Foi Deus quem determinou, causou, foi o verdadeiro autor desse pecado de Israel?"

Nenhum comentário calvinista que li, nem calvinista que encontrei, jamais pode explicar este verso aceitando palavra por palavra, literalmente, sem adulterar o que tais palavras dizem tão clara e diretamente.



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.