Casamento Entre Primos:
Quais os Casamentos Proibidos por Deus?




 

[Pergunta:] Uma vez que nós todos viemos de Adão e de Eva, e seus filhos se casaram entre si, então podemos nos casar com nossos primos?





Quando a vida na terra começou, na criação, Adão e Eva receberam a ordem “frutificai e multiplicai-vos” [Gênesis 1:22].  A raça humana começou com apenas um homem e a uma mulher, portanto seus filhos e filhas tiveram que se casar um com o outro para que vida pudesse continuar.  Assim, porque toda a preocupação de hoje sobre as pessoas poderem se casar com primos em primeiro grau?  É isto aprovado por Deus?

Talvez uma das mais melhores maneiras olhar esta pergunta é considerar a finalidade para a árvore da vida.  Adão e Eva foram expulsos do jardim de Éden de modo que não mais tivessem o acesso à árvore da vida e não se transformassem, assim, em pecadores imortal (Gênesis 3:22).  O livro do Apocalipse diz-nos que nós {*} um dia estaremos restaurados à árvore da vida e suas propriedades especiais nos {*} darão a vida eternal.  Nós somos ditos também que as folhas dessa árvore são para “a saúde das nações.” (Apocalipse 22:2) {* Nota do Tradutor: Isto se refere não a nós, os salvos da dispensação das igrejas (que já teremos corpos glorificados, eternos), mas sim aos que forem salvos durante a dispensação do milênio, que terão corpos não glorificados, corpos permitidos casar e reproduzir sobre a nova terra de depois do milênio e do julgamento do grande trono branco}

Bem, depois que Adão e Eva foram colocados fora do jardim, não tiveram mais nenhum acesso às propriedades doadoras de [perfeita] vida [física] da árvore da vida, mas alguns dos efeitos dela perduram com os primeiros povos do planeta terra.  O poder restaurativo da árvore era tão grande que nós não lemos a respeito de nenhuma doença, qualquer que seja, desde a criação de Adão e o Eva até o dilúvio, e a expectativa de vida média era ao redor 900 anos de idade!  De fato, tão grande foi o poder curativo dessa árvore sobre Adão e Eva que, nas genealogias de seus descendentes, somente um filho morreu [contando-se somente mortes por doença ou velhice, não por acidentes e assassinatos] antes que seu pai [enquanto este ainda vivia] e isto foi gravado no Gênesis porque isto foi um evento sem precedentes até aquele dia.

Hoje, nós degeneramos ao grau que nós advertimos as pessoas a respeito da hereditariedade de seus pais.  Para uma mulher, o câncer de seio é mais provável se suas avó e/ou mãe o tiverem.  Calvície, hemofilia, diabetes, etc. todos são passados através dos genes à geração seguinte, quer ou não estes males realmente se concretizem.  Quando as pessoas cruzam dentro de seus próprios reservatórios de genes, certas falhas e deficiências tendem a emergir.  Os primos em primeiro grau são mais prováveis {*} de ter um bebê com um defeito de nascimento sério, um retardamento mental, ou uma doença genética.   De fato, o risco é dobrado quando comparado a uma união padrão entre um homem e uma mulher sem nenhum grau de parentesco.  Por causa de doenças e do potencial para handicaps (deficiências), os governos estaduais e federal passaram leis limitando quem pode se casar com quem. O potencial para limitar a utilidade e a felicidade de nossa prole é a razão porque a maioria dos estados não permite que parentes próximos se casem.  A história diz nos claramente o que aconteceu à monarquia no Japão devido ao [repetido] cruzamento com familiares próximos.  Nós necessitamos apenas usar algum senso comum quanto a este assunto. {* Nota do Tradutor: a probabilidade de casamento entre primos em primeiro grau terem problemas com seus filhos é maior que a probabilidade referente a casamentos de pessoas não relacionadas, mas é bem menor que a probabilidade relativa a casamentos entre irmãos e meio irmãos.}

É pecado casamento entre primo e prima em primeiro grau? A Bíblia não o proíbe especificamente (ver a tabela abaixo), mas é importante recordar que as leis de muitos estados [dos Estados Unidos] condenam este tipo de união e os cristãos estão comandados “13 ¶ Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;” (1Pedro 2:13-15 ACF; ver também Romanos 13:1 - 2)



 

Uniões proibidas

Escritura

Entre pais e filhos

Levíticos 18:7 - 8

Entre pais postiços e filhos postiços
{Nota do Tradutor: Postiço significa não natural, não biológico}

Levíticos 18:8, 17

Com tio ou tia, por parte de pai ou de mãe [biológicos ou postiços]

Levíticos 18:12 - 13

Com seu tio ou tia [biológicos ou postiços]

Levíticos 18:14

Entre irmão e meia-irmã

Levíticos 18:9

Entre irmão e irmã (por parte de pai ou de mãe)

Levíticos 18:11

Com sua nora

Levíticos 18:15

Com sua cunhada

Levíticos 18:16

Com sua neta

Levíticos 18:10

Com seu neta postiça

Levíticos 18:17

“7 Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. 8 Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. 9 A nudez da tua irmã, filha de teu pai, ou filha de tua mãe, nascida em casa, ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. 10 A nudez da filha do teu filho, ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás; porque é tua nudez. 11 A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai (ela é tua irmã), a sua nudez não descobrirás. 12 A nudez da irmã de teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. 13 A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. 14 A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. 15 A nudez de tua nora não descobrirás: ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. 16 A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. 17 A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; parentas são; maldade é.” (Levíticos 18:7-17 ACF)

 

George Blumenschein,
de http://www.wordoftruthradio.com/questions/37.html:


Traduzido por Hélio de M.S., maio.2007







Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ Cinzentas/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ VidaDosCrentes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )