Cuidando da Mente das Nossas Crianças


Lincoln Máximo Alves

12 de Outubro/2008



INTRODUÇÃO

Faz pouco tempo que tratei sobre a cegueira mental que o inimigo tem causado nos seres humanos. Naquela ocasião falei sobre as três áreas que ele vem atuando: na ciência, na religião e no entretenimento (*Sermão “a cegueira mental” de 08 de Junho/2008). Fui consultado se poderia falar mais sobre esse assunto no culto especial do dia das crianças, só que desta vez aprofundando mais sobre o tema do entretenimento.


Nossas crianças e jovens têm usado jogos modernos, internet, filmes e algumas literaturas como meio de diversão. Busquei mais informações sobre o assunto e me debrucei nos princípios bíblicos que são úteis para nos auxiliar a lhe dar com esses perigos modernos. Trataremos dos principais riscos que nossos filhos estão correndo por meio dessas diversões. O objetivo é abrir os olhos, não só dos pais, mas também dos filhos, para que eles mesmos se tornem capazes de identificar esses perigos e se afastarem deles.


Comecemos com o texto bíblico que se encontra em Provérbios 3:5-8:

“Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos”.

O sábio Salomão foi quem escreveu esse provérbio. Usaremos a própria história de Salomão para nos servir de exemplo. Lembre-se que foi o Espírito Santo que inspirou Salomão a escrever esses provérbios. A bíblia diz que tudo que está escrito nela foram escritos para nos ensinar e nos ajudar a evitar as coisas más (Rm 15:4; 1 Co 10:1-13).


Infelizmente Salomão não seguiu o conselho que o Espírito Santo o inspirou a escrever. Salomão recebeu uma sabedoria que nenhum outro homem comum recebeu, mas no final da sua vida ele se desviou. Aprenderemos neste estudo qual foi a causa do pecado desse homem. Isso nos servirá de alerta.


Vejamos o trecho que fala sobre a sabedoria de Salomão:

1 Reis 4:29-30 “E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.”.

Vejamos o trecho que fala sobre sua queda:

1 Reis 11:4-10 “Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o SENHOR seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. Pelo que o SENHOR se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do SENHOR Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o SENHOR lhe ordenara”.

I – NÃO CONFIE EM SUA INTELIGÊNCIA E SABEDORIA


Não confie somente em sua inteligência e sabedoria para conduzir sua vida e de sua família. Salomão foi o homem mais sábio da terra e se deixou influenciar por causa do contato com mulheres que praticavam idolatria. O que aprendemos com esse texto é que não é a inteligência que nos protege do mal, e sim, a obediência e o temor do Senhor. Lembre-se do provérbio: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos” (Provérbios 3:7-8).


Muitos de nós quando estamos assistindo a um filme, ou lendo um livro, ou ouvindo uma música, costumamos falar assim: “isso é só um filme, isso é só um livro, isso é só uma música..., e isso não me afeta”. O que entra em nossa mente por meio da visão e da audição pode ser sutil e perigoso. Quando menos esperamos os maus pensamentos querem dominar as nossas mentes. A estratégia do inimigo é penetrar na mente das pessoas com idéias malignas e, aos poucos, distanciá-las mais de Deus. Se Salomão que tinha toda a sabedoria e inteligência se contaminou por causa da influência que ele teve por meio de suas mulheres idólatras, imagine uma pessoa que está em processo de formação de caráter moral e espiritual estando em contato com feiticeiros, bruxos e demônios?


Então, como conhecer a vontade do Senhor para que eu não peque? Só há uma forma de se descobrir qual é a vontade de Deus. É conhecendo a palavra Dele. A Bíblia diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105).


Mas, mesmo que se conheça a palavra Dele, ainda não é o suficiente. Veja que Salomão conhecia profundamente a palavra de Deus e, mesmo assim, se desviou. Sabe por quê? Porque em um determinado momento ele não obedeceu. Em primeiro lugar precisamos conhecer a palavra de Deus, em segundo lugar e, mais importante ainda, é obedecermos a ela. E você só obedece quando você acredita. Quando você não acredita você não toma uma atitude. Um exemplo prático disso é que se alguém entrar num ambiente e informar que há uma bomba, você só tomará a decisão de sair imediatamente se você acreditar na informação. Mas, se você não deu crédito à informação você continuará em seu lugar e não tomará nenhuma atitude. Esse é o primeiro e principal problema que as pessoas têm com a Bíblia. Muitas pessoas que freqüentam uma igreja e têm contato com a Bíblia não crêem na maioria das coisas que estão escritas nela. É por isso que a maioria das pessoas só começa a dar crédito à bíblia quando acontecem coisas ruins em suas vidas. Pode perguntar para qualquer pessoa que você conheça e que hoje obedece a Bíblia se não foram experiências com a Palavra de Deus em suas vidas que a fizeram acreditar?

1.1 - O PERIGO NOS DESENHOS INFANTIS


Quero começar analisar o perigo nos desenhos animados. Desenhos como Dragon-ball, Yu-Gi-Oh, Slayer, Pokemon entre outros, são os mais assistidos pelo público infantil. Esses filmes trazem sempre o mesmo enredo, que é a luta do bem contra o mal, que pode até parecer como um benefício, mas possui cenas terríveis e cruéis. Muitas cenas possuem invocação de demônios e estão recheadas de doutrinas anti-bíblicas. Em vez de nossas crianças estarem recebendo mensagens bíblicas, estão recebendo fortes doses de espiritismo, de ocultismo, de feitiçaria, de satanismo, de violência etc.

Darei um exemplo de um desenho que nos parece tão inofensivo, mas que por trás da falsa inocência há uma mensagem subliminar que é passada para nossas crianças. É o desenho da Vaca e o Frango. Nesse desenho é o demônio que está sempre ao lado deles. Infelizmente, muitos de nós não enxergamos o perigo que está por trás disso. Devido à nossa correria do trabalho e das inúmeras coisas pra fazer, não temos mais paciência para suportar a energia dos filhos e não estamos mais dispostos a gastar tempo com eles em outras brincadeiras, então, quando eles ficam parados em frente à TV achamos isso bom, pois não estão nos dando trabalho. (veja um trecho do desenho).

1.2 - O PERIGO NOS FILMES, LIVROS E REVISTAS


Um dos livros e filmes que mais fez sucesso nos últimos anos foi o do Harry Potter. As aventuras do menino-bruxo seduziram muitas crianças, jovens e adolescentes. Com o enredo de um bruxo bonzinho é apresentado aos leitores um manual completo de bruxaria, encantamentos e rituais de satanismo com ingredientes de sangue, ossos e carne humana para se produzir o corpo do vilão, o príncipe das trevas.

Vários filmes de ação e aventura tem em seus heróis homens que vieram do inferno para proteger a humanidade e por aí vai... A Bíblia nos alerta que “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2 Timóteo 4:3-4).

O conceito de magia-branca e magia-negra, bruxo-bom e bruxo-ruim, demônio-bom e demônio-ruim não existe na bíblia. Em toda a Bíblia, seja no Antigo quanto no Novo Testamento Deus não aprova a feitiçaria, nem consulta aos mortos, nem a adivinhadores, nem aos ditos “espíritos de luz” da chamada linha-branca do espiritismo. Veja o que a bíblia diz sobre espíritos de luz: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2 Coríntios 11:14-15). A Bíblia deixa bem claro que Deus é contra todas essas práticas e alertou ao povo de Israel para não se contaminar com isso (Deuteronômio 18:9-14). Quem pratica essas coisas está se contaminando espiritualmente.

Um dos primeiros sintomas que as imagens ruins causam na mente das pessoas é a falta de sono. Milhares de crianças no mundo estão sofrendo desse mal. Daí voltam a ligar a TV ou o computador e passam horas e horas consumindo mais cenas ruins. Vira um vício. Suas mentes ficam tão cheias de maus pensamentos que seus cérebros despejam quantidades enormes de adrenalina no sangue fazendo com seus corpos fiquem agitados. Sempre que vão dormir as lembranças das cenas terríveis vêem à tona deixando-os ansiosos e com medo. Começam a imaginar coisas, se assustam com facilidade, não conseguem ficar sozinhas e nem dormir com a luz apagada.


Outro sintoma é o esfriamento da fé. Jovens estão se afastando da igreja para provarem tudo aquilo que eles absorveram pelas imagens que viram nos filmes, na internet ou na TV. A Bíblia diz que “... nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios” (1 Timóteo 4:1). Se a bíblia diz que várias pessoas seguirão doutrinas de demônios é porque elas aprenderão essas doutrinas em algum momento em suas vidas. O diabo é tão esperto que está seduzindo as pessoas dentro de suas próprias casas.

1.3 - O PERIGO NA INTERNET


O Brasil é o país onde mais se gasta tempo na Internet. São salas de bate-papo, jogos, imagens e vídeos disponíveis a qualquer idade e a qualquer hora. A Internet é uma ferramenta poderosa onde você pode buscar o bem ou o mal. O problema é que o mal está sempre mais disponível e de graça. Sem muita dificuldade acha-se o pecado em cada clique com o mouse.


Não devemos achar que só porque os nossos filhos estão quietos no quarto, sem dar trabalho, significa que estão seguros. Cuidado! Eu pergunto: Você teria coragem de deixar seu filho sozinho, à noite, num local com prostitutas, viciados, tarados e outros riscos? Uma criança ou jovem com um computador sem o mínimo de controle é tão perigoso quanto ficar à noite nos locais de prostituição. Quem trabalha na área de informática sabe de inúmeros casos de pessoas que se perderam moral e espiritualmente. E muitas outras estão caminhando para o mesmo destino. Isso tudo por falta de controle no uso do computador. Sabemos que isso é difícil de controlar nos dias de hoje, mas não podemos simplesmente cruzar os braços e ficar esperando o pior acontecer. Precisamos agir com fé em Jesus Cristo e amor pelos nossos filhos. A bíblia diz: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12:11).

A recomendação é não deixar o computador no quarto. Coloque-o na sala em um lugar que todos tenham acesso. Instale programas que impeçam determinados tipos de sites. Avalie tudo o que seu filho está usando na Internet. Aconselhe, ensine, repreenda, faça tudo o que pode para conduzir corretamente a mente de seus filhos. Não desista! A bíblia diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele “ (Provérbios 22:6).

II - NÃO INVERTA OS VALORES MORAIS


“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!” (Isaias 5:20-21).

Um dos maiores problemas em nossa sociedade é a inversão de valores. O ser humano tem uma mania terrível de permitir aquilo que Deus não permite e proibir aquilo que Deus não proíbe. A cada dia o pecado está sendo aprovado pelas leis dos homens. O verso acima é bem claro. Lembre-se que não existe bruxo do bem, nem feiticeira do bem. Não faça das trevas luz e da luz trevas!


Um conselho importante que o Senhor Jesus nos ensinou foi que devemos ter firmeza em nossas palavras. Em Mateus 5:37 diz: ”Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. O que o Senhor está nos ensinando é para termos firmeza e convicção naquilo que falamos. Muitos pais estão cometendo esse erro, e isso é muito sério! Um exemplo desse tipo de atitude é quando o pai ou a mãe diz um “não” para o filho por causa de algo que está vendo que é ruim para ele, e logo depois, com as reclamações e insistências do filho, o “não” vira “sim”. Essa atitude está contribuindo para uma má formação da personalidade do filho. Lembre-se do que Jesus disse, “...o que passa disto é de procedência maligna”.


Muitos pais estão criando os filhos com uma falsa piedade achando que isso é amor e carinho. Ficam com receio de deixarem seus filhos tristes ou zangados e, por isso, liberam tudo. Quando alguém reclama das atitudes de seu filho normalmente esses pais usam a desculpa de que são crianças e acabam deixando os filhos ultrapassarem os limites. Daí a pouco eles estarão maiores e a desculpa será porque são adolescentes. Mais adiante quando estiverem adultos vão dizer que não podem fazer mais nada, pois já atingiram a maior idade e não podem controlá-los. Na realidade esses pais estão contribuindo para a geração do apocalipse! A Bíblia diz que “... nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela ” (2 Timóteo 3:1-5).


Alguns educadores e psicólogos no passado afirmaram que não se devia dizer “não” aos filhos para que não se podasse o potencial deles. Muitos pais seguiram esses conselhos e o que se vê hoje é uma geração de homens rebeldes, incontroláveis e sem limites, desobedientes às autoridades, sem respeito aos pais, assassinos e irreverentes. Mas, o que a bíblia ensina? Podemos ver o exemplo nos dez mandamentos. Dos dez mandamentos, nove possuem um “não”. E o único mandamento que não tem um “não” é o que diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá”. (Ex 20:1-17). Deus que é criador de todas as coisas sabe muito bem como funciona a mente do homem.


Depois que a coisa está sem controle muitos pais querem chamar a “super-Nanny”. O próprio programa da “super-Nanny” demonstra que a solução é criar regras, respeitar limites, ensinar aos pais terem autoridade sobre os filhos, dar amor e discipliná-los. Não é exatamente isso que a Bíblia ensina: Lei, respeito, autoridade, amor e disciplina?. Muita gente não precisaria chamar a super-Nanny se conhecesse e obedecesse a Bíblia. Está escrito: “Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma” (Provérbios 29:17).

III – O QUE OS FILHOS PRECISAM SABER


A palavra que tenho aos filhos é que não se esqueçam que seus pais os amam, assim como Deus também os ama. Vocês precisam entender que a disciplina é necessária. Deus sabe que todos nós precisamos de correção e, por isso, a bíblia ensina que os pais devem exercer autoridade e disciplina sobre os filhos. Deus mesmo nos trata dessa forma. A bíblia diz: “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam” (Jó 5:17-18).

Os filhos não devem ficar zangados com os pais. Sejam obedientes e ajudem seus pais na educação. Mostre seu amor para com Deus por meio do amor para com seus pais. Honrem seus pais e vocês serão abençoados.


Outra coisa importante que os filhos precisam entender é que existem momentos certos para se aprender certas coisas, como ver e ouvir certas coisas. Os pais devem proteger a mente de vocês evitando que recebam certas informações na idade errada. Você já pensou no que aconteceria se libertasse um pintinho do ovo antes de se completar os vinte e um dias? A sua intenção pode até ser boa, mas a liberdade antes do tempo causaria a morte prematura do pintinho. O animal estaria fraco e sem resistência para suportar o meio ambiente. Da mesma maneira uma criança não pode receber determinadas informações na idade errada, pois poderá ter problemas com a sua mente. O filho não pode receber total liberdade antes do tempo. A bíblia diz:
Prov. 29:15 A varetinha {* NOTA NO FINAL}  (do castigo- instrutivo)  e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma , envergonha a sua mãe. (Bíblia LTT)

Também é da responsabilidade dos filhos resistir à tentação. Vocês também colherão o que plantarem. Não adianta querer transferir todos os seus erros para seus pais. Muitos filhos estão usando a desculpa da “maldição hereditária” achando que não vão ser julgados pelos seus próprios atos. Se você sabe que seu pai ou sua mãe faz algo de errado, não os imite, mas ore por eles. Deus te abençoará por ser fiel à sua palavra. No Salmo 119:11 diz: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti
.

CONCLUSÃO


Não nos esqueçamos do que aconteceu a Salomão e a outros personagens bíblicos. Jesus disse que devemos vigiar e orar para não cairmos em tentação (Mateus 26:41). Vigiar significa ficar atento às coisas para não sermos seduzidos pelo mal. Não confiemos em nossa sabedoria e inteligência. Devemos confiar na Palavra de Deus e obedecê-la.

Que Deus nos abençoe. Amém!


https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRY6dEuKSlgBQQpOzM79dBWPF7GDHUdc95MBv-XAcekzQqMAKFY

www.Plantzafrica.com  

{* NOTA "Varetinha": obviamente, neste contexto de amor dos pais e do amor de Deus, não pode ser uma varona de 2m constituída de PESADA e DURA MADEIRA e de diâmetro na ordem de 5cm (ela poderia facilmente matar, aleijar ou desfigurar), nem mesmo qualquer diâmetro menor, posto que sua dureza, peso e inflexibilidade poderiam causar cruéis ferimentos e marcas permanentes, no corpo e na alma. Entendo que "varetinha" se refira a um pequeno pedaço de uma fininha ponta de vime ou junco (ou cipozinho), portanto muito LEVE e muito TENRA e muito FLEXÍVEL, com na ordem de 2 a 4 mm de diâmetro e 20 a 25 cm de comprimento. Usada:

(a) raramente e com MUITA MODERAÇÃO e BRANDA SABEDORIA;
(b) somente quando houver extrema insolência na rebeldia/desobediência em direção a comportamentos que poderão se tornar muito perigosos para a criança, seus próximos e a sociedade;
(c) somente em crianças e não em filhos quase adultos;
(d) somente quando a raiva dos pais tiver passado;
(e) somente em atitude de amor e com lágrimas nos olhos dos pais.

Por exemplo, suponha um menino de 4 anos que ainda não aprendeu a controlar sua ira e que, sempre que briga com outro, tenta feri-lo o mais mortalmente que puder, usando qualquer coisa cortante ou pontiaguda que descubra. Ele pode ganhar muito se a admoestação verbal (amorosa e sábia) dos pais, e outras sábias medidas (inclusive sugeridas por conselheiros especializados nesse tipo de problemas), for reforçada com 1 ou 2 golpes sem exagero de forças, usando um pedaço de varetinha de uma pequena pipa. Melhor recuperá-lo com isso do que deixá-lo alimentar sua agressividade incontrolada até ser tarde demais e ele virar um adulto e, sob explosões de ira, andar matando pessoas e arruinando sua própria vida. Valdenira N.M.Silva

 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComFamilia/

(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.