A Acupuntura [e Holismo, Cura Holística, e Tai Chi] e a Bíblia


“2 Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis com os sinais dos céus; 3 porque com eles os gentios se atemorizam. Porque os costumes dos povos são vaidade; ...” (Jeremias 10:2,3)

“29 Quando o SENHOR teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e as possuíres e habitares na sua terra, 30 Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu. 31 Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.”

 

 

Cura Holística

Muitas pessoas erroneamente aceitam a combinação holística corpo-mente porque sabem que nossas atitudes sempre afetam nossa saúde ou, ainda, podem nos curar de doenças. Entretanto,
   (a) [reconhecer que às vezes, há certa relação entre saúde e] atitudes e
   (b) a visão holística mística contemporânea
são duas coisas distintas. A visão holística de corpo e de saúde é baseada no “monismo (doutrina filosófica segundo a qual o conjunto das coisas pode ser reduzido à unidade, quer do ponto de vista da sua substância (e o monismo poderá ser um materialismo ou um espiritualismo), quer do ponto de vista das leis (lógicas ou físicas) pelas quais o universo se ordena, sendo assim, o monismo será lógico ou físico) - Dicionário Aurélio. Portanto, a visão holística de corpo e saúde é baseada no monismo, onde “o todo é cada parte e onde cada parte é o todo”, e onde uma força [o deus do Panteísmo] universal (descrita comochi” ou “qi) se associa a nós e flui através do nosso corpo. O holismo hoje afirma que “toda doença é um desequilíbrio ou um bloqueio do “chi” e/ou das forças “yin-yang” no corpo.” Assim, o estado de saúde de alguém é o reflexo do desequilíbrio ou bloqueio dessa combinação energia/espírito.
 

Acupuntura

Muitos médicos holísticos acreditam que a doença é uma condição espiritual e usam métodos baseados no ocultismo e em religiões orientais para tratá-las.

A acupuntura se originou na crença que as forças yin-yang fluem ao longo de caminhos invisíveis no corpo, chamados de “meridianos. A acupuntura também crê que a doença é resultado do desequilíbrio dessas forças, ou, ainda, do bloqueio ou obstrução das mesmas. A inserção de agulhas em certos pontos, segundo a acupuntura, permite o fluir equilibrado das energias yin e yang no corpo.

[Há médicos que procuram “pôr panos quentes” no assunto, isto é pior que tudo:] Apesar de haver teorias segundo as quais
(1) a acupuntura funciona devido à aposição das agulhas enviar sinais ao cérebro que liberam endorfina ou, ainda, porque as agulhas bloqueiam um sinal de dor enviado ao cérebro, tais teorias nunca foram comprovadas.
[(2) o afluxo de sangue ...
(3) a ativação do sistema imunológico ...]
Mesmo se [uma ciência vagamente parecida, mas séria, exata, pesada, medida, contada] fosse comprovada, a conclusão seria que NÃO é a ACUPUNTURA que funciona, desde que esta é baseada na ideia que o alívio vem do fluir harmonioso do yin e do yang. O que estaria funcionando é o alívio da dor através da endorfina e do bloqueio de sinais de dor. Esta não é a teoria da acupuntura tradicional. Este alívio não teria nada a ver com os “meridianos”, mas sim com a biologia e com um entendimento adequado do corpo. [se um pacote antibiótico + esterco funcionasse, deveríamos ver o que faz bem (e segue leis físico-químico-biológicas conhecidas) e o que faz mal (ou não faz bem, é neutro), ficar com o que faz bem e jogar fora o resto!!!]

Na melhor das hipóteses, a acupuntura alivia uma quantidade limitada de dor temporariamente. Até agora não há nenhum modelo científico que explique a acupuntura.


O Mal não é uma Força


Se os opostos estão sempre se fundindo e se tornando um no outro, então não há bem ou mal separadamente.

[Luz e trevas não se misturam, trevas é sempre má, sem jamais, por 1 segundo, poder ter 1 milésimo de bem. Luz é sempre bem, sem jamais, por 1 segundo, poder ter 1 milésimo de mal. Ao seu tempo, a luz acabará com toda treva, para sempre.]
Em I João 1:5 está escrito: “Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

O mal não é uma força: é uma rejeição ou uma rebelião [de homem ou demônio] contra o bem. O mal é o trabalho de Satanás, que não tem verdade em si mesmo (João 8:44),
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44)

e daqueles que escolhem negar ou rejeitar Deus. O mal e o bem não são iguais porque Deus é soberano e Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo.” (I João 3:8). Deus permite que Satanás opere, mas Satanás foi derrotado quando Jesus morreu por nós na Cruz, dando-nos libertação do poder de Satanás através da crença Nele, o Cristo “13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” (Cl 1:13-14). Satanás será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10).
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Ap 20:1)


Qi

Tai Chi [que tentam disfarçar como se fosse um inocente sistema de exercícios físicos], frequentemente chamado de “meditação em movimento”, é baseado no Taoísmo. Um dos propósitos do Tai Chi é facilitar “o fluir do qi através do corpo,” (Enciclopédia Harper de Experiências Místicas e Para-normais, Rosemary Ellen Guiley, pág. 599). O “qi “(também chamado de “chi”, “ki” ou “ji”) é um nome oriental para a energia universal [o deus do Panteísmo!] que supostamente flui através do corpo. Um estudo do significado dos 108 movimentos do Tai Chi, publicado pela Sociedade Taoísta de Tai Chi nos Estados Unidos, declara que os 36 canais YANG maiores e menores no corpo são as “Divindades Celestiais”, enquanto que os elementos YIN no corpo são as “72 Divindades Terrestres”. A associação total de movimentos é de 108, um “número sagrado segundo  Chan San Feng” (Chang, um monge Taoísta do século 11, é considerado o fundador do Tai Chi). A declaração ainda diz que “o total 108 simboliza o equilíbrio harmonioso do yin e do yang e, por isso, conduz à saúde. A união dos elementos yin/yang representa a volta ao estado holístico e não diferenciado do Tao”. O termo ‘não diferenciado’ significa que não há distinção: o todo é cada parte.

A Resposta Cristã

Os cristãos devem discernir sobre práticas tais como a acupuntura que até agora não têm qualquer base científica e devem discernir também sobre “exercícios” como o Tai Chi, cujo modelo é baseado em crenças espirituais hostis a Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6).
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)

O fato de que um tratamento como esse poder [parecer] dar certo não é uma boa razão para usá-lo. Muitas coisas no mundo místico e oculto parecem funcionar.
O padrão para os cristãos ao adotarem uma ideia ou práticas baseadas em crenças espirituais não é se elas funcionam ou não!!!!!!!!!!!!!
Nós somos advertidos a não dar crédito a qualquer espírito, antes, a provar os espíritos se procedem de Deus,...” (1 João 4:1).
Estas palavras devem ser levadas em consideração também no que se refere aos muitos outros tratamentos holísticos e alternativos.
O Tao afirma ser o caminho, mas oferece um "buraco" onde se chega à conclusão de que não há distinção entre yin e yang.
Entretanto, a verdadeira paz vem somente através do crer em Cristo (João 14:27, Filipenses 4:7). Há uma PESSOA (que é O Deus), Jesus, não um princípio ou uma filosofia. Jesus Cristo é o Caminho (João 14:6), o Caminho para se chegar a Deus Pai e para se chegar à vida eterna (João 5:24; 6:40).
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14:27)
 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4:7)
 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6)
 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5:24)
 “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6:40)






Autor: jesus-is-savior.com

Traduzido por Rita Camarante, Nov.2006






Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)



(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ Cinzentas/

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ VidaDosCrentes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.