A Bíblia e a vida do crente, a família, marido esposo, esposa, cônjuge, filho, filhos, vida do crente, como crescer espiritualmente



SERMÃO: A Canção da Família: Salmo128

(Baseado em autordesconhecido. Pregado por Hélio, cerca 1996)

 

 

 

ESCRITURA (em voz uníssona, pela ACFou ARC): Salmo 128   <<Cántico dos degraus>>

1 Bem-aventuradoaquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.   

2 Pois comerás dotrabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.   

3 A tua mulherserá como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos comoplantas de oliveira à roda da tua mesa.   

4 Eis que assimserá abençoado o homem que teme ao SENHOR.   

5 O SENHOR teabençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tuavida.   

6 E verás osfilhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

 

 

 

RESUMO do SERMÃO

(para ser quase que memorizado navéspera, e revisto 10 min antes da entrega da mensagem):

 

"A Canção da Família Salmo 128 " --Veremos o que este cântico nos fala sobre as prioridades de Deus dá às famílias(e ensina que elas também tenham).

 

Salmo 128 é escrito aos homens como os cabeças dasfamílias. O Espírito Santo promete que homens que temem o Senhor produzirãofamílias tementes a Deus que resultarão em uma sociedade, um país tementes aDeus. Há uma sensação de divino decoro quando um homem se levanta como o cabeça(diferente de tirano!) da família (1Coríntios 11:3, Efésios 5:23)

1Cor 11:3 Mas quero que saibais que Cristo éa cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça deCristo.

Efésios 5:23 Porque o marido é a cabeça damulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvadordo corpo.

 

Verso 1: 1 Bem-aventurado aquele que teme aoSENHOR e anda nos seus caminhos.    Bem-aventurançavem para aqueles que têm duas coisas: no coração, uma postura de temor do (eao) Senhor; na vida, uma postura de obediência. Temer ao Senhor é mais queapenas mostrar reverência e respeito. É entender que Deus é santo --perfeitamente reto, justo, e verdadeiro -- em tudo que faz, e que algum diateremos que nos levantar diante d’Ele e dar conta de nossas vidas. Há um medoextremamente solene associado com este pensamento. Bem-aventurança vem paraaqueles que permitem ao Senhor penetrar seus pensamentos, planos e decisões deagora, porque a eternidade já vem assomando à frente.

 

Pelo lado positivo (o que é, e suasvantagens): quando entendemos quem é Deus e para onde toda a História humanaestá indo, somos motivados a obedecer a Deus e achar e seguir o Seu desejo paranossas vidas, como é revelado na Sua palavra (II Pedro 3:10ss.).

Mas o dia do Senhor virácomo o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e oselementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, sequeimarão.    Havendo, pois, de perecertodas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,    Aguardando, e apressando-vos para a vindado dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo,se fundirão?    Mas nós, segundo a suapromessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Pelo lado negativo (o que não é, e suasdesvantagens): Aqueles que realmente têm reverente medo do Senhor (O temem),entendem as conseqüências da desobediência e são movido à ação pela compreensãode Deus. Nossas famílias têm que ter um compromisso mais alto para com avontade de Deus do que para com nosso próprio conforto pessoal, segurança, efelicidade.

 

Verso 2: 2 Pois comerás do trabalho das tuasmãos; feliz serás, e te irá bem.         Nós seremos recompensados plena e infalivelmente na infinitaeternidade, tão próxima, mas já começamos a ser recompensados nesta vida. Agarantia de Deus é de vida, paz, provisão e felicidade; é que nosso sustentoserá suficiente, e bênçãos e prosperidade serão nossas. Isto não significa quenós seremos ricos ou sem problemas, mas significa que Deus fará todos os tipos degraça disponíveis para nós (2 Coríntios 9:8). E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda agraça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em todaa boa obra;

 

Verso 3a: A tua mulher será como a videirafrutífera aos lados da tua casa; ...      a sua esposa produzirá frutos, bênçãos. Da mesma maneira quevinhas produzem fruto que pode ser usado em uma variedade de modos (uva fresca,passa, suco fresco de uva, suco fervido e concentrado, suco pasteurizado econservado, vinagre de uva, etc.), assim também uma esposa tem muitas funções eé muitas bênçãos na casa. É significante que David enfoca o papel dela como esposae não como mãe ou outra qualquer coisa (“a tua esposa” tem ênfasediferente de a “mãe de teus filhos, a dona responsável e administradora da casa,  etc”.); o Espírito Santo priorizou a relação de marido/esposaantes da relação pai/mãe/filhos!!! Este é um importante equilíbrio a manter.Maridos, querem fazer seus filhos felizes? Amem suas esposas (como Cristo amoua igreja e deu Sua vida em resgate por ela, etc. Não há possibilidade de vocêfazer seus filhos felizes se você não fizer seu cônjuge feliz!)

 

Verso 3b: ... os teus filhos como plantas deoliveira à roda da tua mesa.      Seus filhos, criados nos caminhos do Senhor, serão uma grande bênção.Também, estarão enchidos, cheios de promessas de esperança. Um broto deazeitona, o começo de uma planta nova, está cheio de promessas; assim sãonossas crianças:

Salmo 127:4Como flechas na mão de um homempoderoso, assim são os filhos da mocidade.

Provérbios22:6 Educa a criança nocaminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Temos que criar nossosfilhos levando-os da total dependência em nós (como pequeninos) até a totalindependência de nós (como adultos) e dependência em Deus, com uma segurançaconfiante que Deus cuidará por eles.

 

Verso 4: 4 Eis que assim será abençoado ohomem que teme ao SENHOR.    Deus,através de Daví, está repetindo uma verdade fundamental, por ênfase. É como sedissesse “Eu disse isto uma vez, e eu direi isto novamente, para você gravarbem.” (Repetindo o coro do canção.)

 

Versos 5-6:

5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém emtodos os dias da tua vida.   

6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Deus promete longevidade, bênçãos, e paz

Deus é entusiasta pela família, é Ele que acriou, a ama e enfatiza, mas ela não é um fim em si mesma; Ele deseja quecausemos um incessante e profundo impacto na comunidade ao nosso redor. Paranós, o avanço do Reino de Deus é a meta, e bem-aventurança é o subproduto.

Mat 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estascoisas vos serão acrescentadas.

 

Se houver tempo:

Ler(em uníssono, pela ACF ou ARC) e exortar (1) os maridos a assumirem o papel delíder espiritual dos filhos (além de líder espiritual da esposa) e (2) afazerem cultinho diário em casa, bem simples, adaptado à idade das crianças: Deut11:18-21

18 ¶ Ponde, pois, estasminhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossamão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.

 19  E ensinai-as a vossos filhos, falando delas (a) assentado em tua casa, e (b) andando pelo caminho, e (c)deitando-te, e (d) levantando-te;

 20  (e) E escreve-as nos umbrais de tua casa,e nas tuas portas;

 21  Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossosfilhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias doscéus sobre a terra.

(Cultinho em casa, sim, mas também falar da Palavra nas 4 situações nãoplanejadas!)

 

 

 

 


ESBOÇO DO SERMÃO (a ser consultado com os olhos, durante aentrega da mensagem; e posto no quadro negro?)

 

I.   Introdução:

A. Os Salmosconstituíram o “Cantor Cristão”, o único hinário da nação hebréia e das igrejasdos primeiros séculos.

B. Neste diada criança/ dia de dedicação de uma criança, parece apropriado examinarmosSalmo 128: a canção da família.

 

II.               Acanção da família

 

 A. Estrutura do Salmo

1.  Umhomem temente a Deus leva a uma família temente a Deus, resultando numa cidadee num país tementes a Deus.

2.  Sentimoso decoro divino quando o homem se posiciona como cabeça da família (I Cor 11:3e Efe 5:23)

 

 B. Verso 1: Bênçãos vêm para aqueles que têmduas coisas:

1.    Apostura do coração é de temor ao Senhor

a.  Istosignifica “ter medo, ter temor, temer”, não apenas “prestar reverência,respeitar”

b. IICor 5:9-10

c.  Bênçãosvêm para aquele que permite que Deus permeie todo seu pensar, planejar, tomardecisão, e agir.

2.    Apostura da vida é de obediência

a.     Entenderquem Deus é, e o que Ele está fazendo no universo e na raça humana, nos motivaa cooperarmos com Ele por felizes procurarmos, descobrirmos, reconhecermos,aceitarmos e seguirmos a Sua vontade para a nossa vida. (II Ped 3:10ss)

b. Entenderas conseqüências da desobediência também nos motiva, do mesmo modo.

c.  Temosque ter uma dedicação à vontade de Deus maior que ao nosso conforto pessoal,segurança e felicidade.

 

 C. Verso 2: Seremos plenamente recompensadosna eternidade, mas podemos começar a o ser, já nesta vida.

1.    Agarantia de Deus é que nosso sustento será suficiente e seremos prósperos

a.  Experimentaremos,teremos todos os tipos de graça (II Cor 9:8)

b.   Isto de modo algumsignifica que seremos ricos, sem nenhum problema, teremos tudo que cobiçarmos!

2. As bênçãos não se limitamao núcleo da família (cônjuge + filhos)

 

 D. Verso 3a: Sua esposa será uma bênção,cheia de frutos variados

1.    Comouma vinha produz fruto que pode ser usado de muitas maneiras, assim também umaesposa tem variadas funções no lar, é uma bênção de muitas formas.

2.    Noteque o Espírito Santo prioriza a relação esposo/esposa antes da relaçãopai/mãe/filhos.

 

 E. Verso 3b: Seus filhos estarão cheios depromessas de esperança

1.    Umbroto de oliveira é o jovem começo de uma nova árvore

2.    Filhostêm promessas excelentíssimas, cheias de esperança (Sal 127:4,  Prov 22:6)

 

 F. Verso 4:  “Eu já disse uma vez, vou dizê-lo de novo” (como cantando o côronovamente)

 

 G. Versos 5, 6: Deus é pela família, mas nãocomo um fim em si própria. Ele deseja que causemos um impacto ao nosso redor.

1.    NoSalmo, a paz e bênção sobre todo Israel é a meta, não a bênção da famíliaindividual

2.    Paranós, avançar o reino de Deus é a meta.

 

 

APLICAÇÃO: Por que o Espírito Santo prioriza arelação marido/esposa? ... O Espírito Santo não está lhe mostrando que vocêprecisa fazer mudanças radicais e permanentes, para fazer sua vida e seusvalores se alinharem com a perfeita vontade de Deus?

 

1.    Sevocê ainda não foi salvo por arrepender-se, crer só em Cristo, e recebê-Lo,então ...

2.    Sevocê já está salvo, convide o Espírito Santo a ajudar você a fazer o que Eleagora mesmo está lhe mostrando...

3. Ore pelos esposos, para serem bons cabeças dafamília ... E pelas esposas infelizes ou abandonadas... E pelos filhos ... Orepela nossa sociedade e país...



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes / ComFamilia)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.