Por David Cloud
09 de maio de 2018
O texto a seguir, traduzido e adaptado, é uma seção de resenhas do livro Mantendo as crianças: como evitar que as crianças caiam presas no mundo. Trata-se de um curso de treinamento para disciplina infantil e discipulado de jovens, repleto de sugestões práticas.
Disponível
no site Way of Life Literature, www.wayoflife.org .
Cf. https://www.wayoflife.org/reports/a_checklist_for_keeping_the_kids.php
____
Nós cobrimos muito áreas com bastante
material neste livro, e pode ser útil oferecer uma lista de verificação dos principais
pontos.
· Os pais têm um treinamento piedoso – ou seja, cheio de amor pela Palavra de Deus e pela Doutrina, tendo suas crianças como prioridade e objetivo principais?
· Os pais estão fazendo todo o possível para que as crianças nasçam de novo? – “O primeiro campo missionário dos pais é o coração dos filhos.”
· Os pais estão vivendo vidas cristãs consistentes? – Há crentes que afirmam estar em comunhão com Deus, sem demonstrar em suas vidas um testemunho condizente.
· Os pais têm um hábito de estudo bíblico privado, particular, eficaz? – Todo crente deve ser incentivado a realizar a leitura sistemática de toda a Bíblia em um ano (Ano Bíblico), durante todos os anos de suas vidas, com alegria, entusiasmo e esforço.
· Eles mantêm um altar familiar diariamente? – Os pais devem se esforçar por realizarem o culto doméstico. Quando não puderem, não devem deixar de orarem juntos, em família, pelo menos uma vez ao dia, ouvindo de seus filhos pedidos e agradecimentos ao Senhor, recitando ao menos um versículo bíblico.
· Eles são fiéis a uma igreja sadia? – Crentes que não buscam congregar em uma igreja verdadeiramente bíblica estão brincando com a alma de seus filhos.
· Os pais estão evitando qualquer pecado gritante que prejudicaria sua disciplina? – Pais devem testemunhar aos filhos em seu linguajar, vestes, músicas que escutam, programas que assistem, uso da internet e de aparelhos celulares.
· O marido e a esposa têm um relacionamento saudável juntos no Senhor? – O casamento deve ser “sem mácula” (Cf. Hebreus13:4)
· O pai é o chefe espiritual do lar? – O sacerdócio do homem no lar não deve ser negligenciado.
· O marido está amando sua esposa e se comunicando com ela?– O maior e mais santo esforço do esposo deve ser o de entender e compreender sua esposa, não os erros e as chances do seu time de futebol preferido ou algo assim (Cf. I Pedro 3:7).
· A esposa tem um espírito piedoso e submisso? – Só as mulheres verdadeiramente crentes estão dispostas a servir a DEUS no papel que Ele lhes concedeu (Cf. I Pedro 3:1)
· A mãe é uma “guardiã em casa”? – Nenhuma mãe crente deve alimentar em seu coração abandonar seu lar à mercê da carne, do mundo e do diabo.
· A casa é cheia de música espiritual? – Muitas famílias de crentes têm desabado na fé simplesmente por ouvirem música cristã contemporânea (gospel), quando não por permitirem que seus filhos ouçam com frequência música mundana, do rock ao hip hop.
· As crianças estão sendo disciplinadas com eficácia? E a amorosa mas firme repreensão formativa foi incorporada adequadamente ao programa disciplinar? –Filhos sem disciplina só causam dor e vergonha aos pais, principalmente sua mãe. (Cf. Prov. 29:15)
· A disciplina está sendo aplicada de forma consistente? – O diabo se alegra com lares sem disciplina, por isso o mundo urge em contradizer e difamar a Palavra de DEUS. (Cf. Prov. 23:13)
· A disciplina está sendo aplicada de forma persistente? – Pais crentes jamais desistem ou abandonam suas posições de autoridade.
· A amorosa mas firme repreensão formativa está sendo usada visando produzir obediência? – Pais crentes são sóbrios, até em aplicar disciplina e amorosa mas firme repreensão formativa.
· As crianças aprendem obediência e respeito pela autoridade?– Crianças sem disciplina não respeitam seus pais, nem respeitarão outros adultos, quem quer que sejam.
· As crianças estão sendo ensinadas a ter uma boa atitude? – Crianças sem disciplina não se importarão em manter sequer a reverência durante os serviços de cultos na igreja local.
· As crianças estão sendo ensinadas a obedecer rapidamente, em vez de [somente depois de] receber vários avisos? – Sinais de bom treinamento dos pais são as prontas obediências dos filhos.
· A disciplina está sendo administrada no amor? – Pais crentes não devem confundir disciplina com vingança.
· Os pais estão cuidadosamente se protegendo contra disciplinar as crianças com raiva? – Pais crentes, antes de disciplinar seus filhos, oram em particular. Depois, oram com seus filhos, explicando-lhes as razões da disciplina, as consequências de seus erros e o amor que sentem por eles.
· As crianças estão sendo ensinadas que não podem revidar, ou resistir, à disciplina? – A rebeldia nos filhos é latente, porém quando os filhos chegam ao ponto de resistir à disciplina é sinal que os pais estão falhando em manter a autoridade sobre seus filhos, algo que lhes foi concedido por Deus.
· As crianças estão sendo fundamentadas na Bíblia? Eles estão sendo treinados para ter seus próprios hábitos diários de estudo da Bíblia? – Pais que não leem a Bíblia são tão rebeldes quanto àqueles que a leem, porém não motivam seus filhos a fazerem o mesmo.
· As crianças estão sendo ensinadas a estudar e interpretar a Bíblia? – Pais desinteressados em entender a Palavra de DEUS estão ensinando, com suas atitudes, seus filhos a fazerem o mesmo.
· Os pais estão em comunicação próxima com as crianças? – Pais crentes amam a hora da refeição, quando oram e conversam com seus filhos. Se não o podem fazê-lo, separam tempo durante o dia para uma reunião em família, nem que seja para orarem juntos, cantarem um breve hino e recitarem um versículo bíblico.
· O pai e a mãe estão agindo em harmonia diante dos filhos? – Esposos/esposas que destratam e desrespeitam seu cônjuge dão péssimos testemunhos a seus filhos.
· Os pais estão mantendo e guardando os corações das crianças? – Pais crentes mantêm incessante, amorosa e incansável monitoria de seus filhos.
· O pai é cuidadoso para evitar provocar seus filhos à ira? – Pais sábios sabem a hora certa de ouvir, de falar, de esperar e de agir.
· Os pais estão supervisionando de perto todas as áreas da vida das crianças? – Pais crentes fiéis sabem o que seus filhos leem, assistem, pesquisam, ouvem.
· Se as crianças atingiram a adolescência, os pais ainda estão em comunicação próxima com eles e supervisionam suas vidas?– Pais crentes não devem deixar que o mundo, e o que nele há, sejam os melhores conselheiros dos filhos adolescentes.
· Os pais são sinceros diante dos filhos e confessam seus pecados e erros quando se fizer necessário? – O esposo crente, quando erra em relação à sua esposa, diante dos filhos, deve pedir perdão a ela diante dos filhos, confessando-se pecador diante de todos e render ações de graças pela Salvação e perdão que há em Cristo.
· As crianças estão aprendendo a base bíblica para regras e restrições? – Pais sem regras, filhos descontroladamente rebeldes.
· Eles estão sendo ensinados a aplicar a Bíblia em suas vidas diárias e decisões? – Pais crentes devem orar com seus filhos sobre determinados assuntos e decisões.
· Os pais estão orando diariamente e sinceramente pelos filhos? – Pais crentes oram incessantemente pela salvação dos filhos.
· As crianças estão sendo separadas das coisas más do mundo, como Hollywood, música pop, modas indecentes e videogames e literatura insalubres? – Alguns dos maiores inimigos dos pais crentes hoje em dia são: o cinema, a moda, os vídeos games, a internet e a músicas do momento. Quem deseja entregar seus filhos à carne, ao mundo e ao pecado, não deve batalhar contra tais artimanhas do diabo.
· Todo e qualquer uso da Internet permanece sob algum controle divino? – Pais crentes cuidadosos não se envergonham de perguntar e observar as áreas de interesse de seus filhos na internet e manter supervisão sobre tais assuntos.
· As crianças estão sendo ensinadas a servir ao Senhor? Eles estão envolvidos no ministério? – Pais que se tornam “ermitões religiosos” e não buscam com ardor servir a Deus em uma igreja local verdadeiramente bíblica ensinam aos seus filhos que pouco importa a obediência a DEUS.
· As crianças estão numa igreja fundamentalista saudável, espiritualmente saudável e que acredita na Bíblia [como infalível, sem nenhum erro]? – Pais crentes se esforçam em servir numa igreja local verdadeiramente bíblica, instigando seus filhos a fazerem o mesmo.
· Os pais estão apoiando os padrões da igreja? – Um dos maiores pecados de pais crentes é a chamada “rebeldia branca”, ou seja, é “convenientemente um fundamentalista na igreja”, porém um liberal no lar. Tal nível de hipocrisia é desastroso para as almas dos filhos.
· As crianças estão sendo educadas em uma escola cristã saudável ou em uma escola caseira? – Pais crentes devem verdadeiramente se importar com a educação que os filhos recebem nas escolas, cuja maioria está afundada em crasso humanismo. Os pais devem permanecer atentos, confrontando bíblica, sábia e amorosamente tais ensinos com a Palavra de DEUS e ensinando seus a serem sóbrios e fiéis num mundo de rebeldia e pecado.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os
na doutrina e admoestação do Senhor.
- Efésio 6:4 (ACF)
Notas:
1. Textos em itálico são adaptações feitas ao texto e não fazem parte do texto original que foi traduzido do inglês.
2. Todas as versões bíblicas são da versão Almeida Corrigida e Fiel ao Texto Original, da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.
3. Tradução [pelo Pr.Miguel Maciel] em 09.05.18. Revisão 00.
Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.