NENHUM SUBSTITUTO PARA UMA ESPOSA DEDICADA A DEUS [Provérbios 31]


    

Provérbios 31:10 diz: "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."

 
      Conta-se a história de duas vacas que estavam pastando em um campo quando viram um caminhão de leite. Ao lado do caminhão estava o nome da leiteria, com estas palavras: "Pasteurizado, Homogeneizado, e Enriquecido com Vitaminas A, C e E adicionadas." Uma vaca disse para a outra: "Faz você se sentir de um modo inadequada, não faz?"

     Bem, não há dúvida de que este capítulo contém alguns pensamentos elevados que, seguramente, são um desafio para qualquer mulher. Mas, como eu ouvi alguém dizer, alguns anos atrás: "Se você não mira em nada, você a acertará todo o tempo."

      Matthew Henry disse: "Provérbios 31 é o espelho onde cada mulher cristã tem que se levantar e defrontar-se com  ela mesma".




 

I.  VALOR INDISPUTÁVEL DE UMA MULHER DEDICADA A DEUS (10-11):


     Preste atenção ao que foi dito: "O seu valor muito excede ao de rubis." Nos dias do nosso texto, rubis ou pérolas eram consideradas como mercadorias sem preço. Elas devem ser comparadas ao ouro em nossos dias. Então, ele mostra que esta mãe dedicada a Deus é muito mais preciosa do que mesmo a mercadoria mais rara.



     A.   SEU VALOR É LIGADO AO SEU CARÁTER (10 ):

             "Mulher virtuosa que a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."
            É mais difícil se encontrar uma esposa cujo caráter é de uma mulher dedicada a Deus do que se encontrar pérolas. Ela é uma possessão mais preciosa do que todas as coisas do mundo que são preciosas.

           É difícil se estimar a riqueza de uma mulher dedicada a Deus mas http://salary.com publicou um estudo que verificava se uma típica mãe, dona de casa, nos Estados Unidos, era remunerada [com mjustiça] por seu trabalho como uma dona de casa, cozinheira, professora de creche, engomadeira, operadora de máquina de lavar roupa, motorista de van, administradora de facilidades, porteira, operadora de computador, chefe executiva e psicóloga. Ela deveria ganhar uns 138,000 mil dólares por ano. Uma mãe que trabalha tempo integral fora de casa ganharia um adicional de 86,000 mil dólares pelo trabalho que ela faz no lar.

            Enquanto se pode calcular o salário de uma mulher, o versículo 10 indica que é impossível se dar um valor em dólar para a mulher virtuosa ou para uma mulher cujo caráter é de uma mulher dedicada a Deus.

            Abraham Lincoln se expressou bem quando disse: "Ninguém é pobre quando se tem uma mãe dedicada a Deus."
 


     B.   SEU VALOR É LIGADO COM SEU COMPROMISSO ( 11,12)
          "O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal. todos os dias da sua vida."
 
            1.  Note a MANEIRA CONSTRUTIVA DE COMO ELA TRATA SEU MARIDO - "só lhe faz bem".

                  Ela procurará agradar seu marido em todas as coisas evitando qualquer coisa que seja ingrata ou desagradável a ele.

                  Nos trinta e poucos anos de casamento, minha esposa nunca fez ou disse alguma coisa em público que me tivesse causado vergonha. Ela não tem feito a mim senão o bem.

                Acho que você já ouviu muitos "provérbios de uma só linha" a respeito do casamento, mas eu ouvi um novo, recentemente. "O deles era um casamento perfeito, exceto por apenas um diferencial que, na verdade, era a respeito de tempo [e velocidade[]: ele era rápido  no depositar e ela era mais rápida no sacar." Este não é o caso da mulher dedicada a Deus. Uma mulher virtuosa não desperdiçará o sustento da família em compras frívolas, mas ela terá a confiança completa do seu marido porque ela está a favor e com ele, e não contra ele.

                Ela cria um mundo para ele no qual ele pode ser todas as coisas que Deus gostaria que ele fosse.

                  Aqui, a virtude básica é o não egoísmo. Ela se consome por ele [pelo desejo de fazer-lhe o bem] e oferece a si mesma mesma em serviço amoroso para preencher este desejo.

                a. O seu AMOR É SEGURO ( 11 )
                      Ela merece confiança.

                b. A sua LEALDADE É FIRME ( 12 )

           2. Note a MANEIRA CONTÍNUA COMO ELA TRATA SEU MARIDO"todos os dias da sua vida"

                 Ela fará bem a ele não somente no primeiro mês ou no primeiro ano, como freqüentemente acontece, mas todo o tempo, na doença, adversidade e na velhice.

                   Nos bons tempos, nos maus tempos, nos tempos fracos, nos tempos fortes, nos tempos de doença, nos bons tempos, nos tempos felizes, nos tempos tristes, nos tempos de fartura, nos tempos pobres, em todos os tempos, por toda a sua vida, ela fará bem a ele.

                 O conforto dele, seu sucesso, sua reputação, sua alegria, sua realização são os deleites dela.

                 Ela só lhe faz bem, não somente todos os dias da vida dele, mas da vida dela; se ela viver mais do que ele, ela ainda estará fazendo bem a ele, cuidando de seus filhos, de sua fazenda, do seu bom nome e de todos os negócios que ele deixou.

                Por trás de um grande homem está uma grande mulher!




 

II. TRABALHO INDISPENSÁVEL DE UMA MULHER DEDICADA A DEUS ( 13-19 )



      O trabalho dela é decisivo. Deixe ela de fazê-lo e você saberá.
     Ela não é preguiçosa. Ela trabalha por longo tempo e duramente. Ela é necessária [indispensável]

      "... trabalha de boa vontade" - ela trabalha com prazer e deleite.

      Temos que mostrar apreciação pelo grande esforço que uma dona de casa, dedicada a Deus, põe no seu trabalho pela família. (O homem trabalha de sol a sol, mas o trabalho da mulher nunca fim.)



       A. É UM TRABALHO DESEJADO ( 13 )

            "Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos."

            É um trabalho que ela ama fazer. Ela é agradecida a Deus por confiar a ela um homem e uma família. Não é [lamentável] obrigação, mas deleite.

Não é preciso que ela seja empurrada nem estimulada para que faça seu trabalho. Ela faz todo ele com prazer e desejo. Ela faz tudo de boa vontade.

Ela ama a família, e ama seu marido, e é o amor do seu coração que coloca prazer no seu trabalho.

Há alegria em seu trabalho porque o motivo de tudo é o amor.

Nós precisamos apreciar o trabalho duro que nossas esposas e mães realizam.

          ...

       B. É UM TRABALHO DEDICADO ( 15,18 )
          "Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas."
 
            Naqueles dias, no oriente, tipicamente uma lâmpada estava sempre acesa na casa. Agora, a lâmpada somente estaria acesa até o óleo da lâmpada terminar . Normalmente, eles iam se deitar ao por do sol; como resultado, o óleo não duraria por toda uma noite. A esposa se levantaria, após a meia-noite, e colocaria mais óleo na lâmpada, e então começaria a fazer o trabalho que era preciso para alimentar a família naquele dia. Ela tinha que moer o trigo. Ela tinha que preparar todo o alimento do dia. Não havia lugar para um "fast food".

           Nesta parte do mundo, era quente por muito tempo (ainda é) e o frescor da noite era um  tempo maravilhoso para fazer o trabalho que o novo dia requereria.

           Ela procura não o seu próprio conforto mas sempre as necessidades daqueles que Deus deu para ela. Ela desiste do seu próprio descanso para ter certeza de que as necessidades dos outros são satisfeitas.

            "Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite."

            Isto manifesta a sua firmeza. Ela fica com a mercadoria. Ela é persistente e persevera em se esforçar. Ele tem tanto prazer em antever os benefícios acarretados por seu trabalho que ela [voluntariamente procura e] encontra trabalho para as horas da escuridão. Ela é totalmente altruísta.

Trabalho desejado manifesta o seu espírito

Trabalho dedicado manifesta seu sacrifício





 

III. INESTIMÁVEL SABEDORIA DE UMA MULHER DEDICADA A DEUS ( 26-27 )


Nós deveríamos ser muito agradecidas pela sabedoria que é encontrada em mães e esposas dedicadas a Deus.



   A. HÁ SABEDORIA NO QUE ELA DIZ ( 26 )

       "Abre sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua."

        Eu não sei quanto a você, mas houve um tempo quando eu fazia  uma pergunta a minha mãe, e sua resposta não era a resposta que eu estava procurando. Contudo, à medida que eu olho para trás, ela pode não me ter dito o que eu queria ouvir; mas suas palavras foram as que eu necessitava ouvir.



        1. SUAS PALAVRAS TÊM UMA SABEDORIA COM DISCERNIMENTO NELAS

            Ante dela falar, ela se certifica de que o que ela tem para dizer é mais importante do que seu silêncio.



        2. SUAS PALAVRAS TÊM UMA AMABILIDADE DEFINITIVA NELAS

          Ela não se deixa cair em mexerico, difamação ou falsidade.

           Ela não é uma mulher que limpa a casa por toda a manhã e espalha a sujeira por toda a tarde.

           Quando esta mulher virtuosa fala é como se a sabedoria de Deus brilhasse através dela. Ela fala palavras de conforto, ajuda e encorajamento.



   B. HÁ SABEDORIA NO QUE ELA EVITA ( 27 )

       Ela "não come o pão da preguiça."

        Uma mente desocupada é oficina do diabo! Então, ela preenche seu tempo, de modo que nada estará perdido.

       Você não encontrará uma mãe dedicada a Deus com preguiça ou ociosa.

       A mulher dedicada a Deus é ciente de que as mais altas ervas daninhas sobre a terra não crescem nas mentes daqueles que estão ocupados, mas nas mentes daqueles que estão desocupados.

       Ela reconhece que uma pessoa desocupada é uma ótima matéria prima para o diabo; ele pode fazer qualquer coisa que ele goste, partindo deles. 




Conclusão:

     O alicerce para esta mulher virtuosa é construído sobre um temor de Deus ( 30 ). Sua riqueza, seu trabalho e sua sabedoria são construídos sobre o temor de Deus. Seu temor a Deus é a base na qual ela constrói sua vida.

      Toda mulher dedicada a Deus torna melhores todos aqueles que estão ao seu redor. Ela desafia [para o bem] seu marido, seus filhos e aqueles que estão em contato com ela. A mulher virtuosa desafia [para o bem] os outros a serem virtuosos durante toda a vida.






Pr. Jimmy Chapman

(Tradução feita por Valdenira Nunes de Menezes Silva)
 




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComFamilia/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.