Uma Vez Salvo, Sempre Salvo

 



Aqui estão algumas razões porque eu defendo a salvação como sendo uma vez e somente uma vez [e de uma vez para sempre] - seus motivos e sua importância.

Pr. Miguel Jurna.

 

A.  O Tempo da Salvação

1. O passado
a. A parte da obra de Deus [na minha salvação] já completada.
b. Tenho sido salvo da penalidade e da condenação do pecado.
c. Escrituras: Efé 2:8; Tit 3:5; Luc 7:50; 1Co 1:18; 2Co 2:15; 2Ti 1:9; Atos 16:30-31; Rom 8:1
 

- - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Ef 2:8  ACF)
- - "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," (Tt 3:5  ACF)
- - "E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz." (Lc 7:50  ACF)
- - "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (1Co 1:18  ACF)
- - "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem." (2Co 2:15  ACF)
- - "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;" (2Tm 1:9  ACF)
- - "E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." (At 16:30-31  ACF)
- - "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Rm 8:1  ACF)
2. O presente         
a. A parte da obra de Deus [na minha salvação] que está agora sendo realizada .
b. Estou sendo salvo do poder e dominação do pecado.
c. Escrituras: Heb 7:25; Joã 17:17; Flp 2:12-13; Gal 5:16; Rom 6:14; 8:2
 
- - "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hb 7:25  ACF)
- - "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (Jo 17:17  ACF)
- - "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Fp 2:12-13  ACF)
- - "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gl 5:16  ACF)
- - "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Rm 6:14  ACF)
- - "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Rm 8:2  ACF)
3. O futuro
a. A parte da obra de Deus [na minha salvação] que será realizada.
b. Serei salvo da presença do pecado, no céu e  para sempre.
c. Escrituras: Rom 5:9-10; 1Pe 3:5; e 1Jo 3:1-2.
 
- - "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Rm 5:9-10  ACF)
- - "Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;" (1Pe 3:5  ACF)
- - "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1Jo 3:1-2  ACF)
4. Todos os 3 tempos combinados: Flp1:6; 1Co1:30; Efé 5:25-27

 
- - "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (Fp 1:6  ACF)
- - "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;" (1Co 1:30  ACF)
- - "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5:25-27  ACF)

B. Os Motivos Para A Salvação.
ou
Por Que Deus Quer Salvar Pecadores?

1. Esta foi a maior demonstração do Seu amor. João 3:16; Rom 5:8
2. Manifesta a graça de Deus através de toda a eternidade. Efé 2:7
3. Mostra a bondade e a glória de Deus. Efé 2:10
 

- - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16  ACF)
- - "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Rm 5:8  ACF)
- - "Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus." (Ef 2:7  ACF)
- - "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Ef 2:10  ACF)

C. A Importância
ou
Necessidade de Salvação

Por causa da depravação total do homem, então, dentro dele mesmo, o homem tem falta da retidão original; nada se origina no interior do homem para que ele torne-se aceitável diante de Deus.

1. A Extensão da Depravação Total
Cada parte do homem é afetada. Isto não significa que uma pessoa perdida não possa jamais demonstrar nenhuma qualidade moral boa, mas significa que ele não tem nenhuma habilidade espiritual para se aproximar de Deus [o verdadeiro Deus]. Ele não pode por sua própria vontade mudar para ser aceitável diante de Deus. Não significa que o homem não tenha uma vontade própria, mas significa que o Espírito Santo tem que convencê-lo, então a sua vontade tem que escolher Deus a fim do homem ser aceitável diante de Deus. Sua vontade tem que receber Cristo antes dele ser aceito. Cada homem é influenciado. Rom 3:9
 

- - "Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;" (Rm 3:9  ACF)
2. Os Resultados da Total Depravação
Deus deve agir de modo que o homem tenha um relacionamento com Ele. Rom 6:11
 
- - "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:11  ACF)
3. A Ação de Deus Para Com a Total Depravação
A morte substitucionária, vicária de Cristo.
 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.