Sim, a salvação é para sempre e irreversível. Uma vez salvo, salvo para sempre
pois é uma obra divina, não humana. Quando você lê passagens que dizem que é
preciso fazer isto e aquilo para entrar no reino dos céus o Senhor não está
falando do céu propriamente dito. O reino dos céus é a esfera em que Cristo é
reconhecido como Senhor e hoje o reino (que é dos céus) está na terra, mas não
ainda manifesto (como um reino cujo rei está no exílio). Ele será plenamente
manifesto na vinda de Cristo para reinar, mas até então o reino dos céus
conterá uma mistura de salvos (o trigo) e perdidos (o joio que diz "Senhor,
Senhor" da boca pra fora). Eles continuarão juntos no reino dos
céus até a colheita, quando o joio sera queimado e o trigo recolhido no celeiro
de Deus.
“25 Mas,
dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e
retirou-se. 26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o
joio. 27
E
os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não
semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 E ele lhes
disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que
vamos arrancá-lo? 29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não
arranqueis também o trigo com ele. 30 Deixai crescer ambos juntos até à
ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e
atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” (Mt
13:25-30)
Você argumenta que Hebreus 10 estaria dizendo que é possível sim perder a
salvação, pois ali diz que “26 Porque, se pecarmos
voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não
resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível
de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.” (Hb 10:26-27). Ali também
diz que "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha
alma não tem prazer nele" (Hb 10:38).
Mas observe que se você continuar lendo a passagem verá que o capítulo termina
assim: "Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a
perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb
10:39). Portanto o texto está falando de apóstatas (falsos crentes que apenas
professavam), pois ali os verdadeiros são os encontrados na frase"nós não somos dos
que retrocedem para a perdição".
Sobre sua outra citação, "Aquele que perseverar até o fim
será salvo", a passagem toda está falando da
grande tribulação e esse "salvo" aí é no sentido de não morrer. Se
continuar lendo a mesma passagem de Mt 24 encontrará isto: “E, se aqueles
dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos
escolhidos serão abreviados aqueles dias.” (Mt 24:22 ACF). Aquelas
pessoas (são judeus fiéis que se converterão naquele tempo) precisarão estar
vivas para entrarem no reino de mil anos de Cristo.
A vida de quem acredita que será salvo ou que permanecerá salvo por esforço
próprio pode pender para dois lados: (1) Desespero e incerteza total porque a
salvação se torna uma loteria: se você pecar e não der tempo de confessar seu
pecado está perdido. (2) Hipocrisia em tentar manter uma aparência de
"crente" como faziam os fariseus. O correto é reconhecer que não
temos condições de nos salvarmos a nós mesmos e nem de nos mantermos salvos e
tanto uma coisa como outra é por graça somente. É Deus quem nos salva e mantém salvos.
Caso contrário você irá chegar no céu glorificando a Deus por metade da
salvação. Para a outra metade a glória será sua.
Não queira crer numa salvação que lhe dará alguma glória por ela (perseverar,
por exemplo). Creia que tudo é de Deus e para Deus e que depois de salvo Deus o
manterá assim porque a obra é 100% dEle. Eu realmente não entendo a razão de
tanta gente querer ajudar Deus na salvação. Será que é por não se considerarem
totalmente perdidas? Ou será que é por acharem que a obra de Cristo foi pela metade?
Este link pode ajudar os que olham para a salvação como uma mera conversão
exterior, como a do sujeito que levanta a mão na hora do apelo, compra uma
Bíblia, vai a uma "igreja", dá ofertas etc. e depois fica igual ou
pior ao que era antes. Assim como é possível encontrarmos lobos em pele de
cordeiro, qualquer porca ou cão pode vestir essa fantasia por algum tempo para
depois voltar à lama ou ao próprio vômito. Este link fala sobre o assunto:http://www.respondi.com.br/2013/12/o-que-significa-o-cao-e-porca.html
O homem pode colocar uma lista de tarefas e condições para a salvação, mas o
próprio Senhor assegurou que aqueles que lhe foram dados pelo Pai estão seguros
eternamente na mão do Pai e na mão de Jesus. Que descanso, que certeza, que
louvor podemos dedicar a Deus por tamanha salvação!
Existem afirmações na Palavra de Deus das quais não podemos nos esquivar. Uma é
que aquele que crê em Cristo e na sua obra não passará pelo juízo final:
Joã 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê
naquele que me enviou TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, mas passou da
morte para a vida.
Outra é que aquele que crê recebe o selo do Espírito Santo, o qual vem habitar
nele:
Efs 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, FOSTES SELADOS COM O
SANTO ESPÍRITO DA PROMESSA;
O
Espírito é a garantia (o penhor) da salvação, portanto aquele que não tem o
Espírito nunca creu verdadeiramente e nem foi salvo (lhe falta o penhor ou a
garantia da herança):
Efs 1:14 “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão
adquirida, para louvor da sua glória.”
Rom_8:9 Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Sendo assim, os que acham que um verdadeiro crente possa perder sua salvação
não conseguirão explicar o que será feito do Espírito Santo no caso de um
crente se perder, já que quando Jesus prometeu dar o Espírito ele disse que era
PARA SEMPRE.
Joã_14:16-17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, PARA QUE
FIQUE CONVOSCO PARA SEMPRE; o Espírito da verdade, que o mundo não pode
receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita
convosco e estará EM VÓS.
por Mario Persona
(nota de Hélio: concordo com o autor no assunto principal deste artigo, mas discordo muito dele em vários outros e importantes pontos, particularmente que ele favorece o Texto Crítico, ao invés do Textus Receptus)
Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.
(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.