O Que Diz

A Bíblia Sobre

A mulher do lar

Preparado pelo Missionário CalvinGardner

Todos os males da sociedade, sejam financeiros, políticos, trabalhistas,escolares ou religiosos têm a sua origem no coraçãodo homem. Sabemos como é o coração do homem (Jer.17:9; Rom 3:10-23). A instituição que Deus estabeleceu, aindano jardim do Éden, que ajuntou duas pessoas em maneiras especificaspara ser uma unidade é o que chamamos de família. O ambienteque é formado pelo amor exercitado entre todos da famíliacria o que chamamos de “o lar”. O lar tem suma importância na vidahumana pois é o berço de costumes, hábitos, caráter,crenças e morais de cada ser humano, seja no contexto mundial, nacional,municipal ou familiar. Então, podemos dizer, como vai o lar vaio mundo, e também, o que é bom para a família ébom para o mundo.

Tal lar, tal mundo

Reconhecendo a existência e influência do pecado, sabemosque todos os lares não estão operando com as mesmas regrase propósitos com os quais um lar cristão opera. Aprendero que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantiade que atingiremos o alvo o qual Deus tem para nós na relaçãode família.

I. A MULHER DO LAR

A. A mulher do lar e o propósito de Deus Gên. 2:18-24;Ecl. 4:9-12

1. “Ajudadora”

O Hebraico desta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante(#5828 - Strong’s). Esta palavra já vem de uma outra raiz (#5826- Strong’s) que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender;ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra “ajudadora”é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e étraduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia.

“Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir.É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado,a cabeça, o líder e o exemplo do lar. A mulher foi criadapara ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lonestas tarefas. É para ela fazer esta “ajuda” sem usurpar as posiçõesdele e com respeito à posição que Deus o deu no lar.

2. “Idônea”

Esta palavra “idônea”, em conexão com a palavra ‘ajudadora’é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavraé usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretendeque a mulher seja para o homem. A palavra significa a mesma de “ajudadora”por isso não é sempre traduzida para português porvarias editoras como uma outra palavra separada.

O dicionário Aurélio define a palavra ‘idônea’ comopróprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condiçõespara desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(DicionárioAurélio Eletrônico).

A mulher física,emocional, espiritual e mentalmente tem inteiramente

todas os ingredientes queela precisa para ser esse auxílio adequado para o homem.

O mundo animal que Deus criou nos mostra o equilíbrio necessáriopara ter uma parte do par no lar capacitado diferentemente um do outro.Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhanteque a das fêmeas. Isso não é porque os machos sãomais importantes mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos,covas e os refúgios para cuidarem dos filhotes. Elas sãouma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste nacamuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes a caçarem,se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrairatenção fora do ninho nas horas de perigo. São elesque trazem alimentação para o ninho. É claro que todasas espécies não funcionam igual, mas podemos observar todase aprender lições importantes para o nosso própriolar e o lugar que a mulher tem para ajudar no lar.

3. “Para ele”

A primeira responsabilidade da mulher é “para ele”. Ela foi criada“para ele” e é ‘para ele” que ela deve viver.

As responsabilidades da mulher do lar para com o homem do lar

Sem dúvida, todas as mulheres devem ter seus própriosideais sobre o que é ser um esposa e mãe perfeita. Todavia,estes ideais devem ser temperados com que o seu marido pensa do assunto.Ela tem a posição de esposa e mãe não paracumprir só o que ela entenda do assunto mas também para cumpriro que ele pense que uma mulher e mãe devam ser.

B. A mulher do lar e o seu domínio Provérbios 31:27. “Estáatenta ao andamento da casa” I Timóteo 5:14, “governem a casa” Tito2:5, “boas donas de casa”

O Domínio da Mulher:A Sua Casa

Por causa do homem do lar ser levado para fora do lar no cumprir dassuas responsabilidades de sustentar e proteger o lar, a segunda autoridadedo lar (a mulher) tem a tarefa de cuidar da maior parte do lar. E nãoé só a necessidade e bom senso que determina isso. A própriaBíblia determina que o lar é de domínio da mulher.

A mãe que empenha-se no cuidado de todos no seu lar cuida dealgo em importância além de qualquer posiçãoque a sociedade pode dar a ela. Ela cuida da residência de almasimortais. Não há outra ocupação que tenha astarefas tão desprezíveis junto com as responsabilidades eoportunidades tão elevadas. (Dorothy Patterson, Recovering BiblicalManhood and Womanhood, p. 367)

Para cuidar do lar na maneira que convém, a mulher do lar necessitaaplicar a sua atenção numa multiplicidade de tarefas. Vejaos exemplos Bíblicos que seguem que nos dão o quadro certode uma mulher sábia, exemplar e virtuosa:

Provérbios 9

Provérbios 31

I Timóteo 5

Tito 2

Quando a mulher do lar que quer cumprir tudo pela qual ela foi criadae esforça-se ser ativa em todas as áreas que a Bíbliamostra às mulheres sábias e virtuosas ativas, ela vai verque estas atividades deixam ela abençoada internamente com satisfaçãoplena e abençoada espiritualmente por Deus. É assim porqueela, no esforço de desempenhar se nestas atividades, louva o SeuCriador e O obedece através da observação de todosos Seus caminhos concernentes a ela.

Se a mulher se compromete a trabalhar fora de casa, qualquer númerode horas, o cumprimento da sua primeira responsabilidade, o marido e olar, tem que por necessidade ser prejudicado. Qualquer hora fora do larcom o propósito de servir outro é tempo que ela nãoé “dona” da sua casa nem “está atenta ao andamento da casa”.Muitas vezes a própria mulher, pelos interesses divididos “derrubacom as próprias mãos” o seu lar (Provérbios 14:1).

As limitações físicas dela e as limitaçõesdo horário diário forçam uma escolha difícil- ou o lar, ou o trabalho fora (Tiago 1:8). Não deixe de ser enganadacom essa conversa que se não pode dar tempo quantitativo aos filhos,pode dar tempo qualitativo a eles. Se a mulher gasta tempo quantitativofora do lar, o tempo qualitativo não existe mais. A mulher nãoé como máquina. A mulher tem limites. Há a possibilidadeque uma mulher é forçada de trabalhar fora do lar mas essaatividade deve sempre ser vista como uma necessidade triste, nunca comouma prática normal ou natural.

A mulher “louca” da Bíblia é aquela que não fica“atenta ao andamento da casa” mas anda ociosa “de casa em casa” (I Tim5:13). Isto é uma amostra da mulher que não quer ficar emcasa e cuidar do que é da sua competência.

C. A mulher do lar e a submissão Efés. 5:22, 24; Col 3:18;Tito 2:5; I Ped 3:1, 5

1. O Que É?

a. Definida: A palavra grega da qual é traduzida submissãono Português é uma palavra que significa subordinaçãoou, em reflexo, obedecer. (#5293 - Strong’s). A palavra subordinaçãono Português significa um estado de dependência ou obediênciaem relação a uma hierarquia (de posição oude valores); submissão. (Dicionário Aurélio Eletrônico).A palavra obedecer no Português significa sujeitar-se à vontadede; estar sob a autoridade de; estar sujeito; não resistir, ceder;estar ou ficar sujeito a uma força ou influência; submeter-seao mais forte; render-se (Dicionário Aurélio Eletrônico).

Submissão é um verbete que significa o ato ou efeito desubmeter (-se) (a uma autoridade, a uma lei, a uma força); obediência,sujeição, subordinação e uma disposiçãopara aceitar um estado de dependência. (Dicionário AurélioEletrônico).

Quando uma mulher toma voluntariamente a opção de sersubmissa por causa da Palavra de Deus e assim sujeitar-se a um estado desubordinação ao seu marido, ela torna a ser uma pessoa dependente.É esta atitude de dependência que é difícilpara a mulher aceitar. É nesta colocação que ela necessitaque o marido seja tudo o que ele deva ser. Ela voluntariamente se colocanuma posição vulnerável, quer dizer, numa posiçãode dependência de um outro que pode ou não pode ser o queela precisa. Se o homem do lar for menos do que ele deve, ela sentirádesamparada, exposta aos perigos e muito insegura.

Desde que submissão tem o aspecto de dependência, a sociedadetem interpretado isso em um ponto de fraqueza e desigualdade na parte damulher. Há partidos políticos e movimentos na sociedade quevisam remover essa dependência. Leis são promovidas para posicionara mulher ao lado do homem como igual. É claro que esta atitude desafiao propósito de Deus. Ela foi criada para ajudar o homem e nãocompetir com ele. Isso não quer dizer que a mulher é menoscapacitada que o homem, mas só que a capacidade dela deve ser direcionadadiferentemente que o homem. A capacidade total dela é para ajudaro homem, e a Bíblia mostra quais são as áreas queela deve empregar a sua ajuda indispensável (veja a tabela anteriorsobre O Domínio da Mulher - O Seu Lar).

b. Usada:

Como uma palavra é usada na Bíblia nos mostra melhor osignificado. As passagens que relata a responsabilidade da mulher de estarem submissão ao seu marido são: Efés. 5:22, 24; Col.3:18; Tito 2:5 e I Ped. 3:1,5.

A idéia de submissão é entendida quando comparadaa quem deve executá-la. Veja os seguintes casos: · Criançasaos pais: Luc. 2:51, Cristo, “era-lhes sujeito.”; Efés. 6:1, “filhos,sede obedientes a ... pais” · Jovens aos anciãos: I Ped.5:5, “vós jovens, sede sujeitos aos anciãos” · Servosaos Chefes: I Ped. 2:18; Tito 2:9, “Exorta os servos a que se sujeitema seus senhores” · Cidadãos aos principados: Tito 3:1, “Admoesta-osa que se sujeitem aos principados e potestades” · Cidadãosàs leis humanas: I Ped. 2:18, “Sujeitai-vos, pois a toda a ordenaçãohumana”

Quando a mulher pensa certa sobre a submissão, ela entende quenão é só ela que tem que ser submissa. Ela ésó uma parte entre muitas que prestam esta honrosa posição.A submissão é exercitada desde o céu onde Cristo submete-sea Deus, à terra onde tudo opera conforme “o propósito dAqueleque faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade” (Efés.1:11).

2. O Que Serve?

Submissão é importante pois funciona como:

O ingrediente que facilita a posição do homem e da mulherdo lar funcionar satisfatoriamente é a submissão.A atitude e a prática de submissão no lar é o queafasta qualquer competição não saudável entreas posições. A submissão coloca no lugar de competitividadeuma ambiente de amor e bem estar. Cabe à mulher adicionar este ingredienteno seu lar pela força da sua posição.

A natureza pecaminosa do homem leva à impossibilidade de sujeitar-seà lei de Deus (Rom 8:7) e por isso o homem procura estabelecer “asua própria justiça” e não sujeita-se “à justiçade Deus.” (Rom 10:3). Quando vemos que a mulher tem sido influenciada pelopecado, podemos entender que a posição de ser ajudadora eassim em submissão ao homem tem sido influenciada também.A introdução de pecado no mundo tem pervertido a ordem queDeus primeiramente estabeleceu no mundo. É nesta área desubmissão que a natureza pecaminosa na mulher tem transformado em“um espinho” na vida dela. A submissão, no princípio, erapara ser uma característica de honra e utilidade. Submissãoé o que é tão necessária para a mulher cumprira razão principal de existir (Gên. 2;18, “uma ajudadora idôneapara ele”). A natureza pecaminosa promove orgulho excessivo ao ponto deestimar-se melhor que o outro. No lar, o orgulho excessivo é vistoquando a mulher do lar não submete-se à autoridade do homemdo lar sobre ela. Este orgulho leva-a ativamente a procurar uma posiçãoigual ou até superior do marido.

Para ser submissa, tem queesforçar-se contra a própria natureza pecaminosa

A Deus, submissão significa dar obediência modesta àautoridade ou poder estabelecido. Ele estabeleceu a posiçãoda mulher para a proteger e para criar harmonia no lar. O exemplo de submissãopara todos no lar é o próprio Cristo quando “esvaziou-sea si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente atéà morte, e morte de cruz” (Fil. 2:7,8).

Uma mulher do lar que é submissa ao seu próprio maridoé uma mulher submissa a Deus pois ela está sujeita àordem de Deus. Isto é sabedoria pois ela, no cuidado de ser obediente,é temente a Deus. Submissão é um ingrediente duma“mulher graciosa” e esta mulher para o lar é uma que “guarda honra”,uma mulher comprometida para o bem do lar (Prov. 11:16).

Submissão no lar tem um efeito tranquilizador no lar. Alémdum homem do lar que cumpre a suas responsabilidades, é necessárioque ele tenha ao seu lado uma mulher do lar submissa. É isso queestabelece o lar. A falta de submissão perturbará o lar.Quem perturba a sua casa “herdará o vento” ou traz para o lar nenhumproveito (Prov. 11:29).

Quando se raciocina bem, a submissão não é umaopção para a mulher do lar que realmente vela para o bemdo seu lar. Se ela a aceita como responsabilidade própria ela andarácom honra e como um participante ativo no estabelecimento do seu lar. Istoé discrição. Não importando a capacidade damulher do lar em outras áreas da sociedade, se ela não andacom discrição no seu próprio lar, ela não tema “formosura” que vem por cumprir a sua primeira função comomulher do lar (Prov. 11:22) A “formosura” da mulher é vista no quantoela realiza o propósito dela ser criada.

Submissão: A Portado Caminho das Bênçãos

A força que a submissão no lar tem é vista em quea submissão faz parte duma testemunha que opera para “a fim de quea palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2:5). Se a submissãofaz parte deste tipo de testemunha a grande importância dela évista.

A submissão da mulher para os seus deveres do lar pode operaraté para a salvação de um marido descrente (I Cor7:16). A atitude que ela exemplifica na submissão ao marido funcionacomo uma pregação constante a ele. A sua açãopara com ele força ele considerar a “vossa vida casta, em temor”(I Ped 3:1,2) uma vida que ele deve ter para com Deus. Um comportamentosubmisso pela esposa aos seus deveres é uma lembrança vivae constante ao marido da palavra pregada de arrependimento dos pecadose obediência a Deus pela fé em Cristo. É assim queela pode ganhar o seu marido para Cristo sem falar uma palavra, pois asua vida prega alto.

A submissão é um enfeite que supera qualquer adorno exterior,pois submissão vem do interior, de “um espírito manso e quieto”.Se esta qualidade é preciosa diante de Deus, quanto mais ela deveser estimada entre as mulheres que velem para o bem estar dos seus amadose para o serviço de Deus (I Ped 3:3-6).

D. A mulher do lar e a virtude Rute 3:11; Provérbios 12:4; 31:10,29

1. Definida

No hebraico essa palavra, virtuoso, significa uma força, queseja de homens, meios, valores ou de outros recursos. Essa mesma palavratem sido traduzida: · capazes (Êx. 18:25) que têm umaidéia de competência, aptidão e honra séria.· força (II Sam 22:33; Sal 18:32,39; Provérbios 31:3)que significa energia moral ou física, influência, intensidadede valor · forte (Ecl. 12:3) que significa ter força, vigor,ser robusto seguro e ativo · valoroso (Juízes 11:1) que édefinida como tendo valor, coragem e sendo enérgico, ativo e forte· valentes (II Sam 13:28) que mostra valor ou valentia, audácia,coragem, rijo e resistência

No Novo Testamento a palavra “virtude” não é usada emreferencia à mulher mas em referência a todos nós naqualidade de excelência ou masculinidade, virilidade ou valor, brioe coragem como também de ter nobreza e dignidade. (Novo Michaelis,Inglês - Português sobre a palavra em inglês “manliness”);Fil. 4:8; II Ped 1:3, 5.

2. Usada em relação à mulher

Quando a Bíblia diz em Rute 3:11 “pois toda a cidade do meu povosabe que és mulher virtuosa” significa que Rute era moralmente forte,que tinha uma influência de valor e resistência e tinha mostradacompetência e honra séria. Essa virtude na parte da Rute eramostrada em que ela tinha a fortaleza de espírito de deixar o seupaís e operava com humildade em se sacrificar no cuidado da suasogra na sua aflição. Ela há tempo já haviasido constante no trabalho árduo no campo para suprir as necessidadesque elas tinham em casa e a sua dedicação à Noemiem obedecer as suas orientações mostrava honra e dignidade.A sua pobreza não cobria a sua competência mas contrariamente,a sua competência apagava qualquer desdém que a sua pobrezaprovocava.

3. A Utilidade de virtude

Virtude é algo além de aparência. Há milharesde mulheres que aparentemente são as melhores vizinhas, as maiseficientes na limpeza de casa, gloriosamente sábias no vestir eperfeitamente aptas na conversa. Essas mesmas, muitas vezes nãotêm a menor idéia de como treinar os filhos a temer a Deus,amar os seus filhos e maridos ou adorar a Deus em espírito e emverdade. São cheias dos louvores do mundo mas vazias do conhecimentode Deus e a satisfação interna que vem por cumprir aquelapor qual foi criada. Virtude é o que separa as verdadeiras das deaparência só.

A virtude para a mulher é:

E. A mulher do lar e as suas mãos

Provérbios 31:13, Mulher virtuosa ... “trabalha de boa vontadecom suas mãos”

A palavra mão é usada em muitas maneiras pela Bíblia.Pelo uso podemos ver que as mãos, muito além de ser sóuma parte da anatomia do corpo, representa outras idéias. Essasidéias que as mãos representem são:

Para ter um estudo mais completo e ver mais claramente a importânciada atividade que a mulher tem com as mãos convém estudarProvérbios 31:10-31 e ver quais atividades mencionadas se fazemcom as mãos.

Tudo o que temos estudado até agora sobre a mulher do lar (Opropósito de Deus para a mulher, o seu domínio, a submissãoe a virtude da mulher do lar) é visto melhor pela atividade queas mãos da mulher estão ocupadas.

Pelas mãos ativas da mulher do lar ela:

Mulher do lar, quais são as atividades das suas mãos?Mostram virtude ou a falta dela? Estão servindo o Senhor ou as obrasmortas da carne? Estão deixando uma testemunha viva e piedosa ounada para instruir as que a seguem? Verifique que as mãos sejamativas no que honra a sua posição e o propósito deDeus de ter te criado.

F. A mulher e a sua boca

Prov. 4:24; 31:26; II Pedro 1:5-8

Pronto para ouvir, tardiopara falar - Tiago 1:19

A boca, como as mãos, mostram o que está no interior deuma pessoa. O que se pensa, logo está expressada por palavras eações (Mat. 12:34). Por isso, vale a pena estudar o assuntoda boca em geral e ver como a mulher do lar se enquadra neste assunto.

1. O Perigo

A Bíblia usa palavras fortes para descrever o perigo da línguana boca de qualquer um. Tiago diz que a língua “é um fogo;como mundo de iniquidade”, “inflama o curso da natureza e é inflamadapelo inferno” e “é um mal que não se pode refrear; estácheia de peçonha mortal.” (Tiago 3:2-12). Já vendo o quea língua é, somos instruídos de usá-la cuidadosamentee infreqüente. Quando Tiago diz que a língua inflama o cursoda natureza ele quer dizer que pela língua a natureza pecaminosado homem pode ser incentivada ou provocada. Há poder na língua,tanto para o mal quanto o bem (Prov. 15:1). Uma mulher que reverte a usodo poder da língua para manipular astuciosamente os ao redor delaserá alvo de outros usando a mesma tática para com ela; elacomerá do seu fruto (Prov. 18:21). Esta mulher é definidana Bíblia como alvoroçadora, louca e marca das que sabemnada (Prov. 9:13) e as de má fama (Prov. 7:11). Alvoroçadorasignifica fazer um som barulhento; estar em grande comoçãoou perturbação; tumulto (Strong’s Heb. - #1993). Uma línguanão usada para a glória de Deus torna logo numa línguamentirosa ou testemunha falsa e que semeia contendas entre irmãos,coisas que são abominação ao Senhor (Prov. 6:16-19).

2 A Testemunha

A língua mostra se somos íntegros ou não. A língua,conforme o controle dela, é uma verdadeira testemunha públicade nós e de nossa religião (Tiago 1:26). Uma das marcas defalsos profetas é a sua fala (II Ped 2:18). A verdade é que“pelo fruto se conhece a árvore” se for palavra ociosa para suacondenação ou se for palavra sã para sua justificação(Mat. 12:33-37). Que tipo de palavras saem da sua boca? Palavras que “destilamfavos de mel” e “mais suaves do que o azeite” são palavras que sãocovas profundas. Estas saem dos lábios da mulher estranha (Prov.5:3; 22:14). Palavras de sabedoria e da beneficência estãona língua da mulher virtuosa (Prov. 31:26); a língua do justofala do juízo (Sal. 37:30). Qual é a sua?

3. A Utilidade

A boca, como qualquer dádiva de Deus, pode ser usada numa maneirahonrosa ou desonrosa. Olhando pela Palavra de Deus podemos ver que hámuito a dizer sobre a boca, a fala e a língua. Podemos categorizarestes versículos em duas colunas. Uma mostra o bem que a línguapode estimular e a outra, o mal. Qual coluna figura a sua boca?

BENÇÃO

MALDIÇÃO

  • Persuadir - Prov. 25:15
  • Pacificar - Tiago 3:17:18
  • Exemplo: Abigail - I Sam 25:18-35
  • Ser facciosa - Tiago 3:13:16
  • Praticar porfias (contendas) - II Cor 12:20; Judas 15,16
  • Exemplo: Herodias - Mar 6:14-28
  • Louvor - Sal 71:14,15
  • Exemplo: Mulher Sunamita - II Reis 4:23,24
  • Murmurar - Rom 1:30
  • Exemplo: Mulher de Jó - Jó 2:9
  • Orar - I Sam 1:12; 2:1,2; Fil. 1:4
  • Exemplo: Ana - I Sam 1:9-18
  • Lisonjear - Prov. 26:28; 28:23; II Ped 2:18
  • Exemplo: Mulher Estranha - Prov. 7:6-21
  • Dar sabedoria - Sal 37:30; Prov. 15:2,14; Tiago 3:13,17,18
  • Exemplo: Mulher Virtuosa Prov. 31:26
  • Pedir açoites - Prov. 18:6-8
  • Exemplo: Míriam - Num 12:1-10
  • Dar graças - Sal 100:4; 119:108; Col 3:15
  • Exemplo: Rute - Rute 1:16,17
  • Queixar - Judas 15,16
  • Ser ingrato - II Tim 3:2
  • Exemplo: Zipora - Êx 4:24-26
  • Ensinar verdade - Col 3:16
  • Exemplos: Lóide e Eunice - II Tim 1:5; 3:15; Mãe de Lemuel- Prov. 31:l
  • Mentir - Prov. 14:5, 25; 17:4, 20; 19:5,9; 21:6; João 8:44;Apoc 21:8
  • Exemplo: Safira - Atos 5:1-11
  • Ser fiel e sincero - Mat. 5:37; I Cor 10:31
  • Exemplo: Raabe - Josué 2:1-21; 6:25
  • Ser desleal - Lev 19:16; Prov. 11:3; 20:19
  • Hipócrita - Sal 62:4; Prov. 11:9
  • Exemplo: Delila - Juízes 16:15-16
  • Cantar - Sal 40:3; 81:1; 92:1; 96:1-4; Prov. 29:6; Col 3:16,17
  • Bendizer - I Ped 3:8,9
  • Louvar - I Sam 2:1; Sal 71:14,15; 92:1
  • Ser Saudável - Prov. 15:4
  • Exemplo: Ana - I Sam 2:1-10
  • Blasfemar - II Tim 3:2
  • Falar palavras torpes - Col 3:8
  • Jurar - Tiago 5:12 (Mat. 5:34-36)
  • Escarnecer - Sal 1:1; Prov. 1:22; 21:24; 22:10; II Ped 3:3
  • Amaldiçoar - Tiago 3:9
  • Exemplo: Jezabel - I Reis 19:1,2; 21:1-16
    • Ser modesto, manso - Tito 3:2
    • Exemplo: Abigail - I Sam 25:18-35; Maria - Luc 1:38
    • Ser orgulhoso - Prov. 28:25; Rom 1:30; II Cor 12:20; Tiago 3:13-16
    • Encobrir ódio - Prov. 10:18
    • Exemplos: Mulher Louca - Prov. 9:13; 21:24; Atalia - II Reis 11:1-16

    4. O Reparo

    Temos visto que a boca pode ser usada tanto para bençãoquanto maldição. Quando usada para benção hánada a consertar, mas quando a boca tem sido usada para maldição,pode ser que há muito para corrigir. A Bíblia mostra comoremediar este problema.

    Há conserto quando entramos na destruição de palavrastorpes, iradas, contenciosas ou menos que suaves e puras. “Fiel éDeus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antescom a tentação dará também o escape, para quea possais suportar.” (I Cor 10:13). Mas, se não aproveitamos dagraça de Deus nem o escape que Deus nos dá, precisamos voltaratrás e reparar o mal que fizemos. Graças a Deus que hámaneira de consertar o erro!

    5. O Conselho

    A Bíblia não é silenciosa acerca de bons conselhos.Ela nos orienta acerca da boca também tanto quanto as outras áreasdas nossas vidas. Se faltamos sabedoria somos aconselhados de pedir “aDeus, que a todos dá liberalmente” ( Tiago 1:5; Sal 81:10). Sótendo a sabedoria “que do alto vem” podemos ter a profusão de palavraspacíficas, moderadas, tratáveis, cheias de misericórdiae de bons frutos; palavras “sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).

    Para ter a certeza de que tudo que sai da sua boca seja “verdadeiro,honesto, justo, puro, amável, de boa fama e com virtude” entãopensai nestas coisas (Fil. 4:8,9). Se tem um coração e menteem paz, as palavras serão com paz também.

    Um conselho que sempre convém é achado em Tiago 1;19-20que diz, “todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardiopara se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça deDeus.” Sempre é propício uma pausa antes de falar algo quepode ser mal interpretado. A nossa fala seria mais agradável sefosse salpicada com o sal da graça de Deus. Tendo uma pausa antesde falar nos dão tempo a orar para que a nossa “palavra seja sempreagradável, temperada com sal, para que saibais como vos convémresponder a cada um.” (Col 4:6). O sal se refere ao ingrediente em nossaconversa que preserva boas maneiras, conserva virtude e purifica as máintenções, este ingrediente sendo a sabedoria de Deus.

    6. O Alvo para Atingir

    É sempre uma ajuda ter um destino delineado se esperamos atingira possessão de uma boca que é sempre uma benção.O Salmista orou ao SENHOR expressando este desejo (Sal 19:14) e éaí que devemos começar. Devemos procurar de Deus o controlenecessário pois é certo que “nenhum homem pode domar a língua”(Tiago3:8). Se somos sondados por Deus (Sal 139:23) é certo que sabedoriafará parte da nossa conversa mais usualmente. “Ora, o fruto da justiçasemeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” (Tiago 3:18).

    Preparado pelo:

    Pastor Calvin G. Gardner

    Rua Santa Cruz das Palmeiras, 333

    15.800-000 Catanduva, São Paulo

    Fone (017) 523-2675

    Retornar aos Estudos Biblicos



    (retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes / ComFamilia)


    Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.