Tem Você Que Se Arrepender De Seus Pecados Para Ser Salvo?
É O Arrependimento Necessário Para A Salvação?

Heresia de Matt Slick

(Do You Have to Repent of Your Sins to Be Saved? Is Repentance Necessary for Salvation? Heresy of Matt Slick)

(
https://openairoutreach.wordpress.com/2018/09/21/do-you-have-to-repent-of-your-sins-to-be-saved-is-repentance-necessary-for-salvation-heresy-of-matt-slick/ )

Jesse Morrell

"3) Não, Eu vos digo! Mas, exceto vos arrependais, todos, do mesmo modo (deles), fareis perecer a vós mesmos."

~ Jesus Cristo (Lucas 13:3)
Fundador do Cristianismo

_______________________________________________

"Eu digo que uma pessoa não precisa abandonar seu pecado para ser salva"

~ Matt Slick
Fundador do Christian Apologetics Research Ministries [Ministérios de Pesquisa de Apologética Cristã] (CARM)

_______________________________________________
[Nota Preliminar do Tradutor:
Nossos acusadores antinomianos nos caluniam dizendo que igualamos arrependimento a se alcançar uma posição de "não peco mais, pelo menos não peco os piores pecados de antigamente, e estou salvo em consequência disto", mas a definição de arrependimento é somente o de ter o sincero NOJO pelo pecado e sincero DESEJO de, com a graça de Deus, não pecar, mas sabemos que, por maior que seja nossa sinceridade e esforço, cairemos, não seremos perfeitos (Romanos 7:13-25), mas, quando cairmos, Cristo sempre será nosso advogado e sempre preservará (Ele mesmo o fará) salvos a todos a quem salvou. Santificação é um processo gradativo, com seus picos e vales, nunca alcançaremos perfeição absoluta enquanto estivermos neste carne pecaminosa, mas Deus preserva salvos a todos a quem Ele salvou.]

Em um dos debates que tive com Matt Slick, do CARM (
Christian Apologetics Research Ministries ), tivemos essa troca de palavras:

Jesse Morrell: "Eu acredito que você tem que abandonar seus pecados para ser salvo."
Matt Slick, "Não! De Modo Nenhum!"
Jesse Morrell: "Mas a incredulidade é um pecado."
Matt Slick: "Não! De Modo Nenhum! Não! De Modo Nenhum!!"
Jesse Morrell, "A incredulidade é um pecado?"
Matt Slick, "[Sim,] descrer [no Senhor Jesus Cristo] é um pecado"
Jesse Morrell: "Sim, [você reconheceu,] incredulidade é pecado. Você precisa se arrepender da incredulidade para ser salvo?
Matt Slick, "Não! De Modo Nenhum!"

Matt Slick, desde então, tentou "explicar" sua posição sobre este assunto, alegando que eu estou "deturpando-o" quando cito essa conversação. Mas tudo o que ele fez foi piorar ainda mais, confirmando sua negação herética de arrependimento pela salvação.

Ele disse:

"O arrependimento é necessário para ser um cristão, mas não para se tornar um cristão, porque o arrependimento é o resultado de ser um cristão, não a causa de ser um cristão." Matt Slick ( Fonte )


Mais uma vez Matt Slick disse:

"Eu digo que uma pessoa não precisa abandonar seu pecado para ser salva ... Eu ensino que devemos abandonar nosso pecado como cristãos. Mas abandonar nossos pecados não é o que nos torna cristãos. É o resultado de ser um cristão "Matt Slick ( Source )

"Abandonamos nossos pecados porque somos cristãos ... Não abandonamos nossos pecados para nos
tornarmos cristãos ... Portanto, como cristãos, devemos abandonar nossos pecados". Matt Slick ( Fonte )
Hélio parou de traduzir aqui.

Matt Slick está dizendo que você é salvo em seus pecados e em sua impenitência, e então, depois de ser salvo em seus pecados e em sua impenitência, você começa a se arrepender.

Restringir e confinar o arrependimento aos "salvos" é um grave erro, como a Bíblia diz:

Atos 17: 30-31 30) Portanto, em verdade, havendo Deus não levado em conta os tempos desta # [nossa] ignorância, agora Ele ordena a todos os homens, em todo o lugar, se arrepender[em]; # KJB.    31) Porquanto Ele determinou um dia em que está para julgar o mundo, em justiça, dentro d[Aquele] Varão (Jesus) que designou; induvidável- prova  [disto] havendo (Deus) dado a todos [os homens], [em] havendo-O ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos."

Aqui vemos Paulo dizendo que Deus está chamando o mundo inteiro dos incrédulos ao arrependimento. Paulo não estava pregando aos crentes neste sermão. Ele estava pregando uma mensagem de arrependimento para uma audiência gentia em Mars Hill.

Mais uma vez vemos que o arrependimento deve ser pregado a TODAS as nações:

Lucas 24:47 47) E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu nome, [o] arrependimento e [a] remissão  d[os] pecados, (pregados) para dentro todas as nações, havendo [vós] começado provenientes- de- junto de Jerusalém.

Jesus Cristo repreendeu os incrédulos por não se arrependerem de seus pecados, mesmo proclamando condenação sobre eles por sua impenitência:

Mateus 11: 20-21, 23
20) Então começou [Jesus] a repreender as cidades onde foi feita a maior parte das Suas obras- de- poder (de Deus) (porque [elas] não se arrependeram), [dizendo]:    21) "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e [em] Sidom tivessem sido feitas as obras- de- poder (de Deus) que foram feitas em vós, há muito que, com pano- de- saco- de- cilício  e com cinza, elas se teriam arrependido.    23) E *tu*, Cafarnaum ([que és] aquela até ao céu [] havendo sido levantada): até [ao] inferno serás tu abatida; porque se em Sodoma tivessem sido feitas as obras- de- poder (de Deus) que foram feitas em ti, ela teria permanecido até hoje.   



Matt Slick diz que o arrependimento não é para os não salvos, mas para os salvos.

Jesus Cristo disse exatamente o oposto do que Matt está dizendo:

Lucas 5:32 - 32) Não vim Eu para chamar [os] justos, mas [sim] (para chamar) [os] pecadores, para dentro d[o] arrependimento."   



O arrependimento não é para os justos (os salvos), mas para os injustos (os não-salvos).

Os salvos se arrependem de seus pecados, mas os não salvos não.

A Bíblia diz que os salvos são justos, enquanto os pecadores não são salvos:

-

1Pe 4:18 - 18) E, se o justo (somente) com dificuldade é salvo, (então) o irreverente- para- com- Deus e pecador onde aparecerÁ?

-

Novamente, os injustos não são salvos:

-

1Co 6: 9-10 9) Ou não tendes [vós] sabido que [os] injustos  o [participar no] reinar de Deus  não herdarão?     10) Não sejais vós enganados- feitos- extraviar: nem [os] fornicários , nem [os] idólatras, nem [os] adúlteros, nem [os] efeminados , nem [os] sodomitas- de- papel- de- macho , nem [os] furtadores, nem [os] avarentos, nem [os] bêbados, nem [os] maldizentes, nem [os homens] vorazes- predadores , [o participar no] reinar de Deus herdarão.

Já que os salvos são justos, a Bíblia diz que eles não precisam de arrependimento.Considerando que os não salvos são pecadores e, portanto, precisam de arrependimento:

Lucas 15: 7 - 7) Digo-vos que, de semelhante modo, alegria haverá dentro do céu (apoiada) sobre um [] pecador [se] arrependendo, [mais] do que sobre noventa e nove justos que nenhuma necessidade têm de arrependimento.

A pessoa salva não precisa de arrependimento porque já é justa (justificada). Mas o pecador, que não é salvo, é aquele que precisa se arrepender. E todo o céu se alegra quando o pecador não salvo se arrepende. Por quê? Porque eles estão sendo salvos!

Matt Slick diz que os não salvos não precisam se arrepender - a necessidade de se arrepender. A Bíblia diz exatamente o oposto: os justos não precisam se arrepender, os pecadores se arrependem.

A Bíblia diz que o arrependimento do pecado vem antes da salvação:

At 2:38 E Pedro lhes dizia: "Arrependei-vos, e sede submersos cada um de vós dentro  do nome de Jesus Cristo, em- consequência- da  remissão  d[os] (vossos) pecados. Então recebereis o dom- gratuito (que é) procedente- de  o Espírito Santo;  LTT

2Co 7:10
Porque a tristeza segundo o modo de Deus opera [o] arrependimento para [a] salvação inarrependível ; mas a tristeza do mundo, [a] morte opera.  LTT

At 8:22
Arrepende-te, pois, para longe dessa tua maldade, e ora a Deus, se talvez te será perdoado o pensamento do teu coração. LTT

Lc 24:47
E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu nome, [o] arrependimento e [a] remissão  d[os] pecados, (pregados) para dentro todas as nações, havendo [vós] começado provenientes- de- junto de Jerusalém.  LTT

Lc 13:3
Não, Eu vos digo! Mas, exceto vos arrependais, todos, do mesmo modo (deles), fareis perecer a vós mesmos. LTT

Is 55:7-8
 7 Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e retorne ao SENHOR, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.  8 Porque os Meus pensamentos não [são] os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o SENHOR. LTT

Pv 28:13
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que [as] confessa e deixa, alcançará misericórdia. LTT

Ez 18:30-31
 30 Portanto, eu vos julgarei, cada homem conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Arrependei-vos, e voltai atrás de todas as vossas transgressões, de modo que a iniquidade não vos [servirá de] pedra- de- tropeço- para- ruína.  31 Lançai longe, de vós, todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? LTT


O princípio bíblico é este: o pecado só é perdoado depois que é abandonado.

Atos 3:19 - 19) Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para ser[em] apagados os vossos pecados, de modo que venham tempos de refrigério provenientes- de- junto- d[a] presença de o Senhor (Jesus),   


Aqui vemos que antes que seus pecados sejam apagados, você deve se arrepender e ser convertido. A palavra grega para "ser convertido" é "πιστρέφω" e é traduzida como "virar (16x), ser convertido (6x), retornar (6x), virar (4x), virar novamente (3x)".

A conversão, que acontece antes do perdão dos pecados, inclui abandonar o pecado (Atos 3:19) e voltar-se para Deus (Atos 26:20).

A Bíblia promete misericórdia para aqueles que abandonam seus pecados, não para aqueles que são impenitentes sobre seus pecados. Pelo contrário, a Bíblia promete ira para o impenitente, não para a misericórdia.

Mt 12:41 [Os] varões ninivitas postarão- a- si- mesmos- de- pé no julgamento, com esta (atual e local) geração, e a condenarão, porque  aqueles (os ninivitas) se arrependeram com a pregação de Jonas. E, eis aqui, maior do que Jonas [está] aqui.  LTT

Rm 2:5
Segundo, porém, a tua dureza e [o teu] coração impenitente, entesouras para ti mesmo ira n[o] dia d[a] ira e d[a] manifestação do justo julgamento de Deus, LTT-

Em nenhum lugar da Palavra de Deus Deus promete salvação ao impenitente.

A Bíblia diz que o arrependimento das obras mortas (pecado) é um fundamento que acompanha a fé em Deus.

-

Hb 6: 1 -  Por isso, havendo nós deixado (para trás) os princípios- elementares da doutrina  de o Cristo, até ao (nosso) completo desenvolvimento sejamos carregados; não de novo lançando [eu o] fundamento d[o] arrependimento para- longe- de obras mortas e de fé (apoiada) sobre Deus,   



O apóstolo Paulo pregou o arrependimento e a fé aos gentios:

Atos 20:21 21) Plenamente testificando, tanto aos judeus como aos (gentios de fala dos) gregos , o arrependimento para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso Senhor Jesus Cristo.   


Jesus ensinou que prostitutas e publicanos foram salvos porque se arrependeram na pregação de João Batista:

Mateus 21: 28-32 - 28) Que, porém, vos parece? Um [certo] homem tinha dois filhos, e, havendo chegado ao primeiro, disse: 'Ó filho, vai tu, hoje trabalha tu na minha vinha.'    29) Ele, porém, (nisso) havendo respondido, disse: 'Não quero.' Depois, porém, havendo-se arrependido, foi.    30) E havendo (o pai), chegado ao segundo (filho), [lhe] falou de igual modo; e ele, (nisso) havendo respondido, disse: '*Eu* [vou], ó senhor', mas não foi.    31) Qual de entre os dois fez a vontade do pai?"Eles lhe dizem: "O primeiro." Diz-lhes Jesus: "Em verdade vos digo que os publicanos e as fornicárias  vos precedem para dentro do reinar de Deus.    32) Porque veio até vós João, n[o] caminho da justiça, e não acreditastes nele, mas os publicanos e as fornicárias  acreditaram nele; *vós*, porém, havendo visto [isto], não vos arrependestes depois, para acreditar nele.
-

O evangelismo está chamando os pecadores ao arrependimento, exortando-os a encontrar as condições da salvação. É por isso que lemos na Bíblia:

Marcos 6:12 - 12) E, havendo eles (os apóstolos) saído, pregavam que (todas) [as pessoas] se arrependessem.   


A mensagem do evangelho começa com "arrepender-se". Jesus começou seu ministério com "arrependimento".

Mateus 4:17 - 17) Desde aquele tempo, começou Jesus a pregar e a dizer: "Arrependei-vos, porque tem chegado vizinho  o reinar dos céuS."   


Jesus disse que um de seus principais objetivos ao vir ao mundo era chamar os pecadores ao arrependimento:

Lucas 5: 32- 32) Não vim Eu para chamar [os] justos, mas [sim] (para chamar) [os] pecadores, para dentro d[o] arrependimento."   



Chamar os pecadores ao arrependimento de quê? Dado o contexto, isto é, ele está chamando pecadores e não os justos, ele está chamando pecadores para se arrependerem de serem pecadores! Chamando os pecadores a se arrependerem para a justiça!

Matt Slick apenas confirmou sua heresia com seu post de "esclarecimento".

A raiz da heresia de Matt é uma falsa definição de arrependimento.

Matt disse:

"Arrependimento é definido como seguindo a lei" Matt Slick ( fonte )

Ele disse:

"Romanos 3:28 diz que somos justificados à parte das obras da lei." Matt Slick ( fonte )

E desde que ele define o arrependimento como uma obra da lei, ele conclui que somos justificados sem nos arrependermos de nossos pecados.

Ele disse:

"O arrependimento (abandonar o pecado) não é o que nos torna cristãos." Matt Slick ( Fonte )

Já que Matt Slick define o arrependimento como uma obra da lei, e as obras não são a causa da salvação, mas seguem como fruto da salvação, ele diz que você não precisa se arrepender para ser salvo, mas se arrepende se já está salvo.

A Bíblia, no entanto, não classifica o arrependimento como uma obra da lei. A palavra grega (μετανοέω) significa literalmente "mudar de idéia". Um pecador é "carnalmente ocupado", que é "inimizade com Deus" (Romanos 8: 7), e portanto, para ser reconciliado com Deus, o pecador deve "mudar de ideia". "(Arrependa-se de sua mente carnal). Ter uma mente carnal, no grego, significa ter um propósito carnal - viver para a gratificação egoísta. Arrepender-se da mente carnal é, portanto, uma mudança de propósito ou intenção - de viver para si mesmo para viver para Deus.

O arrependimento não é um trabalho, uma ação ou uma obra da lei. O arrependimento é uma mudança de opinião. Quando aplicado ao pecado, o arrependimento é uma mudança de opinião sobre o pecado. O arrependimento não é "guardar a lei". O arrependimento de seus pecados é simplesmente uma mudança de opinião sobre a violação da lei. Você percebe o quão estúpido e errado é pecar e então você muda de idéia sobre isso. Um estilo de vida de guardar os mandamentos de Deus vem depois da salvação como fruto do arrependimento.

A Bíblia faz uma distinção entre arrependimento e obras:

Atos 26:20 - 20) Mas primeiramente àqueles em Damasco, depois [em] Jerusalém, depois para toda a terra da Judeia, depois aos gentios, [eu] anunciava para se arrepender[em] e se converter[em] a Deus, fazendo [eles] obras correspondentes ao arrependimento.

Observe que a mensagem que Deus disse a Paulo para pregar aos gentios era "arrependa-se". É aqui que a mensagem começa. Ao contrário do que Matt Slick está dizendo, o arrependimento é que os não salvos sejam salvos.

Observe também a diferença entre "arrepender-se" e "fazer as obras se arrependerem". As obras seguem o arrependimento, conhecidas como "as obras se reúnem para arrependimento" (Atos 26:20) ou "fruto se reúne pelo arrependimento" (Mt 3: 8). ), mas o próprio arrependimento não é um trabalho.

Os trabalhos seguem o arrependimento. Mas o arrependimento em si não é um trabalho.

O próprio Matt Slick definiu "heresia" como:

"Um falso ensinamento. É uma crença ou ideia que está em contradição com a ortodoxia. No contexto do cristianismo, a heresia é aquela que se desvia do ensino bíblico padrão ".

Dada a sua própria definição, vemos que Matt Slick está ensinando heresia. A Bíblia não classifica o arrependimento como uma obra da lei, como Matt Slick faz. Classificar o arrependimento como uma "obra da lei" é um erro grosseiro e uma séria heresia. A conclusão lógica, porém falsa, de tal classificação falsa e anti-bíblica é que "uma pessoa não precisa abandonar seu pecado para ser salva", o que a Bíblia diz que você deve fazer para ser salvo!

A heresia de Matt Slick é dupla:

1. Ele diz que o arrependimento é uma obra da lei.
2. Ele diz que você não precisa se arrepender para ser salvo.

Matt Slick chama a si mesmo de calvinista, mas parece estar sozinho no campo calvinista com sua visão estranha e pouco ortodoxa de que o arrependimento é uma obra da lei e que o arrependimento é desnecessário para a salvação.

Um reformador luterano chamado Melanchthon (1497-1560) disse isto:

"Há muitos que falam somente do perdão do pecado, mas que dizem pouco ou nada sobre o arrependimento. Se, todavia, não há perdão dos pecados sem arrependimento, assim também o perdão dos pecados não pode ser entendido sem arrependimento. Portanto, se o perdão dos pecados é pregado sem arrependimento, segue-se que as pessoas imaginam que já receberam o perdão dos pecados, e assim se tornam presas e destemidas, o que é maior erro e pecado do que todo o erro que precedeu nosso tempo. "

Como já vimos, Paulo, que era o apóstolo dos gentios (Rom. 11:13), foi instruído a pregar para que os gentios se arrependessem, voltassem para Deus e fizessem as obras para arrependimento (Atos 26:20), e que Ele na verdade, testificou aos gentios que eles devem se arrepender para com Deus e ter fé em Jesus Cristo (Atos 20:21).

O Evangelho de Paulo para os gentios incluía o arrependimento do pecado, então aqueles que negam o arrependimento do pecado estão pregando outro evangelho.

Gálatas 1: 8 - 8) Mas, mesmo se *nós mesmos* ou um anjo proveniente- de- dentro- do céu vos pregue evangelho (as boas novas) vizinho- ao- lado daquele que [já desde antes] vos anunciamos, um declarado- maldito (definitivamente separado) seja ele.
-

Cuidado com Matt Slick e seu Ministério CARM, enquanto ele está pregando "outro evangelho" que não foi o evangelho entregue ao apóstolo Paulo.

1) Mas o Espírito (Santo) expressamente diz que, n[os] últimos tempos, se apartarão alguns [homens] de a Fé , dando atenção a espíritos enganadores e [a] doutrinas procedentes- de  demônios;  1 Timóteo 4: 1




Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.