Muitos irmãos acreditam na doutrina de expiação parcial, isto é,
que o sacrifício de Jesus na cruz foi feito somente para os eleitos. Outros
bons irmãos aceitam a doutrina de expiação para todos os homens. Há séculos os
cristãos debatem este tema, com fanáticos nos dois lados da questão. É
lastimável que a verdade mais importante na Bíblia, a morte de Jesus como o
Cordeiro de Deus, tem dividido os próprios crentes. Devemos estudar este
assunto como qualquer outro na Bíblia, considerando todas as passagens
relevantes. Não devemos deixar nossa teologia interpretar a Bíblia para
nós, porque a própria Bíblia deve determinar a nossa teologia! A questão é
simples: Cristo fez alguma provisão para aqueles que não são eleitos?
Para simplificar o assunto, os que crêem na doutrina de expiação parcial são
chamados calvinistas e os que crêem que Jesus morreu para todos são chamados
arminianos. Porém nos dois grupos há varias diferenças de interpretação deste
assunto. Nestes dois grupos há muitas divergências sobre varias outras
doutrinas. Alguns calvinistas tem desenvolvido um certo padrão
doutrinário que consiste em cinco doutrinas associadas chamadas por eles
mesmos de "doutrinas da graça." Este "arranjo" doutrinário
não era conhecido antes da reforma protestante. Não fazia parte das
antigas confissões da fé. No meio de alguns calvinistas, o irmão que não crê em
todos dos cinco pontos, ou define um dos pontos diferentemente, é taxado de arminiano
injustamente. Ele é acusado de não crer na salvação pela graça! Também o
irmão que crê nos cinco pontos é acusado de fatalista ou é chamado de "cascadura"
[Inglês, Hardshell] no meio dos outros e isto é também injusto.
Os batistas históricos não precisam ser chamados nem calvinistas e nem
arminianos. Não querem ser chamados calvinistas pela associação com o nome do
fundador da Igreja Presbiteriana, João Calvino, um perseguidor dos anabatistas
da sua época. Também não querem ser chamados arminianos porque não crêem nas
doutrinas de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que lutou contra as idéias
calvinistas. Ambos destes líderes Protestantes eram defensores
da união do estado com as igrejas! Eram inimigos dos Batistas da sua
época! É errado exigir um irmão escolher entre Calvino e Arminius e
suas respectivas posições doutrinárias porque os dois eram inimigos das igrejas
verdadeiras da sua época.
Neste estudo, vamos considerar só um dos cinco pontos dos calvinistas, a
doutrina de expiação parcial. Alguns batistas fiéis aceitam este ensino
mas outros não. Vamos examinar primeiramente algumas passagens bíblicas
usadas pelos calvinistas para defender esta tese.
1. Mt. 1:21: "E dará à luz um filho e
chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus
pecados." Neste caso, "seu povo" significa os eleitos, os
verdadeiros crentes em Jesus.
2. Mt. 20:28: "Bem como o filho do
homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em
resgate de muitos." A conclusão do calvinista é que Jesus deu a sua
vida somente para muitos, isto é, somente para os eleitos.
3. Mt. 26:28: "Porque isto é o meu
sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para
remissão dos pecados". Dizem que Jesus derramou seu sangue só para muitos,
não todos.
4. João 10:15: Jesus disse: "...dou a
minha vida pelas ovelhas." Dizem que Jesus só morreu para as
ovelhas, quer dizer, só para os eleitos.
5. Atos 20:28: "Olhai, pois, por vós,
e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio
sangue." Este versículo requer mais estudo depois, mas será que Jesus
morreu só para a sua igreja?
6. Efésios 5:25: "Vós, maridos, amai
vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se
entregou por ela".
7. Hebreus 9:28: "Assim também
Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." Os calvinistas
dizem que Cristo somente tira os pecados dos eleitos.
8. João 15:13: "Ninguém tem maior
amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." Seus
amigos aqui são os eleitos portanto Cristo deu sua vida só por eles.
Estes versículos parecem defender a idéia calvinista que Cristo só morreu para
uma classe de gente identificada por varias palavras tais como a igreja,
rebanho, ou seus amigos, etc. Será que é assim? Quem defende a expiação
limitada aos eleitos usa vários argumentos, portanto é bom examiná-los
cuidadosamente.
1. A Bíblia disse que Cristo morreu para um grupo
específico. Eles são chamados: suas ovelhas em João
10:11-15; sua igreja em Atos. 20:28 e Efesios 5:25-27;
seu povo em Mateus 1:21; e seus eleitos em Romanos
8:32-35.
2. Já que os eleitos foram escolhidos desde antes
da fundação do mundo, Efésios 1, Cristo não podia ter morrido para todos
os humanos. Seria uma perda e falta de previsão na parte de Deus para
deixar Jesus morrer para os que não foram escolhidos.
3. Alguns dizem que Cristo seria um fracasso ou
um derrotado se morresse para todos, sem que todos sejam salvos.
4. Alguns dizem que Deus não seria justo se
deixasse uma pessoa ir para o inferno se Cristo realmente pagasse seus
pecados. O condenado não devia pagar o que já foi pago. O tribunal
não deixa um réu sofrer duas vezes pelo mesmo crime. Por que o pecador
pagaria seus próprios pecados se a expiação fosse feita para ele?
5. Cristo não orou para todos em João 17,
mas somente para os seus escolhidos. É porque não morreu para
todos. Já que a intercessão é limitada, também foi limitada a expiação.
6. Alguns crêem que a expiação sem limites tende
a nos levar à doutrina do universalismo, isto é, que todos serão salvos.
7. A doutrina da expiação limitada foi ensinada
antigamente por Agostinho e depois na Idade Média por alguns erudítos tais como
Prosper de Aquitaine, Tomé Bradwardine, e João Staupitz. Alguns dizem que
João Calvino não ensinou explicitamente esta doutrina, mas parece que de
qualquer modo ele concordou com a idéia em alguns dos seus escritos. E seus
sucessores colocaram esta doutrina na Confissão dos reformadores e depois na
Confissão Da Fé chamada "Westminster. "
8. Mesmo que a Bíblia use termos como
"todos" e "mundo" em respeito da salvação daqueles para
quem Jesus morreu, como, por exemplo, João 3:16, as palavras se referem
aos eleitos só. "Todos," quer dizer, todas as classes, sem distinção
entre judeu e gentio. "Mundo" significa os eleitos no
mundo. "Todo aquele" é interpretado "Todo aquele eleito."
Assim os calvinistas crêem que Jesus morreu somente para os eleitos.
9. Eles são obrigados a "explicar" de
uma forma complicada o uso de palavras simples da Bíblia para sustentar sua
tese. Isto é contra o bom senso e o uso normal da língua. Em vez de
aceitar o sentido natural da palavra, o que é evidente, aceitam uma explicação
mais complicada e menos provável. Por esta razão muitos deles usam a
lógica e argumentos complicados para evitar o que é simples!
Vamos examinar algumas das passagens que sustentam a doutrina de expiação sem
limites: Esta posição é Bíblica e há muitas passagens que sustentam esta
interpretação sem usar explicações complexas. .
1. Lucas 19:10 "Porque o Filho do
homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Vamos perguntar,
"Quem é perdido? É a humanidade inteira, em sua totalidade, ou só os
eleitos?" Todos os homens estão perdidos. A mais natural interpretação é
que Jesus veio buscar e salvar todos os perdidos. Não diz que todos
serão salvos. Se Jesus veio só para os eleitos, então os outros no
mundo não são perdidos! Logo se os não escolhidos não são perdidos,
então não há necessidade da sua salvação. Neste caso os eleitos seriam os
únicos perdidos, e os outros que não vão aceitar a palavra não seriam perdidos!
Que doutrina estranha!
2. João 1:29 "Eis o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo." O que quer dizer "mundo"
neste versículo? Será que é o "mundo dos eleitos"? Não. É
a raça humana no seu estado caído e separado de Deus. Até João Calvino
pregava que nesta passagem o mundo é a raça inteira, e não só os eleitos! A
expiação é suficiente para tirar o pecado de todos os perdidos no mundo.
Jesus é o Cordeiro ou sacrifício para o mundo inteiro. Não há necessidade ou
justificação colocar as palavras "dos eleitos" neste versículo. Jesus
é o Cordeiro de todos os pecadores.
3. João 3:16 "Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". É importante observar
que este versículo não pode ser separado do contexto em Vs. 14 e 15.
Jesus cita o caso em Numeros 21 onde Moisés levantou uma serpente feita
de bronze no campo de Israel para que todo aquele que olhasse para ela seria
curado físicamente de sua picada. Jesus faz uma comparação espiritual entre
este incidente e a salvação do pecador. Qualquer pessoa picada pela serpente
podia olhar para a serpente de bronze e ser curada. Qualquer pecador que olhar
para Jesus será salvo eternamente. Seu sacrifício foi suficiente para
todos picados pela serpente, isto é, todos os pecadores. Se um pecador
não se salva, a culpa é dele e não por falta do remédio. Não havia
limite. Quem olhasse seria curado. Pois a morte de Jesus é suficiente
para todos, mas eficiente só para aquele que olhar para Ele.
4. João 4:42 "E diziam à mulher: Já
não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos
que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo". Será que
a mulher e os Samaritanos pensavam que Jesus é "O Salvador do mundo dos
escolhidos"?
5. I Tm. 4:10 "Pois esperamos no Deus
vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis." Isto
é uma clara distinção entre todos os homens e os que crêem. O Salvador
fez algo para todos os homens, mesmo que não sejam os eleitos. Há
provisão para todos os humanos, mas esta provisão é somente eficiente para os
crentes.
6. Hebreus 2:9 "Vemos, porém, coroado
de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os
anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse
a morte por todos". A palavra "todos" em grego (pantos)
é mais bem traduzida "cada" e não "todos", que seria outra
palavra (panton). Por que Deus usou pantos (cada um) e não panton
(todos)? Porque o singular enfatiza mais a morte de Jesus para cada
indivíduo. Cristo morreu para cada indivíduo.
7. Rm. 5:6 "Porque Cristo, estando
nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios." Não disse aqui
que Cristo morreu para os eleitos no meio de outros ímpios, ou para alguns
ímpios. Se alguém é ímpio, então Cristo morreu por ele. Se
não morreu por todos, então os não eleitos não podem ser considerados impios.
Se fosse assim, somente os eleitos seriam ímpios!
8. Rm. 5:18 "Pois assim como por uma
só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por
um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de
vida." Se a ofensa veio sobre todos, então a graça veio sobre
todos também. Nós não temos direito de mudar o sentido da palavra
para acomodar um ponto do calvinismo. Se Cristo não morreu por todos os homens,
então nem todos os homens são condenados. Se a graça não veio sobre todos
os homens, então havia homens que nunca foram condenados. Mas justamente é isto
que alguns calvinistas crêem, isto é, que na realidade o escolhido NUNCA FOI
PERDIDO! Isto cria mais um problema para alguns calvinistas. Se o eleito
nunca foi perdido, por que Jesus viria para buscá-lo e salvá-lo! (Lucas
19:10). A verdade é que Cristo sofreu para todos os homens, mas nem todos
recebem a salvação que ele efetuou. A graça veio sobre todos porque todos são
condenados, mas somente os que crêem em Jesus são justificados.
9. II Co. 5:14-15 "Porque o amor de
Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo
todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais
para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. " Se todos os
homens estão mortos nos seus pecados e ofensas, então Jesus morreu por todos os
homens. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus," Ro.
3:23. Todos os homens eleitos ou todos os homens? Podemos ler, "Todos os
eleitos pecaram e destituidos estão da glória de Deus"? Se todos
os homens não fossem mortos, Jesus não teria morrido "por todos" mas
sim, só para os eleitos. Neste caso os eleitos seriam os únicos mortos
espirituais! Se somente os eleitos são mortos espirituais, então os não eleitos
não são perdidos! Que absurdo! Mas versículos 14 e 15 dizem que
Jesus "morreu por todos". A frase que segue, "os que vivem
não vivam mais para si" mostra que alguns são vivificados, ou tem vida
eterna, e outros não. São os crentes que não devem viver mais para si,
mas para Cristo que morreu por eles. Isto não nega, porém, que morreu
também para os demais.
10. 1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e
não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo". Quem está
incluído nas palavras, "nossos pecados?" Suponhamos que sejam os
eleitos. Muito bem. Então, quem é indicado na seguinte frase, "mas também
pelos de todo o mundo?" A verdade é que o sacrifício de Jesus para
nossos pecados foi não somente para nós que cremos, mas para todos os
pecadores. Sua morte é suficiente para salvar qualquer um ou
todos. Quando lemos esta passagem de João com naturalidade, sem impor
nela nossa interpretação própria ou nossa presunção, entendemos que a
propiciação (sacrifício satisfatório) foi feita para todos os homens e não
somente para os escolhidos. Simplesmente não dá sentido dizer que Jesus morreu
para os pecados dos eleitos, e não somente para eles, mas também para os
pecados do mundo dos eleitos! A verdade é que a propiciação ou expiação foi
feita para todos os homens. Somente quem crê será salvo.
11. Isaias 53:6 "Todos nós andávamos desgarrados como
ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a
iniqüidade de nós todos." Este versículo não faz sentido se a
palavra "todos" que descreve os desgarrados não for o mesmo
"todos" para os quais o Senhor morreu. O Senhor Deus fez cair
sobre Jesus Cristo, "o cordeiro que tira o pecado do mundo" a
iniqüidade de todos que andavam desgarrados como ovelhas. Se todos erraram,
então Cristo morreu por eles. Se não morreu para os não eleitos, então estes
não estavam desviados do caminho.
12. II Pe.2:1. Pedro disse que Cristo pagou o preço de redenção
até para os falsos ensinadores que o negam! "E também houve entre o
povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que
introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que
os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição". Pedro
mostra claramente que o povo para o qual Jesus morreu realmente é perdido. Os
perdidos incluem falsos profetas, falsos doutores e hereges. São perdidos
e serão julgados porque negam "o Senhor que os resgatou". A
palavra "resgatou" é a tradução do grego "agorazo" e é a
mesma palavra usada em Mateus 13:44 e 46 onde o homem comprou uma propriedade
inteira para receber um grande tesouro! Jesus morreu e comprou de volta
tudo que foi perdido no jardim do Eden para salvar os que crêem nele. Há
distinção entre os para o qual Jesus morreu (todos) e os que serão salvos
(os crentes). Portanto Jesus morreu para os não eleitos, até mesmo para
os falsos doutores. Cada um leva a sua própria culpa.
13. João 3:17 "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não
para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele".
João Calvino disse que Deus não quer que os ímpios sejam excessivamente taxados
com uma destruição eterna porque Ele apontou seu Filho para ser o Salvador do
mundo. A palavra "mundo" foi repetida para que nenhum homem
sinta excluído se tão somente cresse em Cristo. Deus claramente fez provisão
para todos os humanos. Também há muitas passagens que ensinam que o
evangelho deve ser pregado a todas as criaturas, universalmente. Como
pode ser verdade se somente alguns tem possibilidade de ser salvos?
14. Considera o seguinte: Mt. 24:14 disse que o evangelho do reino
será pregado ao mundo inteiro como testemunho e depois virá o fim. . Em Mt.
28:19-20 Jesus manda a igreja fazer discípulos em todas as nações, batizar
os crentes e ensinar a palavra. Ele mandou a igreja pregar o evangelho a toda
criatura, Marcos 16:15. Em At. 1:8 Jesus disse "Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria até aos confins
da terra".
Considerando tais passagens, é legítimo perguntar o seguinte: se Cristo morreu
somente para os eleitos, como pode ser feita uma oferta de salvação para
todas as pessoas sem alguma insinceridade, artificialidade ou desonestidade
neste processo? Se Cristo não morreu para todos, não seria um pouco
impróprio oferecer a salvação a todos? Alguns irmãos, vendo este problema,
chegam a conclusão falsa de que não há oferta de salvação a todas! Dizem
que não devemos oferecer Cristo a ninguem ou fazer um apelo aos descrentes!
Muitos dos nossos irmãos que pensam assim não pedem a ninguem aceitar o
evangelho por causa dos excessos emocionais dos outros que pregam uma
"salvação fácil e barata." Alguns dos mais radicais crêem que
uma pessoa pode ser salva sem ouvir o evangelho! São coerentes mas
errados. O evangelho é o poder de Deus para a salvação para quem cresse no
Senhor Jesus, não para quem sabe defender cinco pontos teologicos inventados
por um protestante!
A verdade é que quem crê que Jesus morreu só para os eleitos não pode dizer a
qualquer pecador, com verdadeira convicção e certeza, "Cristo morreu para você."
Como podemos colocar todos os versículos sobre este assunçto juntos numa
maneira harmoniosa sem contradição? Alguns versículos parecem ser
irreconciliáveis com outros. Alguns dizem claramente que Cristo morreu
para alguns, mas outros mostram que morreu para todos! É lógico que se
Jesus morreu para todos, morreu também para "alguns."
Para a doutrina da reconciliação parcial ser comprovada, tem que provar
que Jesus morreu SOMENTE para alguns. É verdade que Jesus morreu
para as ovelhas, isto é, por muitos (Mt. 26:28). Também morreu para sua
igreja, mas isto NÃO nega o fato que morreu para todos os outros crentes
também. Não há problema em dizer que Ele morreu para um grupo específicamente,
mas cremos que há um problema em negar as claras passagens que dizem que morreu
para todos.
At. 20:28 "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que
ele resgatou com seu próprio sangue". Paulo disse que Deus resgatou sua
igreja com seu próprio sangue. Se usarmos a mesma lógica dos calvinistas,
chegamos a conclusão que Deus só resgatou a igreja e não a todos os
crentes! Por esta razão muitos calvinistas acreditam que a igreja se
compõe de todos os crentes. Crêem que a igreja não é só do Novo Testamento.
Convenientemente acham que o crente não precisa ser batizado para fazer parte
da igreja! A igreja é feita de crentes batizados bíblicamente e unidos no
propósito de obedecer a grande comissão de Cristo. Os crentes do Velho
Testamento não fazem parte da igreja neo-testamentária. Os crentes que
não andam de acordo com a palavra e que são excluidos da comunhão da sua igreja
local também não fazem parte. Os crentes que não são batizados não fazem
parte. Jesus morreu para sua igreja, mas não só por ela! Ela é um
grupo distinto dos outros na família de Deus. Jesus resgatou com seu sangue
todos da sua igreja, mas também todos os outros crentes verdadeiros. Da
mesma maneira, posso dizer que a menção de UM grupo para o qual Jesus morreu
não indica que não morresse para outros também! O sofrimento e sacrifício
de Jesus não pode ser limitado só para os que vão aceitá-lo. Não há
limite no seu imenso amor!
Ef. 5:25-27 "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo
amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar,
purificando- a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si
mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e
irrepreensível" . Cristo amou a igreja! O amor de Cristo é limitado
à igreja conforme à lógica calvinista.
Sem dúvida nenhuma, Jesus amou a igreja, e a resgatou com seu próprio sangue, e
a si mesmo se entregou por ela. Ele vai purificar a igreja e vai apresentá-la a
si mesmo totalmente glorificada e sem defeito. Devemos examinar este
assunto mais um pouco. Jesus morreu somente pela igreja? Ou será que
morreu por outros salvos que não fazem parte dela? Jesus morreu pelos
crentes do Velho Testamento? Eles fazem parte da igreja? Os crentes não
batizados estão na igreja? Ser salvo e ser membro da igreja é a mesma coisa? A
pessoa excluída da igreja perde a sua salvação? Estas passagens dizem que Jesus
resgatou a igreja com seu próprio sangue e se entregou por ela. Este
resgate foi parcial, ou inclui todos os eleitos? Ou será que este resgate se
refere a uma certa classe de pessoas incluídas no resgate de Cristo?
Se usarmos a lógica calvinista da primeira parte deste trabalho, isto é, que
Jesus morreu só para seu povo, só para seus amigos, só para muitos, então temos
que concluir que só morreu para a igreja também! Isto quer dizer que
todos estes termos são sinônimos. Todo o eleito faz parte do "seu
povo," dos "seus amigos," dos "muitos," e "a
igreja" também!
Se este for o caso, todos os eleitos, mais cedo ou mais tarde, serão
batizados de acordo com a Bíblia, e vão fazer parte da igreja que Jesus fundou
e deixou no mundo. Por esta razão muitos calvinistas deixam sua posição
sobre a igreja local e acabam aceitando a idéia da igreja invisível, feita de
todos os crentes. Eles aceitam a teoria de duas igrejas. Será que todos os
crentes fazem parte da igreja Neo-Testamentária? Se Cristo morreu para a
igreja, temos que crer que todos os eleitos fazem parte dela? Por que não
podemos crer que Ele morreu para a igreja mas também para todos os salvos fora
dela? Por que não podemos crer que Ele morreu para todos os salvos (eleitos)
mas para os outros perdidos também?
Incrível que pareça, há alguns que pregam abertamente que Deus não ama sua
própria criação. Jesus disse em João 3:16, "Porque Deus amou
o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" mas muitos calvinistas dizem
que este amor é limitado somente aos eleitos. Eu ouví pessoalmente
um pastor dizer numa conferência dos "Batistas de Graça Soberana" que
"Deus não ama todos os homens mas odeia alguns." Pregou que
Deus, "não odeia só o pecado mas odeia o pecador também," e muitos
dos ouvintes disseram, "Amem!" Muitos crêem assim mas não falam
das suas convicções por falta de coragem. Aceitam uma teologia em que um dos
pontos principais é a expiação limitada. Eles argumentam pela logica
assim, "Como pode Deus amar os impios que estão debaixo da sua
ira?" Vamos examinar este assunto agora.
Sem dúvida nenhuma Deus é soberano. É o Senhor dos Exercitos. Ele faz o que
quer e ninguem tem direito de se opor. Ele é onisciente, onipresente,
sempiterno e onipotente mas o maior atributo ou característico de Deus é o
seu amor. Em I João 4:8 lemos, "Aquele que não ama não conhece
a Deus; porque Deus é amor."
Quando o pecador é salvo, ele nasce do Espirito Santo de Deus. Ele nasce de
novo. É regenerado e se torna "participant da natureza divina," 2
Pe 1:4. O crente verdadeiro mostra o amor de Deus aos outros. Jesus
disse que o crente é reconhecido pelo amor que mostra aos outros. "Nisto
todos conhecerão que sois meus discipulos, se vos amardes uns aos outros,"
João 13:35.
Há vários tipos de amor, dependendo do relacionamento. Deus tem um amor
especial para os seus filhos. Eu amo minha familia mais do que os outros, mas
amo os outros também. Amo meus amigos mais do que meus inimigos, mas amo
estes também. Há muitas passagens na Bíblia que ensinam que devemos amar
uns aos outros. O amor é a prova de um crente verdadeiro. Paulo disse em
Efe 2:4: "Mas Deus, que é riquíssimo em misericordia, pelo seu
muito amor com que nos amou..." Ro 13:8 "A ninguém
devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque
quem ama aos outros cumpriu a lei." Ga 5:13 "Mas serví-vos
uns aos outros pelo amor." 2Co 13:11 "E o Deus de amor e de
paz será convosco." Deus ama seu povo. João é chamado o Apostle de
amor e escreveu estas passagens: 1Jo 4:7 "Amados, amemo-nos uns aos
outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e
conhece a Deus." IJo 4:9 "Nisso se manifesta o amor de
Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por
ele vivamos." 1Jo 4:16 "E nós conhecemos, e cremos no amor que
Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele."
1Jo 4:20 "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é
mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a
Deus, a quem não viu?"
Estas passagens mostram o amor de Deus para seus filhos, mas será que Deus não
ama mais ninguém? Será que Ele somente ama os que são seus filhos? Vamos
lembrar o fato que o crente tem a natureza divina porque é uma nova criatura e
o amor de Deus está derramado no seu coração.
Se o Pai celestial é amor, seus filhos devem estar cheios de amor também.
Afinal, eles receberam sua natureza divina e a maior elemento desta natureza é
amor. Em 2Pe 1:7, somos admoestados a acrescentar à fé várias
virtudes que incluem não só a "caridade," [agape em Grego] mas também
o amor fraternal. O crente tem amor especial para o outro irmão em Cristo!
Mas será que Jesus ensinou seus discipulos que Deus só ama os eleitos? Devemos
amar somente aqueles que nos amam? Os crentes devem amar só os eleitos?
Jesus disse em Mateus 5:43-46: "Ouvistes que foi dito: Amarás o teu
próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos
inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai
pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai
que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a
chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam, que
galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?" Ora, se eu
devo amar os meus inimigos e perseguidores, é porque sou filho de Deus agora e
devo demonstrar esta característica da natureza divina. Amamos os
inimigos porque somos filhos de Deus! Deus ama os seus inimigos também, até
aqueles que Ele sabe que nunca vão aceitá-lo. Deus ama os não eleitos
porque Deus é amor.
Paulo disse que Cristo "estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos
ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom
alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo
morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." Ro 5:6-8. Não
devemos crer que Deus só ama os que O amam! A propiciação foi feita pelos
pecados dos filhos de Deus, mas também para todos os homens.
1 João 2:2 "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente
pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo."
Todos os direitos pelo autor
Steve H. Montgomery
Novembro de 2006
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF
e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995)
são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar,
pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753),
fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada
(e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.