Mar 16:16. A Bíblia Não Ensina Regeneração Batismal

Alexandre Barros





Pergunta, do irmão F.:


"Quem crer
E
for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado". [Marcos 16:16 - Almeida Fiel e Corrigida].

Nessa passagem dita pelo próprio Senhor Jesus Cristo, ele deixa claro que não basta crer, mas também é mister que haja o batismo. O artigo "E" coloca o batismo como algo fundamental para a salvação, que deve ser feito além do crer.

Outrossim, o batismo simboliza a morte de uma pessoa para o pecado: "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6.4


Simboliza também, a purificação para o pecado:  "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor."
At 22.16

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." 
Efésios, 5.25-27

Por fim, simboliza também a nova vida em Cristo: "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas." Atos, 2.41

"Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?"
Romanos, 6.3






 

Resposta, de Alexandre Barros
 

Caro F.

 
Não é correto tentar estabelecer doutrina baseando-se unicamente em um verso.

É preciso tentar entender qualquer assunto avaliando-o em toda a Escritura com muito cuidado para não chegarmos a conclusões precipitadas.

O ladrão ao lado de Jesus na cruz não foi batizado. Ele e seu companheiro blasfemavam quando de repente o que estava a direita de Jesus se arrependeu, chamou Jesus de Senhor e pediu que se lembrasse dele. Resultado? Foi salvo e recebeu a promessa de estar no paraíso...

Note também que Jesus não disse que quem não fosse batizado seria condenado apenas disse que não seria salvo. Poderia alguém não ser salvo e ao mesmo tempo não ser condenado?

O que é exatamente salvação?

Só existe um tipo de salvação no NT?

Evidente que não. No NT há diversos tipos de salvação mencionados:

Há a salvação eterna que nos livra da morte eterna,

Hb 5:9

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

Is 45:17

Porém Israel é salvo pelo SENHOR, com uma eterna salvação; por isso não sereis envergonhados nem confundidos em toda a eternidade.



salvação dos pecados,
 

Mt 1:21

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

 

salvação do naufrágio quando os apóstolos acordaram Jesus gritando “salva-nos que perecemos” ou seja, salvação de circunstâncias que põem em risco nossa vida física ou salvação de perigos:

Mt 8:25

E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: SENHOR, salva-nos! que perecemos.

 
salvação de enfermidade:

Tg 5:15

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

 
Há a salvação de perigos na obra missionária:

Fl 1:19

Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,

 
Há a salvação da vida alma agora evitando perder a vida da alma, ou seja, evitando tomar a cruz e seguir a Cristo negando sua vida do ego. Esta por exemplo é uma salvação que não é boa pois Jesus disse que quem salvar a sua vida agora vaí perde-la no futuro.

Mt 16:25

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

 

Há a salvação do espírito humano (em 1Co era inclusive o caso de um crente safado e pecador que Paulo decidiu “entregar a satanás” para que morresse e seu espírito fosse salvo no dia do Senhor:

1Co 5:5

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

 

Há uma salvação que precisamos desenvolver:

Fl 2:12

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;

 

Há uma salvação que é particular das mulheres por meio de darem a luz filhos e permanecerem modestas na fé, amor e santificação:

1Tm 2:15

Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

 

Há uma salvação que JÁ é nossa e que nunca dependeu nem nunca dependerá de obras de nossa parte mas é exclusivamente pela graça e eleição de Deus:

Tt 3:5

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

2Tm 1:9

Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

Hb 5:9

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

 

E há uma salvação que é para o futuro e se dará somente na volta d e Jesus:

Rm 13:11

E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

 

 

Caro irmão F.

Não pense que este assunto de salvação é um assunto simples. Lei o NT, ore a Deus pedindo entendimento... Não se precipite a tirar conclusões antes de ler todo o NT mais de uma vez com oração e temor.

 

A fé em Jesus e o invocar o nome de Jesus como Senhor nos dá a salvação eterna, sem obras, sem obrigações, sem mandamento algum para fazer, nem mesmo o mandamento de ser batizado. Basta crer e receber:

Sl 116:12

Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?

Sl 116:13

Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.

Rm 10:9

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Rm 10:13

Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

 

Ser batizado é para nos salvar do ambiente secular que nos cerca. Ser batizado é declarar diante de Deus, anjos, demônios e homens que morremos e fomos sepultados para este mundo e agora vivemos para Deus. Daí ser batizado dá base legal ao crente para se considerar alguém fora do sistema mundano e salvo desta geração perversa no meio da qual vivemos:

At 2:38

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

At 2:39

Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

At 2:40

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

1Pe 3:21

Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;




Hoje como cristãos devemos viver uma vida “digna do Reino da justiça” para que, na volta do Senhor, não tenhamos que nos afastar envergonhados para fora da presença do Rei por mil anos sem poder reinar com ele e nos alegra nas bodas do Cordeiro, ou seja, o cristão servo negligente e virgem néscia será afastado do reino milenar e perderá o galardão pois não tem boas obras para apresentar. Isto é o que significa perder a salvação em relação a vida da alma. Quem amar sua vida e não perde-la vai perder a oportunidade de reinar com Cristo por mil anos. Já os cristãos que dão suas vidas por Cristo e negam a si mesmos para viver para Deus hoje e tem boas obras serão co-reis com Cristo por mil anos. Após o milênio todos os salvos estarão com Cristo no novo céu e nova terra por toda a eternidade.

Hb 10:30

Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

Lc 14:13

Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,

Lc 14:14

E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.

Ap 22:12

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

1Co 3:12

E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

1Co 3:13

A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

1Co 3:14

Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

1Co 3:15

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

 


Paz!



Alexandre Rodrigues



 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )
s