Distinção Entre as Pessoas da Trindade

Norman Geisler e Ron Rhodes



"As escrituras são abundantementes claras e mostram que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas. Por exemplo, está claro que Jesus não é o Pai, pois o Pai enviou o Filho
( João 3:16,17 ). O Pai e o Filho se amam ( Jo 3:35 ). O Pai conhece o Filho, e  o Filho conhece o Pai ( Mt 11:27 ). Jesus é o nosso advogado junto ao Pai ( 1 João 2:1 ). Além do mais, está claro que Jesus não é o Espírito Santo, pois foi dito que o Espírito Santo é um outro Consolador ( João 14:16 ). Jesus enviou o Espírito Santo ( João 15:26 ). O Espírito Santo procura glorificar a Jesus ( João 16:13,14 ). O Espírito Sasnto desceu sobre Jesus ( Lc 3:22 ). Nem o Pai é o Espírito Santo, pois o Pai enviou o Espírito Santo (João 14:16 ). E o Espírito Santo intercede por nós junto ao Pai ( Rm 8:26,27 ) É impossível argumentar que Jesus seja o Pai e o Espírito Santo."

" Quando Jesus disse: 'Quem me vê a mim vê o Pai' ( Jo 14:9 ), Ele não estava dizendo que Ele era o Pai. Antes, Jesus é a perfeita revelação do Pai ( confira Jo 1:18 ). E a razão pela qual Jesus é a perfeita revelação do Pai é que Jesus e o Pai, com o Espírito Santo, são um único ser, indivisível e divino ( Jo 10:30 ). Isso está de acordo com a própria definição de Trindade: existe um único Deus, mas na unidade de Deus existem três pessoas co-iguais e co-eternas, que são idênticas em subastância mas distintas em subsistência. Jesus, a segunda pessoa da Trindade, é a perfeita revelação do Pai, que é a primeira pessoa da Trindade.

" O Pai é  maior do que o Filho em ofício, mas não em natureza, uma vez que ambos são Deus ( veja Jo 1:1; 8:58;10:30; 20:28 ). Do mesmo modo um pai terrestre é tão humano quanto o seu próprio filho, mas possui um ofício mais elevado do que ele, do mesmo modo o Pai e o Filho são iguais na Trindade em termos de essência, mas possuem funções diferentes".

" Jesus é igual a Deus em essência, natureza, caráter e é como  Deus. Jesus é menos do que o Pai em função, ofício, posição e na condição de homem".





Trechos do livro
Respostas às Seitas (folhas 212,214,296,301 e 302), de

Norman Geisler e Ron Rhodes.




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/TeologiaPropriaTrindade/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.