Regenerado, Depois Creu (Monergismo)?
ou
Creu, Depois foi Regenerado?

Ser arbitrariamente regenerado por Deus, para, em decorrência disto, crer? (ensino do Monergismo, da doutrina da "graça irresistível", da lógica humana)
Ou crer para, em decorrência disto, ser regenerado? (ensino da Bíblia)




Hélio de Menezes Silva, out.2012






Este é um assunto extremamente difícil, porque os monergistas tentam sondar, adivinhar e definir quais são os motivos eternos da eterna e infinita mente de Deus, motivos que nem sempre estão explícitos na Bíblia, motivos que são meros resultados da aplicação da lógica humana tentando preencher lacunas e silêncios que Deus decidiu deixar na Bíblia, lógica humana que parte de pressupostos que nem sempre são explícitos na Bíblia nem são absolutamente firmes e indiscutíveis.

Nunca li na Bíblia que o homem natural tem em si a menor sementinha do bem e pode (por si mesmo, independentemente da pregação da revelação geral de Deus através da Sua criação, e independentemente da pregação da revelação especial de Deus na Palavra Escrita e na Palavra Encarnada em Cristo, e independentemente da convicção produzida pelo Espírito Santo, e independentemente do chamado e atração de Deus), nunca li na Bíblia que o homem natural pode reconhecer seu tremendo pecado e perdição, pode buscar a Deus, arrepender-se, confessar seus pecados, invocar o nome de Deus, crer, e ser salvo.

Por outro lado, quem alega que, enquanto Deus docemente chama e atrai um morto em pecados (de modo a habilitá-lo mas não a obrigá-lo a responder adequadamente), tal perdido nada pode fazer, nada pode entender, de modo nenhum pode crer, exceto depois que Deus de forma irresistível e plena cause essas mudanças eternas dentro da pessoa, está seguindo uma muito bonita lógica humana, mas não pode apresentar nem sequer um versículo explícito na Bíblia onde alguém pergunte "Socorro! Que devo fazer para ser salvo?" e a resposta de Deus não seja "Arrepende-te e crê, e serás salvo", mas sim "Não há absolutamente nada que possas fazer: Se fores um eleito pelo Meu capricho de antes da fundação do mundo, então, em decorrência disto, Eu irresistivelmente te salvarei e te mudarei completamente, e irresistivelmente te obrigarei e te arrependerás e crerás. Por outro lado, se não tiveres sido eleito arbitrariamente e desde antes da fundação do mundo, então nada de bom jamais poderá te ocorrer, mesmo que estejas suplicando para creres e seres salvo."

Estou convicto de que deveríamos ficar no terreno firmemente estabelecido na Bíblia, e não passar 1 mm além dele. A Bíblia diz que todos nós somos miseráveis pecadores, que absolutamente ninguém toma a iniciativa de querer buscar a Deus, que todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis; diz que todo os não salvos estão mortos em pecados e delitos. A partir disto, é seguro concluirmos que TODA a iniciativa na salvação tem que vir da parte de Deus, toda a glória pela salvação tem que ser dada a Ele e somente a Ele, a salvação é totalmente pela graça de Deus sem nenhum mérito do homem, sem nenhuma participação das obras. Deveríamos parar aqui, sem os monergistas ficarem nos ofendendo e pressionando de formas tão dolorosas, por não queremos ir além. Que eles sigam em frente, se quiserem, e não os combateremos como hereges, não moveremos guerra por seguirem suas imaginações, pois reconhecemos que só querem glorificar a Deus, não ofendem Sua natureza nem atributos nem divindade. Mas, por favor, que eles não nos odeiem e guerreiem de forma tão baixa e caluniadora, contra nós, não torçam nossas palavras como se fôssemos defensores da bondade íntrinseca do homem e da salvação pela iniciativa e obras do homem natural, nunca dissemos isso!

Repito, para não correr o risco de ser mal entendido ou distorcido: É seguro aceitarmos, pela Bíblia, que Deus primeiramente chama e habilita o homem, para ele poder entender quão terrivelmente está perdido e desejar saber como poderá ser salvo, portanto toda a iniciativa é de Deus, e o homem natural jamais, por si mesmo, poderá entender quão terrivelmente está perdido e desejar saber como poderá ser salvo. Mas, depois dessa iniciativa da parte de Deus, iniciativa com a qual todos os salvos concordam, todas as outras inferências da lógica humana são duvidosas, inseguras, e perigosas. Será melhor pararmos aqui.

Repito também, enfaticamente: Só vejo na Bíblia, centenas de vezes, a sequência primeiramente se arrepender e crer, depois ser salvo. Nunca vi, na Bíblia, a seqüência contrária.

Hélio, Jan. 2009.


P.S. - Quanto Ef 2:8-9, o uso dos gêneros (masculino, feminino, neutro) das palavras gregas totalmente impede que o dom de Deus seja a fé. Refere-se a "misericórdia", do verso 4.

Efésios 2
1 ¶ E Ele (o Cristo) vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, o espírito que agora está efetivamente- operando nos filhos da desobediência, {*}.
{* “543 apeitheia” significa “desobediência” e, também, “obstinada, rebelde descrença”}
3 Entre os quais todos nós também outrora fomos conduzidos nos desejos da nossa carne, fazendo os desejos da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também (são) os demais (homens).
4 Mas Deus, sendo riquíssimo em misericórdia, em razão do Seu grande amor com que nos amou,
5 Estando nós ainda mortos em os nossos pecados, nos vivificou juntamente com o Cristo (pela graça sois aqueles tendo- sido- salvos),
6 E nos ressuscitou juntamente com Ele (com o Cristo), e nos fez assentar juntamente com Ele (com Deus) nos lugares celestiais, em Cristo Jesus,
7 Para que mostrasse, nos séculos que estão vindo, as riquezas (que estão superabundando) da Sua graça em Sua benignidade (derramada) sobre nós através de Cristo Jesus
8 (Porque por (- ação- de) a graça (de Deus) sois aqueles tendo sido salvos, através (- do- caminho) de a fé).
E aquela {*} misericórdia não é proveniente- de- dentro- de vós mesmos, é dom de Deus,
{* Em grego, este pronome "aquela" é singular e neutro, e a coisa mais próxima que pode concordar com ele é "misericórdia", no verso 4. Mas contrastar, talvez, com He 12:2?}
9 Não é proveniente- de- dentro- das obras, para que ninguém se vanglorie;
10 Porque somos artesanato {*} dEle (de Deus), criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
{* "Poeima": trabalhosa, caprichada e artística obra; daí veio a palavra "poema"}



Hélio de Menezes Silva, out.2012


***********************************************



Resposta a Irmão que me Escreveu Defesa do Monergismo






Amado irmão, MMMM: 

Somente para entender melhor o que creio, então, por favor, algum dia, tendo tempo, tomaria você este tempo para ler (com cuidadohttp://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/2PreconhecimentosSalvos3Chamamentos-Helio.htm ?

Note que, pela Bíblia:
- Creio que nenhum homem busca a Deus, nem tem o poder para isso, e se tivesse não teria o desejo.
- Creio que, desde a iniciativa até o final, TODA a salvação é de Deus, só dEle, e TODA a glória da salvação (e da preservação) pertencem a Ele, somente a Ele. Que mérito haveria em um homem que está morrendo afogado, desceu 3 vezes e já engoliu 1 litro de água, que sabe que está morrendo e não tem nenhum poder contra isso, então ele não reagir contra o bombeiro e se deixar ser salvo por ele?!?!?!?
- E creio que a palavra chave é HABILITAR: o homem está morto, Deus me HABILITOU, deu-me a capacidade que eu não tinha, para eu ouvir e entender a mensagem do Evangelho a mim pregada durante 6 meses pelo Missionário Charles Smith em 1974. Enquanto Deus me chamava, me HABILITOU e me convenceu do pecado e da justiça e do juízo, mas não me OBRIGOU como a um ROBÔ. Etc.
- Creio que todas as dezenas ou centenas de versos que falam na condição para salvação, colocam tal condição como CRER-RECEBER, portanto, pela Bíblia, a pessoa crê para ser regenerado e salvo, ao invés de ser regenerado e salvo para, em consequência, crer.

Mas não quero ser forçado a discutir (muito menos guerrear) sobre Calvinismo nem Arminianismo nem Monergismo: afinal de contas minha Bíblia e a sua não têm estas palavra na concordância, não é irmão? 

Por que não nos limitarmos à doutrina "uma vez salvo, salvo para sempre"? Se formos somente até às fronteiras do que está explicitamente ensinado na Bíblia, e não passarmos desses FATOS para buscar especular nos motivos e razões e sequências dentro da mente de Deus, então (ficando dentro daquelas fronteiras) pisaremos terreno mais sólido, não é irmão?

Até o Calvinismo "moderado" (evangelista, missionário) de Spurgeon, eu convivo bem. Se Spurgeon e semelhantes batistas fundamentalistas calvinistas- moderados me aceitassem, eu poderia ser membros das igrejas deles, sem problema nenhum da minha parte. 

O Arminianismo e o Sinergismo (mesmo o da "graça preveniente dada a toda a humanidade) eu odeio.
Mas a doutrina do Monergismo, resumida com toda sinceridade, é que Deus primeiro salva e regenera e concede fé e justifica, só depois, o homem crê ("Monergists believe that regeneration takes place as a single act in which God regenerates a man from his fleshly state and, thus now enabled, a man can believe, and that he inevitably and invariably will do so."). Por mais intelectualmente encantador que isso pareça, por mais que a intenção seja glorificar Deus, isso não é doutrina explícita na Bíblia. 

Não aceito que tenha que escolher entre Calvinismo e Arminianismo, fico com um terceiro e melhor caminho: a Bíblia.
Não aceito que tenha que escolher entre Monergismo e Livre-Arbítrio e Sinergismo, fico com um quarto e melhor caminho: a Bíblia.

Monergismo eu não aceito, pois
, por mais que lhe ame, meu irmão MMMM (e ao irmão CCCC), estou convicto de que, se Monergismo fosse verdade, teríamos na Bíblia, por exemplo no capítulo 16 de Atos: “30  E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31  E eles disseram: FAZER? VOCÊ NÃO PODE FAZER NADA. SIMPLESMENTE PASSE SUA VIDA ESPERANDO PARA VER SE DEUS O ELEGEU OU NÃO. ELEIÇÃO É A ÚNICA COISA FUNDAMENTAL PARA VOCÊ, CONCENTRE-SE NISSO, Ó HOMEM. SE DEUS ARBITRARIAMENTE O ELEGEU DESDE A ETERNIDADE PASSADA, ENTÃO, UM DIA, O TIMER DE DEUS DISPARARÁ DENTRO DE VOCÊ E VOCÊ, À FORÇA, IRRESISTIVELMENTE, SERÁ SALVO E REGENERADO. DEPOIS, COMO CONSEQUÊNCIA, CRERÁ. POR AGORA, RECONHEÇA QUE NÃO HÁ ABSOLUTAMENTE NADA QUE VOCÊ POSSA FAZER, VOCÊ NÃO É NADA MAIS QUE UM MERO ROBÔ PROGRAMADO POR DEUS.” (paródia que refletiria o monergismo)

Note, amado irmão MMMM, que concordo com http://www.monergism.com/thethreshold/articles/onsite/spurgeon_prayerfreewill.html, note que nunca aceitarei a ideia de que o homem é capaz de, por si mesmo, tomar a iniciativa, buscar Deus, obrigá-lo a chamá-lo, por seu próprio o homem poder escolher ser salvo, etc.

Se o irmão não puder concordar com o que eu acho ser bíblico, pelo menos, por favor, poderemos evitar o assunto e continuar nossa doce comunhão que mantemos há tantos anos? Poderemos continuar a nos deleitar na doutrina de "uma vez salvo, então eternamente preservado por Deus"? Poderemos evitar pressões do Monergismo? Sinceramente, do mesmo modo em que eu odeio o Arminianismo, também não posso aceitar o Monergismo até ver Atos 16:30-31 ser mudado por Deus para as palavras que falei acima, o que é uma impossibilidade.



Esperando que possamos manter comunhão longe do Arminianismo, do Sinergismo e do Monergismo, e dentro do "se realmente creu biblicamente, salvo para sempre"

Seu irmão, que o ama em Cristo,




Hélio de Menezes Silva, 15.8.2013.

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.