Davi e o Preço da Negligência na Família

 (compilado por Israel Reis)

 . "Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1Tm 5.8)ACF

 

. "Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia" (1Tm 3.4)ACF

  

VERDADE PRÁTICA

Não adianta termos êxito em tudo se a nossa família é uma prova do nosso fracasso.

 

2 Sm 6.16

O injusto desprezo de uma esposa

2 Sm 11.1-4; Êx 20.14

Adultério, o inimigo do lar

2 Sm 12.11

O juízo divino sobre a família de Davi

2 Sm 15.6

Um filho rebelde

2 Sm 12.16; 1 Cr 29.19

A oração de um pai em favor de seu filho

Pv 23.13

A disciplina dos filhos

 

 

 

INTERAÇÃO

 

Como está a sua família? Todos estão bem? Você tem tido cuidado com o seu cônjuge? Será que, como pai, você não está cometendo os mesmos erros que Davi? Pense... A família é o nosso maior patrimônio. É uma das grandes dádivas de Deus para nós. Davi foi um dos maiores reis de Israel, no entanto, fracassou na educação e na formação dos seus filhos. Ele não colocou sua família entre as suas prioridades. Reflita acerca dos erros cometidos por Davi em sua vida familiar e encoraje-os a cuidar e proteger sua família.

 

 

OBJETIVOS

 

Identificar:  a negligência de Davi em relação à sua família.

Compreender:  o papel da disciplina na educação dos filhos.

Reconhecer: a importância do afeto e da presença dos pais na vida dos filhos.

 

 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

O fato de Davi haver transgredido a Lei Mosaica cf. (Dt 17.17), adquirindo para si muitas mulheres, trouxe-lhe consequências terríveis. Tais consequências não atingiram apenas o "homem segundo o coração de Deus", mas toda a sua família. Utilize o quadro abaixo para refletir a respeito de questões familiares, tais como fidelidade conjugal, educação de filhos etc.   

 

 

 

 

 

 INTRODUÇÃO

 

Palavra Chave:
Negligência

Desatenção – descuido - desleixo

 

Admirados diante dos grandes feitos de Davi como rei de Israel, achamos difícil admitir a sua negligência como pai de família.

Às vezes corremos o risco de cuidar demasiadamente da imagem pessoal e do progresso profissional, e descuidar da assistência ao lar. Não há como eximir Davi de sua omissão na educação de seus filhos. Isso fica mais evidente quando descobrimos que os maiores escândalos sexuais aconteceram dentro da família real cf. (2 Sm 13.1-19; 16.20-23). Não seria este o momento de não apenas estudarmos acerca dos erros de Davi, mas de extrairmos lições que nos ajudem na formação de nossos familiares?

 

DAVI FRACASSA NA FORMAÇÃO CULTURAL DOS FILHOS

 

1°. Os valores dos filhos do mundo:  Os hebreus tinham uma facilidade muito grande de assimilar os costumes das culturas vizinhas. De fato, esse foi um problema crônico que acompanhou o povo de Deus ao longo de sua história. A fim de preveni-los desse mal, ainda no ministério mosaico, Deus advertiu-os:

"E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles" (Lv 20.23)ACF

 

Infelizmente a história irá mostrar que a absorção de tais costumes foi a causa principal da derrocada de Israel.

No período dos reis, devido ao afrouxamento na observação dos princípios divinos, esse perigo se tornou mais ameaçador

cf. (2 Rs 17.19). Muitos costumes vividos por Davi, como o de possuir várias mulheres, refletem mais a cultura circundante de seus dias do que a cultura bíblico judaica. Lamentavelmente, foram alguns desses princípios valorativos que Davi deixou de herança para seus descendentes. Uma coisa pode ser legal, isto é, amparada por um costume ou até mesmo por uma lei coercitiva; todavia, essa mesma coisa pode não ter apoio moral. Nos dias de Davi, era costume um monarca desposar várias mulheres. Culturalmente não havia nenhum problema nisso, mas teria essa prática apoio moral na Palavra de Deus, que Davi tão bem conhecia? Davi e outros reis depois dele parecem ignorar aquilo que é moral para se ajustar àquilo que era convencionalmente aceito.

 

2°. Os valores dos filhos do rei: Amnom possuía uma escala de valores invertidos, que se reflete, por exemplo, na idéia que ele tinha sobre a sexualidade humana. Totalmente dominado por uma paixão e concupiscência doentias, vejamos algumas de suas características:

 

a) Ele estava dominado pela atração física -

“E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a” (2Sm 13.1)ACF

 

 O texto sagrado declara que Amnom se "enamorou pela formosura,  amou-a" de sua meio-irmã Tamar

cf. (2 Sm 13.1). Mesmo naqueles dias, o culto ao corpo já era bem familiar nas culturas pagãs. Amnom não conseguia ver em suameio-irmã a pureza de uma donzela filha do rei, mas contemplava-a como um objeto sexual.

 

b) Ele estava à procura de sexo - É muito fácil confundir sexo com amor e, uma paixão fugaz com um relacionamento. Entretanto, há uma diferença assombrosa entre ambos. Não devemos esquecer que Amnom era meio-irmão de Tamar e, portanto, deveria saber que um relacionamento entre eles era impossível cf. (Lv 20.17).

"E, quando um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela a sua, torpeza é; portanto serão extirpados aos olhos dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã, levará sobre si a sua iniqüidade" (Lv 20.17)ACF

 Mesmo diante da sugestão de Tamar, Amnom violenta-a e satisfaz, à força, o seu desejo de gratificação sexual, sabendo que isso não era permitido e teria a reprovação de Davi. 

 

c) Ele demonstra ser um homem impulsivo e não racional - Os impulsos dominaram Amnom. Através da primeira carta aos Coríntios (capítulo 13), ficamos sabendo que o amor é mais um comportamento do que um sentimento. É sentimental, mas também racional. Tivesse Amnom a noção exata do que significa o verdadeiro amor, por certo não teria destruído a vida de sua irmã para satisfazer um desejo pessoal, egoísta e irracional.

 

REFLEXÃO

“Davi deveria ter amado seus filhos o suficiente para se envolver em suas vidas e corrigir seus pecados”

 

 

O fracasso de Davi na formação cultural dos filhos acarretou tragédias para dentro de sua casa”

 

 

DAVI FRACASSA AO NÃO IMPOR LIMITES

 

Atualmente, observamos diversas pessoas correndo de igreja em igreja em busca de "profecias" e de "revelações". Tais "crentes", na verdade, querem respostas para seus problemas pessoais (2Tm 4.3).

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências" (2Tm 4.3)ACF

 

Como já vimos em 1 Coríntios 14.3, o propósito divino da profecia é consolar, exortar e edificar. Qualquer profecia que fuja a este propósito não procede de Deus e jamais se cumprirá (Dt18.22).

 

"Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele"

(Dt 18.22)ACF

  

1. Julgando as profecias pela Palavra: A profecia na igreja necessita ser julgada cf. (1Co 14.29), mas quais os parâmetros para o seu julgamento? A resposta é a própria Palavra de Deus, que é nosso modelo áureo e referência plena de fé; o guia da nossa vida, do nosso culto ao Senhor, e do nosso desempenho no seu trabalho (2 Tm 3.16,17). Qualquer profecia na igreja que entre em conflito com os ensinamentos e doutrinas bíblicas não pode vir de Deus. Os falsos mestres e profetas, como nos tempos do Antigo Testamento, enganam o povo, porque são emissários do Diabo (Jo 8.44). Todavia, a Bíblia declara: "Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade" (1Jo 2.21)ACF

. O crente fiel, que sempre ora e lê a Palavra de Deus, compara aquilo que ouve com o que está escrito na Escritura, a fim de comprovar a veracidade das profecias enunciadas na igreja.

 

2°. Julgando o falso profeta pelos frutos: Jesus Cristo nos adverte a respeito de falsos profetas que se infiltram no meio do povo de Deus. Apesar da aparência de piedade, não passam de agentes de Satanás; sua missão: corromper a fé dos salvos e destruir a unidade da Igreja cf. (Mt 7.15-23). Muitos deles operam sinais e prodígios cf. (Mt 24.24), mas tudo isto fazem sob a eficácia de Satanás (2Ts 2.9,10). Como identificá-los? Como saber se estão em nosso meio? A resposta é: conhecendo a Palavra de Deus e tendo o discernimento pelo Espírito Santo. Além disso, os seus frutos são uma irrefutável evidência de sua mentira e falsidade (Gl 5.22,23). A árvore má não pode dar frutos bons (Mt 7.16-20).

 

“Davi foi um rei bem-sucedido, mas fracassou na disciplina de seus filhos”

 

 

DAVI FRACASSA COMO PAI

 

1°. Um pai ausente: Um bom pai acompanha seus filhos de perto, orientando-os inclusive em relação às suas companhias.

Os fatos ocorridos com Amnom revelam que, por trás do plano arquitetado para violentar sua meia-irmã, havia um "amigo" chamadoJonadabe, o qual o aconselhou a cometer tamanho crime cf. (2Sm 13.2-5). Jonadabe, que demonstra ser um mau caráter, atua como uma espécie de "pedagogo" para Amnom. Mas onde estava Davi? Nunca é demais dizer que os pais devem ser os melhores amigos dos filhos sem, contudo, serem seus cúmplices.

 

2°. Um pai sem afetividade: O relacionamento entre Davi e seus filhos obedecia a um formalismo frio. A forma como ele tratouAbsalão, após este ter assassinado Amnom, é uma prova disso. Depois de cometer o crime, Absalão fugiu para Gesur

(2Sm 13.38) e, três anos depois do fato ter acontecido, Davi ainda não lhe perdoara. Graças à intercessão de Joabe, Absalãovolta ao palácio real, mas sem ter o direito de ver a face do pai (2Sm 14.28). Após muita insistência, Absalão foi admitido na casa real. Davi, como gesto de perdão e admissão do filho, até o beijou, mas tal ato foi insuficiente para reparar os danos causados pela falta de afetividade do passado cf. (2Sm 14.33). Completando o círculo de desgraças, Absalão armou um Golpe de Estado e acabou morto cf. (2Sm 18.9-15).

 

REFLEXÃO

"Deus nos aceita apesar do pecado e nos disciplina por causa de nosso pecado."

 

 

 

“O afeto e a presença dos pais na vida dos filhos são fundamentais para uma boa educação”

 

 

CONCLUSÃO

 

Há por certo outras virtudes de Davi que ainda não contemplamos, todavia, essa análise às avessas visa nos alertar para os perigos que cercam nossas famílias. Seja como for, quer de forma positiva, quer de forma negativa, Davi nos ensina.

 

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1Tm 5.8)ACF

 

“Disciplina é um componente necessário do amor” (Hb 12.5,6). Obviamente, a disciplina paterna oferecida por cristãos no contexto da família deveria sempre ser amorosa - nunca aplicada com raiva. [...] Disciplina identifica o filho como um membro genuíno da família (Hb 12.7,8). A referência a pais terrenos nesses versículos indica novamente que Deus nos ensina verdades espirituais através de ilustrações familiares. [...] Disciplina de pais humanos nunca é perfeita (Hb 12.9,10).

 

"Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade" (Hb12.9-10)ACF

 

A Escritura ensina que nós temos de reverenciar, ou honrar, pais que nos corrigem, mesmo quando eles fazem isso de forma imperfeita e às vezes mediante seus próprios padrões.[...] Disciplina sempre parece ser dolorosa na hora, mas no fim produz frutos (Hb 12.11). [...] Uma disciplina bem-sucedida requer paciência, persistência e uma visão clara do objetivo. Disciplina nem sempre significa fazer coisas para e por seus filhos. Às vezes pode significar exigir que eles façam coisas essenciais por si mesmos.

 

 

RESPONDA

 

1°. Cite três atitudes que demonstram que Amnom não se pautava pelos valores bíblicos.

R. Ele estava dominado pela atração física, à procura de sexo e demonstrava ser um homem impulsivo e não racional.

 

2°.  O que significa, segundo a língua original, a expressão "se exaltou"?  

R. Significa "levantar-se contra a autoridade constituída".

 

3°. À luz da história de Amnom, como os pais devem agir em relação às companhias de seus filhos?

R. Um bom pai deve acompanhar seus filhos de perto, orientando-os inclusive em relação às suas companhias.

 

4°. Os pais devem ser amigos dos filhos ou cúmplices?

R. Os pais devem ser os melhores amigos dos filhos sem, contudo, serem cúmplices.

 

5°. Comparando a forma de Davi educar com a sua, em que vocês mais se parecem e em que mais divergem?

R. Resposta pessoal.

 

A PALAVRA CHAVE DE UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO É “RESPEITO”

 

Os gritos começam quando termina a inteligência                                                                                                             Quando acaba o respeito, é sinal de que o casamento está ‘doente’ e corre perigo. Quando acaba o respeito, o casamento perde o brilho e a relação se torna se um peso. A Bíblia diz que o marido deve tratar a mulher com dignidade cf. (1Pe 3 ); que a mulher deve respeitar o marido cf. (Ef 5) e que os filhos devem honrar seus pais cf. (Ef 6). 

Casais inteligentes preservam este valor a todo custo. Lembre-se, quem sabe respeitar o próximo, constrói confiança e credibilidade. Uma mulher desrespeitada perde sua admiração e apreço pelo marido. Um marido desrespeitado vive pela metade.

Quando, como e aonde deve haver respeito no relacionamento de casal:

 . Respeitar os limites do outro: Qualquer pessoa de bom senso não entra no quarto sem bater na porta.                                     A porta é um dos limites que demarca o espaço do outro. O respeito aos limites contribui para que a convivência seja agradável e enriquecedora.

  . Respeitar as diferenças do cônjuge: Só haverá unidade sadia no casamento, se o casal respeitar as diferenças.

  . Respeitar a família de origem do cônjuge: A maneira como você trata a família do seu cônjuge, determina a qualidade do seu relacionamento conjugal.

. Respeitar o momento do outro: Não é toda hora e nem todo dia que o cônjuge está bem humorado, alegre, motivado etc.

. Respeitar a maneira de enxergar do outro: Homem e mulher olham na mesma direção, foca a mesma figura, mas cada um vê de forma diferente.

. Respeitar a opinião do outro: O fato de o líder sempre dar a ultima palavra, não significa que sua opinião deve prevalecer sempre. Prevalece a opinião mais sensata, melhor, mais lucrativa.

. Respeitar a cadência do outro: Cada pessoa se movimenta, fala, age, decide, anda em uma cadência. Nem sempre o casal tem a mesma cadência, na maioria das vezes são bem diferentes. É preciso respeitar e se adaptar.

. Respeitar o direito do outro: Para você ser feliz no casamento, não é necessário exigir que o outro se anule. O casamento não é uma chamada para o aprisionamento e nem para a escravidão. O tripé dos limites é: liberdade, respeito e amor.

. Respeitar a individualidade do outro: Não confunda intimidade, com invasão de privacidade. Mesmo dentro do casamento, cada um deve respeitar a individualidade do outro. Por exemplo: O marido não deve abrir o presente que a esposa ganhou e nem a esposa abrir a correspondência que chegou para o marido.

. Respeitar o histórico de vida do outro: Conhecer e respeitar o histórico de vida do cônjuge é um fator determinante para que um se torne agente de cura para o outro.

. Respeitar os sonhos do outro: Respeitar os sonhos do cônjuge é contribuir para a realização dos mesmos. Você pode ser um facilitador da realização dos sonhos do seu cônjuge.

. Respeite as emoções do cônjuge: Se importe por aquilo que é importante para ele(a). O que para você não significa muito, para o cônjuge pode ser algo muito importante.

Qualquer Casa se Torna um Lugar Prazeroso Quando as Pessoas se Respeitam Mutuamente

. Você é uma pessoa que procura respeitar seu cônjuge?

. No seu relacionamento conjugal o respeito é um valor que os dois preservam a todo custo?

. Que nota você daria para o seu cônjuge nesta área?

. O que você acha que dá para mudar a fim de que os dois cresçam nesta área?

 

Leitura devocional: 1 Coríntios cap. 13

 

 

QUANDO A FAMÍLIA PRECISA DE CURA

 

• Repensar a família, é buscar oportunidades nos desafios que se nos apresentam todos os dias na vivência do lar. Quero começar a minha reflexão a partir de algumas definições de família.

• O escritor F. Bastos de Ávila em seu livro "Introdução à Sociologia" diz: “A família é o único fenômeno social, além do fenômeno religioso, que se encontra em todos os tempos e em todas as culturas”.

• No plano de Deus a família é uma ordem da criação (Gn 1.26-31; 2.18-25).

• A família é uma economia sócio comportamental ideal. Não existe outra que se possa comparar, ou seja, ela é a origem de tudo o que se possa pensar sobre relacionamento interpessoal.

• Para os judeus, a família sempre foi o agente integrador de grupo, o estabilizador emocional, e o corretivo psicológico. Eis a razão porque para eles, preservar a família, era preservar a pureza do seu povo, da sua nação.

• A família é o lugar privilegiado em que se inicia a educação e o exercício da fraternidade e da solidariedade em suas múltiplas formas. Aquilo que se aprende na experiência familiar, permanece por toda a vida. Não existe outra oficina, que se possa comparar à família, na modelagem do caráter do individuo.

• Além desta função, a família também serve como moderadora da ordem social. É nela que todos são chamados para servir.

É nessa convivência que aprendemos que: "quem não serve não serve".

• A família também é o centro de promoção e laboratório do desenvolvimento cultural, social e humano pela sua própria vocação.

• Observe que tudo começa a partir da família. No caso da família cristã, sua função é desenvolver as virtudes do homem em sua tríplice dimensão: cultural, espiritual e material.

• Deus criou a família com propósitos bem claros, procriação, recreação, unificação e glorificação. Quando a família vive para cumprir os propósitos de Deus, ela se torna o lugar da manifestação da sua glória. Isso nos ajuda a compreender o porquê a presença de Deus na família é imprescindível. Bernardino Conte disse: “A grandeza de Deus, compensa a pequenez do homem, está é a razão pela qual d'Ele não se pode prescindir”. O salmista escreveu: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...” ((Sl 127.1ª)ACF - Se faltar tudo na casa, mas preservarem a presença de Deus, do nada Ele pode chamar tudo a existência.

• Se a família é um projeto de Deus e existe para a sua glória, qual a resposta que daremos às pessoas que freqüentemente perguntam: Por que famílias de pessoas boas fracassam? Por que bons casamentos terminam em divórcio? Como prevenir o adoecimento do relacionamento familiar? Quais são os sintomas que revelam que a família está doente?

• Na parábola do filho pródigo Jesus desenhou uma família que precisava de cura.

• Apesar de ser um pai que todo filho gostaria de ter, a sua família estava doente.

 

Quando em nosso coração há uma desvalorização daquilo que ontem era precioso e de muito valor. (Ap 2.4)

• O pai se torna descartável.

• O lar perde sua importância.

• O irmão se torna dispensável.

 

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA DOS FILHOS


1°) Qual é o princípio básico da educação religiosa numa família cristã?

 

O princípio é o mesmo estabelecido no livro de Deuteronômio 6.4-9 que diz:

“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. (Dt 6.4-9)ACF

 

Os pais que conhecem e servem a Deus devem apresentá-lo aos filhos . 1°) Através sua vida de comunhão com Deus ; 2°) Através do ensino bíblico; 3°) Através da culto doméstico e 4°) Através do relacionamento da família com a igreja onde são membros . A Escola Dominical tem um papel imprescindível como apoio ao trabalho dos pais na educação religiosa dos filhos .

2°) Muitas vezes , os pais se tornam uma espécie de " ditadores da verdade ", e os filhos acabam se afastando mais ainda da igreja ... Então , como educar os filhos respeitando a máxima Bíblica do livre-arbítrio , mesmo que seja com seus próprios filhos ?

Infelizmente, muitos pais aprenderam da forma errada e estão fazendo o mesmo com os filhos . O diálogo produtivo entre pais e filhos no que se refere ao evangelho acontece quando os pais respeitam o direito dos filhos de escolher . Os pais podem convencer o filho com a verdade , se essa verdade não for imposta . 

3°) O exemplo dos pais em relação a sua convicção de fé é importante para convencer as crianças da Verdade ?

Quando os filhos conseguem enxergar no pai um amigo , um irmão , um sacerdote e um homem de fé que reflete as marcas do caráter de Cristo em sua vida , eles passam a entender que vale a pena servir ao Deus que eles servem. As crianças aprendem muito mais vendo do que ouvindo. Se houver incoerência entre o que os pais vivem em relação ao que falam, eles nunca serão convencidos da verdade ensina pelos pais . 

4°) Os pais devem obrigar seus filhos a freqüentarem a igreja ?

Pais que não respeitam os filhos e tentam pela força da imposição prendê-los na igreja , nunca serão bem sucedidos na sua missão . Os filhos precisam enxergar o amor de Deus nos pais , isso faz toda a diferença no processo de educação religiosa . O amor também é demonstrado através do respeito em relação às escolhas . É claro que os pais devem fazer de tudo para influenciar os filhos para que eles façam sempre a melhor escolha , porém , a Bíblia diz que : “...Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos” (Zc 4.6)ACF


5°) Qual é a fase mais crítica do filho em relação às suas convicções religiosas? ( adolescência ?)

 

A adolescência é uma fase de indefinição em quase todas as áreas da vida . É uma fase muito complexa tanto para o adolescente quanto para os pais , isto porque a maioria dos pais não estão preparados para lidar com as implicações deste tempo na vida do filho . Quantos pais perderam os filhos nesta fase , tudo por falta de compreensão e tato para lidar com as mudanças físicas , emocionais e sociais na vida .

6°) Qual tem sido o maior erro dos pais na criação religiosa dos filhos ?

O maior erro que os pais cometem, é transferir a responsabilidade de educar para a igreja ou para uma " Escola particular Evangélica".Alguns pais pensam que a missão de educar religiosamente os filhos é da igreja , porém , a Bíblia diz que esta é uma responsabilidade dos paiscf. (Dt 6), a igreja existe apenas para dar um suporte . Quando os pais assumem a sua missão com responsabilidade e o fazem de forma criteriosa ensinando sobre Deus com a sua vida , estudando os princípios bíblicos, ministrando através da oração , construindo relacionamento de amizade e realizando o culto doméstico , dificilmente eles perdem os filhos . É claro que mesmo fazendo tudo isso , há filhos que preferem tomar um outro caminho , porém os pais fizeram a sua parte e nunca vão sofrer com a dor do arrependimento .

7°) Afinal , por que razões os filhos de evangélicos escolhem a mesma fé que a dos pais ?

Os pais exercem grande influência sobre a vida dos filhos tanto para o bem quanto para o mal . Quando os filhos de pais evangélicos decidem seguir o mesmo caminho dos pais , é porque os pais conseguiram convencê-los de que vale a pena seguir a Cristo como Senhor e Salvador .

8°) Qual deve ser o nível de diálogo entre pai e filho nesse processo de criação ? (têm pais que não permitem questionamentos...)

 Só é possível compreender o outro em qualquer relacionamento, quando existe a prática do diálogo onde um ouve e o outro fala eos dois tem a liberdade para perguntar e ser perguntado. Hoje , com a velocidade em que as informações chegam, os pais não podem apenas dizer que praticar isso ou aquilo é " pecado ou errado". Os nossos filhos hoje questionam muito mais do que nós questionávamos quando éramos pré-adolescentes. Os pais que não dão aos filhos a liberdade de questionar , com certeza terão filhos dando muito trabalho dentro e fora dos portões do lar . Nossos filhos precisam de respostas bem fundamentas para que eles fiquem convencidos das verdades do Evangelho e vivam para glória de Deus .

9°) Quando o filho não fica na igreja , a culpa é da criação dos pais ? ( muitos pais se culpam pelas escolhas dos filhos ...)

. A Bíblia diz que os filhos são como flechas nas mãos do guerreiro  que é o pai cf. (Sl 127). Se o pai é o guerreiro e os filhos as flechas, quem dá a direção para as flechas ? Se é o guerreiro , então de uma forma ou de outra , os pais tem responsabilidade sim na escolhas que os filhos fazem. Quando os pais instruem, mostram o caminho , procuram ser um bom exemplo a ser seguido e aplicam a disciplina com equilíbrio , desta forma eles estão influenciando os filhos para que façam a escolha certa . Como disse anteriormente , nem tudo sai como os pais planejam, mas o importante é cumprir a missão com responsabilidade .

10°) Existe algum tipo de regras , dicas , para os pais seguirem no que tange à educação dos filhos ?

 

Algumas regras que podem ajudar: 1°) Lembre-se que presença vem antes de presentes; 2°) Procure sempre mostrar que disciplina é um ato de amor; 3°) Nunca de carinho sem impor limites; 4°) Ensine a verdade praticando-s; 5°) Conte sua história aos filhos; 6°) Seja amigo pessoal deles; 7°) Não anule a disciplina que foi aplicada; 8°) Ensine-os a submeter a dor da disciplina fazendo o que não gosta hoje, para ter o que dá prazer amanhã.

 

 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”

(PV 22.6)ACF

 

A CURA DE DEUS PARA UMA FAMÍLIA EM CRISE !

 I.   DEZ SINTOMAS QUE REVELAM UMA FAMÍLIA DOENTE .

1°.  Quando na família impera a lei da selva . É a lei do maior forte , do mais esperto , do mais perspicaz .

2°.  Quando a família é dominada pela lei do descaso . Esta é a lei do menor esforço , pessoas que perdem a oportunidade de ser uma bênção . A grande questão aqui não é fazer o mal , mas sim deixar de fazer o bem .

3°.  Quando a família é dirigida pela lei do mau exemplo .

4°.  Quando os canais de comunicação estão bloqueados, por falta de liberação de perdão .

5°.  Quando um transfere para o outro culpa e responsabilidade .

6°.  Quando ninguém assume o seu papel .

7°. Quando se faz festa para os convidados, mas não há festa no relacionamento familiar . A vida da família é de fachada“faz de conta que somos”.

8°. Quando não há mais refeição com todos à mesa , porque a TV se tornou o centro das atenções .

9°.  Quando o lar passa a ser um lugar de verginha e não de glória .

 

II. O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE DEUS CURE ESSA FAMÍLIA . (2Cr 7.14)

1. A cura vem quando estruturas de orgulho são confrontadas.

2. A cura vem quando restauramos o altar da oração em casa .

3. A cura vem quando nos convertemos dos maus caminhos .

4. A cura vem quando há arrependimento .

5. A cura vem quando liberamos e pedimos perdão .

 

III. O QUE ACONTECE QUANDO A FAMÍLIA É CURADA.

1. A casa se torna o lugar da manifestação da glória de Deus .

2. A casa se torna uma central terapêutica do amor , um santuário emocional .

3. A casa se torna " terra santa ".

4. A casa se torna lugar de benção.

5. A casa se torna um lugar de transformação e cura .

 

 

APLICAÇÃO PESSOAL

 

Os pais não estão somente criando filhos, mas construindo templos. Uma vez que os seres humanos são feitos para serem preenchidos com a presença de Deus, os pais são construtores de templos, assentando uma fundação sólida de disciplina coberta por um telhado robusto de incentivo. Conectando a fundação (que dá estabilidade) ao telhado (que dá segurança), há duas robustas colunas chamadas estabilidade e firmeza .

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.