Não seja frio morno, mas sim ardente brasa chama fogo aceso pleno do Espírito cheio do fruto, pelo arrependimento conversão dedicação leitura oração comunhão provação trabalho perseverança



 

 

 

COMO PERMANECER

BRASA-VIVA PELO SENHOR

 

ByMichael D. O'Neal

Pastor,Gospel Light Baptist Church, Albany, Georgia

Traduzido por Valdenira

 

 

 

Leituradas Escrituras: Apo 3:14-22

  E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve:Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criaçäo deDeus:    15) Conheço as tuas obras,que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!    16) Assim, porque és morno, e näo és frionem quente, vomitar-te-ei da minha boca.   17) Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; enäo sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;    18) Aconselho-te que de mim compres ouroprovado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas,e näo apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio,para que vejas.    19) Eu repreendo ecastigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.    20) Eis que estou à porta, e bato; sealguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com elecearei, e ele comigo.    21) Ao quevencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci,e me assentei com meu Pai no seu trono.   22) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

Texto: Apo 3:15   "Conheçoas tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ouquente."

 

 

Introdução: Se existe algo que embrulhao estômago de Deus, é o crente  MORNO.Deus quer que nós sejamos ou FRIOS, ou QUENTES, mas NÃO QUER que sejamosMORNOS! Muitas vezes eu tenho ficado perplexo, sem entender o que poderia serconsiderável tolerável em se ser frio, e como é que isto seria melhor do queser morno. [Em 1o lugar,] suponho que uma razão possível é que, sevocê for completamente FRIO, ninguém jamais vai lhe considerar como se vocêfosse um crente, portanto, pelo menos você não vai fazer as pessoas pensaremque você é hipócrita. [Isto é,] se você viver como um homem perdido, todospensarão que você é um perdido. [Em 2o lugar,] talvez não seja tãoprovável que você seja uma má influência sobre outros crentes se você tivertotalmente fora da igreja. [Bem,] eu estava somente tentando adivinhar asimplicações do verso [mas não consigo entender seguramente por que frio não é piorque morno].

 

Noentanto, eu posso facilmente entender que Deus deseja que nós sejamos QUENTESao invés de mornos. Ah, como eu anelo, como eu gostaria de permanecer sempreestar "em fogo pelo Senhor"! E você?

 

Eunão quero ser apagado, mas eu desejo estar em BRASA-VIVA, por DEUS!

 

Eunão quero ser apagado, eu não quero enferrujar, eu quero somente estar emBRASA-VIVA!

 

Eugosto muito de fazer churrascos. Uma tardinha eu estava preparando a churrasqueirapara preparar hamburguers e cachorros-quentes, e estava olhando as brasas nofogo. A passagem em Apocalipse veio à minha mente. Uma vez que Deus compara onosso fervor por Ele com o estarmos quentes, eu espero que os pensamentos destesermão sejam uma bênção para você. Eu desejo pregar, esta noite, em "COMOPERMANECER BRASA-VIVA PELO SENHOR". 

 

 

 

  I. Para permanecer brasa-viva pelo Senhor,você precisa de FOGO PARA ACENDER

 

Oscarvões precisam ser ACENDIDOS. Nós somos comparados a "pedras vivas"em 1Pd 2:5.

  Vós também, como pedras vivas, soisedificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifíciosespirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

(o carvão mineral é uma pedra; quando ele estáapagado (debaixo do solo ou no depósito), está morto; é quando está aceso quepode ser chamado de pedra viva)

Jer 23:29   "Porventuraa minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como ummartelo que esmiúça a pedra"?

Jer 20:9   "Então disseeu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi nomeu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigadode sofrer, e não posso mais. "

 

     A. Você precisa de fogo do CÉU.

        1. Muito do "fogo" da religiãode hoje é feito pelo próprio homem, é artificial.

        2. O fogo de Deus vem da Palavra deDeus! [não de tecnologia, técnicas, truques, etc.]

        3. Talvez esta seja a razão de que o "fogo" dealguns crentes se extingue: tal fogo tem a fonte errada, pois a Palavra de Deusdura para sempre!         .             

          

     B. Você precisa de fogo SANTO.

        1. A palavra de Deus é uma chamaSANTA!

        2. Ela é a SANTA Bíblia!

  3. A Bíblia mudar-lhe-á à medida que você se submeter a ela. Elaqueimará os seus maus hábitos, maus pensamentos, más doutrinas, más atitudes, emás ações.

 

 

 II. Para permanecer brasa-viva pelo Senhor,você precisa de PEGADOR DE FOGO

Efe 6:17   "Tomai tambémo capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"

2 Cor 3:6   O qual nos feztambém capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas doespírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

 

ABíblia é a Palavra do ESPÍRITO! Os carvões na churraqueira não queimam bem,mesmo quando eu lher chegar a chama de um fósforo, a não ser que primeiramenteeu os encharque bem com querosene, ou os ponha sobre muita, muita raspinha demadeira bem seca. O Espírito Santo é a "pegador de fogo" do crente.

 

     A. O Espírito Santo começa o fogo.

        1. Isto acontece no novo nascimento,quando o pecador crê no Senhor Jesus Cristo.

          2.   João 3:6-7   O que é nascido da carne é carne, e o queé nascido do Espírito é espírito.    Nãote maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

        3. O Espírito Santo:

           a. faz o contato com o pecador

           b. convence o pecador

           c. converte o pecador

 

     B. O Espírito Santo mantém o fogo

        1. Se os carvões não pegarem o fogo devidamente, ou se, porqualquer motivo, se apagarem, colocamos mais querosene (ou mais raspinha demadeira seca por debaixo), até que o fogo pegue. Isto garantirá que os carvões queimarãoaté que estejam completamente usados.

        2. Eu quero permanecer uma BRASA VIVA para Jesus até aqueledia em que eu morrerei, ou até que Ele me chame aos céus para encontrá-Lo!

        3. Eu tenho visto algumas churrasqueiras que têm brasassecas, empoeirada e mortas. Elas me lembram algumas igrejas que eu tenhovisitado.

          4. Efe 5:18   E não vos embriagueis com vinho, em quehá contenda, mas enchei-vos do Espírito; 

 

 

 

III.Para permanecer brasa-viva pelo Senhor, você precisa de VENTO PARA ASSOPRAR

 

    Acts 27:4   E, partindo dali, fomos navegando abaixo de Chipre, porqueos ventos eram contrários.

 

Oscarvões queimam com fulgor quando o vento é soprado sobre eles ou quando nós osabanamos.

 

OEspírito Santo é comparado ao vento, e seguramente Ele é necessário para o fogoqueimar. No entanto, eu também penso a respeito dos ventos tempestuosos daOPOSIÇÃO. A Bíblia fala em ventos "contrários" em Atos 27:4. Estesventos são causadores de problemas, mas eles são necessários para nos fazerqueimar brilhantemente para o nosso Senhor.

 

     A. Existem ventos de problemas queavivam nosso fogo:

        1. Desapontamentos

        2. Desencorajamentos

        3. Dificuldades

 

     B.Existem ventos de dor que avivam nosso fogo:

        1. Um espinho na carne deu a Paulo opoder de Deus necessário para o seu ministério.

        2. Doenças

        3. Dificuldades

 

     C. Existem ventos de perseguiçãoque servem de abanadores:

        1. Da nossa família

        2. Dos nossos amigos [e dos nossos irmãosem Cristo]

        3. Dos nossos inimigos

        4. Dos líderes religiosos

        5. Do governo

 

 

 IV. Para permanecer brasa-viva pelo Senhor,você precisa de COMUNHÃO PARA BRILHAR.

 

   Heb 10:25   Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vaiaproximando aquele dia.

 

Umcarvão em meio de outros carvões em brasa permanecerá em brasa. No entanto, seaquele carvão for colocado de lado, ele se esfriará mais rapidamente do que orestante.

 

Vocênão encontrará um crente que é uma real e duradoura bola de fogo por Deus, anão ser que ele seja um membro ativo de uma boa igreja!

 

     A. Na comunhão, nós enviamos calor umpara outro

        1. Fazemos/recebemos isto através deexemplos.

        2. Fazemos/recebemos isto através dostestemunhos.

        3. Fazemos/recebemos isto através dosencorajamentos.

 

     B. Na comunhão, nós apoiamos um ao outro

        1. Eu ponho uns carvões mais frios sobreos carvões que estão em brasas.

        2. Os cristãos mais fortes têm queapoiar os fracos.

 

     C. Na comunhão, nós movemos um ao outro

        1. Algumas vezes um churrascador revira os carvões,movendo-os de maneira que eles queimem melhor.

        2. A pregação devemover as pessoas e ela deve ajudar você a "virar de lado" quando vocêprecisa disto.



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes / ComDeus)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.