Comemorações de Aniversários de Nascimento e Outros Eventos;
de Natal;
de Final de Ano.




Pr. José Sérgio Ackel





Sendo nosso desejo cumprir sempre o que a Palavra de Deus nos diz precisamos saber a respeito de como nos conduzir com relação ás diversas comemorações  que existem em nossa sociedade:

Aniversário de nascimento: É a repetição do dia e do mês em que se deu determinado acontecimento. Num sentido mais geral, refere-se à comemoração de periodicidade anual de qualquer evento importante, como o nascimento de alguém, a morte de uma personalidade, o fim de uma ditadura ou uma batalha.

É um evento comemorado por muitos tipos de cultura ao redor do mundo. No Brasil, em aniversários de nascimento de uma pessoa, é comum que se faça uma festa e todos cantem ao aniversariante a canção "Parabéns pra você".

Em algumas culturas, o aniversário é comemorado 9 dias após a data de nascimento, o que traria mais sorte e felicidade no ano seguinte.

Festa de Aniversário

Nas comemorações de aniversário é comum ter convidados da família e amigos. Alimentos bastante comuns são: bolo, brigadeiros, beijinhos de coco, cajuzinho, olho-de-sogra, outros doces, salgadinhos, refrigerantes, e outros tipos de bebida.

Numa festa é comum, principalmente em aniversários infantis, que se tenha balões, chapéus de papelão, pratos e talheres plásticos e normalmente as pessoas colocam painéis temáticos e tecidos atrás da mesa. Eventualmente palhaços, mágicos ou outros tipos de artistas são contratados para animar a festa.

Origem da Comemoração

Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa ideia.

O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual-

Histórico

A melodia de Parabéns a Você tem origem na canção Good Morning to Al   (Bom dia a todos), das irmãs e professoras norte-americanas do Kentucky, Mildred e Patricia Smith Hill, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. A melodia era acompanhada pela repetição do título quatro vezes. Isto ocorreu no ano de 1874

As duas registraram a composição em 1893, até que em 1923 a composição foi publicada num livro de Robert Coleman, tendo conservado a melodia e alterado o verso para Happy Birthday to You" (Feliz Aniversário a Você), versão que rapidamente se popularizou. Em 1933 Jessica Hill, irmã das verdadeiras autoras, ingressou na justiça reivindicando os direitos autorais, saindo vitoriosa

A partir desta última data, todas as execuções de Happy Birthday... em rádios, televisão e cinema têm de pagar os royalties à Warner, atuais detentoras dos direitos, e em 2002 renderam mais de 2 milhões de dólares.

No Brasil, a música chegou ao Brasil, ainda cantada em inglês. Almirante, da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de "Happy Birthday To You". Dentre cerca de 5 mil participantes, a vencedora escolhida por um júri composto por imortais da Academia Brasileira de Letras foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba. Bertha, até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu, como no excerto abaixo:

“Parabéns a você, nesta data querida,
muita felicidade, muitos anos de vida
hoje é dia de festa vivam as nossas almas
para o/a menino(a) ...muitas felicidades
muitos anos de vida"

 

http://i493.photobucket.com/albums/rr294/sempretops3/5ca8c91d.jpg

Aniversário é uma coisa bem antiga, todos festejam, mas poucos sabem qual a origem dessa festa.

A prática de todo os anos festejar a data em que uma pessoa completa mais um ano de vida não é completamente seguida no mundo.

Exemplo: Vietnã, lá não se comemora na data específica do nascimento, mas sim, na passagem do ano novo, onde todas as pessoas comemoram seus aniversários coletivamente. Ou seja, todos fazem aniversário no mesmo dia! Contudo, as festas de aniversário tiveram origem no Ocidente.

Desde a Antiguidade os romanos já comemoravam o dia do nascimento de uma pessoa, conhecido como dies sollemnis natalis. Os tradicionais e deliciosos bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, ofereciam em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

As velas colocadas em cima do bolo surgiram também na antiguidade, pois as pessoas criam que a fumaça das velas levava os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que fossem atendidas, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir a proteção para o ano vindouro

"A Mesopotâmia e o Egito, berços da civilização, foram também as primeiras 

terra em que os homens lembravam e honravam seus aniversários natalícios. A guarda de registros de aniversários  natalícios era importante, nos tempos antigos, principalmente porque a data do nascimento era essencial para se fazer um horóscopo."

 

A ligação direta com a astrologia é motivo de grande preocupação para todos os que evitam a astrologia por causa do que a Bíblia diz sobre ela.

- Isaías 47:13-15.

O CONCEITO JUDAICO SOBRE A COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

 

Desde quando homens e mulheres vêm nascendo, eles têm tido aniversários. Festas de aniversário não são tão antigas, mas datam de pelo menos 3500 anos (o livro de Bereshit menciona um banquete em honra do aniversário de um Faraó no ano de 1534 ac ). O interessante sobre as celebrações de aniversários é que, ao longo da história, elas não eram um costume muito "judaico". Isto não quer dizer que não haja fontes na Torá para o conceito de aniversário. O Talmud fala de quão especial é a data de nascimento de alguém como um momento de fortalecimento e oportunidade para ele ou para ela. Um dos mais importantes dias do ano judaico é Rosh Hashaná, o aniversário de Adam – e da humanidade. Mas, como regra, os judeus não comemoravam seus aniversários. De fato, enquanto os dias de falecimento (Yohrtzeit) das grandes figuras da história judaica são registrados e comemorados, suas datas de nascimento são geralmente desconhecidas. O Rei Salomão deu voz a esta atitude quando disse: "Melhor o dia da morte do que o dia do nascimento" (Eclesiastes 7:1). Isto parece uma visão negativa da vida. Mas, depois de uma contemplação mais profunda, isto, de fato, expressa a atitude judaica clássica de que a "ação é a coisa suprema" – que a verdadeira realização, em vez do conceito, teoria ou potencial, é o que importa.  A criança recém-nascida pode estar repleta de genialidade e talento – mas ele ou ela ainda não fez nada com sua vida. Então, o quê há para celebrar? Quem pode saber se seu potencial se realizará? Ou que sua vontade será realizada em direção ao bem e objetivos de Deus? O dia de falecimento de alguém, por outro lado, é o ápice de sua missão na vida. É quando a soma total de suas realizações vem para a realidade, para exercer suas influências combinadas em nossas vidas. É por isto que o Yohrtzeit de uma grande pessoa é uma ocasião tão especial: quando celebramos uma vida, nós o fazemos em seu momento de maior impacto sobre o mundo. Claramente percebemos que o povo judeu não adotou o costume dos povos pagãos e idólatras para se comemorar a data de aniversário.   O dia do aniversário é um dia de introspecção da pessoa, avaliando o que ela alcançou ate este momento, repensar no seu futuro, avaliar suas ações. É um de agradecer e rogar as bênçãos de Deus para mais um ciclo que se inicia.  Longe de festividades, é um dia de ler a Palavra de Deus com os familiares e amigos, meditar como pode ser uma pessoa melhor neste mundo e para com Deus.

OS MUÇULMANOS NÃO COMEMORAM A DATA DE NASCIMENTO DE MAÓMÉ

Razões:

Sabemos que o profeta nunca comemorou seu aniversário, já que só Allah pode ser louvado e enaltecido e nem vemos que os companheiros do profeta o fizeram, e eles eram os que mais amaram o profeta e mais seguiam seus passos e suas orientações, e ainda assim, não festejaram seu nascimento nem se reuniam para recordar sua história nem seus exemplos. O profeta nos alertou quanto a isso, dizendo: “Não exagerem na minha personalidade como exageraram os cristãos na personalidade do profeta Jesus filho de Maria, pois eu sou tão somente um servo de Allah, então digam que sou Seu servo e mensageiro."

Tais celebrações abrem as portas pra mais e mais inovações e em pouco tempo teremos tantas seitas como outras religiões e perderemos nossa identidade e união que Allah nos exortou a não perder quando diz: “E se apeguem à corda de Allah (o Islam) e não vos separeis (em grupos)”.

Celebrar o aniversário do profeta Muhammad seria como se assemelhar aos cristãos em suas práticas religiosas, já que eles celebram o nascimento de Jesus e isso estaria contrário o que nos ensina o profeta Muhammad, que diz: “Aquele que imita um povo, se torna um deles”. E diz: “Diferenciem-se dos politeístas”; especialmente no que se refere às práticas religiosas de cada povo.

Todavia existem comemorações populares que incluem o Mawlid, que celebra o aniversário de Maóme (12 do mês de Rabi AL-awwal, a despeito do desejo do profeta.

O QUE DIZER DO NATAL –  NASCIMENTO DE CRISTO EM 25 DE DEZEMBRO

Data exata de nascimento de Jesus

A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C. . Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C.

Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu a quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento.

Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos fatos, uma vez que ocorreu exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..

Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja no ano 7 a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C..

Outros factos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus, José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.

A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registros locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido

AFINAL, A BÍBLIA MOSTRA QUANDO NASCEU JESUS?

Jesus Cristo nasceu na festa dos Tabernáculos, a qual acontecia a cada ano, no final do 7º mês (Iterem) do calendário judaico, que corresponde [mais ou menos, pois o calendário deles é lunar, o nosso é solar] ao mês de setembro do nosso calendário. A festa dos Tabernáculos (ou das Cabanas) significava Deus habitando com o Seu povo. Foi instituída por Deus como memorial, para que o povo de Israel se lembrasse dos dias de peregrinação pelo deserto, dias em que o Senhor habitou no Tabernáculo no meio de Seu povo (Lev 23:39-44; Nee 8:13-18 ).

Em João 1:14 (
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.") vemos que o Verbo (Cristo) habitou entre nós. Esta palavra no grego é skenoo = tabernáculo. Devemos ler "E o Verbo se fez carne, e TABERNACULOU entre nós, e...". A festa dos Tabernáculos cumpriu-se em Jesus Cristo, o Emanuel (Isa 7:14)  que significa "Deus conosco". Em Cristo se cumpriu não apenas a festa dos Tabernáculos, mas também a festa da Páscoa, na Sua morte  (Mat. 26:2; 1Cor 5:7), e a festa do Pentecostes, quando Cristo imergiu dentro do Espírito Santo a todos os que haveriam de ser salvos na dispensação da igreja (Atos 2:1).

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento de Jesus:

·        Os levitas eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 1 semana, 2 vezes ao ano. Durante os sábados especiais, todos os turnos ministravam juntamente; 1Cr 24:1-19.

·        O oitavo turno pertencia a Abias (1Cr 24:10)

·        O primeiro turno iniciava-se com o primeiro mês do ano judaico – mês de Abibe Êxo 12:1-2; 13:4; Deut 16:1.

Temos a seguinte correspondência:

Mês (número)

Mês (nome, em Hebraico)

Turnos

Referências

1

Abibe ou Nisã = março

1 e 2

Êxo 13:4 Ester 3:7

2

Zive = abril

3 e 4

1Re 6:13

3

Sivã = maio

5 e 6

Est 8:9

4

Tamuz = junho

7 e 8 (Abias)

Jer 39:2; Zac 8:19

5

Abe = julho

9 e 10

Núm 33:38

6

Elul: agosto

11 e 12

Nee 6:15

7

Etenim ou Tisri = setembro

13 e 14

1Rs 8:2

8

Bul = outubro

15 e 16

1Rs 6:38

9

Chisleu = novembro

17 e 18

Esd 10:9; Zac 7:

10

Tebete = dezembro

19 e 20

Est 2:16

11

Sebate = janeiro

21 e 22

Zac 1:7

12

Adar = fevereiro

23 e 24

Est 3:7

  

Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote e ministrava no templo durante o "turno de Abias" (Tamuz, i.é, junho) (Luc 1:5,8,9). Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a promessa que Deus lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu João Batista (Luc 1:23-24) no final do mês Tamus (junho) ou início do mês Abe (julho). Jesus foi concebido 6 meses depois (Luc 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro) ou início de Sebate (janeiro). Nove meses depois, no final de Etenim (setembro), mês em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar, veio tabernacular conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel ("Deus conosco").

Por que muitos cristãos celebram o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu?

Essa data foi escolhida, por opção, pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" por séculos, a data se tornou tradição por toda a cristandade..

O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.

Assim, por que 25 de Dezembro foi escolhido para lembrar o nascimento de Jesus Cristo com uma missa (ou ceia)? Como ninguém sabe o dia de Seu nascimento, a Igreja Católica se sentiu livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método se valia do fato de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e se arriscado a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã.

De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano. No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos.

Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer "cristã". Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico. Segundo esse princípio, em tese, o Natal do hemisfério sul deveria ser celebrado em junho.

Esta pratica ao invés de ser abolida, foi revestida de uma roupagem cristã. Quando a verdade de DEUS deveria ser ensinada, e fazer com que as abomináveis práticas e adorações pagãs, frutos da superstição e criação de Satanás, fossem extirpadas e abolidas do meio cristã, foram mantidas de uma forma covarde e submissa ao desejo do paganismo vigente na época. Doce ilusão, que continua atraindo e fazendo adeptos em todas as eras. Mantida e sustentada pela ganância de lucro que o paganismo proporciona. Temos, hoje em dia, que determinada nação, comunista, alheia e estranha ao “evangelho” seja uma das mais fortes fornecedoras de árvores de natal, enfeites e demais quinquilharias natalinas. Não só para o natal, mas também para o carnaval, coelhinho da páscoa e o panteão de personagens infantis (piu-piu, chaves, papai-noel, tom e jerry, barbies, dentre tantos outros, todos mais ou menos com os olhinhos puxados)

Há muito tempo se sabe que o Natal tem raízes pagãs. Por causa de sua origem não-bíblica, no século 17 essa festividade foi proibida na Inglaterra e em algumas colônias americanas. Quem ficasse em casa e não fosse trabalhar no dia de Natal era multado. Mas os velhos costumes logo voltaram, e alguns novos foram acrescentados. O Natal voltou a ser um grande feriado religioso, e ainda é em muitos países.

AMIGO SECRETO

É muito comum a prática entre amigos, funcionários de uma empresa, amigos e colegas de escola e na família, até nas igrejas, da brincadeira do amigo oculto (secreto). Essa brincadeira consiste de cada pessoa selecionar um nome de uma outra pessoa que esteja participando desta (obviamente a pessoa não pode sortear ela mesma) e presenteá-la no dia, ou na véspera. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo oculto, como características físicas ou qualidades, até que todos descubram quem é o amigo oculto. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão onde não tinha dinheiro para comprar presentes para todos se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair ganhando.

 

CONCLUSÕES:

1-   Aniversários – Como ficou demonstrado comemorar a data de nascimento de uma pessoa tem origem em praticas de magia e astrologia. Um costume pagão e idólatra;

2-  Bolos e velas – Os bolos vieram do costume grego de oferecer á deusa da fertilidade Artemis um preparado de pão e mel. As velas ao serem apagadas levam o desejo do aniversariante, por meio da fumaça, até os deuses pagãos para serem realizados;

3-  Cantar Parabéns  a você - Estamos enaltecendo o aniversariante, e levando o desejo de felicidades e muitos anos de vida da mesma forma que o apagar das velas, quando deveríamos orar intercedendo por essas bênçãos diante de Deus;

4-  O conceito judaico – Não comemoram o dia de nascimento, porque mais importante é o dia da morte de uma pessoa, pois é a soma de todas as suas ações neste mundo que devem ser lembradas;

5-  Festas de Natal – Aceitar e comemorar junto com todas as pessoas a data de 25 de dezembro como nascimento de Cristo é compactuar com a mentira. Assim como troca de presentes (amigo secreto e outras) tem a finalidade de alimentar a vaidade e a importância das pessoas.

6-  Festas de Final de Ano – Aceitar e comemorar o final de ano e a chegada do novo com superstições e crendices é abominação ao Senhor, por exemplo: comer determinados alimentos para dar sorte e outras praticas (lentilhas, carne de animais que só andam para a frente, usar roupa branca, usar uma peça de roupa nova, roupas intimas de determinadas cores, comer romã, pulinhos nas ondas do mar, soltar fogos de artifícios para espantar os demônios e males do novo ano)

7-  Árvores de Natal e Presépios – Tem suas origens em praticas pagãs, fazendo dos enfeites (bolas, papai-noel, anjos, etc) como os idolatras faziam para agradar seus deuses. Presépios contém esculturas de figuras humanas e de animais, o que foi proibido por Deus.

 

COMO PROCEDER DE UMA FORMA QUE AGRADE AO NOSSO SENHOR

1-   Substitua uma festa de aniversário por um culto de ação de graças – (leitura bíblica, cânticos, orações, suplicas e intercessões). Prepare um lanche (se tiver condições) em vez de bolo de aniversário.

2-  Evite festas e comemorações aonde são servidas qualquer tipo de bebida alcoólica, mesmo que seja só para brindar.

3-  Não se envolva em campanhas de troca de presentes (amigo secreto);

4-  Faça do feriado de natal uma oportunidade de estar com seus familiares, faça uma leitura bíblica, fale da importância de Cristo ter vindo a este mundo, ore pelas bênçãos de Deus.

5-  Vista-se com modéstia e decência.

6-  A virada do ano é um dia como qualquer outro. Não existe nenhuma forma de fazer com que o ano que se inicia seja melhor ou pior do que o ano que passou. Aproveite o feriado para refletir, avaliar, repensar o seu estilo de vida. Busque ser uma pessoa melhor a cada dia.

 

ARGUMENTOS A CONSIDERAR:

1-     Do ponto de vista divino: DEUS é eterno, onisciente e onipresente, sendo assim, Ele “vê” a continuidade dessas praticas pagãs estenderem-se até os nossos dias. Podemos ignorar que não estamos fazendo ofertas a nenhum deus pagão, nem invocando seus nomes, nem cultuando em seus templos. Mas a nossa ignorância não anula “a pratica que estamos realizando”, não anula aquilo que DEUS, sabiamente, já condenou em Sua Palavra.

DEUS não mudou o seu padrão, nem Se torna mais tolerante com o pecado a cada século que passa.

“Porque eu, o SENHOR, não mudo;..” Ml 3:6

2-    Com relação á igreja: Estas práticas fazem com que a igreja vá conformando-se com o mundo cada vez mais. Seus santos (separados para Jesus Cristo) voltam-se cada vez mais para as práticas mundanas. Não conseguem fazer valer a “regeneração”, “nova vida em Cristo”, “santificação”, a maneira e estilo de viver, fazendo com que a igreja  não reflita á Cristo, mas o mundo que está em sua volta. Todo ajuntamento exige que se faça algo que o mundo está fazendo á sua volta. O costume do mundo vai á igreja. (Romanos 12). Seus lideres espirituais buscam no mundo as novidades para implementarem em suas reuniões. Detestam a simplicidade e o poder do evangelho. Adotam e abraçam as novas versões espúrias das Escrituras, todas baseadas no “Texto Critico”.

 Não se importando que milhares de versos sejam extirpados, adulterados e conformados para que não denunciem mais os pecados praticados pelos homens. Que a divindade, o sangue de Cristo, a forma de salvação,  sejam manipulados ao bel prazer do mundo.  Fazem acréscimos, anulam, adulteram as palavras por meio da tradução por equivalência dinâmica, e não mais pela tradução formal e pura do texto preservado (Receptus).

3-    Com relação ao membro – Tendo em vista a acomodação da igreja ao mundo, torna-se: preguiçoso e indisciplinado nas virtudes cristãs, rebelde as ordenações da igreja, á liderança, e a freqüência nos cultos (oração, estudos bíblicos, escola dominical, adoração). Mesmo sem saber, ignorando á origem de suas praticas, pela sua acomodação acaba entregando sua vida á regência do príncipe deste mundo. Ele (príncipe) diz: assim como foi no Egito, Babilônia, Pérsia, Grécia, Roma, etc. as práticas por mim instituídas prevalecem, nos dias de hoje, foi assim com Israel, e também com a igreja, com os que se dizem cristãos.

Depois não sabemos a razão de maridos e esposas infiéis e adúlteros, filhos rebeldes, desafeiçoados, desobedientes, namoros promíscuos, membros resmungões e descontentes com tudo na igreja, cada qual vivendo na liberdade e liberalidade que o mundo proporciona. Não há crescimento espiritual, mas letargia, torpor, contrariando aquilo que nos é requerido conforme as Cartas do apóstolo Pedro 1ª e 2ª

 “portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamous, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1ª Pe 1:13-16)

 “mas, tu, ó homem de Deus, foge desta coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão...Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência. A qual, professando-a alguns, se desviarão da fé. A graça seja contigo. Amém.” (1ª Tm 6:11,20-21)

“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Ap 22:17-21

 

“O MUNDO É APENAS UMA SALA DE ESPERA PARA A ETERNIDADE; ELE É PARA NÓS O QUE O DESERTO FOI PARA ISRAEL; NÃO UM LUGAR DE DESCANDO, MAS DE TRAVESSIA.” Anônimo.

 

“SE TODAS AS DOUTRINAS E COSTUMES HERÉTICOS JUNTAMENTE COM SUAS LEMBRANÇAS FOSSEM DESARRAIGADAS DO MUNDO, O CORAÇÃO SERIA SUFICIENTEMENTE MAU PARA COLOCA-LOS A TODOS DE PÉ NOVAMENTE; POR CONSEGUINTE, GUARDE A VERDADE.” John Collins

 

__
Pr. José Sérgio Ackel


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.