O Pecado Para a Morte
[Pecado do salvo. Morte física, seguida do céu. Perda de vida e galardões, não da salvação]



David Cloud

16 de setembro de 2014


__________

1João 5: 16-17 -
16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte.
 pecado para morte, e por esse não digo que ore.
17 Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.




O pecado para a morte é um pecado grave na vida do crente que não está arrependido dele. É uma rejeição da disciplina de Deus.

"... Aquele que odeia a repreensão morrerá" (Prov. 15:10).

A Bíblia ensina que Deus disciplina Seus filhos, e aqueles que não são disciplinados não são dEle (He 12, 5-8.).
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

O objetivo de Sua disciplina é "para sermos participantes da sua santidade" (He 12:10). Se o crente se recusa a responder à disciplina de Deus e se recusa a arrepender-se e persiste no seu pecado, Deus tirará a sua vida. Este é o pecado para a morte.

Nós vemos o pecado para a morte, em 1 Coríntios 11: 30-32. Alguns dos irmãos morreram por causa de seu pecado não confessado.
30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Nós vemos o pecado para a morte, no caso de Ananias e Safira, que morram, porque eles concordaram em mentir para [toda] a igreja e para Deus (Atos 5: 1-11). Deus fez deles um exemplo.
At 5 (ACF2007) 1 MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.

Nós vemos o pecado para a morte, no caso do rei Amazias, que morreu porque rejeitou a repreensão de Deus (2 Crônicas 25: 14-16).
14 E sucedeu que, depois que Amazias veio da matança dos edomitas e trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, e prostrou-se diante deles, e queimou-lhes incenso.15 Então a ira do SENHOR se acendeu contra Amazias, e mandou-lhe um profeta que lhe disse: Por que buscaste deuses deste povo, os quais não livraram o seu próprio povo da tua mão?16 E sucedeu que, falando ele ao rei, este lhe respondeu: Puseram-te por conselheiro do rei? Cala-te! Por que haveria de ser ferido? Então parou o profeta, e disse: Bem vejo eu que já Deus deliberou destruir-te; porquanto fizeste isto, e não deste ouvidos ao meu conselho.

Nós vemos o pecado para a morte evitada no caso de Davi, a quem foi dito que ele teria morrido se não tivesse se arrependido (2 Sam 12:13).
13 Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.

Sob a lei mosaica [no VT], havia muitos crimes que exigiam a pena de morte, incluindo
o assassinato (Le 24:17; De 19:. 11-13),
a idolatria (Le 20: 2; De 17:.. 2-7),
a feitiçaria (Le 20:27),
o adultério (Le 20:10;.. 22:21 De, 22),
a homossexualidade (. Le 20:13),
o bestialismo (Le 20:15, 16),
o estupro (De. 22: 25-27),
o incesto (Le 20:17),
a blasfêmia (Le 24:. 11-16,23),
a presunção [contra Deus, mesmo depois de repreendido pelo sacerdote e pelo juiz] (De 17: 12-13),
o sequestro (De 24: 7), e
o amaldiçoar os pais (Le 20:9).

1 Coríntios 5:11 pode fornecer uma lista do tipo de pecados que se tornam o pecado para a morte se [o pecador] não se arrepender dele.
11 ..., dizendo-se irmão, for
devasso, ou
avarento, ou
idólatra, ou
maldizente, ou
beberrão, ou
roubador; ....

Quanto a orar pelos outros no que diz respeito ao pecado para a morte (1 João 5: 16-17),
16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte.
Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.17 Toda a iniqüidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
aparentemente isso é algo que o Espírito Santo irá revelar, se e quando a necessidade surgir. Compare Jeremias 7:16; 11:14; 14:11, jer 15:1.
Jr 7:16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei. ACF2007

Jr 11:14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal. ACF2007

Jr 14:11 Disse-me mais o SENHOR: Não rogues por este povo para seu bem. ACF2007

Jr 15:1 Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não estaria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam. ACF2007


Apesar de Deus ter dito a Moisés para não orar por Israel rebelde, de qualquer maneira Moisés perseverou orando, e Deus respondeu à oração do intercessor (Êxodo 32:10-14).
10 Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.11 Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.14 Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.



David Cloud

(tradução de Valdenira NMS)



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)