Posso eu fazer isto? Devo fazê-lo?

Hélio de M. Silva





Texto: Rom 14 (leiamos todo o capítulo, com toda atenção)


Texto chave:
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. (Romanos 14:21 ACF)



ESBOÇO:
1. Ordenado na Bíblia?               Þ Se sim, faça-o
ß   não
2. Proibido na Bíblia?          Þ Se sim, não o faça
ß   não
3. Explicitado na Bíblia?             Þ Se sim, siga 1 ou 2
ß   não
3.1. Glorificará a Deus?              Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.2. Cristo assinaria?           Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.3. Cristo fez? Faria?         Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.4. Eu gostaria de ser arrebatado nisto?         Þ Se sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.5. Serei galardoado por isto?           Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.6.a. Lembro de onde o Espírito Santo habita?      Þ Se sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.6.b. Isto deleitará o Espírito Santo?      Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.7. Apropriado para um filho do Rei?    Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.8. Estou semeando para o Espírito?      Þ Se certeza de sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.9. Influenciará TODOS somente para o bem?      Þ Se sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.10) É esta a MELHOR opção sob o ponto de vista da ETERNIDADE?      Þ Se sim, faça-a
ß   não tenho certeza
3.11. Não darei
a NINGUÉM a menor
aparência do mal? Þ Se sim, faça-o
ß   não tenho certeza
3.12. Tenho absolutas certeza e paz?         Þ Se sim, faça-o
ß   não tenho certeza
ORE MAIS, ATÉ TER CERTEZA, PELA BÍBLIA.



 


I- PRINCÍPIOS GERAIS E MANDATÓRIOS


1. Está isto explicitamente
ordenado na Palavra de Deus? Então devo, tenho de fazê-lo! Ponto final! (ser membro dedicadíssimo de uma igreja; dê outros exemplos)
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:17 ACF).


2. Está isto explicitamente proibido na Palavra de Deus? Então devo, tenho de não sequer começar a pensar em fazê-lo! Ponto final! (Nem sequer considerar paquerável um descrente. Não comprar a prestação, não dever. Dê outros exemplos).
Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15 ACF)


3. Isto decididamente não está explicitado na Palavra de Deus? Não está explicitamente ordenado nem proibido?
A solução é muito simples (o problema é que freqüentemente somos rebeldes a Deus, à Bíblia, aos conselhos dos mais velhos sábios e experientes, dos verdadeiros amigos guiados pelo Espírito...): claro que a Bíblia não cobre explícita e especificamente tudo que poderia vir a ocorrer com cada pessoa, mas a Palavra de Deus decididamente dá princípios absolutamente perfeitos e suficientes para todas e cada  situação. Portanto, ...

Simplesmente tomemos aquilo que queremos testar se devemos ou não fazer, e passemos pelo menos por 11 das peneiras que Deus nos deixou. Se não passar folgadamente por uma, UMA,
UMA só das peneiras, definitivamente não deve ser feita.

Pergunte-se, com toda a sinceridade, ante Deus:

3.1) Trará isto toda honra e glória a Deus? Somente glória e honra a Deus? (Assistir aquele show pela TV. Usar tatoos ou piercings. Dê outros exemplos).
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31 ACF)

3.2) Poria Cristo o Seu próprio nome nisto? Estarei eu representando-O dignamente? Posso eu agradecer e pedir a bênção de Deus nisto? (Tanga, sunga, Ioga, ... Dê outros exemplos).
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Colossenses 3:17 ACF)

3.3) Fez Cristo isto? (ou tenho eu absoluta certeza de que o faria?) (Golpe vingativo, no esporte. Dê outros exemplos).
Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. (1 Pedro 2:21 ACF)

3.4) Gostaria eu que Cristo me encontrasse nisto, ao vir me arrebatar para Si? (Assistir aquele show. Dê outros exemplos).
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. (1 João 2:28 ACF)

3.5) Ganharei eu recompensa por isto, no Bema, o Tribunal de Cristo para galardoamento dos salvos? (Apreciar piadinha picante, talvez compartilhá-la. Dê outros exemplos).
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. (2 Coríntios 5:10 ACF)

3.6a) Estou eu lembrado de que o Espírito de Deus habita em mim? De que Ele estará no meio do que estarei fazendo? (Discoteca, mesmo que com minha esposa. Dê outros exemplos).
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19 ACF)

3.6b) Estou eu absolutamente certo de que isto deleitará, muito agradará ao Espírito de Deus que habita em mim? (Idem. Dê outros exemplos).
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30 ACF)

3.7) É isto apropriado para um filho do Rei? (Mesmos exemplos acima).
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós. (Romanos 2:24 ACF)
 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Colossenses 1:10 ACF)
 Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. (Êxodo 4:1 ACF)
15  E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos. 16  E desejava encher o seu estómago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. 17  E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundáncia de pão, e eu aqui pereço de fome! ... 22  Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23  E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; (Lucas 15:15-23 ACF)

3.8) Tenho eu certeza de que estou semeando para o Espírito e não para a minha carne?  E não para o mundo? (Ler aquela revista, ouvir aquele CD, assistir aquele programa de TV. Dê outros exemplos).
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7 ACF)
 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12 ACF)
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4 ACF)

3.9) Irá isto, sem dúvida alguma, influenciar positivamente o descrente e/ou o meu irmão mais fraco? Ou há uma ponta de risco de escandalizar ao menos um deles? (Só um golinho de vinho de Israel. Dê outros exemplos).
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17 ACF)
 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pór tropeço ou escándalo ao irmão. (Romanos 14:13 ACF)
 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. (Romanos 14:21 ACF)
 Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. (1 Coríntios 8:9 ACF)
12  Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. 13  Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. (1 Coríntios 8:12-13 ACF)


3.10) É esta a MELHOR opção sob o ponto de vista da ETERNIDADE?
Lembre: "O bom é o inimigo do melhor"
É, esta opção, apenas o padrão “médio” do crente “médio”?
Ou, aos olhos de Deus, é o tolerável? O bom? O agradável? O melhor e perfeito?

“1 ¶ ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo,      santo      e       agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja      a boa,      agradável,      e      perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2 ACF) Note a progressão: boa --> agradável --> perfeita.

“13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 ¶ Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. 16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.” (Filipenses 3:13-16 ACF)

Pensai nas coisas que são de CIMA, e não nas que são da terra;” (Colossenses 3:2 ACF). Veja do ponto de vista da ETERNIDADE! Bênçãos (somente bênçãos, todas as verdadeiras e eternas) fluirão: conforto e consolo, contentamento, paz nas tempestades, sabedoria, felicidade real no coração, ... “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5 ACF)



3.11) Tenho eu certeza de que isto não dará a ninguém a APARÊNCIA de que estou pecando? (Cerveja não alcoólica. Dê outro exemplos).
Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1 Tessalonicens. 5:22 ACF)


3.12) Sinceramente, ante Deus, tenho eu absoluta certeza sobre o assunto, ou tenho eu, ainda, uma pontinha de dúvida? (Ouvir aquele CD evangélico daquele cantor com aquele corinho, no meu quarto. Dê outro exemplos).
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. (Romanos 14:23 ACF)


3.13) ORE MAIS, ATÉ TER CERTEZAS, PELA BÍBLIA.



Importante:
1. Evitemos julgar aos irmãos que ainda não chegaram ao mesmo pensamento nosso em questões não absolutamente explicitadas na Bíblia. Evitemos até mesmo interna e secretamente nos sentirmos superiores e mais espirituais.

2. Evitemos a menor sombra de LEGALISMO, que é atribuirmos às obras algum milímetro de valor na salvação, na conservação da salvação, e no aprimoramento da salvação.
Legalismo começa sutilmente, pregando “Permissivismo é vergonha. Zelemos pelo testemunho de Cristo. Coloquemos mais esta regrinha que já está consagrada pela igreja. Etc.”. No final, legalismo resulta em Menonitas que só vestem preto e usam tecnologias da Idade Média; em monges hermitões ascetas e auto-flagelantes; em Velvet Hills Baptist Church, com réguas e gabaritos no hall de entrada, para cabelos, saias, etc., com páginas em branco assinadas por cada membro e dadas ao pastor ditador, verdadeiro deus, com “livrão do permitido e não permitido”, que vira outra bíblia, com pressões psicológicas dignas da Gestapo e KGB.
2.1. Somos salvos pela fé e só pela fé, sem as obras da lei (Rom 3:28 compare com Efe 2:8-10 Gal 2:16);
Não estamos debaixo da lei, mas da graça (Rom 6:14-15) ...:
2.2 Obras são o resultado de amor, gratidão, infinita vontade de agradar quem nos salvou com seu sangue;
Obras são o resultado de uma vida consistente com uma salvação tão maravilhosa e incapaz de ser perdida (Efe4:1; Rom 6:12, 12-16; Jo 14:15).
 
3. Evitemos a menor sombra de PERMISSIVISMO.
Permissivismo começa sutilmente, pregando “Legalismo é escravidão, é viver na Lei, é insulto ao Evangelho. Somos verdadeiramente livres, podemos fazer tudo que nos pareça ter decência e ordem. Evitemos pregar sobre as proibições, preguemos positivamente...” No final, permissivismo termina com ... bem, não precisamos dizer, é isto mesmo que você tem visto escandalizando pessoas em quase todas as “igrejas” de hoje!



II. APLICAÇÕES A QUESTIONAMENTOS DE HOJE
Agora mesmo, mesmo que de improviso, dêem exemplos de casos que, ao menos para alguns crentes, parecem ser discutíveis, duvidosos, cinzentos, subjetivos. Sugiram que eu irei escrevendo neste quadro-negro:

{* “aquele” refere-se ao que muitíssimos evangélicos “lights”
(ou sinceros mas que não estudaram e aplicaram essas “peneiras” deste estudo) aceitam, mas alguns salvos mais “conservadores” não recomendam muito (por vários motivos, mesmo que alguns pareçam a você válidos e bíblicos, e outros nem tanto)}

- “aquela” {*} roupa curta ou justa;

- “aquele” {*} calção, sunga, maiô 2 peças, tanga, etc.;

- acupuntura (por médico);

- assistir cultos ou shows meio ecumênicos, envolvendo igreja entusiasmada mas de doutrina ou prática algo destoante da Bíblia;

- cooperar com campanha filantrópica aparentemente boa, mas Católica, etc.;

- hipnotismo (por “médico”),

- homeopatia(por “médico”);

- ioga (não com orientalista);

- jogos a dinheiro (mesmo pouco); loteria; pirâmides; títulos de capitalização (remuneração abaixo da poupança, objetivo é sorteio); comprar produto mais caro e visando prêmio em sorteio;

- maçonaria;

- missa de formatura;

- rock evangélico;

- roupa, cabelo, etc. do sexo oposto; E se for “unisex”?

- sauna (semi nu, de calção ou toalha, sem ser somente com sua esposa);

- tatuagens, piercing;

- vender ao consumidor final: cigarro, bebida, material pornô;

 

 

- “aquela” {*} revistinha;

- “aquele” {*} cabelo ou maquilagem;

- “aquele” {*} CD, cantor de música evangélica;

- “aquele” {*} CD, cantor de música romântica;

- “aquele” {*} programa de TV;

- “militância em greves”, andar junto de quem grita obscenidades, bate, de pedra, invade, etc.;

- acompanhar o patrão aos cabarés, a macumbas, a missas;

- casamento com palavras por padre, em salão neutro, prometendo não haver missa;

- dancinha aeróbica na academia de ginástica, só pra perder peso;

- filme inocente, mas no cinema e não em casa;

- jogar paciência, com baralho;

- jogo de cartas/etc., sem envolver dinheiro, e somente entre crentes;

- rifa “entre amigos”, com lucro para causa nobre;

- roupa ou modismo “contestatória do status quo”;

- tomar parte em “aquela” {*} festa ou peça;

- trabalhar como contador/ zelador/ camareira em motel,

- trabalho são em empresa sã, mas cujo dono tem empresas não sãs (motel, assaltos, sustentar seita; etc.);

- vender ao vendedor final: cigarro, bebida, material pornô;

 

- Rotary, Lions; etc.;

-
etc.


Passemos 3 destes casos nas 12 peneiras do estudo da semana passada, cada um responda em silêncio, só para si mesmo. Em casa, passe os outros casos nas 12 peneiras.



 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes/ Cinzentas /)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.