Têm Arminianos E Calvinistas Certeza Absoluta De Já Terem A Vida Eterna E De Que Irão Para O Céu?


Hélio de Menezes Silva
, fev. 2019


Por favor, consulto em boa mente, sem querer provocar ninguém (pelo menos por enquanto, somente quero saber, sem dolo, se estou representado com correção e justiça os arminianos, católicos e calvinistas):
Poderá algum, de cada um desses três grupos, me garantir que todos seus irmãos da sua igreja creem e ensinam que todo homem que creu verdadeira e biblicamente no Cristo verdadeiro (o da Bíblia) é preservado salvo somente pela ação de Deus cumprindo Sua promessa de vida eterna, vida que dura para sempre, independentemente de qualquer ação que aquele homem faça, mesmo se escorregar, cair, e morrer em "pecadão", sem ter tempo de se arrepender e pedir perdão?


O resumo que quero fazer, das posições arminianas e calvinistas sobre o assunto, é o abaixo, por favor confirme se meu resumo está verdadeiro, correto e justo, mesmo sendo um resumo, sendo curto, e mesmo se contiver verdades desagradáveis e que não agradam a todos, mas são verdades. Segue-se meu resumo:

Muitíssimas denominações (sistemas religiosos humanos) odeiam, rangem os dentes, se revoltam contra "UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO. UMA VEZ SALVO, SEMPRE PRESERVADO POR DEUS", o caluniam, o distorcem, e dizem que dissemos coisas que nunca dissemos, e tentam ensinar que:

a) Algum suficiente (mas que é isso?)  grau de esforço do homem em perseverar, algum grau de esforço evidenciado em obras, é indispensável para o homem
NÃO PERDER SUA SALVAÇÃO. Como ninguém pode ter certeza absoluta de que não morrerá de surpresa em 1 segundo, sem ter tempo de se arrepender e pedir perdão a Deus pelos seus últimos pecados "graves demais" suficiente (mas que é isso?) , então ninguém, na realidade, pode ter certeza absoluta de que será salvo eternamente, isso dependerá da suficiência (mas que é isso?) das evidência das obras que dará, particularmente nos seus últimos anos e meses, e seu último dia.

b) Outros mudam um pouquinho, dizem que algum suficiente (mas que é isso?) grau de esforço do homem em perseverar, algum grau de esforço evidenciado em obras, é indispensável para o homem SABER SE REALMENTE É UM ELEITO, se ele não tiver "suficientemente" (mas que é isso?) tais evidência é impossível que jamais tenha sido salvo. Se uma pessoa tiver sido "o melhor" crente e evangelista, mas cair em pecado "grave demais" (mas que é isso?), for disciplinada por sua igreja, e morrer de surpresa em 1 segundo, sem ter tempo de se arrepender e pedir perdão a Deus, então é porque não foi um eleito, nunca foi salvo. Novamente, como ninguém pode ter certeza absoluta de que nunca poderá vir a cair, e nunca poderá ter absoluta certeza de que não morrerá assim, então essa pessoa, na realidade, não pode ter certeza absoluta de que será salvo eternamente, dependerá suficiência (mas que é isso?)  das evidências das obras que dará, particularmente nos seus últimos anos e meses, e seu último dia.

 

Meu resumo está verdadeiro, correto e justo (mesmo sendo um resumo, sendo curto, e mesmo se contiver verdades desagradáveis e que não agradam a todos, mas são verdades)?

*********************************************

A resposta à pergunta

"você crê e ensina que todo homem que creu verdadeira e biblicamente no Cristo verdadeiro (o da Bíblia) é preservado salvo somente pela ação de Deus cumprindo Sua promessa de vida eterna, vida que dura para sempre, independentemente de qualquer ação que aquele homem faça, mesmo se escorregar, cair, e morrer em "pecadão", sem ter tempo de se arrepender e pedir perdão?"

pode ser muito simples, somente uma palavra: "SIM", ou "NÃO".

******************************************************

NOTA POSTERIOR: Houve alguma polêmica entre alguns presbiterianos, mesmo entre si, não entendi bem muitas coisas, algumas palavras de alguns eu considerei escorregadias ou sem clareza ou em cima do muro ou dúbias, mas o resumo de tudo é que se agarram muito mais às palavras dos artigos de fé, Confissão de Westminster, Bíblia oficial (de Genebra) do sistema denominacional deles, do que à Bíblia tomada sozinha falando por si mesma. Vejam a nota da Bíblia de Genebra (os realces em amarelo são meus, e me parecem indicar que a maioria dos "calvinistas- padrão" não tem absoluta certeza de salvação:

" Ao declarar-se a eterna segurança do povo de Deus, talvez seja mais claro falar de sua preservação que – como se costuma fazer – de sua perseverança. Perseverança significa contínuo apego [Hélio vê isso como obra] a uma crença apesar do desencorajamento da oposição. A razão por que os crentes perseveram na fé e na obediência, contundo, não está na força de sua própria dedicação, mas em que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, os preserva. [Hélio vê isso como contradizendo a oração anterior]

 

João nos diz que Jesus Cristo se comprometeu com o Pai (Jo 6.37-40) e diretamente com seu povo (Jo 10.28-29), no sentido de guardá-lo, de modo que esse povo nunca perecerá. Na sua oração por seus discípulos, depois de terminar a Última Ceia, Jesus pediu que aqueles que o Pai lhe tinha dado (Jo 17.2, 6, 9, 24) fossem preservados para a glória. Cristo continua a interceder por seu povo (Rm 8.34; Hb 7.25), e é inconcebível que sua oração em favor deles fique sem resposta.

 

Paulo celebra a presente e futura segurança dos santos no amor onipotente de Deus (Rm 8.31-39). Ele se regozija na certeza de que Deus completará a boa obra que começou na vida dos crentes (Fp 1.6; conforme 1Co 1.8-9; 1Ts 5.23-24, 2Ts 3.3; 2Tm 1.12; 4.18) [Hélio não vê nenhuma promessa do salvo perseverar, mas, sim, do Salvador nos preservar].

 

A Confissão de Westminster diz:

 

Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, eficazmente chamados e santificados pelo seu Espírito, não podem cair do estado de graça, nem total nem finalmente; mas, com toda certeza, hão de perseverar nesse estado até o fim e estarão eternamente salvos” (XVII.1).

 

Os regenerados são salvos perseverando na fé e na vida cristã até o fim (Hb 3.6; 6.11; 10.35-39), como Deus os preserva. Esta doutrina não significa que todos aqueles que já professaram ser cristãos serão salvos. Os que tentam viver a vida cristã baseados em sua própria capacidade decairão (Mt 13.20-22). A falsa profissão de fé por parte de muitos que dizem a Deus “Senhor, Senhor” não será reconhecida (Mt 7.21-23). Os que buscam a santidade do coração e o amor ao próximo e, assim, mostram terem sido regenerados por Deus, adquirem o direito de se considerarem crentes seguros em Cristo. A crença na perseverança propriamente entendida não nos leva a uma vida descuidada e à presunção arrogante.

 

Os regenerados podem mostrar-se relapsos e cair em pecado. Quando isso ocorre, eles se opõe à sua nova natureza e o Espírito Santo os convence do seu pecado (conforme Jo 16.8) e os compele a arrepender-se e a serem restaurados à sua condição de justificados. Quando os crentes regenerados mostram o desejo humilde e grato de agradar a Deus, que os salvou, o reconhecimento de que Deus se comprometeu a guardá-los salvos para sempre aumenta esse desejo.

 

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 1331.

 

 

 

 

[Perguntas a qualquer calvinista que me venha zangada e insistentemente agredir e fazer provocações contra "uma vez salvo, sempre salvo". Minhas perguntas, visando o eterno bem dele, podem ser:

Rogo que seja absolutamente franco, sincero, direto:

- Você se considera absolutamente perfeito, em você mesmo, com total, completa e definitiva vitória contra qualquer tipo e grau de pecado?


- Outros, parecendo de nível espiritual e santificação iguais (ou superiores) a você, já caíram em grosseiro pecado e neles morreram sem ter tempo de se arrepender e pedir pecado? (pesquise, em Google,
suicide of famous pastors holy man)


- Portanto, nega você haver a possibilidade (mesmo pequena) de você, no futuro, vir a cair em grosseiro pecado e nele morrer sem ter tempo de se arrepender e pedir perdão?

- Então, se realmente ocorrer esta remota possibilidade, isto prova que você nunca foi conhecido por Deus, nunca foi um eleito???!!!

Responda tudo com absoluta sinceridade, como diante de Deus, e começando com sonoros "Sim" ou "Não", sem enrolar, sem ficar em cima do muro, sem se esconder atrás de falácias, desvios e truques "nem sim, nem não, muito pelo contrário"]

 

 

 

 






Hélio de Menezes Silva, fev. 2019



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.