Que Tal Esporte, Competição, Olimpíada?

Hélio de M.S




PERGUNTA:
O que a Bíblia pode nos ensinar em relação a disputa nos esportes? A Bíblia ensina união e não a desunião do homem com o próximo. O tem no seu íntimo, o desejo de disputar algo. E isso desde criança podemos perceber. Essa disputa saudável por uma medalha, um vitória no esporte, ultrapassar o adversário em uma posição, usar de técnicas esportivas, o que a Bíblia pode nos ensinar? É errado disputar algo, mesmo sendo de boa fé, sem querer prejudicar?





RESPOSTA: Vou falar pouco, outros poderão complementar:

1) Já vi pessoas voltadas para utopias erradas e distorcidas (nova-era, budista, esquerdista, ecumênica, etc.) levantarem-se contra todo tipo de disputa. Numa reunião pais- e- professores da escola de meus filhos, um casal muito estranho (o pai parecia mulher e a mulher parecia homem, não entendi isso) se levantou e falou interminavelmente contra esportes, dizendo que ele estimulava competição, o que é sempre ruim e sempre levaria as crianças a se tornarem adultos agressivos e violentos, a guerras entre as nações, etc. Que o melhor era somente brincadeiras de "paz, amor, e cooperação, sem vencedores, sem campeões, sem prêmios, etc. E que até mesmo devia ser abolido o sistema de provas, avaliação e notas. E que cada aluno devia ser deixado escolher o que queria aprender e fazer na aula.
Graças a Deus um pai crente interrompeu e corretamente fez lembrar que aquele pai era o resultado de uma competição entre espermatozóides, que uma competição saudável é permitida por Deus, ao menos para o tempo em que passamos na terra, que Deus recompensou o servo fiel nos 5 e 2 talentos, e repreendeu o infiel em 1 talento, que a competição nos faz dar nosso melhor; etc. Todos aplaudiram o pai crente e começaram a zombar do outro pai, não lhe deixaram mais falar suas bobagens, ele ficou vermelho de vergonha e se calou.

2) O apóstolo Paulo faz várias analogias com esportes:
"acabei a carreira, guardei a fé" ...
1Co 9:24 ¶ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. 26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
e muitas outras. Paulo não condena o esporte em si (embora seja claro que o componente religioso das olimpíadas gregas, a pouca vergonha nas roupas e mesmo nudez, seja condenadas por Deus).

3) Mas a suprema ênfase na vida do crente deve ser buscar e seguir seu Salvador e Senhor.
1Tm 4:8 Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.
Eu e minha esposa sempre praticamos esportes na juventude, com menor intensidade sempre procuramos nos manter ativos até hoje (perto dos 70 anos), e sempre incentivamos todos nossos filhos e netos a participarem de saudáveis esportes (preferencialmente em equipe), e a entrarem em saudáveis competições, para saudável lazer e entretenimento, e para saudável exercício- crescimento- manutenção do corpo que é o templo do Espírito Santo. ...
Mas sempre colocando Deus em primeiro lugar e dando bom testemunho nos treinos e competições, inclusive nunca aos domingos, e sempre abdicando do esporte em favor de participarem do culto a Deus na igreja, e sempre pondo a vida espiritual e os estudos acima do esporte.
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:33 ACF)



Hélio.

(PS: Só não considero esporte essas coisas em que se põe em sério risco a integridade ou saúde do corpo, ou mesmo a vida. Vá lá algumas lutas em que ninguém nunca morre, como a luta greco-romana olímpica, o judô, etc., mas eu nunca estimularia meus filhos a participarem dessas lutas (box, rinhas de rua, UFC, etc.) onde o objetivo ou significativa possibilidade é fazer morrer das consequências, ou deixar em estado de coma, ou nocautear, ou causar séria concussão cerebral ou outra séria lesão ao oponente. Mais parecem gladiadores lutando pela vida! O sangue pode jorrar. A dor é cruciante. Isto não é esporte, e é indigno para um crente. Um crente não deve prestigiar isso nem mesmo assistindo pela TV, nem se interessando nem se informando sobre o resultado. Eu também não permitia essas brincadeiras de chegar perto da morte, onde mais de 1 em 1 milhão de praticantes morre ou fica aleijado: corridas de moto ou carro, quem aguenta mais tempo debaixo da água em mergulho livre, trapezista sem rede, etc. Você pode imaginar Jesus fazendo isso? Isso é pecado contra Deus, ou contra nosso próximo e contra o templo do Espírito Santo, nosso corpo, que Deus nos deu para proteger e zelar por ele.)

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.