Uma Pessoa Tem Que Confessar Cristo Publicamente, Senão Não Será Salva?



PERGUNTA: preciso de passagens bíblicas onde o pecador não precisa ser justificado na presença dos homens.
Uma pessoa disse que para o homem ganhar a salvação é necessário confessar a Jesus diante das pessoas. Acredito que essa situação é válida, mas não a única maneira de se obter a salvação. Me apresentou a passagem de Felipe e o Eunuco onde o Eunuco reconheceu (diante de Felipe) e foi salvo,

Atos 8: 36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.


mencionou Mateus 10:32-33

32  Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

33  Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.


aquele que me negar diante..., ou seja; para que o homem obtenha salvação é preciso confessar que é pecador diante dos homens, inclusive até mencionou Romanos 10:8-10,

8  Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10  Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10:8-10 ACF)

mas acredito que essa passagem (após ouvir o evangelho) pode o pecador confessar em seu quarto o obter a salvação.
Deus tem os seus meios de salvar ( ao Senhor pertence a salvação), não é necessário que o pecador esteja diante dos homens para obter a salvação, creio que ele tem de ouvir o evangelho, isso é necessário; mas confessar diante dos homens exclusivamente não é necessário.



RESPOSTA:
At 8:36 **não** diz que não há salvação se não houver confissão a pelo menos uma pessoa. Em Mt 10:33, negar significa não uma ausência de professar com os lábios (passar desapercebido, ficar calado), mas sim a presença de uma pública rejeição a Cristo (abjurar, falar mal, negar, blasfemar). Em Rm 10:8-10, “homologeo” pode significar falar em total concordância com Cristo, em tudo, e é consequência da salvação, não causa dela.

Acredito que, anormalmente e por enorme fraqueza, ao longo da História houve alguns homens que creram e foram salvos, mas conservaram isto em segredo. Muitos deles, se confrontados não negariam Cristo, mas espertamente fugiam dum confronto e guardavam silêncio e segredo. A uns desses, Deus deu a honra e a coragem para, em momento decisivos, confessarem seu Salvador:
- Ester era judia e crente e salva, mas escondeu isso muito tempo, você acha que ela não era salva e só o foi quando tomou posição pública? Não seria isso seria salvação por obras?

- Naamã foi salvo, mas escondeu isso de seu rei e até teve que acompanhá-lo a sacrifícios a deuses pagãos. Não há registro se um dia ele tomou coragem e recusou fazer isso e confessou Cristo a seu rei. Você acha que Naamã não foi salvo, por causa disso?
- Acredito que Nicodemus foi salvo em João 3, mas escondeu isso muito tempo, você acha que ele não era salvo e só o foi quando tomou posição pública e pediu o corpo de Jesus? Não seria isso seria salvação por obras?
- Mesma pergunta quanto José, de Arimatéia, João 19:38.
- Pedro era salvo mas negou Cristo 6 vezes, na última vez chegou a praguejar (não sei se dizendo pornografias ou se blasfemando de Deus). Você acha que ele não era salvo e só o foi quando tomou posição pública a partir do dia de Pentecostes? Não seria isso seria salvação por obras?
- Jo 12:42 diz que “muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.” Acredito que, bem depois, eles tomaram posição pública, no máximo após a ressurreição de o Cristo, de Suas vinte e pouco aparições corpóreas antes de Sua ascensão contemplada por centenas, e de ter submerso os salvos dentro do Espírito Santo no dia de Pentecostes [e todos os salvos fomos submersos federativamente, naquele dia]. Mas você acha que não estavam salvos antes de tomarem posição publicamente? Não seria isso seria salvação por obras?

Mas, por outro lado, mesmo sem irmos a mais exemplos bíblicos da normalidade de se exultar de alegria e se proclamar aos quatro ventos nosso novo nascimento e nossa gratidão pelo nosso Deus que nos salvou, podemos fazer uma analogia: um rapaz crente muito dedicado a Deus ama uma moça crente também sumamente dedicada a Deus, e começa a namorar com ela, mas diz que deve ficar em segredo, diz que se lhe perguntarem se a ama ele responderá que não e que nem a conhece, diz que nunca estará juntos em público, que se tiverem que estar juntos num mesmo local ele vai ficar longe dela e fingir que não a conhece mesmo que tenham que ir juntos num elevador. Diz que depois de casarem e terem filhos será assim até o fim da vida, e que somente a sós dentro de quatro paredes ele confessará quanto a ama mais que qualquer homem já amou uma mulher, e a cobrirá de honrarias. Sim, somente a sós confessará seu amor por ela, e depois de ambos morrerem e estarem na glória do Senhor.
É totalmente impossível que ele a ame de verdade? Você acredita que ele a ame mesmo? Bem, digamos que não é absolutamente impossível. Mas que é muito, muito estranho tudo isso, é, sem dúvida. Muito ANORMAL. E nos dá o direito de ter uma certa dúvida sobre a sinceridade dele. Não é? Eu e você sentimos o maior de todos os prazeres e honra em estar com nossas esposas e pais e filhos, de dizer a todos: "olhem, aquela é minha esposa, não há outra melhor no mundo inteiro, como a amo, tenho vontade de gritar isso aos quatro ventos, obrigado, meu Deus!"

Mas voltando ao primeiro lado da moeda: Não é um gesto físico de levantar a mão, vir à frente da igreja e se ajoelhar para todos verem, não é o que chamam de "profissão de fé ante toda a igreja" que salva, a pessoa pode ser salva sem nada disso.

Em tudo isso, só quero dizer que há milhões de pessoas que confiam num gesto físico como “levantar a mão”, “recitar a oração do pecador”, etc., e este gesto exterior não expressa o interior, ou não fé bíblica, ou não é fé no Cristo da Bíblia, e estes milhões estão perdidos. Por outro lado, o NORMAL, mesmo num pais muçulmano que mate todos os cristãos, é o convertido contar sua conversão aos mais íntimos e que não o matarão por causa disso. Mas não é totalmente impossível que haja condições extremas que faça alguns crentes mais fracos guardarem certo silêncio com relação a certas pessoas, com relação à sua fé e salvação. Só Deus vê o coração, e só a fé bíblica no Cristo da Bíblia salva, e salva de uma vez para sempre.

Hélio.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.