Há Hierarquia Entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo?


Daniel Conegero




Em essência, não existe qualquer hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso significa que as três pessoas da Trindade são absolutamente iguais em poder, honra, majestade e glória. Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus! Por isto, o Filho é plenamente divino, assim como o Pai e o Espírito.

Mas há alguns textos bíblicos que parecem indicar que existe uma certa hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreve aos cristãos de Corinto dizendo que Deus, o Pai, é o cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3). O próprio Jesus Cristo, durante seu último discurso antes da crucificação, avisou aos seus discípulos que Ele iria para o Pai e disse: “Porque o Pai é maior do que eu” (João 14:28).

É verdade que algumas seitas acabam utilizando esses versículos para negarem a plena divindade de Cristo, e apontar uma falsa hierarquia essencial entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A teologia responde esta questão corretamente falando da Trindade em dois aspectos diferentes. São eles: ontológico e econômico. No primeiro não há hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito; enquanto no segundo há uma certa organização hierárquica. Vejamos melhor a seguir.

Pai, Filho e Espírito Santo são iguais em essência

A Bíblia afirma a igualdade ontológica da Trindade. A palavra “ontologia” vem da união de dois termos gregos, ontos, “ser”, e logia, “estudo”. Portanto, quando se fala em Trindade Ontológica se refere à Trindade em sua essência. Nesse sentido, definitivamente não existe hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Se ontologicamente houvesse alguma hierarquia ou subordinação entre as três pessoas da Trindade, isto significaria que uma seria mais divina que outra. Claro que não é isto que a Bíblia ensina. Como já foi dito, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são plenamente Deus. Saiba também como a Bíblia ensina que Jesus é Deus.

Apesar de serem três Pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito são o único e verdadeiro Deus; por isto são essencialmente iguais. Pai, Filho e Espírito são da mesma natureza, compartilham os mesmos atributos e são igualmente dignos, eternos e divinos. Entenda também quais são os atributos de Deus.

As três Pessoas da Trindade existem, coexistem e se relacionam eternamente. Portanto, nunca houve um momento em que o Pai existiu sem que houvesse o Filho e o Espírito. Por exemplo: o Filho não veio a se tornar Filho do Pai num determinado tempo, mas Ele é o Filho por toda eternidade (cf. Marcos 1:11; João 1:11; 3:16; 17:5,24). O Pai está no Filho, o Filho está no Pai, e o Espírito é tanto do Pai quanto do Filho (João 10:38; Romanos 8:9).

A hierarquia econômica entre Pai, Filho e Espírito

O Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são iguais ontologicamente, executam funções específicas na obra da criação e na história da redenção. Por exemplo: o Pai inicia, o Filho concorda e o Espírito executa a vontade divina. Então na economia da salvação, as três pessoas da Trindade assumiram papeis específicos. O Pai planejou a salvação, o Filho executou o plano concebido pelo Pai, e o Espírito é quem aplica a obra da redenção na vida do homem. É a isto que a teologia chama de Trindade Econômica.

Nessa relação econômica, o Pai enviou o Filho, e o Espírito foi enviado do Pai e do Filho. Então é somente nesse aspecto que a teologia diz que há uma hierarquia entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Trata-se de um tipo de hierarquia funcional expressa na forma como o Pai, o Filho e o Espírito Santo se organizaram para salvar o homem.

É nesse sentido que o Filho aparece amorosamente e livremente subordinado ao Pai, declarando ser menor do que Ele, e juntos enviam o Espírito Santo. Mas além dessa classificação econômica, a Bíblia Sagrada não deixa dúvida de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas de mesma posição e importância (cf. Romanos 15:16; 2 Coríntios 13:14; Hebreus 9:14; 1 Pedro 1:2). 

Nota: "Ontologia (do grego ontos "ente" e logoi, "ciência do ser") é a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres objeto de seu estudo. A aparição do termo data do século XVII, e corresponde à divisão que Christian Wolff realizou quanto à metafísica, seccionando-a em metafísica geral (ontologia) e as especiais (Cosmologia Racional, Psicologia Racional e Teologia Racional). Embora haja uma especificação quanto ao uso do termo, a filosofia Contemporânea entende que Metafísica e Ontologia são, na maior parte das vezes, sinônimos, muito embora a metafísica seja o estudo do ser e dos seus princípios gerais e primeiros, sendo portanto, mais ampla que o escopo da ontologia." Hélio não gosta de usar palavras muito diferentes das usadas na Bíblia, preferiria dizer apenas que "em Sua natureza e essência, as três pessoas da Trindade (o Pai, o Verbo Eterno, e o Espírito Santo, embora distintas, não têm uma eterna hierarquia de poder e autoridade, nenhuma pessoa sendo superior ou inferior a outra, mas apenas podem, mesmo que temporariamente, concordar em se organizarem em exercer diferentes modos de operação."

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.